Loading Posts...

Você sabia que através de um seminário online sua empresa pode se comunicar em tempo real, com pessoas de várias partes do mundo, aumentando, assim, o número de leads e o engajamento delas nas mídias sociais? Quer saber como isso pode ser realizado?

Isso pode ser feito, graças ao uso de webinars, pois eles possibilitam que seus clientes relacionem-se com você, com sua empresa e com seus produtos a qualquer hora e lugar.

Outro ponto importante na realização de um seminário é que ele consegue influenciar totalmente na decisão de compra do consumidor e são bem mais explicativos que os conteúdos em texto. Não é mesmo?

Mas eu não tenho dúvidas de que você já deve ter esbarrado nessas informações por aí. A grande dificuldade da maioria dos profissionais não está em enxergar o valor de um seminário online e sim em como fazer um webinar de sucesso!

Uma das primeiras coisas que você precisa ter em mente é que o planejamento de webinar deve envolver mais do que roteiro, gravação e divulgação. Mas também a satisfação do expectador.

Manter uma relação próxima com o seu público é muito importante para saber o que ele precisa e como os seus produtos podem ajudar a solucionar os problemas que o aflige. Porém, fazer isso exige uma estratégia bem planejada e bastante trabalho pela frente. Mas vai ser recompensador quando você começar a vender os seus produtos e adquirir clientes fiéis a sua marca.

Vamos analisar de perto esses dois pontos

Como planejar meu seminário online?

Para que tudo saia do jeito que você deseja em seu seminário online, é essencial alinhar alguns pontos com a sua equipe. O primeiro deles é o planejamento. O que a empresa deseja e espera do webinar deve estar bem claro e definido.

Em seguida, vem o roteiro. Se a empresa convidar alguém para participar do webinário, essa pessoa deve estar em harmonia com o conteúdo oferecido. Caso contrário, poderá colocar tudo a perder. Abaixo lhe explicaremos  cada parte.

Planejamento

Antes de colocar um webinar no ar, é necessário definir suas estratégias. Crie um planejamento  específico para o que sua empresa está  buscando.

Converse com sua equipe e juntos definam quais serão as estratégias de vídeo marketingque vocês vão utilizar e o que poderão fazer para converter possíveis clientes em leads qualificados.

Seu objetivo é vender um produto através de vídeos? Comece produzindo vídeo de topo de funil; em seguida, meio de funil e, por último, fundo de funil.

Se o espectador assistir a todos os conteúdos, é quase cem por cento de chance dele efetuar uma compra.

Roteiro

Anote todas as ideias que  teve para o seu seminário online.  Até as mais improváveis. Após rascunhá-lo, comece a escrever como você imagina e espera que seja seu webinar. Para deixar o roteiro mais fácil de ser escrito, separe-os em blocos. Por exemplo:

  • História pessoal: comece o vídeo com uma introdução  sobre você, sua empresa e  o assunto a ser abordado;
  • Apresentação do tema principal: faça uma apresentação detalhada sobre o que será tratado no seu seminário online.
  • Perguntas e respostas: deixe uma parte do roteiro para responder às dúvidas de seus espectadores. Seria interessante elaborar algumas perguntas para serem feitas durante o webinar.

Importante: O apresentador do webinar deve encerrar a transmissão ao vivo com um Call To Action (CTA).

O Call To Action é usado para que o público possa seguir a sua empresa nas redes sociais ou baixar um e-book exclusivo. Isso o ajudará a “garantir” uma lista de contatos qualificados com interesse no conteúdo que a empresa vende.

Devo convidar outras pessoas?

Essa questão precisa ser bastante discutida com os funcionários da empresa. O convidado certo, na hora certa, pode conseguir aumentar as vendas de seu produto. Contudo, a escolha de um famoso pode significar apenas aumento de visualizações e visitas ao site.

É preciso que os espectadores de seu webinário convertam-se em leads qualificados. Então, escolha quem tem algo para acrescentar no dia a dia de sua empresa e de quem está ali vendo os seus conteúdos em vídeos.

4  dicas de como definir o tema do seu seminário online

Para realizar um seminário online de sucesso, você precisa definir bem que assunto irá abordar.

Para não ficar perdido nessa hora, separamos quatro dicas de como escolher o tema para sua transmissão ao vivo.

1. Converse com seu público

Use as redes sociais,  blog da empresa e o e-mail para conversar com seu público. Assim, você saberá o que eles gostariam de ver em um webinar.

Se achar necessário, faça uma enquete na página da empresa no Facebook ou InstaStories pedindo sugestões de tema por meio de inbox. A aproximação com o público é a chave do sucesso. Por isso, é muito saber utilizar.

2. Fale de um tema que você domine

Não adianta querer falar sobre tudo e acabar passando vergonha. É necessário escolher um tema com o qual você esteja familiarizado e tenha segurança ao abordar. Assim, passará maior credibilidade a quem lhe assiste, levando-os a confiar no que está transmitindo. E com isso, escolher a sua empresa e não a do concorrente.

3. Pesquise

Decidiu que área abordar? Ótimo! Depois de escolhido o assunto que irá tratar pesquise e estude mais e mais sobre o tema.  Para uma pesquisa mais completa é necessário buscar em sites internacionais e quem sabe até nacionais vídeos sobre o tema que será abordado.

Esteja atualizado. Passar informações velhas mostra amadorismo e você perde confiabilidade do seus espectadores.

4. Apresente soluções

Faça conteúdos que apresentem soluções para os clientes. Algumas empresas costumam receber e-mails, comentários nas redes sociais, telefonemas e até inbox via facebook relatando alguma dúvida.

Reúna-as e produza conteúdos relevantes de acordo com o que o cliente precisa.  Assim, você conseguirá sanar as dúvidas de pessoas que estejam com a mesma dificuldade, ao mesmo tempo.

4 formatos para realizar seminários online

Antes de realizar um seminário online, é preciso definir que formato você irá usar, qual o mais adequado para apresentar o seu produto e quais trarão mais leads qualificados para a empresa. Abaixo separamos os quatros formatos mais utilizados nas transmissões ao vivo.

1. Entrevista

Permite que você conheça as dúvidas do público; por isso, é um formato bastante utilizado. Esse formato representa uma troca de experiência, pois você e o público aprendem simultaneamente.

2. Divulgação de produtos

A divulgação de produtos é um dos formatos que você pode e deve utilizar no seu seminário online. A chance de explicar e tirar dúvidas sobre o produto fornecido pela empresa é agora. Faça tudo para convencer o público. Quanto mais pessoas forem atraídas por seu produto, mais leads qualificados você terá.

3. Perguntas e respostas

Esse formato de webinar é utilizado quando a empresa pede para que os participantes enviem dúvidas dias antes da realização do webinário.

Antes de o webinar começar, os questionamentos devem passar por uma curadoria, cuja função é selecionar os mais relevantes que serão respondidos durante a transmissão ao vivo. Eles podem ser enviados por e-mail, redes sociais ou pela plataforma que será realizado o seminário online.

4. Painel de conversa

A utilização de um painel de discussão ajuda a empresa a ter outros pontos de vista no webinar e aumentar o engajamento do público.

No seminário online, é necessário ter um moderador que conduza as interações do público. Lembre-se: formato precisa agradar a ambas as partes.

Como manter o público engajado no webinar?

A internet aproximou a relação entre as pessoas e as marcas. Dependendo do ponto de vista, isso se torna um grande desafio para quem deseja manter o público próximo.

Por isso, ao realizar um webinário, fique de olho em como o seu potencial cliente se comporta; do que ele gosta; quais são suas dores e o que você pode fazer para solucionar o problema.

Com um seminário na web não é diferente. Se as pessoas estão assistindo a sua live, isso significa que há um grande interesse no que você está oferecendo. Mas se essas pessoas não forem “alimentadas” com novos conteúdos, logo logo elas se esquecem de você.

Pode parecer doloroso e um pouco difícil. Mas não se desespere! Hoje nós trouxemos 7 dicas para você conseguir engajar o seu público após o webinário e ter um resultado fantástico. Confira:

1. Envie um e-mail de agradecimento

Além de educado, o e-mail de agradecimento é o primeiro passo para você iniciar uma relação amigável com o seu público. Por isso, é importante dizer o quanto você ficou satisfeito por ele ter participado e o quando a presença dele foi importante para o sucesso da live.

Você pode aproveitar para fazer automação, já pensou nisso? Ao enviar a mensagem, você pode dizer que, como ele ficou interessado no assunto, você tem um material produzido para sanar todas as dúvidas sobre aquele tema.

