VidMonsters
Por VidMonsters

Crie uma apresentação de impacto com slides para Webinar

VidMonsters
Por VidMonsters

Os Webinars definitivamente vieram para ficar e já alcançaram seu espaço na estratégia de Vídeo Marketing das empresas. E, para fazer as suas apresentações se destacarem, construir slides para Webinar que causem impacto é fundamental.

Afinal, é através dos slides que a audiência acessará o conteúdo que a sua empresa quer passar. Os slides irão ser o material direto pelo qual o público irá ler, analisar e compreender os dados, textos e imagens que se relacionam ao tema do seminário.

Portanto, é preciso muita atenção e cuidado com os slides para Webinar. Nesse sentido, confira neste artigo como criar slides de impacto para o seu evento. Vamos nessa?

Importância dos slides no webinar

A boa construção dos slides para Webinar é uma parte fundamental para o sucesso do evento. E, por isso, é uma tarefa que deve ser pensada e realizada com muito cuidado.

Por meio de slides bem produzidos e com um design criativo, é possível fortalecer a autoridade da marca. Além disso, os slides também transmitem a sensação de qualidade, cuidado, profissionalismo e segurança.

Mas não basta produzir os slides para Webinar de qualquer jeito. A maneira como o conteúdo é apresentado é fundamental para a absorção das informações e percepção da marca pelo público.

Desta forma, os slides para Webinar funcionam como diferenciais. Eles ajudam a manter a consistência da marca de sua empresa, passando a ideia de uma aparência profissional,envolvendo a audiência.

Eles também ajudam na dinâmica de do Webinário. Já que, com eles, fica fácil relacionar os temas da apresentação com reunindo dados, imagens e vídeos dos seus produtos e serviços.

Por isso, criar slides para Webinar visualmente atrativos e que relacionam os dados e informações sobre o seu negócio é fundamental para o sucesso do seu evento.

8 dicas para criar slides para webinar incríveis

Preparar uma apresentação de slides visualmente atrativos e com dados e informações relevantes não é tão difícil quanto parece. Basta planejar corretamente todo o conteúdo, pensando sempre na melhor experiência do usuário.

E para ajudar você, separamos algumas dicas para preparar ótimos slides para Webinar.

1. Elabore um roteiro para a sua apresentação

O roteiro para Webinar é um aspecto fundamental, na construção de bons eventos. Afinal, é através do roteiro que você irá compor as informações textuais, numéricas e visuais que irão complementar o que irá falar.

É através do roteiro que você conseguirá relacionar os tópicos do Webinar. Algumas dicas para tornar o conteúdo dos slides para Webinar mais atrativo são:

  • Procure deixar os slides com o menor número de palavras o possível, relacionando os assuntos em bullet-points ou palavras e imagens que se relacionem ao tema ;
  • Evite textos longos ou técnicos demais, utilizando recursos gráficos para traçar a mudança de assunto;
  • Em seu roteiro, imagine como as imagens e vídeos irão se relacionar com o que você irá falar.

2. Entenda como conversar com a audiência

Cada empresa possui uma maneira de se comunicar com o seu próprio público. Seja um tom mais formal ou mais informal, mais sóbrio ou divertido. A empresa precisa saber a melhor forma de se comunicar com o público.

O importante é manter uma consistência entre o tom do texto e a forma visual com a qual ele é transmitido através dos slides para Webinar preparados.

O uso de metáforas e técnicas como o storytelling, desde que auxiliadas pelos slides, podem transformar o seu Webinar em um verdadeiro sucesso. Esses recursos aumentam o engajamento e envolvimento do público com a sua marca.

3. Escolha a melhor ferramenta

Para a construção dos slides para Webinar, é preciso utilizar alguma ferramenta que permita criar apresentações com facilidade. O serviço precisa reunir opções para criação gráfica, além de ser compatível com diferentes formatos de conteúdo.

Existem programas como Power Point (o mais popular para criação de slides), Google SlidesPrezi, que apresentam os recursos necessários para a criação de apresentação de qualidade.

webinar

4. Crie um modelo de layout único

Para empresas que planejam realizar uma série de webinars em sua estratégia de Vídeo Marketing, a adoção de um modelo de layout único pode ajudar a melhorar a percepção da marca.

Ferramentas como o Adobe Illustrator e o Photoshop permitem criar um layout mais atraente e com um design profissional. Também existem opções gratuitas, como o Pixlr, Gimp e Inkscape.

Lembre-se sempre de manter o layout dos slides para Webinar coerentes com a identidade visual da marca. Dessa maneira, você colabora para o fortalecimento da imagem da empresa.

5. Use as cores e estilo visual da marca

Outro aspecto importante para a construção do estilo visual dos slides para Webinar de sua empresa é a definição das cores que serão utilizadas.

