VidMonsters
Por VidMonsters

Tudo que você precisa saber sobre o set de gravação

VidMonsters
Por VidMonsters

Hoje falaremos sobre um dos aspectos mais importantes ao produzir um vídeo, talvez o mais global de todo esse processo: o set de gravação.

Quando vemos um vídeo, pode parecer muito fácil só posicionar a câmera e ver os apresentadores gravando. Mas nem sempre imaginamos o que pode estar por trás de toda essa produção!

Se for um filme, por exemplo, pode haver de dezenas a centenas de funcionários fazendo tudo acontecer! Já um vídeo para a internet, pode ter uma pequena equipe de produção.

Há um mundo de regras e hierarquias dentro do set, que possibilitam o vídeo ser produzido. Você deve segui-las bem para que tudo saia como o esperado no dia da filmagem, da melhor maneira possível!

Quer saber tudo sobre um set de gravação? Então continue lendo!

O que é o set de gravação

“Set”, do inglês, significa conjunto. Portanto, um set de filmagem seria o conjunto dos elementos necessários para uma filmagem. Mais especificamente, o set é o ambiente onde o vídeo será gravado, o lugar onde ele realmente acontece.

Nesse espaço, todo o trabalho em equipe deve ser harmonioso e coeso. Cada um deve cumprir a sua tarefa para que tudo possa funcionar direito, e as gravações correrem de acordo com o previsto.

Por isso, deve ser um ambiente tranquilo, para que não hajam complicações. Não importa se é um vídeo simples ou mais complexo. Se são 10 ou 100 pessoas no set.

Equipe de filmagem

Agora, tenha em mente que cada uma dessas pessoa no set tem uma função fundamental. Existe uma hierarquia entre os funcionários, como o diretor e o assistente de direção, mas a posição deste último não deixa de ser essencial para o todo

Assim, é necessária a colaboração e a preparação de todas as pessoas que estão presentes no local. Pois, em conjunto, formam uma equipe. A produção de um vídeo é um trabalho coletivo.

Vamos falar sobre a função de cada funcionário, de suas funções e responsabilidades, no set de gravação, dividindo por área de atuação.

a) Direção

Diretor: é o chefe do estúdio. É o responsável pelo ritmo da ação, da ambientação, da parte artística e do visual do filme. É ele quem deve ter uma relação com os atores, para explicar-lhes os personagens, as falas e as ações nas cenas.

film scene GIF by Alexander IRL

Assistentes de direção: realizam algumas funções técnicas do diretor, fazendo o elo com a produção. O 1ª assistente deve unir-se ao gerente de produção e repassar vários pormenores a todas as equipes, mantendo o vídeo dentro do prazo.

Já o 2º também auxilia no cumprimento do prazo e deve estar pronto para qualquer atraso. Da mesma forma, costuma gerenciar o elenco.

b) Som

Um engenheiro de som verifica a captação dos efeitos sonoros e dos diálogos. Trabalha com técnicos, assistentes e microfonistas. Este se encarrega de instalar os microfones em cena.

c) Fotografia

Diretor de fotografia: define o tipo de iluminação que será usado no set, as lentes das câmeras,  as movimentações e os enquadramentos usados.

Operador de câmera: assiste ao diretor de fotografia. É quem faz a filmagem, propriamente dita.

d) Arte

Diretor de arte: é o encarregado do visual do vídeo. Cuida de elementos como cores, cenografia, figurino e maquiagem.

Por isso, precisa da ajuda de assistentes de direção de arte, figurinistas, maquiadores e cenotécnicos, que é quem constrói o cenário.

A direção de arte trabalha diretamente com a de fotografia, porque ambos tratam sobre a imagem das filmagens.

e) Produção

Gerente de produção: toma conta da logística de tudo, de toda a organização prática da gravação. São suas preocupações os mínimos detalhes, como aluguel de equipamentos, salários, orçamento, cronograma, entre outros.

Este é o profissional que vai certificar que tudo está em seu devido lugar.

