Loading Posts...

A forma como as pessoas interagem com o conteúdo na internet mudou profundamente nos últimos anos. E estas mudanças geraram novas necessidades para as estratégias de marketing das empresas. E, entre elas, o SEO Local.

Estas novas formas de interação acompanharam a evolução das buscas sobre produtos e serviços através de celulares e em diversos locais. O próprio Google, por exemplo, atestou esta nova dinâmica das buscas por smartphones:

  • 69% das pessoas que viajam a lazer, buscam por ideias de passeios em seus smartphones, nos momentos livres da viagem;
  • 91% dos usuários de smartphones buscam por informações em seus celulares, enquanto realizam outras atividades;
  • E, 82% dos usuários de smartphones fazem buscas em seus aparelhos, enquanto estão em uma loja, decidindo o que comprar.

Novas tendências que criaram estratégias também novas. Entre elas, o SEO Local, que não pode mais ser ignorado pelas empresas que buscam vender mais.

Neste artigo, você irá aprender mais sobre a estratégia de SEO Local. Saiba o que é, sua importância e como aplicá-la para gerar mais vendas. Confira!

O que é SEO Local

O SEO, sigla para Search Engine Optimization (em tradução, Otimização para o Mecanismo de Busca), consiste em estratégias para a otimização das páginas de um site para que ele alcance melhores posições orgânicas nos mecanismos de busca.

Okay, mas e o SEO local? Essa técnica permite que a estratégia de marketing seja otimizada de acordo com a localização dos usuários.

Por exemplo, quando alguém busca por “pizzaria” no celular, o Google indica os estabelecimentos mais próximos do local de onde o usuário está fazendo a busca.

Da mesma forma, se a busca for ainda mais especifica, como “pizzarias no centro de belo horizonte”, os resultados tendem a ser ainda mais geolocalizados. Ou seja, só serão exibidos os estabelecimentos desta região da cidade.

Neste sentido, o SEO Local é uma aliança do SEO com o Geomarketing, permitindo a otimização de buscas a partir da localização geográfica. Dessa maneira, os mecanismos apontam resultados mais relevantes e precisos aos usuários que realizam buscas.

Por que usar SEO Local

O principal ponto do SEO Local é ser um facilitador para os usuários. Ele apresenta resultados mais assertivos para as buscas que eles reallizam. No entanto, para as empresas, o SEO Local também é um fator muito atrativo e que reforça as estratégias de marketing.

Veja o vídeo produzido pelo Google, que explica muito bem a função do SEO Local:

A função do SEO Local vai de acordo com a forma natural com a qual as pessoas buscam informações para as suas atividades diárias. E, se antes essa busca era feita com moradores ou trabalhadores locais, hoje ela é feita pelo próprio celular.

A necessidade por informações geolocalizadas não é nova. A novidade é a forma e a ferramenta que as pessoas usam para procurar informações. Por isso, adotar estratégias de SEO Local irá permitir ao seu negócio:

a) Ser encontrado mais facilmente pelo seu público

Pensando na forma como o seu público procura informações, você será capaz de direcionar as estratégias de marketing para atrair mais pessoas nas regiões próximas ao seu negócio.

Pense, por exemplo, em negócios mais localizados, como mecânicas de automóveis. Quando alguém tem um problema com o carro e busca por um mecânico, prioriza aqueles que estão mais perto.

Por isso, é muito importante que os usuários sejam capazes de ver a sua empresa entre os primeiros resultados quando fizerem uma busca geolocalizada no Google.

b) Aumentar as vendas

Pensando ainda no exemplo da mecânica de automóveis, o SEO Local fará com que a empresa venda mais. E o mesmo raciocínio é válido para qualquer negócio em que a localização da empresa seja um fator importante para a decisão de compra.

Ser encontrada mais vezes nas buscas do Google garante mais visibilidade para a empresa. Consequentemente, aumenta as oportunidades de vendas, ao atrair mais clientes em potenciais para os canais de venda.

O que somente é aumentado quando se tratam de buscas geolocalizadas. Afinal, elas tendem a apontar um interesse de compra mais imediato por produtos de empresas que estão próximas a quem os busca.

c) Fazer um investimento digital mais assertivo para negócios locais

Negócios locais são aqueles nos quais o cliente reside em uma região próxima à da empresa. Para estes negócios, não vale a pena investir em estratégias de marketing a nível nacional. Afinal, a decisão de compra do cliente também passa pela localização da empresa.

Por exemplo, imagine que uma pessoa está procurando no Google um lugar para almoçar no Rio de Janeiro. A maioria dos resultados apontam para outras cidades, como Cuiabá, Florianópolis ou Belo Horizonte. Nada útil, não é mesmo?

