Loading Posts...

Até pouco tempo atrás, realizar produção audiovisual não era tão comum e poucas empresas possuíam equipes e condições para realizar esse tipo de conteúdo. Entretanto, com a popularização do YouTube e de outras plataformas de compartilhamento de vídeo, isso mudou.

De acordo com o relatório do cisco até 2019, o tráfego da internet será de 80% de conteúdo em vídeo. E com razão, pois em média o brasileiro assiste 38 horas de conteúdo audiovisual por semana.

Se você está sentindo necessidade de se aproximar de seu público e não sabe por onde começar, não se preocupe. Neste conteúdo te explicaremos como usar a produção audiovisual como parte da sua estratégia de marketing

O que é Vídeo Marketing?  

O vídeo marketing é uma produção audiovisual que tem, por intuito, promover uma marca, produto, pessoa ou ideia nas redes sociais.

Por que investir nele?

Para inicio de conversa, nas redes sociais, mais de 70% do conteúdo já são em vídeos. Afinal, com a correria do dia a dia, as pessoas tende a parar para ver o que realmente lhes interessa. Por isso, é essencial que você crie um conteúdo que prenda a atenção de seu consumidor do começo ao fim.

Outro dado importante e que merece ser destacado é que 45% dos consumidores relataram que, após assistir conteúdos em vídeo das marcas, buscaram mais informações sobre a loja na internet ou pela loja online física ou virtual. Para se ter uma ideia, mais de 70% dos consumidores no mercado B2B escolhem ver um vídeo antes de adquirir um produto. (The Satate of Vídeo, 2017)

Já está convencido de que investir em produção audiovisual pode ser a estratégia certa que faltava para o seu negócio? Agora, fique atento aos dez motivos, listados abaixo, para se investir em produção audiovisual.

10 motivos para investir em produção audiovisual

Após a popularização do marketing de conteúdo, o vídeo marketing vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas. Afinal, além de serem fáceis de produzir, uma produção audiovisual vale mais que vale mais que 1.8 milhões de palavras! Muita coisa, né?

Nos EUA, mais de 90% das empresas já utilizam o vídeo marketing em suas estratégias. Enquanto no Brasil, somente 56% das empresas apostam nesse tipo de conteúdo.

Se você deseja que sua empresa destaque-se das concorrentes, é essencial começar a investir nesse tipo de conteúdo; até porque, de acordo com o YouTube, em 2020, o consumo de vídeo ultrapassará a TV. Descubra quais são os 10 motivos para se fazer uma produção audiovisual.

  • Emociona;
  • Aumenta o engajamento;
  • Melhora o posicionamento de sua empresa;
  • Aumenta a taxa de conversão;
  • Gera mais confiança ao consumidor;
  • Mais fácil de ser consumido;
  • Tem mais chance de ser compartilhado;
  • Dá visibilidade;
  • Agrega valor;
  • É mais viral.

Viu as vantagens de se investir em uma produção audiovisual para o seu negócio? Então, separe papel e caneta que em seguida vamos lhe explicar como se produz um vídeo marketing para sua empresa.

Como fazer vídeo marketing

Se você deseja criar um conteúdo audiovisual para sua empresa e não sabe por onde começar, não se preocupe estamos aqui para ajudar e orientá-lo, passo a passo, na produção de um conteúdo bem bacana e, o que é melhor, sem gastar muito. Anote todas as dicas, tenho certeza de que sua vídeo será um sucesso.

1. Defina o objetivo

Para criar um vídeo marketing de sucesso, é necessário definir o objetivo dessas produções. Afinal, você precisa ter em mente o que a empresa pretende atingir com a estratégia de vídeo marketing. Algumas empresas utilizam os conteúdos em vídeo para gerar mais tráfego para o site, reconhecimento de marca ou até mesmo apresentar para os clientes um vídeo case de sucesso.

2. Conheça seu público

Antes de começar a gravar um vídeo marketing, é ideal que você conheça muito bem a sua persona. Assim,você conseguirá saber exatamente o que eles querem e esperam de sua produção audiovisual.

3. Crie um roteiro

Para fazer uma produção audiovisual para sua empresa, é necessário ter em mãos um roteiro. Dessa maneira, você saberá o que fazer e como dar continuidade em sua produção.

4. Gravação

Na hora de realizar a gravação do vídeo marketing de sua empresa, é necessário que você tenha equipamentos que facilitem a gravação do conteúdo. Recomendamos usar uma câmera profissional para que a qualidade da imagem fique boa. Para não haver oscilação de luz no ambiente, você deve usar equipamentos de iluminação.

Caso a sua empresa não tenha como investir nesses dispositivos de imediato, é possível realizar a gravação através de aparelhos celulares de boa qualidade. Além disso, você pode contar com auxílio de aplicativos específicos que dão o mesmo resultado que uma câmera profissional. 

5. Estúdio 

Uma das formas mais tradicionais de gravar um vídeo é montar um cenário bacana que combine com o que será falado. Mas é possível, também, fazer a gravação com fundo branco.  O fundo branco é uma ótima opção de custo benefício, mais prático e facilita o trabalho.

6. Apresentador

Se a empresa tiver condições, na hora de começar as filmagens, poderia chamar alguém desinibido o bastante para atuar diante das câmeras. Assim, essa pessoa irá apresentar o vídeo marketing com muito mais facilidade para os espectadores.   

Agora, se não for possível contratar um apresentador, não há problema. Escolha alguém da equipe que fique à vontade frente à câmera para que o vídeo seja gravado.

7. Divulgação

Após ter seguido os passos acima, certamente, seu vídeo marketing estará lindo e prontinho para ser divulgado! Então, após ter feito o levantamento de quem é seu público-alvo, é ideal que você divulgue onde eles estão. Dessa forma, conseguirá um retorno sobre o que foi investido.

Como usar vídeos ao seu favor

Agora que você já sabe os motivos para investir em vídeo marketing e como fazê-los, está na hora de aprender a utilizar esse conteúdo a seu favor. Venha comigo que lhe mostro.

1. Landing Page com vídeos

Após ter criado seu vídeo marketing, você pode utilizá-lo em um landing page para que o mesmo ajude a aumentar a conversão do site. De acordo com Forrester, uma landing page com vídeo têm mais chance de aparecer nos primeiros resultados de busca orgânica do Google e, além disso, os vídeo nas páginas de destinos fazem com que diminua a taxa de rejeição.

2. Vídeo em e-mail marketing

Você pode utilizar os conteúdos em vídeo para enviar e-mails marketing para seus clientes. Segundo a Shutterstock, se você inserir um vídeo em seu e-mail, as chances do seu destinatório aumentam em 96% dele clicar no seu link ao invés de ignorá-lo ou simplesmente deletá-lo. 

3. Onboarding de clientes

Os vídeos marketing são uma ótima opção para realizar onboarding de clientes. Dar apoio ao consumidor, após ele ter adquirido um produto de sua empresa, fará toda a diferença, pois ele se sentirá especial pelo tratamento diferenciado que a empresa está oferecendo.

4. Treinamentos de funcionários

Não é somente para realizar vendas que as pessoas passaram a utilizar a produção audiovisual. Através do conteúdo em vídeo, sua empresa pode desenvolver treinamentos para funcionários. Com isso, você não precisará tirar um funcionário de sua respectiva função para explicar as normas da casa que aos novos funcionários. É uma forma, rápida e muito eficaz de preparar os “calouros”que estão chegando à empresa.

5. Vídeo institucional

Outra forma útil de usar as produções audiovisuais são para as realizações de vídeos institucionais. Os vídeos institucionais servem para mostrar os valores, a cultura organizacional e os produtos que você oferece ao mercado.  

Agora você já sabe o porquê de se investir em produção audiovisual e como fazer isso. Continue aprendendo, clique aqui descubra por que vídeo marketing é a melhor opção para você gerar leads qualificados. Colocando em prática o que aprender com os dois conteúdos, sua estratégia de vídeo marketing será um sucesso.

 

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!