Para dar conta de toda a burocracia que pode envolver uma filmagem, acaba precisando de outros produtores e assistentes.

f) Elenco

Por fim, as estrelas do vídeo! São os que aparecem nas telas e mostram todo o resultado final de tanto esforço: atores e figurantes.

Mas quem faz as audições para escolher os atores certos para os papeis é o diretor de elenco.

Lendo até aqui, você deve estar pensando que, para a sua gravação de vídeo marketing, você definitivamente não precisará de tantas pessoas!

Mas vale deixar claro que, mesmo sendo uma produção menor, todas essas tarefas, que são essenciais, podem ser distribuídas entre o pessoal disponível. Não tem problema! Contanto que todas as responsabilidades sejam cumpridas.

Tudo que deve ter no set de gravação

Além das equipes, há alguns itens que você não pode esquecer de checá-los, porque devem constar no set de gravação.

Preparamos uma lista:

  • Câmera; sem ela, como haverá gravação?
  • Luzes; a iluminação, ou falta dela, pode comprometer seriamente na qualidade da imagem.
  • Microfone; para que o áudio seja bem captado e para que possa ser ouvido com clareza e qualidade.
  • Figurino; saiba como vestir-se adequadamente à história que está sendo contada.
  • Elenco; certifique-se que todo o elenco chegue a tempo para se preparar para a filmagem.
  • Claquete; é aquela placa que é batida no começo de cada cena. É importante para a demarcação de cada cena, facilitando a pós produção; isto é, a edição.
  • Objetos de cena; compõem o cenário, e podem ser relevantes para o objetivo que você quer passar com o vídeo.
  • Lanche para a equipe; manter todos bem alimentados é uma questão necessária para o bom seguimento da gravação. Deixe uma mesa com água, café, sucos, frutas, etc. Atente-se se há alguém com restrições, como intolerância à lactose, vegetarianos, etc.
  • Cadeiras; pois nem todos estarão trabalhando o tempo inteiro; podem precisar descansar em algum momento.
  • Objetos de escritório; como papeis, pranchetas, fita crepe, etc: para a parte burocrática, como assinaturas, preencher formulários…

4 dicas para a hora de gravar

Existem algumas boas práticas para o momento da filmagem, que podem ser vistas quase como regras de etiqueta em um set de gravação.

1. Manter o silêncio

Durante a gravação, ruídos externos não podem sair no áudio do vídeo, principalmente porque microfones são potentes e captam qualquer barulho que venha de fora.

Quiet Alan Rickman GIF

E editar ou tratar esses ruídos é um trabalho que pode ser evitado.

2. Não usar o celular

Novamente, é importante manter uma boa postura no set.

Hold Please One Second GIF

O motivo de não usar o celular é que pode haver interferências elétricas, e o vibratório pode chamar a atenção e desconcentrar a equipe.

Além de que você deve prestar atenção no seu trabalho.

3. Não interromper a gravação se não for uma emergência

Porque, dependendo da cena que estiver sendo gravada, pode ser preciso começar tudo do zero!

Encontrar um ponto de corte para as cenas, na hora da edição das filmagens, não é tão simples quanto parece. Não é à toa que se utiliza a claquete para definir o início e o fim de cada cena.

Mas caso seja uma emergência, não hesite, até porque há caso que podem comprometer o bem-estar de todos que estão presente.

4. Verificar o funcionamento de todos os equipamentos

Para que tudo saia como o esperado, seguindo o prazo e sem maiores complicações, tudo deve estar funcionando. Por isso, tome um tempo antes com cada profissional para verificar os equipamentos.

Frustrated Web Series GIF by Spook Squad

Também, transporte-os com cuidado, para que nada seja danificado. Use da ajuda de profissionais de transporte de produções audiovisuais.

São muitos aspectos a serem levados em conta na hora de se produzir um vídeo de qualidade, e o set de gravação abrange todos eles. Você já deve conhecer alguns, mas sabe tudo sobre iluminação para fazer um vídeo impecável? Se ainda não, não deixe de ler nosso artigo!