VidMonsters
Por VidMonsters

7 dicas infalíveis para conquistar e prender a atenção da sua audiência

VidMonsters
Por VidMonsters

Alguma vez você já começou a ler um texto e simplesmente perdeu a vontade de continuar a leitura porque ela não estava suficientemente interessante? Muitos conteúdos são publicados na web diariamente, mas há aqueles que não conseguem prender a atenção da audiência.

Você não quer que o mesmo aconteça com os textos que escreve para o seu público, certo? Afinal, cada bom conteúdo que você produz atrai novos leitores que passam a conhecer seu trabalho — e alguns deles podem acabar se tornando seus clientes!

Para que você consiga fazer isso, reunimos aqui as 7 principais dicas de como manter o público atento aos seus conteúdos do início ao fim. Vamos a elas?

1. Conte boas histórias

Todos nós gostamos de ouvir boas histórias, por isso, usar técnicas de storytelling no seu conteúdo pode torná-lo muito mais atrativo para sua audiência.

Portanto, ao abordar, por exemplo, a importância do marketing de conteúdo para o seu público, a leitura ficará mais interessante se envolver uma situação e um personagem que faça esse tipo de marketing em vez de simplesmente definir o conceito.

Por falar nisso, para que uma história seja boa, alguns elementos são essenciais, como os personagens que farão parte dela, o conflito pelo qual eles passam e a resolução que define o final e convida o público para executar uma ação.

2. Faça uma boa estrutura do seu conteúdo

Sabe aqueles filmes que têm um final repentino e você se pergunta: ué, mas, já acabou? O mesmo pode acontecer com quem lê um conteúdo na web que acaba sem uma conclusão concisa. Por isso, é preciso que o texto tenha uma estrutura clara com começo, meio e fim.

No início, explique ao seu leitor do que se trata o conteúdo que ele acabou de começar a ler. Para prender a atenção dele até o desfecho, faça uma introdução do que será abordado. Fazer um convite para que ele leia até o fim é uma dica que funciona muito bem, sobretudo em artigos mais extensos.

O meio do texto é a fase de desenvolvimento em que são expostos os problemas do assunto abordado. Os caminhos para solucioná-los também são apontados nessa etapa, de modo a deixar claro para o leitor que o conteúdo está próximo do desfecho.

No fim, a ideia do texto precisa ser concluída e a pessoa que o leu deve tomar uma atitude em relação a ele. Para isso, use um call to action convidando-a a ler outro artigo, deixar um comentário, compartilhar o post nas redes sociais, assinar uma newsletter, conhecer o seu serviço ou até mesmo entrar em contato com você.

3. Use a escaneabilidade

Sabe quando ficamos indispostos a ler um conteúdo quando vemos que ele está escrito em um enorme bloco de texto — o famoso “textão”? Se isso acontece com você, acredite, também acontece com a sua audiência.

Por isso, ao produzir um conteúdo, recorra à escaneabilidade, que nada mais é do que deixar a leitura do texto para a web agradável, sobretudo para quem faz leitura dinâmica, uma prática comum na internet.

Então, opte por escrever parágrafos curtos e use heading tags para estruturar o texto em subtítulos, de maneira a organizar todas as ideias abordadas nele.

4. Conheça bem a sua audiência

O primeiro passo para fazer um conteúdo incrível e pertinente para o seu público é conhecê-lo muito bem. Para isso, é preciso criar uma persona.

A persona é a representação semifictícia do seu cliente ideal. É fundamental criá-la durante a fase de planejamento da sua estratégia de conteúdo justamente para que você saiba para quem vai escrever, quais tipos de assunto deve abordar e qual linguagem pode usar.

Dessa forma, as pessoas que você quer atingir perceberão que seus conteúdos foram verdadeiramente escritos para elas — essa é a primeira grande diferença que seu público verá entre seus textos e os de outros blogs e autores.

5. Pense na jornada do cliente

A jornada do cliente nada mais é do que o caminho que ele faz para se tornar seu cliente de fato. E como o tema deste post é conteúdo, essa jornada também pode ser aplicada em textos. Portanto, o primeiro passo é entender onde sua persona se encontra em cada estágio do funil. Veja quais são eles:

  • topo do funil: neste primeiro momento, sua persona tem um problema;
  • meio do funil: aqui ela busca soluções para resolvê-lo;
  • fundo do funil: neste último estágio, ela descobre quem pode resolver o seu problema.

Assim, para prender a atenção da sua audiência, faça conteúdos com base nos diferentes estágios do funil para:

  • atrair as pessoas que ainda estão descobrindo os problemas pelos quais estão passando;
  • mostrar as possíveis soluções que podem ajudá-las;
  • oferecer sua solução para sanar o problema delas de uma vez por todas.

6. Converse com o leitor

Em Dom Casmurro, Machado de Assis estabelecia frequentemente uma comunicação com o leitor do livro, o que era um dos atrativos do seu estilo de escrita. E se isso era aceito pelo público no início do século 20, por que hoje em dia seria diferente?

Principalmente nestes tempos em que as pessoas têm interagido muito mais com seus produtores de conteúdo favoritos, seja por e-mail, seja deixando um comentário nas redes sociais, por exemplo.

Por isso, mantenha uma conexão com o seu leitor ao longo do conteúdo e convide-o a comentar no post ou a entrar em contato com você se tiver alguma dúvida. E, caso seu público o faça, responda o mais rápido que puder.

Nesta era em que muitas mensagens são enviadas ou respondidas por bots, a experiência que o seu público terá ao receber uma resposta realmente escrita por você será incrível! Por outro lado, não responder às mensagens recebidas pode gerar no público uma percepção ruim a seu respeito.

7. Ofereça soluções

Quando uma pessoa procura um conteúdo, ela certamente está atrás de informações e soluções para algum tipo de problema. Portanto, além de contextualizá-lo no seu texto, trate também de apontar possíveis soluções — que podem, inclusive, estar ligadas aos serviços que você oferece.

Ao seguir essas 7 dicas, você conseguirá conquistar e prender a atenção da sua audiência do começo ao fim do conteúdo, além de deixar o texto muito bem escrito.

E para aperfeiçoar ainda mais suas habilidades, leia este artigo em que trazemos 39 dicas de como escrever bem!