Se a sua empresa tiver uma paleta de cores já definida, ela deve ser adotada no estilo dos slides. Assim, a apresentação irá automaticamente remeter à marca de sua empresa.

É importante que as cores escolhidas para os slides para webinar de sua empresa sigam alguns caminhos:

  • As cores utilizadas precisam ser harmônicas, evitando incomodar e distrair o espectador;
  • Elas devem permitir que os textos sejam lidos com clareza;
  • Elas também devem ser consistentes durante a apresentação, não mudando sem motivo.

Lembre-se que, de acordo com a psicologia das cores, cada tom é capaz de transmitir e estimular sensações e sentimentos no público. Portanto, escolha as cores com cuidado.

6. Pense na tipografia e tamanho das fontes

A fonte que você utilizar nos slides para Webinar de sua empresa também faz toda a diferença.

A tipografia precisa ser coerente com a imagem que a marca procura passar. Além disso, elas devem facilitar a vida da audiência, para não atrapalhar a leitura e compreensão do conteúdo.

Por isso, um caminho de segurança é utilizar uma fonte única durante toda a apresentação. Inclua variações apenas em momentos específicos para destacar alguma frase ou mensagem, por exemplo.

7. Edite imagens, ícones e animações

O uso de elementos gráficos, como imagens e animações, em sua apresentação também é uma escolha que deve ser tomada com cuidado.

As imagens utilizadas devem estar relacionadas com o conteúdo do seminário. Elas podem dar um dinamismo interessante aos slides para Webinar e também podem ser utilizadas para pausas e transições de temas e conteúdos.

Mas elas também precisam estar relacionadas com o estilo de linguagem e a imagem da marca. Afinal, uma imagem com tom mais colorido em uma apresentação com cores mais simples pode causar estranhamento.

8. Salve o arquivo no formato correto

Um momento importante, na hora de criar os slides para Webinar, e que é negligenciado por muita gente, é o salvamento correto dos slides.

Nesse momento, é importante escolher um formato que permita repassar a apresentação para a audiência após a transmissão. Os mais comuns são .pptx e .pdf.

Não adiantará, por exemplo, salvar o arquivo em um formato que necessita de um programa muito específico para ser acessado.

Quais são os cuidados necessários

Além dos cuidados visuais com os slides para webinar, é preciso também estar atento à finalização do conteúdo. Por isso, confira alguns cuidados que você ter, ao compor os slides para webinar, nas apresentação de sua empresa:

  • Quantidade de conteúdo por slide: Um erro comum em slides para webinar é colocar textos longos. Porém, o ideal é que elementos textuais sejam utilizados apenas para destacar elementos importantes da apresentação.
  • Revise todo conteúdo mais de uma vez: Revise o seu conteúdo algumas vezes a procura de erros ortográficos, assuntos cronologicamente colocados de modo incorreto, imagens mal recortadas, entre outros aspectos que podem atrapalhar a apresentação.
  • Tenha um slide de apresentação: Ao iniciar a apresentação do webinar, uma dica muito valiosa é dedicar um slide apenas com dados sobre você e sua empresa, tais como contato, site e telefone. Este slide poderá ser repetido, também, ao final da apresentação.
  • Coloque um slide com a agenda: Uma forma de organizar os slides para webinar e permitir que a audiência se planeje, é incluir uma espécie de sumário, com os principais pontos abordados e as atividades que serão realizadas.
  • Tome cuidado com efeitos e transições: Imagine você falando de um tema e, de repente, o slide muda. Por isso, a transição dos slides deve ser muito bem cronometrada ou mesmo deixada em modo manual.
  • Evite o uso do recurso autoplay nos vídeos: No caso de vídeos, a mesma lógica também é válida. Deixe o início da execução de eventuais vídeos no Webinar de modo manual.
  • Treine as falas com os slides prontos: Ao finalizar a criação dos slides para Webinar de sua empresa, treine a apresentação. Assim, você poderá ver quais pontos não estão se encaixando, eventuais erros na apresentação ou mesmo momentos nos quais poderá encaixar uma interação com o público, por exemplo.

Conclusão

Como você viu, os slides para Webinar podem ajudar a sua empresa a engajar ainda mais o público, fortalecendo a autoridade da marca. Mas não para por aí.

Um dos principais objetivos de um webinar é gerar leads ou mesmo clientes para a sua empresa. Por isso, ao final do webinar, dedique um slide ou mesmo alguma parte da apresentação, para um Call to Action que direcione a sua audiência, para a ação que você deseja que ele tome.

E para ter resultados ainda melhores com o seminário, estimular a audiência a realizar uma ação é fundamental. Por isso, aprenda como inserir CTAs diretamente em seus vídeos e aumente a sua conversão!