VidMonsters
Por VidMonsters

Como fazer sucesso na internet: a verdade por trás das celebridades e vídeos virais

VidMonsters
Por VidMonsters

Como fazer sucesso na internet? Como atingir um milhão de seguidores?

Essas, entre outras perguntas, rodeiam a mente de marcas e profissionais que querem construir uma reputação no meio online.

Um conteúdo viral é aquele que gera muitos likes, comentários, compartilhamentos e faz outros sites falarem dele. Esse tipo de conteúdo pode fazer com que uma pessoa se torne conhecida e até famosa na internet.

Porém, há muitos mitos por trás disso tudo.  Histórias de pessoas que começaram “como quem não queria nada”, outras que acreditam que tudo não passou de sorte ou que o meio onde você está inserido e os contatos que você tem são decisivos para se ter sucesso na internet.

É verdade que muitos casos como esses, mas um conteúdo viral só vai manter uma pessoa ou marca no topo se o que ela tiver para mostrar e falar depois disso for relevante. A maioria, que quiser se destacar nesse meio, precisa criar estratégias,  ter foco,  planejamento e trabalhar muito. Sabe por quê?

Nem tudo é o que parece

Um conteúdo viral conta com características que atraem a atenção do público; cativam e fazem com que o receptor queira compartilhá-lo com outras pessoas.

De acordo com o site Viver de Blog, essas características são: engraçado, incrível, inacreditável, emocional, dramático, embaraçoso, útil, bonitinho ou fofo, divertido, provocativo, está de acordo com a nossa visão de mundo, faz pensar, não é coberto pela mídia comum, faz alguém sorrir.

Um único conteúdo não precisa ter todas essas características, mas se tiver uma ou alguma delas já tem grandes chances de se tornar viral.

Quando uma marca quer desenvolver um conteúdo para fazer sucesso na internet, ela deve criar, de forma estratégica, um conteúdo que o público-alvo se identifique, que emocione, que tenha objetivo de ajudar alguém ou que tenha uma moral por trás da história.

Campanhas de vídeos virais que fizeram sucesso na internet

1. Coca-Cola

A Coca-Cola tem vários cases de conteúdos virais. Um deles, é o caminhão da Caravana de Natal da marca, que todos os anos visita uma lista de cidades. Essa ação, deixou de ser apenas um conteúdo de sucesso na internet e se tornou algo muito maior, pois faz com que as pessoas saiam de casa para acompanhá-la.

Outra ação de sucesso na internet, promovida pela marca, foi a Máquina da Felicidade da Coca-Cola. A ação aconteceu em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Nessa campanha, quando uma pessoa comprava a bebida, em uma de suas máquinas não saía uma, mas sim várias cocas e podia sair até outros presentes.

O vídeo oficial da ação teve mais de 8 milhões de visualizações.

2. Porta dos Fundos e Spoleto

Por muitos anos, o Porta dos Fundos foi o maior canal do YouTube no Brasil. O que também representa uma característica dos conteúdos que fazem sucesso na internet: estar vinculado com um influenciador.

O Spoleto procurou o Porta dos Fundos para criar alguns anúncios como se fossem vídeos de humor do canal. Neles, as duas marcas simulam situações de mal atendimento dos profissionais da rede de restaurantes. As histórias querem, além de divulgar a marca e seus produtos, alertar que o cliente deve denunciar os casos de mau atendimento.

3. Ellora Haone

A youtuber Ellora Haone publicou um vídeo em seu canal mostrando a realidade por trás das belas fotos que ela posta em suas redes sociais. O objetivo do vídeo era mostrar que as pessoas não devem se comparar com as fotos que estão na internet, pois nem tudo é como vemos.

O vídeo de Ellora teve mais de 2 milhões de visualizações.

O que esses vídeos têm em comum? Todos, tanto os das marcas, quanto o da youtuber, foram feitos com objetivo de viralizar. A tática utilizada foi impactar o público. E, para isso, cada um buscou entender qual era a dor de seu público para produzir um conteúdo que os impactasse de alguma forma. E deu certo!

Estratégia: a palavra-chave do sucesso na internet

Assim como qualquer outra ação, com diferentes objetivos, de uma marca, para que dê certo, primeiramente é preciso ter estratégia. Essa palavra que vai guiar e orientar todos os passos para que o seu conteúdo se torne um sucesso na internet.

Uma estratégia bem definida é guiada por etapas fundamentais e você vai descobrir quais são a seguir.

a) Dedicação

Para tornar um conteúdo sucesso na internet é preciso dedicação. Não dá para criar qualquer tipo de conteúdo, colocar ele na internet e esperar que viralize.

Criar bons conteúdos exige planejamento, criatividade, pesquisa, produção, publicação, acompanhamento, interação, etc. Desde a sua ideia, até o momento em que ele está disponível para todos na rede, será preciso se dedicar a ele.

b) Constância

Há muitos casos em que um conteúdo não viraliza de imediato. Muitas marcas, youtubers e profissionais passam dias, meses, anos produzindo conteúdo até chegarem ao sucesso.

Muitas vezes, esse é um dos motivos que fez eles chegarem lá. Imagina se a Ellora tivesse desistido no primeiro vídeo que ela postou no Youtube, ela não teria feito o Tour pelo Corpo e não teria atingido mais de 2 milhões de visualizações.

Quem não é constante perde muitas chances de chegar ao topo.

c) Investimento

Infelizmente, nesta vida nada é de graça, nem o sucesso na internet. Invista em você, na sua empresa e no seu trabalho. E não é só investimento financeiro, é investimento de tempo, paciência, de dedicação (como falamos ali em cima).

Estude, inove, busque marcas e empresas que podem te ajudar, mas não deixe de investir naquilo que você acredita.

d) Persona e conteúdo relevante

Para quem é a sua mensagem? Conhecer a persona com quem você vai conversar é o ponto principal de toda a sua estratégia de conteúdo. Depois de saber quem é esse público você deve identificar se o seu conteúdo será relevante para ela.

Os conteúdos que citamos nesse texto só viralizaram porque foram relevante para as personas de cada marca. De nada adianta criar uma estratégica bem desenhada, definir os canais, o investimento, a mensagem, etc, se o conteúdo não for relevante para quem vai assistir.

Sabe como você descobre o que é relevante? Conhecendo o seu público.

Vídeo marketing: o potencializador do sucesso

Vocês perceberam que os três exemplos de conteúdos – citados aqui – que fizeram sucesso na internet têm algo em comum? São vídeos.

O vídeo marketing é uma tendência que tem crescido muito nos últimos anos, pois essa mídia atua em diversos sentidos do ser humano. O vídeo encanta com suas imagens e pode estimular inúmeras sensações através da sua mensagem, que pode ser falada ou cantada.

É o canal de comunicação que mais se aproxima do que entendemos como real e torna mais a compreensão e a absorção de conhecimento mais fácil.

Esse canal vem aproximando as pessoas, fazendo com que figuras comuns se tornem celebridades e que quem não é famoso possa acompanhar seus ídolos. Não é a toa que 65,6 milhões de pessoas assistem vídeos no Brasil.

Hoje em dia, um fã pode acompanhar o dia a dia de seu ídolo por meio de redes sociais. O vídeo é o canal para quem quer se tornar um sucesso na internet.

Quer conhecer mais conteúdos de sucesso na internet? Conheça 11 vídeos publicitários que cativaram o público, clique aqui!