Loading Posts...

Quando pensamos na estratégia de marketing de uma empresa, independentemente do porte ou segmento; iniciativas relacionadas à produção de conteúdo e inbound marketing parecem ter se tornado essenciais. A consciência, no entanto, não significa dizer que essa é uma tarefa fácil.

Dentro da maioria das empresas, a grande questão é: por onde começar? Como definir temas prioritários? E quais os formatos mais indicados e/ou capazes de entregar melhores resultados?

Apesar das tendências e de especialistas indicarem caminhos possíveis, não existe receita de bolo para produção de conteúdo. Diante de possibilidades quase infinitas quando pensamos no potencial criativo do brasileiro, o melhor filtro é o próprio perfil de quem vai ler ou ser impactado por um artigo, vídeo ou material.

Neste artigo vamos falar sobre como a pesquisa digital pode ser uma importante aliada e te ajudar nessa investigação de perfil para que, a partir dele, você possa traçar sua estratégia de produção de conteúdo com segurança. Preparado?

Antes da gente começar, o que é pesquisa digital mesmo?

Você se lembra dos tempos em que pesquisa acontecia na rua? Com pessoas com pranchetas fazendo perguntas para as pessoas que passavam? Pois é. Isso acabou. A tecnologia possibilitou a criação de uma série de plataformas que facilitam (e muito) o dia a dia de pesquisadores e empresas. Agora, tudo acontece ao clique de um mouse, com respondentes cadastrados em aplicativos e preparados para responder suas perguntas.

Uma pesquisa digital realizada por meio de uma plataforma automatizada permite que profissionais que nunca tiveram contato com pesquisa de mercado criem seus projetos e utilizem metodologias validadas, antes restritas a institutos e empresas de grande porte, para responder perguntas. Além da agilidade, outra grande vantagem é o custo benefício.

Isso tem feito com que empresas, marcas e até empreendedores possam realizar pesquisas em situações antes impensáveis. É o caso, por exemplo, do planejamento da sua produção de conteúdo.

Ficou com alguma dúvida? Baixe o e-book com um glossário completo sobre Pesquisa de Marketing.

Como a pesquisa digital pode otimizar sua produção de conteúdo?

A produção de conteúdo de uma empresa é percebida como algo bastante estratégico em tempos de inbound marketing. Mas, assim como qualquer outra ação de marketing, demanda direcionamento.

Indicaremos a seguir três usos da pesquisa para organizar e direcionar sua produção de conteúdo.

1. Reduza riscos com o mapeamento de interesses

Você sabe quem é o público-alvo da empresa onde trabalha. Ele pode estar dividido em grupos ainda mais específicos, seu time pode já ter até desenvolvido personas. O que importa aqui é saber que, todas as vezes que um conteúdo é produzido, existe, do outro lado, uma audiência para consumi-lo.

Por que não consultar essas pessoas antes de listar possibilidades? Conversar com o seu target para mapear dores; expectativas e demandas ainda não respondidas poupa tempo e amplia suas chances de ampliar o engajamento com aquele e-book ou vídeo.

Você pode ainda testar temas e vídeos já dentro do seu questionário de pesquisa.

Quando executada corretamente, a pesquisa será capaz de te fornecer respostas e insights que necessita para fazer escolhas e, consequentemente, traçar sua estratégia de produção de conteúdo com segurança.

2. Direcione esforços para impactar as pessoas certas

Pegando carona no objetivo anterior, além de mapear preferencial, que tal já entender onde cada um dos públicos busca informação? Preferem assistir a um vídeo, ouvir um podcast ou ler um artigo? Será que estariam dispostos a receber seus e-mails?

Se antes essas perguntas eram motivo de dor de cabeça para gestores, agora as respostas podem vir em até 5 dias úteis. Com isso, você poderá direcionar seus esforços de produção de conteúdo oferecendo a informação certa, no formato certo, na hora certa.

3. Mensure resultados de cada conteúdo produzido

Você planejou sua produção de conteúdo, divulgou e… hora de mensurar! O que será que sua audiência achou de cada um deles? Qual mais se destacou? E qual tema pode dar origem a uma série de novos conteúdos? Além das formas já tradicionais de medir esse tipo de resultado, a pesquisa digital te permite obter insights mais detalhados para realizar ajustes antes de iniciar uma nova onda de produção.

Por onde começar com pesquisa digital?

Plataformas de pesquisa digital automatizada oferecem uma solução completa, garantindo suporte de um time técnico em todas as etapas de desenvolvimento do seu projeto de pesquisa, além de um painel de respondentes que te fará economizar tempo. Em parceria com o produto exclusivo da MindMiners, você terá ainda outras três vantagens.

Base de respondentes própria

Você terá a possibilidade de contratar nosso painel proprietário de respondentes, o MeSeems, que já é considerado a maior rede social de opinião do Brasil. Dentre os nossos 400 mil usuários, será possível selecionar o tamanho da amostra desejada e o perfil de respondente necessário para atingir o objetivo da pesquisa.

Questionários certificados

Disponibilizamos modelos de questionários para diversos objetivos de pesquisa; desde pré-testes de conceito e testes de produto até planejamentos estratégicos de mídia e screening de embalagens, por exemplo. São muitas as opções de questionários prontos para uso. Caso prefira montar o seu próprio questionário, a opção também estará disponível. Aqui você vai encontrar dicas para construí-lo.

Personalização

os planos de contratação da plataforma podem ser adaptados de acordo com as necessidades e realidade financeira de cada empresa. Basta entrar em contato com nossa equipe de atendimento.

Além das funcionalidades já apresentadas, você poderá garantir ainda que a construção do seu projeto de pesquisa seguirá padrões técnicos reconhecidos pelo mercado. Para isso, basta contratar o chamado “Projeto Certificado”. Com ele, você estará realizando uma pesquisa que, do início ao fim, segue métricas e diretrizes metodológicas criadas por especialistas da área. Para que a opção esteja disponível, será preciso selecionar, obrigatoriamente, um questionário certificado para a sua pesquisa e utilizar o MeSeems como coletor. Ao final, você receberá um relatório analítico dos resultados e um banco normativo com orientações a respeito daquele projeto específico.

Este artigo foi produzido pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital. Com uma plataforma exclusiva para a realização de projetos de pesquisa de mercado totalmente automatizados, estão democratizando a pesquisa de mercado no Brasil.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!