Assim, você disponibiliza o link do texto/vídeo e, caso ele faça download, você vai alimentando ele com conteúdos até que finalmente ele se sinta seguro para a compra. Essa é uma das maneiras mais eficientes de auxiliar o potencial cliente a passar por todas as etapas do funil.

2. Disponibilize o vídeo gravado para o seu público

Por ser um seminário na web, nem todo mundo que você deseja alcançar estará disponível para assistir o seu vídeo naquele exato momento. Mas através da plataforma VidMonsters, por exemplo, é possível disponibilizar esse conteúdo na sua página mais tarde.

Assim, quem chegar depois poderá assistir o vídeo desde o início e entender tudo o que você está falando. E para quem acompanhou tudo na hora, é uma ótima chance de relembrar o conteúdo dado durante a live.

Além disso, você poderá assistir novamente e perceber quais foram os principais pontos abordados, tanto por você, quando pelas pessoas que participaram no momento, ou que viram depois. Esse é um ótimo insight para produzir os próximos materiais.

3. Faça uma pesquisa de satisfação

Nada melhor do que saber o que o seu público espera de você. Assim fica muito mais fácil produzir conteúdos direcionados para atrair, engajar e converter esses leads. Por isso, uma ótima estratégia é realizar uma pesquisa de satisfação com todas as pessoas que participaram. Procure saber a opinião de cada um com atenção e anote o que achar relevante.

Afinal, as pessoas esperam que o que elas digam seja posto em prática. Então ficarão esperando o resultado a partir do próximo conteúdo que você produzir. E você não quer desapontar, não é mesmo? Então faça bom proveito das dicas e atraia ainda mais o seu público.

4. Analise o feedback dos participantes

É muito importante que você observe os comentários de todas as pessoas que participaram. Talvez as críticas recebidas te ajudem a produzir um seminário na web melhor ainda na próxima vez.

Leve em conta também caso eles falem algo sobre cenário, áudio e qualidade da imagem. Talvez você acredite que esteja tudo em perfeita ordem; mas o formato de vídeo que você gravou, por exemplo, pode não ser o ideal para assistir no celular, que é onde a maioria das pessoas consomem conteúdos atualmente.

Caso sejam só elogios, você vai saber que está no caminho certo. Mas é claro, a melhora deve ser sempre contínua, não se esqueça disso.

5. Mensure os números

A análise de números pode parecer uma parte chata de realizar, mas ela é extremamente importante para o planejamento da sua estratégia digital. É através do número de comentários, pessoas que participaram e curtidas que você vai perceber o engajamento e aceitação do público perante ao que você está divulgando.

Finals Calculating GIF

Caso seja um resultado ruim, está na hora de mudar. Afinal, você está produzindo e quer que as pessoas assistam. Mas para que isso aconteça você precisa conhecer o seu público e do que ele gosta. E a parte que talvez você não saiba é que muitas vezes ele não vai falar nada, ele vai te mostrar através dos números. Cabe a você interpretar e tirar o melhor proveito das informações colhidas.

6. Classifique os seus leads

Na medida em que você for interagindo com o seu público, você vai conseguir compreender em que fase do funil de vendas ele está: descoberta, consideração ou decisão. Assim, você vai direcionar conteúdos para ele se preparar até que finalmente compre o seu produto. Não adianta enviar um anúncio do seu produto para um lead que ainda nem sabe que possui um problema.

É preciso estudar bem a sua estratégia de inbound marketing para que não aconteça erros difíceis de ser revertidos. Aproveite que você já sabe quem está interessado no seu produto e ofereça o que ele deseja/precisa consumir no momento.

7. Guarde as informações que você obteve durante um seminário na web

A principal vantagem do seminário na web é a possibilidade de poder interagir com o seu público em tempo real. Durante o momento em que o conteúdo está no ar, é normal que as pessoas utilizem o espaço para fazer comentários.

Mesmo depois que você responder a todos eles durante a live, guarde essas dúvidas para fazer um material mais rico e aprofundado sobre o assunto. Além disso, você já sabe exatamente para quem vai enviar.

Então lembre-se que a relação entre você e o seu público deve ser alimentada mesmo após o webinário. A marca ou uma pessoa é lembrada somente quando ela aparece.

Essa ação é facilitada através das mídias digitais, que oferecem ferramentas poderosas para você se manter em contato com o público. Por isso, é importante criar uma estratégia de produção e de comunicação desde o início, para que elas estejam interligadas e tragam bons resultados.