VidMonsters
Por VidMonsters

SEO básico: um guia simples para começar a fazer SEO hoje mesmo

VidMonsters
Por VidMonsters

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é uma das principais estratégias de marketing digital e essencial para todo negócio que deseja crescer. Porém, muitos acham que SEO é um bicho de sete cabeças, por isto, preparamos este guia de SEO básico, para você colocar em prática hoje mesmo.

Mas o que é SEO? Em português, SEO pode ser traduzido como otimização de mecanismos de busca, como Google e Yahoo. É um conjunto de técnicas utilizados para melhorar o posicionamento do seu site nestes buscadores.

Para ter bons resultados, não é preciso um conhecimento profundo sobre SEO. Com técnicas simples, já é possível conquistar resultados consistentes para o seu negócio. Continue conosco e conheça todos os pontos do SEO básico.

Antes de pensar em SEO básico precisamos entender…

Você pode pensar em mecanismos de busca como algo em que você visita para digitar (ou falar) uma pergunta ou um ponto chave que deseja procurar, e que aparece de forma mágica uma lista de páginas que potencialmente poderiam responder sua pergunta.

Isso é verdade. Mas você já parou para pensar o que está por trás dessa mágica?

Para que serve, realmente, as regras de SEO

Os mecanismos de busca são únicos, pois oferecem trafego segmentado. Mas para selecionar os melhores resultados, o Google por exemplo, leva em consideração mais de 300 fatores para indexar uma página e ranqueá-la.

Mas porque o Google precisa de tudo isso? Mais de 2 milhões de textos são publicados por dia (sim, por dia). Assim, é usado um rastreador que coleta informações sobre os conteúdos na internet, e leva menos de um segundo para criar um índice.

Esse índice é alimentado por meio de algoritmos, que otimiza as informações buscadas e mostra as mais relevantes à pesquisa. Os buscadores estão sempre trabalhando nos algoritmos, que estão se tornando cada vez mais inteligentes, visando uma melhor experiência para o usuário.

As regras do SEO básico servem para você ter melhores chances de ser encontrado pelo seu público. Todas essas regras ajudam não só na presença online, como no tráfego orgânico para seu site.

Como o Google escolhe qual site aparecerá primeiro

Faça uma pesquisa qualquer no Google e avalie os primeiros lugares. Eles não são escolhidos aleatoriamente. O sistema do Google avalia cada palavra do conteúdo, assim como as fotos, vídeos, arquivos de áudio, etc. Esses dados coletados são alguns dos fatores para determinar a ordem de uma pesquisa a partir de uma palavra-chave.

Essa lista resultante é conhecida como SERP (Search Engine Results Page) ou página de resultados do mecanismo de pesquisa. Essa página é composta por várias seções, que geralmente conta com 3 a 4 anúncios pagos e o restante orgânico (não pago).

Os primeiros lugares orgânicos correspondem melhor a dúvida das buscas dos usuários, levando sempre em conta a experiência do usuário.

Pense na internet há 10 anos atrás. A conexão banda larga ainda engatinhava e a internet em geral era um recurso para poucas pessoas. Quando se fazia uma pesquisa qualquer nesta época, as informações encontradas eram pobres e de baixa relevância, além de pouco confiáveis. Afinal, naquela época, a internet não era a primeira opção para sanar dúvidas.

Essa realidade mudou, e o Google acompanhou essas mudanças. Sua preocupação, como o principal mecanismo de busca, é apontar as melhores respostas para o usuário.

Para que suas páginas também consigam aparecer na primeira página, é preciso implantar regras de SEO básico, mas antes de tudo, é preciso ter CONTEÚDO. De nada adianta colocar todas as técnicas de SEO em prática sem o conteúdo ser relevante.

É através do conteúdo que as dúvidas são sanadas. Sem isto, o leitor ficará insatisfeito, o seu site terá taxa de rejeição alta e não terá regra de SEO que o ajudará neste caso.

Não existe estratégia de SEO eficaz sem Persona

Certo, já está claro que para que as estratégias de SEO deem certo, o primeiro passo é ter um conteúdo relevante. Mas como saber se o seu conteúdo realmente será relevante para quem o procura? Tendo uma Persona bem definida.

A persona não só dá a resposta do tipo de conteúdo a ser feito, mas também a linguagem a ser empregada e na criação de pautas. Então, para entender o SEO básico, você precisa entender dois pilares do seu negócio: sua persona e suas dores ou dúvidas.

Para começar a entender isto, peça feedbacks aos seus clientes, pois isto já lhe dará várias ideias. Caso ainda esteja começando e não tenha uma base sólida de clientes, pesquise mais sobre seus concorrentes e veja o tipo de conteúdo que eles produzem.

Neste artigo, mostramos mais sobre a construção e funcionamento de uma persona. Confere lá, pois isto é muito importante para a sua empresa!

SEO básico para um site SEM CONTEÚDO

Agora que você já tem sua persona definida e os temas a serem abordados, é hora de começar a montar sua estratégia para atingir os pontos mais altos do Google. Se o seu site ainda não possui conteúdo, nunca é tarde demais para começar. Mas, quanto antes, melhor.

