Loading Posts...

Digite seu e-mail para ler o artigo completo.

Compartilharemos este artigo com você.

Seu endereço de e-mail é 100% seguro contra spam! Powered by ConvertKit

Nesse mundo conectado em que vivemos, é possível aprender mesmo sem sair de casa. Basta apenas um computador e uma conexão à Internet para poder compartilhar e consumir conteúdos. Devemos sempre lembrar de transmitir conteúdo a relevante ao público, por isso, saber como escrever um roteiro para webinar é essencial.

O webinar é uma destas ferramentas que podem ser bastante úteis para o seu público e negócio dentro de uma estratégia de conteúdo. Também conhecido como hangout, ele é transmitido em tempo real e dentro de uma plataforma digital. Isso permite que as pessoas assistam de qualquer lugar.

A boa notícia é que para convidar as pessoas para fazerem parte da sua apresentação e interagirem com ela, é preciso nada menos do que uma boa estratégia para alcançar um grande número de pessoas.

Se você deseja apresentar um produto, serviço, falar sobre sua experiência ou ideia, criar um webinar pode ser uma decisão menos trabalhosa. Desta forma, não é preciso locar um espaço e fazer toda a logística necessária no mundo offline.

Porém, a parte mais importante de todo este processo é estar preparado para saber como contar as suas ideias da melhor maneira e claro, para entrar ao vivo sem cortes ou edições. Para resolver isso, escrever um roteiro para webinar é essencial para entregar conteúdos atrativos.

Acompanhe as dicas e fique por dentro de como se organizar e criar um plano incrível:

1. Como escrever roteiro para webinar: defina objetivos

Aqui é o momento para decidir todos os detalhes antes de começar a escrever. Quanto tempo o webinar irá durar? Que dia e que horas ele irá começar? Como você irá se apresentar? O que você quer melhorar com a criação de um roteiro para webinar?

Alguns dos seus objetivos podem ser, por exemplo:

  • Melhorar o seu relacionamento com os clientes que já existem, qualificando estes leads;
  • Atrair novas pessoas e gerar mais leads;
  • Converter leads já existentes em novos clientes.

Coloque tudo no papel, entenda a sua razão e como isto irá te ajudar. Comece a gerar um rascunho com as possíveis ideias. Este será o seu guia e irá auxiliar você na compreensão e construção de como escrever roteiro para webinar.

2. Entenda melhor sobre o tema

Metas definidas, é hora de pesquisar. Por mais que já tenha certa autoridade no assunto que será abordado, não deixe de se atualizar e buscar outras opiniões. Utilize o Google, YouTube, blogs e realize buscas em outras línguas, como o inglês. Isso pode trazer novos insights e tornar a técnica de escrever roteiro para webinar ainda mais rica e aprofundada.

Liste palavras-chave que mais têm a ver com o tema do seu seminário online e procure diversos conteúdos em cima disso. O Google Trends também é uma boa opção! Lá é possível conferir tendências por regiões e saber quais assuntos as pessoas estão buscando mais.

Se você tem certa dúvida sobre qual assunto escolher, tente se colocar no lugar do seu público ou dar uma olhada nos conteúdos que fizeram mais sucesso no seu blog ou posts em redes sociais. Isso pode ajudar a criar uma ligação entre o assunto e o que você deseja transmitir.

3. Procure referências

Aí está um ponto que vale a sua atenção. Provavelmente você já deve ter assistido a alguns webinars e sabe quais deles são os seus preferidos. Reveja aqueles que mais gosta e observe a maneira que o palestrante realizou a apresentação – de que forma iniciou, como apresentou os principais pontos e como finalizou.

Isto é legal para ter noções de como escrever roteiro para webinar e estruturar o seu da melhor maneira. Assim, ele pode conter:

  • Uma introdução, que pode conter uma história sua;
  • Uma apresentação dos conteúdos principais;
  • Tempo dedicado à perguntas e respostas;
  • E uma chamada para ação (CTA).

Inspire-se nestas pessoas e faça anotações sobre a forma como o roteiro foi construído. O apresentador falou um pouco sobre ele e o que faz no início? Em seguida, ele começou a mostrar as ideias principais? E depois, o que aconteceu?

Pense na melhor forma para ordenar os assuntos e procure seguir estas “etapas” para não se confundir no passo a passo da elaboração do seu roteiro.

4. Identifique o seu público

Não saber com quem falar é um dos principais erros no momento de saber como escrever roteiro para webinar. Primeiro, é preciso entender com quem você estará se comunicando para falar uma língua que ele entenda. O seu público precisa se identificar com aquilo que irá ser mostrado.

Qual oportunidade será possível criar para a pessoa que irá assistir? Ou qual problema poderá ser resolvido? Você provavelmente já tem uma ideia de quem são estas pessoas e quais conteúdos elas consomem ou gostariam de consumir.

Crie uma conversa amigável – imagine que a sua audiência é um amigo próximo – e elabore o roteiro de forma que não fique tão informal ou muito técnico. O conteúdo é bastante importante nessa hora, então foque-se em entregar um assunto de qualidade!

5. Revise o conteúdo

Quase tudo pronto aí? Então é hora de dar aquela revisada em tudo que você estruturou. Para que consiga atingir os resultados esperados, tenha em mente de que todo o conteúdo elaborado deve estar claro e objetivo, sem enrolações.

Não tenha medo de entregar aquilo que você mais sabe; compartilhe sem medo! Desta forma, será possível gerar o máximo de engajamento com o seu público. Lembre-se se tornar o seu conhecimento o mais simples possível, então realize uma revisão que torne o que você deseja compartilhar claro e direto.

Consiga novas ideias conversando com alguns amigos e peça as opiniões deles sobre o que foi feito. Use estes feedbacks para melhorar a forma de como escrever roteiro e não desanime se tiver que editar mais de uma vez. Afinal, o webinar precisa ser incrível e trazer algo a mais.

6. Faça testes

Se você não tem muitas habilidades com a câmera e sente receio de que os seus vídeos não são tão bons assim, treine. E treine muito! Ligue a webcam do seu computador ou posicione o seu celular e fale como se estivesse apresentando o seu webinar.

Nada de ler o roteiro, hein? A sua fala deve ser natural e é por isso que o assunto deve estar na ponta da língua. Utilize tudo que foi escrito como uma guia; liste em tópicos os conteúdos do seu roteiro.

Isso permite que você consiga se lembrar daquilo enquanto estiver falando. Seja você mesmo e utilize as suas referências como uma inspiração.

7. Defina prazos

Se tratando de como escrever roteiro para webinar, você já deve ter uma ideia de quando irá apresentá-lo, não é mesmo? E o tempo que ele irá durar?

Lembra do que falamos ali em cima sobre estruturação? Não deixe de estimar o tempo necessário para as seções do seu webinar. Por exemplo:

  • Introdução – de 5 a 10 minutos;
  • Apresentação dos conteúdos principais – de 25 a 30 minutos;
  • Perguntas e respostas – 10 minutos;
  • Call to action (CTA) – 5 minutos.

Logo, você terá total domínio do seu tempo e não corre o risco de ficar se enrolando em uma só parte e tornar o webinar mais longo e maçante. Sem dizer que fica bem mais prático, não é mesmo?

Escrever um roteiro é, antes de tudo, planejar o que será dito. O conteúdo a ser entregue é a peça-chave. Quer saber se está tudo pronto para começar a fazer a divulgação do seu webinar? Confira o checklist para organizar um webinar de sucesso!

 

Fique por dentro de todas sacadas de Video Marketing!

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit