Loading Posts...

Neste artigo você vai entender melhor porque o reconhecimento de marca é tão importante. Também saberá como sua empresa alcançará sucesso com ele. Confira!

A construção de uma marca é um processo longo que deve ser estruturado desde o nome da empresa.

Há muitos casos em que uma marca é criada, com um nome; identidade visual; endereço na web; materiais impressos. E depois de algum tempo seus gestores percebem nada está de acordo com o posicionamento que a empresa quer passar.

O reconhecimento de marca é quando um cliente identifica a sua empresa ao se deparar com seu logotipo, sem precisar de outras informações. Isso acontece porque uma identidade visual e estratégias de posicionamento são desenvolvidos para fazer com que o cliente reconheça a marca.

Agora imagine que tudo isso foi feito e depois o dono da empresa decidiu se posicionar de outra forma. Essa atitude vai impactar negativamente no reconhecimento de marca.

O que é o reconhecimento de marca?

Você sabe dizer o nome de pelo menos uma marca que seria capaz de identificar só de olhar seu logotipo?

Marcas como Adidas, Nike, Coca-Cola são bons exemplos. Mesmo se você não for um consumidor de seus produtos, certamente conseguirá identificá-las apenas pelo logo e sua identidade visual.

Usamos essas empresas como exemplo de reconhecimento de marca; pois o objetivo dessa estratégia é posicionar a empresa de forma que ela seja sempre lembrada; mesmo quando seus nomes não são citados ou quando só há contato com seus elementos visuais.

Vantagens de um bom reconhecimento da sua marca

Conquistar o bom reconhecimento da marca é muito benéfico para a empresa. Veja abaixo algumas vantagens:

Recomendações

Quando nos pedem uma recomendação de marca, nós indicamos a empresa que vem primeiro em nossa mente; e nem sempre será uma marca com a qual tivemos alguma experiência, nós lembramos daquela que foi fixada em nossa lembrança.

O reconhecimento de marca faz com que o nome de uma empresa seja sempre lembrado pelo público de forma positiva, dessa forma, sempre que ele precisar dar indicações sobre um determinado produto ou serviço, será daquela marca em específico que o cliente lembrará.

Fidelização de clientes

Da mesma forma que lembramos de algumas marcas quando precisamos dar indicações, quando precisamos comprar ou contratar um serviço já temos uma lista imaginária de empresas que buscaríamos.

A marca que tiver a melhor reputação e o maior reconhecimento do público será mais escolhida ou lembrada.

Credibilidade

A credibilidade é construída com base na reputação e no reconhecimento de marca. O que quero dizer é que quanto maior for o reconhecimento da marca, ou seja, quanto mais pessoas a conhecerem, maior será a sua popularidade no mercado.

A popularidade influencia na credibilidade, pois normalmente, quando vamos comprar um produto procuramos por aquelas marcas que são mais conhecidas no mercado.

A Hubspot divulgou um dado que reflete bem isso:

“Apenas 29% dos consumidores perguntam para saber mais sobre o produto para os vendedores.”

Passo a passo para alcançar o reconhecimento de marca

Agora é a hora de descobrir como fazer sua marca ser reconhecida! Vamos lá?

Segmentação

A construção de uma estratégia de reconhecimento de marca deve ter como um dos pilares principais a segmentação.

Saber quem é a sua persona e desenvolver uma estratégia pensada para ela aumentará as suas chances de conquistar o reconhecimento da sua marca.

A marca Pampers, por exemplo, tem como público mães e pais de bebês. Então, toda sua linguagem e identidade visual devem ser harmoniosas para conversar com eles. Caso contrário, toda sua estratégia será em vão.

Mantenha-se ativo em vários lugares na internet

A internet e as redes sociais são muito benéficas no que diz respeito ao reconhecimento de marca. Ser ativo, participativo e acessível ao público fará com que os clientes identifiquem a sua empresa como uma marca próxima; com quem eles podem contar.

Fazer inúmeras postagens e não responder nenhum comentário ou ter um perfil desatualizado só fará com que a sua marca seja vista de forma negativa.

Crie conteúdo periódico, responda os comentários das postagens, principalmente os negativos – eles são fundamentais para o reconhecimento da marca – e divulgue outros canais de contato da marca.

Tenha uma linguagem coerente

Lembra que falei de identificar a persona, certo? Por meio dessa identificação, sua empresa também poderá definir seu tom de voz e o tipo de linguagem que utilizará com o público.

A análise da persona é importante para que a marca evite de dar alguns “foras”. Algumas empresa, como Netflix e Burger King conversam de forma descontraída e divertida com seus clientes, mas isso não vai funcionar para todas as empresas.

Uma marca que presta serviços para médicos e advogados, por exemplo, devem utilizar linguagens mais formais, pois a postura do público pede isso. Além disso, o canal por onde sua mensagem será enviada também pede uma linguagem específica.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social totalmente profissional, por isso é melhor evitar gírias, jargões regionais e muita intimidade com os usuários, como por exemplo chamá-los de apelido ou nomes no diminutivo (a menos que seja a identificação usual da pessoa).

Defina a sua persona e analise qual o tipo de linguagem que ela se identificaria e tenha muito cuidado nesse ponto, pois ele pode por toda sua estratégia a perder.

Produza vídeos

Quando uma marca chega ao mercado é preciso que a sua persona seja educada e só com conhecimento ela será capaz de entender que o seu produto ou serviço pode ajudá-la. A produção de vídeos é um caminho que pode proporcionar diversos resultados positivos para o reconhecimento da marca.

O vídeo é um tipo de mídia que leva a comunicação de forma rápida, clara e objetiva para o cliente. Por mais complexo que o seu produto seja, o vídeo tem o poder de educar o público com a mensagem que está sendo transmitida.

A mistura de imagem com áudio facilita a comunicação e gera maior interesse no conteúdo audiovisual por parte do público.

A produção de um vídeo fará com que o público enxergue na sua empresa uma marca conhecedora do produto que vende. Fazendo com que ela possa virar, inclusive, uma referência.

A partir do momento que o cliente entende que a marca é especialista naquilo que faz ele a reconhecerá instantaneamente. Assim, sempre que ele ou alguém próximo precisar daqueles produtos ou serviços específicos; será a sua marca quem ele vai indicar.

Quer saber mais sobre a produção de conteúdo e como ela pode impactar a autoridade da sua marca? Então dá uma conferida neste conteúdo que preparamos.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!