As pessoas estão o tempo todo procurando no Google por locais que estejam próximos de sua residência ou trabalho. Seja um banco, local para comer, comprar algum produto ou adquirir qualquer outro tipo de serviço.

Por isso, as empresas que apostam e investem em estratégias de SEO Local tem maior assertividade, em termos financeiros, com melhor retorno sobre o investimento realizado.

d) Ter uma posição de destaque no meio digital

Estar entre os primeiros resultados da busca orgânica é obsessão de quase todas as empresas. Isto aumenta a confiança do consumidor na marca e faz com que a percepção de valor da mesma também cresça.

E, com o SEO Local, a empresa consegue ganhar mais relevância entre aqueles mais propensos a comprar: os seus vizinhos. O que reforça a posição da empresa no ambiente digital, se tornando um verdadeiro e efetivo canal de aquisição de novos clientes.

Como colocar o SEO Local do seu negócio em prática

Agora que você conhece a importância do SEO Local e está pronto para começar a utilizar este conceito na estratégia de marketing digital da sua empresa, é hora de aprender como implementar o SEO Local, na prática.

A seguir, selecionamos 4 dicas para que você comece a direcionar o site de seu negócio para ser uma referência local, para os clientes próximos de sua empresa.

1. Otimize seu site

Esta é uma dica que vale tanto para o SEO tradicional, quanto para o SEO Local. Para atrair e reter visitantes em seu site, conseguindo as primeiras posições do Google, é preciso que o site de sua empresa esteja otimizado.

Isto significa trabalhar o site para que ele seja agradável ao usuário e amigável aos “olhos” do algoritmo do Google.

Para isso, trabalhe o SEO on page de seu site, otimizando as páginas que o seu usuário irá visitar, com textos que contenham as palavras-chaves relevantes ao seu ramo e imagens que também contenham as keywords em seu título e descrição, além de outras técnicas.

Também deixe a sua página otimizada para ser acessada por celulares. Este é um aspecto fundamental, dado que boa parte das buscas e acessos ao site de sua empresa deverão ser realizados através de smartphones.

No tocante ao SEO Local, é importante tratar aspectos como uma página de contato simplificada, com informações como o endereço e o telefone de sua empresa. Dados que ajudam o buscador do Google a entender em que região a sua empresa fica.

2. Crie o Google Meu Negócio

Outra dica muito valiosa, para o SEO Local de seu negócio, é criar a página de sua empresa no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita e funcional do Google, que é gerenciada pela própria empresa, com o objetivo de atrair novos clientes.

Com a ferramenta, a sua empresa poderá divulgar informações mais detalhadas sobre aspectos como horário de funcionamento, endereço, produtos vendidos, entre outros pontos.

3. Reforce sua presença em outras redes sociais

O SEO Local, no entanto, não se restringe apenas ao buscador do Google. Afinal, as buscas dos usuários também não se restringem a ele.

Por isso, também destaque a presença regionalizada de sua empresa, em redes sociais como o Facebook e o TripAdvisor. Por lá, os usuários irão procurar e conhecer empresas que estejam próximas a eles quando buscarem informações sobre os produtos ou serviços que desejam nas redondezas.

4. Recolha avaliações positivas

Outro aspecto importante para a implementação do SEO Local são às avaliações que os usuários irão ver durante as pesquisas.

Estas avaliações são deixadas por consumidores que passaram pela empresa recentemente. E é fundamental deixar esta opção habilitada na página da empresa no Google Meu Negócio.

Os consumidores que buscarem informações a respeito de seu negócio tendem a ter a percepção afetada a partir das opiniões dos clientes anteriores, sejam elas negativas, ou positivas.

Por isso, procure incentivar que seus clientes realizem avaliações sobre o seu negócio e deixem depoimentos. Porém, não “force a barra” para uma avaliação positiva, afinal, a melhor avaliação serão as positivas que tenham surgido a partir de uma boa experiência que o cliente teve com a sua empresa.

Conclusão

O comportamento de busca dos usuários no Google evolui a cada dia. E, com esta evolução, novo desafios e oportunidades surgem para as empresas. O SEO Local é uma destas novas tendências de marketing digital que marcas não podem mais negligenciar.

Com os smartphones, as buscas por informações sobre produtos ou serviços se tornou ainda mais dinâmica e instantânea. E a sua empresa não pode perder a oportunidade de aparecer entre as primeiras opções destas buscas.

Para continuar aprendendo sobre o conceito de SEO Local e como ele ajuda a sua empresa vender mais, conquistando novos clientes, leia agora o artigo que preparamos sobre o Geomarketing, a estratégia de marketing que está por trás do SEOI Local e é fundamental para qualquer empresa.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!