VidMonsters
Por VidMonsters

Conte boas histórias e engaje a audiência com o Storytelling para Webinar

VidMonsters
Por VidMonsters

Prender a atenção da audiência é um desafio para produtores de conteúdo em vídeo. Ainda mais com milhares de concorrentes disputando o mesmo público-alvo na rede. Felizmente, existem diversas opções para se destacar nesse ambiente. E entre elas está o storytelling para webinar.

Quando você consegue contar histórias atraentes e chamativas, mesmo durante a sua transmissão ao vivo, o público consegue se identificar com mais facilidade com o conteúdo apresentado. E com isso, facilita o engajamento, humaniza a marca e aumenta a fidelização de clientes.

Quer aprender como fazer um storytelling de sucesso para webinar? Então, continue a leitura do post e se destaque dos concorrentes!

Use storytelling para webinar

Já não é segredo que os vídeos são muito consumidos pelas pessoas. E, o webinar tem se mostrado eficiente como estratégia de marketing digital. Unir o storytelling ao webinar é uma excelente ideia, visto que, esses vídeos promovem o engajamento da sua audiência através da identificação com sua marca.

1. Aumenta o engajamento

O ser humano tem a característica de se interessar por boas histórias. Quando o usuário se identifica com o que foi contado, ele compartilha o conteúdo e aumenta a visibilidade da sua marca.

O storytelling aumenta o nível de interação que pode ser medido pelos comentários e pedidos de informação. As histórias podem ser adaptadas para qualquer assunto. Seu webinar é um tutorial? Conte um caso onde o “herói” ao usar seu produto/serviço se deu bem.

Mas, e se o webinar for uma entrevista ao vivo? Também não tem problema. Peça ao especialista convidado que conte um pouco da trajetória de sucesso dele. Ele deve mostrar as dificuldades que encontrou durante a jornada e como superou tudo.

2. Fortalece a relação com o público

Novamente vamos falar da identificação da audiência com o que foi contado. O visitante da página verifica que o personagem vive situações muito parecidas com as da sua vida. Os problemas enfrentados pelo seu cliente e o “herói” da sua história são próximos, se não forem iguais.

Por fim, o público descobre que o problema tem solução. A audiência vai consumir os produtos que produzir e se transforma em um lead. Além disso, ele indica sua marca para potenciais leads.

Os espectadores ficam online no webinar por mais tempo quando estão curiosas para saber o desfecho de um conto interessante. Portanto, mantenha essa expectativa sem se tornar cansativo. Uma dica importante é se colocar no lugar do visitante e tentar sentir o que ele sente.

3. Cria conexões profundas

O objetivo das empresas é transformar os leads em conversões, certo? Portanto, observe que ao inserir o storytelling no seu webinar, o número de conversões dará um salto. O resultado será melhor ainda se seu webinar for perpétuo.

A concorrência no mundo digital é muito maior que no físico, visto que as pessoas não precisam se deslocar para fazer uma pesquisa dos produtos que deseja comprar. Por causa disso, a fidelização do cliente se faz importante.

Para um storytelling de sucesso no vídeo marketing, o primeiro passo é se colocar no lugar do consumidor. Perceba seus problemas de um jeito profundo e faça uma análise de como a vida das pessoas vai melhorar ao adquirir seu produto.

Perceba que as histórias estimulam o público a se identificar com a marca. Mas, essa é uma via de mão dupla, pois você também consegue identificar e segmentar sua audiência.

4. Humaniza a marca

Geralmente, as pessoas não gostam de ser atendidas por máquinas, elas desejam que os sentimentos estejam envolvidos no instante do serviço. Elas necessitam que seus problemas sejam compreendidos por seres humanos. E, a humanização da marca ocorre com a construção de um relacionamento.

Ao utilizar o storytelling para webinar, você conta uma história na qual o usuário se identifica. Ele entende que você realmente se preocupa com as dificuldades da vida dele e quer resolvê-los. Esse sentimento é o que torna sua marca mais humana, mais próxima e atenciosa ao público.

A partir disso, sua empresa se transforma em referência no mercado e será indicada a outros usuários justamente por ter essa característica.

Com o passar dos anos as empresas têm se preocupado cada vez mais com a experiência do usuário em relação à sua marca. O negócio não gira apenas em torno de compra e venda. Pode existir uma causa ou ideal envolvido.

5. Ajuda a fidelizar os clientes

É muito mais fácil fidelizar clientes com o uso do storytelling em seu webinar. O objetivo dessa estratégia é impactar a audiência ao criar sensações de alegria, perplexidade e prazer. Assim, será possível estabelecer um vínculo mais próximo e como resultado conquistará a fidelização do cliente.

É mais fácil assimilar as emoções através de um vídeo, se comparar com um texto. É verdade que produzir vídeos é mais trabalhoso do que criar um conteúdo escrito. Porém, o resultado obtido com o webinar é bastante positivo para seu negócio. Então, dedique-se e crie conteúdos interessantes para seus webinars.

Aplique o storytelling para webinars

Para criar um storytelling de sucesso, você deve preparar um roteiro para o seu seminário.

Pergunte-se: “Qual é o objetivo desse vídeo?” “Qual será o ponto alto da apresentação?” “Existe veracidade dos fatos contados?” Seja realista e acolhedor ao mesmo tempo, sua audiência vai ter confiança no que conta.

