Loading Posts...

Os vídeos são uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing. E não é à toa. O público pede cada vez mais por conteúdos nesse formato, já que são mais fáceis e práticos de serem consumidos. Mas a verdade é que produzir vídeos fora de casa pode um tanto quanto caro!

No artigo de hoje, vamos ensiná-lo a produzir vídeos realmente BONS, que ajudem a sua marca a alcançar seus objetivos. Continue com a gente e aproveite todas as nossas dicas!

Antes de produzir vídeos defina ”sucesso”

Antes de ligar a câmera e começar a gravar, primeiro é preciso definir o que é sucesso para a sua empresa. Não existe uma resposta exata e que sirva para todos os casos. Ela dependerá dos objetivos da estratégia de vídeo marketing da sua marca.

Não adianta investir em audiovisual apenas por modinha ou porque os concorrentes também o fazem. Por isso, na hora de investir na produção de vídeos, pergunte-se: o que espero alcançar com esse conteúdo?

A sua empresa quer aumentar a visibilidade da marca? Quer conseguir mais seguidores e inscritos nas redes sociais? A ideia é divulgar um novo produto, serviço ou evento? Ou criar autoridade sobre um assunto na rede?

Ok, você já sabe qual o seu objetivo. Hora de gravar, certo? Errado! É hora de traçar uma estratégia de vídeo marketing e definir quais métricas acompanhar para medir o sucesso dos seus vídeos.

Estabelecidas as métricas fica muito mais fácil acompanhar o progresso da sua estratégia e decidir quais ações devem ser tomadas para melhorar os resultados.

Mas afinal, quais são as métricas que eu devo medir?

Elas também dependem do seu objetivo.

  • Você quer aumentar a visibilidade da sua marca ou de um produto específico? Sua empresa quer ser conhecida pelo público? Fique de olho no número de visualizações dos seus vídeos nas redes sociais;
  • A sua marca quer que os vídeos ajudem a melhorar o relacionamento com o consumidor? O número de curtidas, comentários e compartilhamentos é um indicativo do sucesso da sua estratégia;
  • Sucesso para você é fazer vídeos que geram vendas? Então acompanhe de perto o número de conversões, acessos à landing page e, claro, o número de negócios fechados.

Sabendo aonde você quer chegar e como alcançar o seu objetivo, fica mais fácil criar vídeos de sucesso. E de quebra, você ainda evita cometer erros na sua estratégia de marketing de vídeo.

Descobrindo como agradar o seu público

Você já definiu o objetivo da sua marca com o uso de vídeos e quais as métricas deve acompanhar. Qual o próximo passo? Para que a sua empresa faça vídeos de sucesso, ela deve conhecer muito bem o próprio público.

Não é mistério para ninguém que o conteúdo em vídeo vai dominar a internet e que o consumidor adora esse tipo de formato. São milhões de internautas consumindo vídeos todos os dias no Brasil. O número de pessoas que os seus conteúdos podem alcançar é imenso. Mas não vale a pena investir em vídeos incríveis se eles não chegarem até o público correto, não é mesmo?

É por isso que, ao traçar uma estratégia de vídeo marketing, definir o público com precisão é tão importante. Conhecendo o perfil do seu cliente você consegue estabelecer uma comunicação eficiente e entregar um conteúdo que atenda às necessidades dele. Ou seja, irá produzir vídeos 100% assertivos.

Mas como definir corretamente o público que você quer atingir com os seus vídeos? Algumas perguntas podem ajudar:

  • Quais plataformas ele utiliza para consumir vídeos online? Facebook, Twitter, Instagram, YouTube… são muitos os sites que permitem a postagem de conteúdo audiovisual. E cada um deles possui características próprias. O Instagram é ideal para vídeos mais curtos e dinâmicos. O YouTube, por sua vez, permite explorar conteúdos extensos e com mais informações. Descubra onde o seu público está e produza vídeos de acordo com a plataforma. Ah, e não se esqueça de apostar nos vídeos nativos.
  • Quanto tempo de vídeo o seu consumidor costuma assistir? Ele prefere vídeos menores e objetivos? Ou tem o hábito de assistir a conteúdos mais longos? Tenha isso em mente na hora de produzir vídeos. Se o seu público não gasta muito tempo com vídeos online, não adianta compartilhar vídeos longos. Eles não vão ser capazes de prender a atenção.
  • Que tipo de conteúdo ele consome? O seu consumidor gosta de vídeos bem humorados e engraçados? Ou conteúdos mais sérios o atraem mais? Produza exatamente aquilo que o público gosta e os seus vídeos terão mais chance de sucesso.
  • Qual a linguagem que o seu consumidor utiliza? Para criar vídeos de sucesso, você deve falar a língua da sua audiência. Descubra os termos e as gírias que ele utiliza e fale de igual para igual. Isso ajuda a criar identificação com a marca.

Informe, emocione, prenda (mas não venda)

Agora que você já mapeou o público da sua empresa, é hora de criar conteúdos que sejam realmente interessantes para ele. E existem alguns detalhes que você deve considerar para produzir videos de sucesso.

