Loading Posts...

A produção de vídeo institucional, que convence o cliente e não entedia ao falar sobre seu negócio, apresentando a história da marca, merece mais atenção do que simplesmente contratar uma produtora.

De acordo com estudos de neurolinguística; a forma com que as pessoas percebem o mundo varia entre diferentes indivíduos, de acordo com a personalidade. Isso vale para a percepção de cada um dos sentidos.

Grande parte da população tem maior facilidade para apreender e se lembrar de informações que venham de imagens, por exemplo. Sua empresa pode tirar proveito desse fato para causar mais impacto.

Objetivos da produção de vídeo institucional

Por tudo isso é que o vídeo institucional é um grande parceiro de sua marca e merece receber a devida atenção.

Mais do que isso, a facilidade que os smartphones trazem para se ter acesso a imagens leva a números exponenciais os acessos aos vídeos. Eles que têm sido catapultados para uma audiência cada vez maior, por meio da sua divulgação via redes sociais.

Então, capriche na produção de vídeo institucional. Para te ajudar nessa, a Smartalk preparou dicas essenciais para torná-lo mais eficaz.

1. Comece por um bom briefing

Para garantir um bom conteúdo, na produção de vídeo institucional, o briefing é um passo fundamental.

Assim funciona um bom briefing: é o início para a criação do roteiro e, nele, é preciso que exista clareza nas expectativas, organização das ideias, definição de um orçamento realista e do posicionamento da empresa.

Por outro lado, o atendimento da agência produtora do vídeo precisa especificar o que é possível fazer e conhecer o seu público-alvo. Feito isso, há grandes chances para ter sucesso na etapa seguinte!

2. Prepare os melhores argumentos

Um bom briefing dá subsídios para o roteirista transformar as necessidades da empresa, priorizando o conteúdo.

É o roteiro que vai estruturar a história da corporação e mesclar as imagens; as locuções e as animações para contar a história da empresa de forma a prender a atenção do público.

Seja da forma que for, caso você apareça com uma longa lista de serviços diante de seus potenciais clientes, provavelmente seu vídeo não será dos mais eficientes.

Em primeiro lugar, você precisa explicar sua marca e as soluções que você oferece com foco no que seu público-alvo necessita.

Apresentar motivos para que comprem de você, focado apenas na marca, é uma estratégia que tende ao fracasso, por ser provável que eles se percam no meio do caminho.

Portanto, apresente apenas as razões principais, de forma sucinta e, dessa forma, parecerá muito mais persuasivo do que apresentando um turbilhão de informações. Fique de olho também na postura.

3. Escolha um time de elite

Ideias criativas podem se perder e ser transformadas em um vídeo institucional medíocre, se a equipe por trás da execução não souber executá-las.

Nesse sentido, se você não conta com uma equipe interna especializada em produção audiovisual, procure uma produtora profissional responsável pelo projeto.

Até dá para fazer de forma caseira a produção de vídeo institucional, mas certamente essa não é a imagem de improviso que a sua empresa quer passar ao mercado.

Uma equipe especializada irá te oferecer a tranquilidade de entender o briefing e seguir cada passo de maneira profissional.

4. Fique de olho nos detalhes

Funcionários com roupas chamativas, músicas da moda tocando como trilha sonora (que deixam o vídeo datado), imagens escuras ou em baixa definição: esses são apenas alguns detalhes que podem acabar com o prestígio do seu vídeo.

A locação também deve ser pensada para chamar a atenção do espectador na medida certa.

Precisa de bom conteúdo para feiras; apresentações; exibições para clientes e prospects; sites e disseminação da sua marca nas redes sociais?

5. Compartilhe a realidade de sua empresa

Tente mostrar por que sua equipe adora trabalhar em sua empresa. Isso inspira a confiança de parceiros, que conseguem perceber que seu ambiente profissional é criativo e cheio de pessoas incríveis.

Além de incentivar novos talentos a enviarem seus currículos para o seu banco de profissionais. Todo mundo que trabalhar em uma empresa com uma cultura incrível!

Compartilhe um dia de trabalho em sua empresa, compartilhe boas histórias. Faça com que as pessoas conheçam as melhores que aconteceram no seu ambiente de trabalho!

A produção de vídeo institucional em primeira pessoa pode ser uma ótima ideia. Para fornecedores, parceiros e clientes, esse formato pode ser interessante conhecer um pouco melhor sobre como sua empresa funciona.

Ter uma ideia de como é o dia a dia, da produção a distribuição, e conhecer alguns de seus profissionais faz toda a diferença na hora de fechar negócio.

Dica final, mas não menos importante; lembre-se que todo mundo quer trabalhar com pessoas competentes e que inspiram confiança. Por isso, ao fazer a produção de seu vídeo institucional, tente se colocar no lugar de quem verá aquele conteúdo.

Esse conteúdo foi produzido pela Smartalk.