O primeiro de tudo é a criação de um blog dentro do seu site. Feito isto, coloque a mão na massa e anote estes pontos de SEO básico para a construção de uma estratégia sólida para a criação de conteúdo para seu site.

  • Otimização de URL

A URL é o endereço do site na internet. O ideal, quando se trata de SEO, é que cada conteúdo tenha uma URL própria. A URL deve ser curta, contendo a palavra-chave principal do texto, pois assim o conteúdo ganha mais relevância.

  • Otimização de H1, H2 e H3

Essa parte é primordial para que os mecanismos de busca identificarem a relevância do seu conteúdo. Se trata do título (H1) e subtítulos (H2, H3, H4 e por diante). A H1 é o título principal do conteúdo e deve conter a palavra-chave principal do texto que deseja ranquear.

Já a H2 e H3 são os subtítulos utilizados ao longo do conteúdo. É um ótimo espaço para colocar palavras chaves long-tail (palavras-chaves longas) para ranquear.

  • Otimização dos textos dentro das páginas contento palavras-chaves relevantes ao negócio

As palavras-chaves devem ser utilizadas ao longo do texto de forma consistente e homogênea. Além de estarem presente no conteúdo, também é preciso otimizar outras partes da página, como a meta-descrição e tags com palavras-chaves relevantes ao seu negócio.

  • Otimização para mobile

O tráfego mobile já é responsável por 55% das pesquisas no Google no Brasil, de acordo com dados do SEMRush. As técnicas de SEO básico segue as mesmas lógicas acima, mas é essencial que seu site seja otimizado para mobile para garantir uma boa experiência do usuário. Caso contrário, será refletido na taxa de rejeição do site.

  • Títulos das páginas e meta descrição

Os títulos das páginas são aquilo que aparecerá no resultado do Google. Tome cuidado para que o título fique atraente o suficiente para interessar o usuário. Geralmente, possuem entre 50 a 60 caracteres.

Já a meta descrição, é um resumo do artigo e deve ter entre 50 a 300 caracteres. Aparece logo abaixo do título e serve para mostrar o usuário o que o post irá abordar e as dúvidas que serão sanadas.

SEO básico para uma estratégia de marketing de conteúdo

Um dos pilares do SEO básico é ter uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Sem um conteúdo relevante, as chances de seus esforços em SEO darem certo são quase nulas. Por isto, anote nossas dicas para sua estratégia ser um sucesso.

Pesquisa de palavras-chaves antes de produzir conteúdos

A pesquisa de palavras-chaves é essencial para determinar o direcionamento do conteúdo. Há várias ferramentas – inclusive gratuitas – que irá lhe ajudar a encontrar as palavras-chaves certas. Alguns fatores devem ser levados em conta na hora da escolha, como o nível de concorrência e relevância do termo.

Explore ferramentas como Google Keyword Planner, SEMRush e Keyword Explorer. Uma rápida pesquisa será suficiente para analisar a palavra-chave e ver se ela é relevante. Ao pesquisar um termo, pegue também as sugestões, que serão estratégias para conteúdos futuros.

Conteúdos com mais de 1000 palavras

Atualmente, o tipo de conteúdo mais utilizado é aquele que possuem mais de 1000 palavras. Isso não é à toa, já que o texto maior ajuda na permanência do usuário no site, o que ajuda e muito a aumentar a relevância do conteúdo.

Para o Google, textos maiores tendem a conquistar as primeiras posições. Mas é preciso ter cuidado para o conteúdo não “encher linguiça” e se tornar irrelevante para o leitor. Dividir bem o texto e em parágrafos curtos, além de falar sobre temas relevantes, é a fórmula de sucesso para conteúdos com mais de mil palavras terem bom posicionamento.

Textos organizados em títulos e intertítulos

Os títulos e intertítulos ajudam na escaneabilidade do texto, facilitando a vida dos mecanismos de busca. É essencial separar o conteúdo por intertítulos, principalmente se ele tiver 1000 palavras ou mais.

O título (H1) e os intertítulos (H2, H3) são um ponto de referência para o buscador, que irá adicionar seu conteúdo em seu banco de dados. Com o texto organizado e dividido, o seu texto pode ser facilmente encontrado por vários termos e palavras-chaves.

Insira links internos e externos

Os links internos levam o leitor para outro conteúdo do seu site, e é uma ferramenta incrível para aumentar a posição do conteúdo e também para aumentar o tempo de permanência do usuário em seu site.

Os links externos também possuem a mesma lógica, mas é preciso ter cuidado para utilizar somente links de sites relevantes e direcionar o usuário para um conteúdo bom. Lembrando para tomar mais cuidado e não linkar o seu concorrente, ok?

Não cometa plágio

De forma ALGUMA cometa plágio e copie o texto de alguém, mesmo que for somente um trecho. Muitas pessoas fazem isto, sem ao mesmo citar as fontes de onde o conteúdo foi tirado.

Esta prática, além de ser antiética, irá gerar punições dos mecanismos de busca e colocar o seu texto nas últimas posições. Seja sempre original e utilize outros textos somente como base e inspiração para o seu.

Com todas essas dicas acima, sua estratégia de SEO básico irá garantir que seu site conquiste boas posições no Google e consequentemente, mais clientes! Lembre-se: não é uma estratégia imediatista, portanto, seja persistente e paciente!