1. Transmita informações relevantes

A internet está lotada de informações sobre todo tipo de assunto e o público quer ter acesso a conteúdos de qualidade. Se você quer que o seu vídeo se destaque entre os demais, informe com profundidade e autoridade.

Mostre que a sua empresa entende sobre o mercado em que está atuando e, acima de tudo, conhece os problemas que o consumidor enfrenta. Crie conteúdos que ajudem a resolver questões do dia a dia. Aproveite esse espaço para mostrar que os seus vídeos possuem valor.

2. Desperte emoções no seu público

A publicidade ensina muito bem como se destacar da concorrência: emocionando o espectador. No mundo dos vídeos digitais, as emoções importam e muito!

Se você quer que o seu conteúdo chame a atenção do público, tente tocá-lo de alguma forma. Tente provocar reações de alegria, compaixão e amor. Isso ajuda a engajar a audiência com mais facilidade e cria uma maior identificação com a mensagem do vídeo e a marca.

Para conseguir emocionar, fique atento a todos os detalhes do seu vídeo, como trilha sonora, enquadramentos e a história que está sendo contada.

Quer exemplo de um vídeo de sucesso? A empresa de congelados Sadia conseguiu traduzir muito bem as emoções em seu comercial de Natal. O enredo traz uma menina com Síndrome de Down, que se esforça para participar de uma corrida. Mas um senhor, que vive apenas com seu cão, não mede esforços para ajudá-la a conquistar o seu sonho.

3. Engaje o seu consumidor, mas sem vender

Não tente vender logo no seu primeiro vídeo. Ao invés de atrair novos seguidores, essa estratégia pode afastar o internauta. O consumidor ainda não conhece totalmente a sua empresa e os produtos oferecidos. E ninguém gosta de fechar negócios sem estar seguro de que todos os problemas serão resolvidos, né?

Crie conteúdos informativos e interessantes, que estimulem o engajamento da sua audiência, mas sem tentar vender os seus serviços. Vá mostrando os seus produtos em ação aos poucos, sempre com bastante criatividade. Dessa forma, você aguça a curiosidade do público e e o guiará pela jornada de compra com naturalidade.

O que todos os vídeos de sucesso têm em comum?

Você traçou um planejamento estratégico detalhado e mapeou o seu público. Agora é hora de produzir vídeos eficientes e cativantes. Mas antes de botar a mão na massa, é importante saber que todos os vídeos de sucesso possuem algumas características em comum. E nada melhor do que se inspirar no que dá certo, correto? Dê só uma olhada:

Storytelling

Uma das vantagens do conteúdo audiovisual é a capacidade de contar histórias relevantes para o público. Essa estratégia, chamada de storytelling, é utilizada para promover narrativas com as quais o público pode se identificar.

Você lembra que comentamos que despertar emoções no espectador é essencial? O storytelling é capaz de ajudar nisso. Conteúdos com narrativas afetivas e que tocam as emoções do espectador têm mais chances de serem compartilhados e se destacarem.

Roteiro

Com os objetivos traçados e a história que você quer contar bem definida, é hora de criar um roteiro bem estruturado para o seu vídeo.

O roteiro funciona como um guia e ajuda a estruturar todos os tópicos e assuntos a serem abordados.

Com um bom roteiro, fica muito mais fácil produzir vídeos direcionados aos seus objetivos. É a partir dele que serão esquematizadas as gravações, movimentos de câmera, falas e legendas. O roteiro garante que o vídeo siga uma ordem lógica, com início, meio e fim.

Estratégia de divulgação

Quantos vídeos por semana devem ser produzidos? Em quais canais eles serão divulgados? YouTube? Facebook? Twitter? Esses são questionamentos essenciais para realizar vídeos de sucesso. Crie um cronograma de divulgação, detalhando os canais onde o conteúdo será postado e a frequência.

E não se esqueça de caprichar no título, descrições e tags. Elas ajudam os mecanismos de busca a entenderem onde o seu vídeo se encaixa e o seu público a encontrá-lo.

Não desistir no primeiro conteúdo realizado

Você criou o seu primeiro conteúdo com muito cuidado e capricho, mas anda não teve os resultados que esperava? Não se desespere. Como toda estratégia de marketing, o uso de vídeos online demanda um pouco de tempo até que os objetivos sejam alcançados.

As empresas que produzem vídeos de sucesso sabem disso e não desistem tão facilmente Suas equipes de marketing acompanham de perto as métricas de cada conteúdo realizado e não hesitam em mudar o que não está dando certo.

Agora você já sabe como produzir vídeos de sucesso e que geram os resultados esperados. Que tal aproveitar a oportunidade e aprender mais alguns truques para engajar o seu público? O uso de vídeos personalizados ajuda a fidelizar clientes e aumentar as vendas da sua empresa. Ficou curioso? Clique aqui e saiba mais sobre essa estratégia!