VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra como usar a Prova Social para aumentar a credibilidade do seu negócio

VidMonsters
Por VidMonsters

O processo de compras envolve muitos fatores. Uma marca que é autoridade no mercado, por exemplo, tem mais chance de ser escolhida pelos consumidores que uma empresa desconhecida. E isso graças ao gatilho da prova social, uma estratégia que ajuda a ganhar credibilidade e a preferência do público.

Se você quer fortalecer a sua presença digital, aumentar a confiança da audiência em seus produtos e serviços e ainda melhorar o seu posicionamento de mercado, então aposte na prova social.

Para empresas que já possuem uma base fiel de clientes, essa técnica é mais fácil de aplicar. Mas se você ainda vai lançar o seu negócio, também pode fazer uso dessa estratégia.

Quer aprender mais sobre a prova social, como ela funciona e quais os tipos mais usados no universo digital? Então continue lendo este artigo e confira como tirar o máximo de proveito dessa técnica.

Entenda o gatilho mental da prova social

O que as pessoas pensam a respeito da sua marca e produtos?

Essa não é uma questão pela qual apenas a sua empresa se interessa. Na verdade, é o preceito da prova social. Na hora de pesar se uma compra vale a pena, é comum que as pessoas queiram saber o que amigos e conhecidos pensam a respeito e se eles já tiveram alguma experiência com o produto em questão.

Além de outro gatilho mental que anda junto dessa estratégia, que é o da comunidade, partindo do pressuposto que o ser humano quer se sentir pertencente a algo maior, a prova social serve como uma espécie de garantia. Essa técnica é muito utilizada por restaurantes e boates, que costumam segurar clientes na fila para que outras pessoas vejam e tenham uma percepção de que o lugar está cheio, o que significa que é bom!

Com a internet, essa estratégia se expandiu e mostrou que as pessoas confiam, inclusive, nos depoimentos de desconhecidos. Para que a sua marca use a aprovação de clientes e fãs, você pode contar com alguns indicadores, como a quantidade de assinantes da sua lista, número de vendas, depoimentos de clientes, curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais.

Tipos de provas sociais

Nos ambientes online, vemos provas sociais constantemente. Afinal, esse formato de vendas conta com a confiança do consumidor. Ele não quer sentir enganado com a compra, então essa técnica serve como uma garantia prévia que justifica a decisão. As provas sociais são divididas de acordo com a fonte da prova, sendo que as mais usadas são:

  • Cliente satisfeito: É quando alguém que consome o seu produto ou serviço faz um depoimento, que pode ser em áudio, vídeo ou escrito. Ainda é possível fazer um estudo de caso contando a história para a sua audiência.

  • Garantia do especialista: Outro formato que faz uma transferência imediata de autoridade é o uso de especialistas renomados no segmento para comprovar a eficácia do produto ou serviço.

  • Experiência das celebridades: É quando uma pessoa famosa ou digital influencer usa, aprova e recomenda seu mix, compartilhando, inclusive, sua impressão sobre a experiência de compra e uso dos produtos ou serviços.

  • Multidão: Nesse caso, o maior atrativo é a quantidade de pessoas que fizeram a compra. Por exemplo: “Mais de 1.000 consumidores já testaram nossos gatilhos em vídeo e perceberam os resultados positivos dessa ferramenta!” ou “97% das pessoas que aplicaram nossas estratégias de vídeo marketing conseguiram otimizar o ROI!”.

  • Amigos e conhecidos: Um sistema de indicações, ou mesmo integrando as redes sociais, é possível descobrir quantos contatos da pessoa já fizeram uma compra na sua empresa. Por exemplo: “5 dos seus amigos escolheram nossa loja para comprar alimentos fitness e suplementos para o corpo!”.

  • Premiações e certificações: Parecido com a garantia do especialista, nesse caso é uma instituição ou órgão da empresa que aponta suas soluções como ideais. Por exemplo: “Prato vencedor do Comida de Buteco 2019”, “Melhor carro indicado pela revista 4 rodas”, “Alimentos com certificação orgânica”.

Quais são os benefícios de utilizar as provas sociais?

Como você já deve ter percebido, a prova social é um gatilho mental que usamos quase que intuitivamente. Além disso, é possível implementar a estratégia com o retorno que você conquista (ou busca) dos clientes e também. No caso do lançamento de um produto, dá para contar com especialista, influenciadores e até mesmo com a imprensa ou premiações.

Veja agora alguns motivos para adotar a prova social!

1. Excelente oportunidade para gerar confiança

O relacionamento da sua marca com a audiência precisa ser baseado em confiança. Além de acreditar que o produto vai funcionar, que realmente serve para o que a pessoa precisa, ainda existem alguns detalhes que a prova social pode ser usada para vencer objeções da sua persona como:

  • Qualidade, atestando a procedência e percepção com o uso;

  • Responsabilidade social, reforçando ações da marca em relação a alguma comunidade, ao meio ambiente ou ao posicionamento da marca.

2. Confiança é igual a aumento das conversões

Se você conhece a estratégia do funil de vendas, já deve ter percebido o quanto é importante para uma marca estar na cabeça e no coração do público antes mesmo dele saber que vai precisar das soluções que você oferece. Isso porque, quando chega no estágio de decisão e compra, essas empresas têm um peso a mais na escolha do consumidor.

Por isso, a confiança da prova social funciona duplamente para aumentar as conversões. Primeiro porque deixa o relacionamento mais próximo e segundo porque ajuda o prospect a vencer as objeções, confiando que a compra vai valer a pena.

3. Maior transparência e aceitação

Outra vantagem da prova social é que, quando feita com ética, ela é espontânea.