Não produza webinars com informações mentirosas para melhorar a imagem da sua marca. O efeito gerado pode ser o contrário do esperado. Como já dissemos anteriormente, as pessoas têm mais acesso às informações por causa da internet. Portanto, o que você disser será checado rapidamente.

1. Crie uma história ao redor de algum personagem

Para alcançar o objetivo desejado no vídeo marketing usando o storytelling, você precisa conhecer muito bem a sua persona. Somente quando estiver com um nível de entendimento alto, vai produzir uma história marcante e envolvente.

Quando abriu seu negócio, você dedicou tempo para estudar e pesquisar o público alvo. Agora, para produzir o storytelling terá que se empenhar mais uma vez.

Uma das principais perguntas a ser respondida nessa nova pesquisa é: “O que mudou na vida da persona ao consumir seu produto?” A resposta dessa questão será o ponto alto da trajetória da personagem.

Portanto, para montar a personagem da sua próxima história, reflita sobre os seguintes aspectos:

  • Quem é a sua persona?

  • Como é seu ambiente de trabalho?

  • E o ambiente familiar?

  • Quais são os problemas enfrentados por ela?

  • Quais são as dificuldades decorrentes desse problema?

  • Seu produto pode ajudar essa pessoa? Como?

  • A vida da pessoa se transforma após adquirir seu produto. De que forma isso acontece?

Quando essas perguntas estiverem respondidas, além de criar a personagem, será capaz de montar um ambiente para ela. Também será possível mostrar o cotidiano dessa pessoa, que pode ser fictícia ou não, e incluir as dificuldades enfrentadas.

2. Tempere a história com um pouco de tensão

Você gosta de ouvir uma história apática em que já sabe o final desde o início? Provavelmente não. Por outro lado, o que sente quando escuta uma boa piada? Bem provável que seja alegria, dando muitas risadas. E qual a diferença entre os textos? Será que é o assunto? Na verdade não. O diferencial é o suspense criado no ouvinte.

Quer aumentar a expectativa da sua audiência? Então, mostre aquele momento em que a personagem descobre que o problema dela tem solução. Esse é o instante da virada, onde o público torce para que tudo dê certo.

Não perca o fio condutor da narrativa, não prolongue demais a curiosidade do público. Mostre qual o caminho a personagem seguirá. Será que é agora que ela vai adquirir seu produto?

3. Durante a apresentação, oscile entre o problema e a solução

Ouvir uma narração que só mostra problemas é cansativo. Para evitar essa situação, mescle na sua apresentação, momentos com dificuldades da personagem com aqueles em que ela chega bem perto de resolver tudo.

Essa oscilação fica mais parecida com a realidade e o usuário se identifica com a marca. A relação entre vocês, será de maior confiança e se torna mais próxima. Por outro lado, se resolver rapidamente as dores de sua personagem, você não vai chamar a atenção de sua audiência.

Equilíbrio é a palavra-chave nesse caso. É a identificação com sua marca que faz o visitante voltar à sua página e indicá-la a outras pessoas.

4. Finalize com o mundo mágico que a sua solução oferece

Chegou o grande momento! O final da história deve atender os anseios do público e transformar a vida da personagem. Em geral, o storytelling não é comercial, ou seja, não tem o objetivo de vender algo diretamente. Mas, o desfecho da história pode conter uma chamada para a sua marca.

Você pode usar um slogan ou pequenas frases que convidem o usuário a realizar outra ação depois da história. Lembre-se o CTA deve ser instigante. Use as seguintes chamadas:

a) Assistir outro vídeo do blog

O estímulo para que o usuário assista outro vídeo do seu blog aumenta a linkagem interna e melhora a posição da sua página nos buscadores. Sempre indique conteúdos que estão dentro do segmento dessa lead.

b) Se inscrever na newsletter

Esse CTA é responsável por gerar mais leads e melhorar o relacionamento com o público. Esse usuário tem interesse nas soluções que você propõe para as dores dele.

c) Compartilhar nas redes sociais

Essa é uma chamada que aumenta o tráfego e o engajamento da sua audiência.

d) Seguir nas redes sociais

Esse Call to Action promove uma melhora do relacionamento com a audiência, já que o usuário receberá diversos conteúdos.

e) Baixar material

Esse CTA aumenta o número de downloads e ajuda o visitante a resolver seus problemas. Essa estratégia é importante quando se trata de meio ou fundo de funil.

f) Responder uma pesquisa

Essa ferramenta é uma excelente estratégia para seu negócio, já que com ela é possível segmentar as leads e selecionar os conteúdos que estarão disponíveis.

Conclusão

Como pode perceber, os vídeos são uma boa estratégia para engajar sua audiência. E quando utiliza o storytelling para webinar, as chances de aumentar o tráfego e o relacionamento com os usuários aumentam consideravelmente.

As pessoas gostam de ouvir boas histórias e se identificam com elas. Ganhe autoridade e humanize sua marca utilizando as informações disponibilizadas no texto acima.

Agora que aprendeu um pouco mais sobre storytelling para webinar, não pare por aí. Clique aqui e descubra como elaborar um roteiro matador para o seu seminário online.