Loading Posts...

A pré-produção é o nome dado à preparação de filmes, vídeos e fotos. É nessa fase que o produtor irá alinhar as ideias com a equipe antes de colocá-las no papel. Após serem aprovadas pela produção do vídeo, é chegada hora de designar a função de cada componente da equipe para que tudo saia conforme planejado.

Neste conteúdo, você irá aprender:

  • Qual a importância da pré-produção?
  • E se a pré-produção não for bem executada?
  • Principais etapas da pré-produção

Qual a importância da pré-produção?

A pré-produção existe para facilitar o processo de pós-produção. É por meio da pré-produção que a equipe irá discutir e definir qual será o tema do conteúdo, irá decidir também quem será o apresentador  do vídeo e como, onde e quando será realizada a gravação. Sendo mais objetivo, a pré-produção é a base para as outras fases, pois um trabalho só será bem feito se todas as etapas da sua produção audiovisual forem previamente pensadas.

E se a pré-produção não for bem executada?

Se uma pré-produção não for bem executada, o vídeo não sairá do papel já que uma de suas funções é orientar as pessoas, envolvidas nesse processo, como as coisas devem ser feitas.

Por exemplo: imagine que você é um engenheiro e decida construir um prédio sem um planejamento, sem estudar a área e nem ter em mente as contas certas para que tudo saia bem. Se não tiver uma pré-produção antes, o seu empreendimento, certamente, não terá sucesso.

Você pode até pensar: ora, um vídeo mal feito não coloca em risco a vida de ninguém. Claro, com certeza, mas se não tiver uma pré-produção, um estudo sobre o que será abordado na gravação, você e equipe perderão tempo investindo em um conteúdo que não irá agradar aos espectadores.

Principais etapas da pré-produção

Agora que você já sabe da importância de uma pré-produção e o que pode acontecer se ela não for executada corretamente, está na hora de pegar papel e caneta para anotar todas as etapas essenciais para sua realização.

Pesquisa

A pesquisa é a fase onde você deve concentrar seus estudos sobre o tema do vídeo. Por exemplo, se você pretender fazer um vídeo explicando o que é super chat, é necessário buscar informações sobre o assunto. Estude tudo o que saiu sobre a nova função do YouTube nos jornais, site e televisão. Quanto mais informações tiver, melhor será para escrever seu roteiro.

Conheça os concorrentes

Após ter pesquisado em outros meios de comunicação sobre o tema, é chegada a hora de fazer uma análise dos conteúdos em vídeo publicados pela concorrência. Preste muita atenção como eles abordam o assunto para seus respectivos espectadores.

Anote quais pontos eles deixaram de tratar no vídeo para que você possa,futuramente, inclui-los em seu roteiro. Observe também se o apresentador do concorrente possui segurança na hora de falar. Com esses pontos anotados, faça com que seu vídeo seja melhor que os demais.

Definir persona

É necessário pensar naqueles que serão as personas de sua publicação. É nessa fase que você decide com e para quem deseja falar.

Para construir uma persona, lembre-se de fazer as seguintes perguntas: Quem teria interesse nesse assunto? Eles preferem vídeo curto ou longo? Vídeo formal ou informal?

Respondidas as perguntas, você conseguirá saber quem é a sua persona. Assim, após ter definido o seu nicho, ficará mais fácil de produzir vídeos interessantes para esse público.

Exemplo de persona: Pedro Lanza tem 27 anos, é jornalista recém-formado e estuda diariamente para melhorar o inglês. Ele ama viajar, está solteiro e sempre planejou fazer um intercâmbio. Está em busca de uma agência que o ajude a encontrar uma ótima escola, na Inglaterra, para poder aperfeiçoar seus conhecimentos com o idioma.

Público-alvo

O público-alvo diferencia-se de persona. Para descobrir o perfil dele, é necessário responder as seguintes perguntas: Qual a idade média dessas pessoas? Qual a formação delas? A que classe social pertencem?

Exemplo de público-alvo: Mulher, entre 25 e 35 anos, com formação superior, residente na Região Sudeste, classe A, renda entre R$ 5000 e R$ 10.000 reais.

Briefing

Com a pesquisa em mãos, reúna a equipe para poderem tratar do briefing. 

O briefing é o conjunto de informações a serem discutidas na reunião para que o trabalho seja desenvolvido. Nessa hora é essencial que você delegue funções para sua equipe. Assim, cada um poderá cuidar de uma parte da pré-produção para que tudo transcorra tranquilamente bem durante as gravações.

Tema

Durante a reunião de briefing, debata com os demais membros da equipe o tema que será tratado em seu vídeo. Ouça as sugestões dos companheiros a fim de que possam fazer uma produção de qualidade e atraente para seu público.

 

Objetivos

Com as etapas, acima, definidas, está na hora de pensar qual será o objetivo de sua produção audiovisual. O que você deseja apresentar a seus espectadores? Apenas uma informação ou oferecer-lhes algum curso junto ao conteúdo em vídeo? Estruture bem seus objetivos antes de começar as gravações, ok? Nada de improviso nesse momento.

Orçamento

Na hora de fechar o orçamento para a produção do vídeo, é necessário lembrar de todos os gastos tais como: locação para filmagem, equipamentos, cachê do apresentador e do roteirista e por último, mas não menos importante, ter uma verba destinada à pós-produção. Afinal, a pós-produção é quando seu vídeo ganhará forma e finalmente sairá do papel.

Locação

A locação, também, é de extrema importância e deve ser discutida na pré-produção. Se você tem interesse em realizar a gravação em ambiente público, pode ser necessário pedir autorização na prefeitura da cidade em que o vídeo for gravado. Caso deseje realizá-la em um ambiente privado, lembre-se de combinar com antecedência. Deixar para fazê-lo de última hora pode acabar lhe rendendo um grande transtorno: ficar sem um estúdio para realizar sua gravação.

Equipe

Uma equipe unida e com ideias alinhadas fará toda a diferença na pré-produção. Trabalhar com pessoas animadas e dispostas a dar o seu melhor, tornam a mais “árdua” tarefa em algo prazeroso.

O resultado disso? Você terá o melhor material e o sucesso será garantido.

Equipamentos

Nessa fase, é essencial ter uma pessoa ou equipe responsável por alugar ou comprar todos os equipamentos. É a hora de definir qual será a câmera, microfone e iluminação.

Lembre-se sempre de testar os equipamentos antes da gravação, além de conferir se está tudo carregado.

 

Roteiro

O roteiro é uma das parte principais da pré-produção. É ele que orientará toda a equipe para o que deve ou não ser feito e quais os procedimentos a serem seguidos durante a gravação. Por isso, capriche na escrita e, antes da versão final, mostre-o e peça a opinião de todos os envolvidos na fase de pré-produção. Esse é um grande passo para o sucesso de seu trabalho.

Viu como é importante a pré-produção na hora de gravar um vídeo? Por isso, nunca pule essa parte se você deseja criar um conteúdo que engaja seus espectadores.

Quer aprender a fazer um roteiro perfeito? Então, clique aqui e descubra tudo o que você precisa inserir na hora em que estiver escrevendo o seu. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o processo de pré-produção, deixe-a nos comentários. Teremos um imenso prazer em ajudá-lo.