Porém, nem tudo serão flores. Talvez os seus clientes também relatem problemas e como eles fizeram para solucionar (inclusive falando de como funciona o suporte e posicionamento da empresa perante esse tipo de questão).

4. Prova social é essencial para se posicionar como uma autoridade

A fórmula para atrair e conquistar sua audiência pode ter várias etapas, mas uma coisa é certa: eles só compram se perceberem a autoridade da marca. Uma oferta bem montada, preços irresistíveis e um produto de alta qualidade serão melhor percebidos (e valorizados) se seu negócio for uma autoridade. A prova social faz isso instantaneamente!

6 dicas para utilizar as provas sociais a seu favor

Outro ponto importante entender é que a prova social pode acontecer até mesmo sem que a sua empresa faça algo para isso. A indicação de clientes, também conhecida como boca a boca, é um exemplo de ação que pode ser estimulada ou acontecer naturalmente. Confira alguns segredos para favorecer esse tipo de ação.

1. Colete depoimentos dos seus clientes

São várias etapas do momento em que você atrai os leads certos até o fechamento das vendas. Depois disso, ainda existe o pós-venda, para garantir que a entrega seja um sucesso! Aproveite esse momento e peça ao seu público para fazer um depoimento sobre o produto, a marca ou mesmo sobre a experiência de compra.

Alguns estímulos para isso podem ser brindes para os melhores depoimentos do mês, ou para quem alcançar um objetivo X (como no caso de produtos de emagrecimento). Ainda é possível aquecer as vendas, distribuindo cupons de desconto para a próxima compra. De qualquer maneira, é preciso deixar claro para o cliente como a sua empresa valoriza e sabe o quanto é importante ter o depoimento dos consumidores.

E para ter ainda mais resultados, aposte nos depoimentos em vídeo, que são engajantes e transmitem ainda mais confiança para o público.

2. Abra espaço para comentários e avaliações no seu site e redes sociais

Existem dois momentos estratégicos para pedir a opinião dos clientes: assim que ele realiza a compra e no momento em que o produto é entregue.

Por isso, crie mecanismos de automação para incentivar a pessoa a avaliar o que achou da compra e do produto. Além disso, cadastrando a sua empresa no Google Meu Negócio, você abre mais um canal de avaliação.

Outras redes sociais, como o Facebook, também permitem que os usuários avaliem o que acham da empresa. Fique atento para responder dúvidas e comentários nesses canais. Se a empresa trabalha com alguém insatisfeito que tem seu problema resolvido, mostra que se importa com os clientes e com a qualidade do serviço prestado.

3. Destaque seus números e conquistas

Uma estratégia muito usada no marketing está relacionada aos números. As pessoas gostam de saber deles e é uma prova social muito importante para confirmar a preferência do público pela sua marca.

Existem duas formas de apresentar algo expressivo por números. A primeira, é quando você atinge uma grande quantidade de pessoas, então teve X vendas ou Y clientes satisfeitos.

Já a segunda aposta na porcentagem para comunicar a preferência do público pela sua marca. Isso garante a satisfação do público mesmo que você não tenha tantas vendas. Por exemplo, “90% dos profissionais de marketing que usam nossas estratégias de vídeo ficam satisfeitos com os resultados”.

Aproveite também menções na imprensa ou órgãos que geram credibilidade no seu nicho de mercado. Dependendo do peso, isso pode estar inclusive na embalagem do produto.

4. Faça parcerias com influenciadores e formadores de opinião

Às vezes, você consegue uma prova social espontânea de uma celebridade, mas isso é tão improvável quanto ganhar na loteria. As parcerias com influenciadores do seu público ou formadores de opinião (como os especialistas) precisam ser éticas. Então o ideal é primeiro convidar essa pessoa a degustar seu serviço ou produto e contar o que acha dele, inclusive apontando críticas para melhoria.

A partir dessa conversa, você consegue coletar frases e o posicionamento que essa personalidade tem sobre o produto. É provável que você encontre um ponto forte (e sincero) para trabalhar em parceria com o influenciador. Só não é legal forçar uma impressão que a pessoa não teve, nesse caso o público percebe e a imagem negativa será muito maior.

5. Faça conteúdos mostrando o valor do seu produto

Vídeos tutoriais, infográficos, e-books para facilitar ou inspirar aplicações do produto são considerados materiais ricos. Para a prova social, eles funcionam como um suporte, ajudando o cliente a ter os resultados esperados e, consequentemente, se sentir satisfeito com o produto e com o pós-venda da marca.

Mostre para a sua audiência que você não quer apenas vender, valoriza os clientes e que seus produtos ajudem a solucionar problemas.

6. Seja o seu próprio case de sucesso

Qual é o motivo que levou você a fazer o que faz? É muito comum começar um negócio justamente porque você sofria com a mesma dor que a sua persona. A Netflix, por exemplo, surgiu porque um engenheiro de softwares estava cansado de pagar as multas por atraso na devolução de vídeos na Blockbuster.

Monte a sua história, envolva a audiência e, ao mesmo tempo, mostre que o produto é eficaz para resolver a dor do seu público. Inclusive, os cases de sucesso costumam ser uma das provas sociais mais impactantes.

Como você viu, a prova social é uma estratégia muito importante para ajudar seu lead principalmente no momento da decisão de compra. Para isso, é importante que sua empresa esteja realmente alinhada para vendas que geram satisfação no cliente. Lembre-se de que não existe produto perfeito e destaque o que a sua marca tem de mais valoroso.

Para montar cases de sucesso realmente eficientes, leia nosso artigo com 7 exemplos de storytelling e conte sua história encantando o público!