Loading Posts...

Devido à importância do blog corporativo para as estratégias de marketing digital, o crescimento da audiência é algo que precisa ser trabalhado de forma contínua.

A estagnação no volume de tráfego (mesmo que alto) não é um bom indicador, até porque, geralmente, será seguida de alguma redução no número de interações e, no médio prazo, da perda de seguidores.

A boa notícia é que há diversas iniciativas que podem ser adotadas para aprimorar os seus resultados.

Separamos as principais nos próximos tópicos. Acompanhe!

Priorize a qualidade

Uma das razões que levam à estagnação da audiência é a queda de qualidade na produção. Por isso, antes de adotar medidas mais sofisticadas para reverter seus resultados, certifique-se de que tem conseguido manter o padrão de qualidade dos materiais publicados.

É normal que, no início do projeto, os responsáveis deem mais atenção ao processo de produção, até em virtude do quesito “novidade”. Depois de um período, quando os números se estabilizam, há o risco de a equipe agir no automático, repetindo as fórmulas.

Não perca de vista que a qualidade da sua produção depende de boas pautas (que precisam ser pensadas com antecedência) e do uso adequado das técnicas de SEO.

Outro aspecto importante, mas nem sempre priorizado, é a necessidade de empregar ferramentas que ajudem a otimizar os resultados. A automação das tarefas é uma aliada valiosa, uma vez que garante mais eficiência para o processo de produção.

Elevar a audiência de um blog depende de atenção a diversos detalhes, então, não se descuide do planejamento para garantir a excelência exigida nesse tipo de projeto.

Fique atento: ter um plano de ação detalhado (e devidamente documentado) é essencial para garantir a evolução do projeto!

Revise a persona

Considerando que você cuidou da qualidade do seu conteúdo, ou seja, fez o arroz com feijão, podemos partir para outras iniciativas.

Entre elas, uma das medidas que precisam ser adotadas no caso de estagnação de audiência é a revisão da persona.

Pode parecer óbvio, mas muitas estratégias de marketing de conteúdo fracassam em virtude da falta de atenção com o direcionamento das ações. Por melhor que seja o conteúdo, ele só vai gerar conversão se for entregue para a pessoa certa, no momento adequado.

Mas, se existia algo errado, como você conseguiu ganhar audiência? Essa dúvida pode surgir e a resposta é simples: num primeiro esforço, foi possível atrair o público, mas o blog não apresentou razões suficientes para mantê-lo cativo no canal.

Ao revisar a persona, até refazendo algumas das entrevistas (se for o caso), é possível entender o comportamento da audiência, identificando eventuais gargalos na sua produção.

Além disso, tenha em mente que é imprescindível manter canais para ouvir o seu público. O feedback da audiência é uma das armas mais valiosas para quem precisa superar o problema da estagnação.

Manter o engajamento do público é um dos desafios para quem tem um blog, mas o esforço vale a pena. E, para isso, a interação é fundamental, não apenas porque aumenta o número de compartilhamentos, mas por ser uma garantia de que a produção continua relevante.

Tenha em mente também que ouvir o seu público e analisar os comentários são ações que ajudam na geração de ideias para as próximas pautas. A proximidade com as “dores” do seu cliente precisa ser vista como fonte de inspiração.

Um dos problemas enfrentados pelos blogs corporativos é, justamente, não conseguir trabalhar de forma adequada com as demandas das pessoas, dependendo do estágio no qual estão na jornada de compra.

Revisar a persona pode ser uma iniciativa eficaz para obter esse tipo de resposta e, a partir daí, retomar o crescimento da audiência.

Invista em palavras-chave long tail

Refletindo sobre a necessidade de investir na parte mais técnica da produção de conteúdo, é importante lembrar da importância do uso das palavras-chave long tail.

Principalmente, no caso dos termos mais concorridos, nem sempre é fácil manter a relevância do conteúdo apenas com o uso da palavra-chave head tail. Daí a necessidade de trabalhar melhor as expressões que possam ser vinculadas àquele conteúdo.

Para fazer isso da melhor forma, não deixe de usar as ferramentas disponíveis para esse tipo de trabalho.

Atualize conteúdos antigos

Só para esclarecer, os conteúdos que devem ser atualizados são os evergreen, também chamados de perenes. Pela sua relevância, eles têm um papel importante para atrair visitantes.

Se foi produzido da forma correta, estamos nos referindo a um material completo, que tem um caráter mais educativo, ajudando o usuário a entender melhor sobre o assunto pesquisado.

Em tese, esse tipo de conteúdo permanece atual por um bom período (um prazo de dois anos é aceitável) e ajuda a reforçar a autoridade da sua marca naquele assunto.

Ao fazer a atualização, há vantagens importantes. Primeiro, porque isso é rastreado pelos motores de busca (o Google e os demais serviços consideram isso no ranqueamento). O resultado imediato, então, é a geração de tráfego orgânico.

Segundo, você garante que o seu público tenha acesso a um conteúdo com informações atuais. Por mais completa que seja a abordagem, sempre é possível incluir novos dados ou mesmo trabalhar melhor as técnicas de SEO.

Vale lembrar que as regras de produção para a internet são dinâmicas. A todo momento surge alguma novidade, então, é importante mostrar que sua empresa tem conseguido acompanhar a evolução do mercado.

Atenção: no caso das atualizações de conteúdos antigos, o ideal é manter a mesma URL e, na medida do possível, a estrutura geral do texto. Uma boa dica, nesses casos, é aproveitar a ocasião para fazer uma extensão, acrescentando novos tópicos.

Outra dica dos especialistas: por que não tornar o material mais atrativo com a inserção de vídeos ou de um infográfico? Esse tipo de recurso ganha cada dia mais relevância para a audiência.

Para se ter ideia, segundo pesquisa realizada pela State of Video Marketing, os vídeos têm apresentado resultados superiores ao dos textos em vários indicadores, incluindo ROI (Return On Investment).

Revise o SEO dos seus conteúdos

Especialmente se o blog está no ar há algum tempo, é essencial analisar as técnicas de SEO aplicadas no conteúdo de forma periódica.

Como dissemos acima, as mudanças nessa área acontecem de forma rápida e sempre tem algo que pode ser aperfeiçoado. Isso vale tanto para aumentar os resultados na busca orgânica quanto para tornar o material mais atrativo para o público.

Nessas revisões, um dos aspectos que merecem atenção são as estratégias de link building. Quando bem trabalhados, os links têm um papel importante na geração de tráfego, uma vez que o leitor é conduzido para a leitura de outros materiais — sem falar, é claro, na importância para o ranqueamento.

Certifique-se ainda de avaliar a pertinência dos links internos. Uma boa distribuição garante mais relevância para os motores de busca e pode orientar o cliente na sua jornada de compra.

Se a proposta é superar a estagnação do blog, trabalhar melhor a inserção de textos-âncora pode fazer a diferença, uma vez que isso ajuda na indexação dos conteúdos mais recentes ou que, por alguma razão, não tiveram um volume adequado de visualizações quando foram publicados.

Use o e-mail marketing

Materiais de qualidade devidamente atualizados e revisados: chegou a hora de cuidar da divulgação. Há diversas estratégias que funcionam bem para aumentar a audiência de blogs corporativos, mas é difícil abrir mão do uso do e-mail marketing.

O objetivo é aproveitar a possibilidade de contato direto com o usuário para fazer uma abordagem personalizada. Em meio a tantas opções na internet, funciona fazer o seu interlocutor sentir-se valorizado.

O envio de conteúdos específicos para as suas necessidades cumpre essa função. Para ter sucesso nessa estratégia, duas ações costumam gerar resultados imediatos:

  • convidar a pessoa para acessar o seu conteúdo mais recente, enfatizando os assuntos discutidos no material;
  • estimular o compartilhamento do artigo ou vídeo nas redes sociais.

Invista melhor em redes sociais

Durante um bom tempo, deu certo usar as redes sociais para gerar tráfego para o blog. Com as mudanças ocorridas nessas plataformas, contudo, os melhores resultados hoje advêm do investimento em mídia paga.

Dependendo dos seus objetivos, vale a pena destinar uma verba para essas ações, mas é importante também pensar em outras saídas, como o uso das redes sociais como canal de branding e de relacionamento com o público.

Essas plataformas têm uma audiência considerável, então, não devem ser ignoradas, uma vez que podem cumprir outra função na sua estratégia. No médio e longo prazos, esse tipo de esforço contribui para os resultados do blog.

Ao elaborar a estratégia de uso das redes sociais, priorize as características de cada uma. Esse é um dos erros cometidos nessa área: simplesmente compartilhar tudo em todas as redes, ignorando as diferenças, não vai surtir o efeito desejado.

Recorra a variados formatos de conteúdo

Já citamos a importância no conteúdo multimídia, mas vale enfatizar: os vídeos caíram na preferência dos usuários, então, quem almeja ter um canal de sucesso precisa entender como usar esse tipo de material para a sua audiência.

Diferentemente do que se imagina, a oferta de materiais audiovisuais pode ser bastante diversificada. De animação aos webinars, eles podem enriquecer a sua produção e elevar seus volumes de tráfego. E, com isso, a tendência é de que a audiência do blog volte a crescer.

*Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content.

Autor convidado

Guest post.