Loading Posts...

Ter sucesso no YouTube é o sonho de muitas empresas. Mas antes de se aventurar por essa plataforma, que não para de crescer, você precisa seguir alguns passos para atingir suas metas e conseguir leads qualificados para a sua empresa.

Como já comentamos em um outro post aqui no site, o YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que surgiu na Califórnia, no ano de 2005, e em outubro de 2006 foi comprado pelo Google.

Depois do Google, o YouTube é o segundo maior buscador da internet. O que as pessoas não conseguem encontrar no Google, elas buscam no YouTube onde, possivelmente, será encontrado e explicado de forma mais direta e objetiva.

5 jeitos de conseguir sucesso no YouTube

Abaixo iremos explicar um passo a passo de como ter um canal de sucesso no YouTube e com isso conquistar mais público para o conteúdo da sua empresa:

  • Defina seu conteúdo;
  • Descubra seu público;
  • Faça vídeo de qualidade;
  • Tenha periodicidade nos vídeo;
  • Tenha um CTA ( Call To Action)  atrativo.

Se você deseja  que a sua empresa tenha um canal de sucesso no YouTube, continue conosco até o fim deste conteúdo. Estamos cheios de dicas para compartilhar com vocês.

Vamos lá!

Planejamento é essencial

Se sua empresa ainda não possui uma equipe de comunicação ou marketing, não se desespere. Compartilhe com todos os colaboradores da companhia a  ideia  de criar um canal para a instituição. Isto é, reúna os funcionários e veja qual tem mais afinidade com a ideia da empresa em ter um canal. Após isso, sente-se com eles para definirem o conteúdo que será abordado nos vídeos.  

À frente do projeto,o grupo deverá fazer um levantamento de tudo e isso inclui  descobrir o público-alvo, quantos vídeos deverão ser postados durante o mês, onde divulgá-los e quais serão os equipamentos necessários para produzi-los.

Em seguida, defina quais serão os responsáveis pela atualização do canal: apresentador, editor e quem irá monitorar o canal, para que o seu público não se sinta “abandonado” na plataforma. É importante lembrar que para ter um canal de sucesso no  YouTube, tudo precisa estar alinhado antes de começar a divulgar o canal da empresa.

Conheça seu público

É fundamental que você conheça o público com o qual pretende dialogar. Assim ficará mais fácil planejar conteúdos que sejam de interesse deles.

Sua empresa vende produtos de decoração para casa? Aborde conteúdos que atraiam pessoas interessadas em dicas de decoração.

Vídeos de qualidade

Para conseguir sucesso no YouTube, é muito importante que a  empresa invista na qualidade do áudio e da imagem.

Não se esqueça de que ele poderá ser visto e compartilhado por milhões de pessoas; então, faça com que a imagem de sua empresa seja a melhor possível.

Grave em um local livre de interferências, barulhos. Dica: use microfone sem fio para captar melhor o áudio de quem está falando.

Ambiente claros cuja luz não sofra oscilações garantem boa qualidade ao vídeo. Softbox auxiliam na iluminação, mas uma China Ball, também,pode ajudar e é uma alternativa mais barata.

Vai usar o celular para gravar o vídeo? Use-o sempre horizontal.

Tenha periodicidade

Mantenha o ritmo, quer dizer, uma periodicidade na publicação dos vídeos. Se disser que postará novos conteúdos em determinado dia, eles deverão estar exatamente no dia e horário marcados. Por quê? Porque, além de criar uma expectativa em seus leads, levando-os a querer assistir a eles sempre.  

E se a periodicidade não for cumprida?

Se sua empresa se comprometeu em levar novos conteúdos e não o fez, poderá perder credibilidade e, com isso, o público que conseguiu conquistar.

É muito importante que, pelo menos, duas vezes na semana, a equipe responsável pelo projeto reúna-se para definir quais serão as próximas pautas e quando serão gravados os vídeo.

O ideal é que o grupo, pelo menos, tire um dia para realizar as gravações e, aos poucos, ir publicando-as. Importante: para que o apresentador não seja pego de surpresa, é essencial definir com antecedência o dia da gravação.  

Veja o que as pessoas estão comentando

Se a sua empresa deseja realmente ter sucesso no YouTube, é preciso que alguém fique responsável para poder responder os comentários mais relevantes postados. Não se esqueça: quem comenta, espera por uma resposta. É importante ouvi-los.

Use o Google docs e crie enquetes. Com isso, sua empresa ficará mais próxima daqueles que assistem ao canal, descobrindo do que gostam e desejam saber podendo produzir vídeos com conteúdos que sejam do interesse  do seu público-alvo.

Outra forma de conhecer mais sobre as pessoas que assistem aos vídeos de sua empresa é usando o YouTube Analytics. Você encontra o YouTube Analytics dentro do estúdio de criação no YouTube.

Ele possui as seguintes informações: número de compartilhamentos, comentários, pessoas que gostaram e não gostaram do vídeo e o número de inscritos no canal. Dessa maneira, fica mais fácil analisar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Coloque um CTA no final do Vídeo

Para que o espectador continue acompanhando seu conteúdo, ou até mesmo efetue uma compra, é fundamental que o seu vídeo tenha um CTA.

Um bom exemplo de CTA (Call To Action) são as instruções para se inscrever no canal, comentar e compartilhar o conteúdo com outras pessoas. O CTA pode variar de acordo com as necessidades de cada empresa.

Inspire-se em outros canais

O canal do YouTube do banco Itaú é um ótimo exemplo a ser seguido. Ele é atualizado com frequência e tenta explicar, de uma forma mais leve, temas complicados como investimento. Outro aspecto positivo e interessante é que a empresa ainda convida pessoas influentes para poder fazer o vídeo.

Assim, além de ser fácil de ser entendido, a  personalidade consegue influenciar os seguidores que assistem ao vídeo. Uma ótima estratégia de persuasão, não é mesmo? Muito mais que dicas para empresas e sobre negócios, o canal também realiza vídeos institucionais com apelo emotivo que  cativa e sensibiliza o público.

Outro canal que vale a pena ter como referência, é o canal do Sebrae, pois possui dicas para MEI (micro empreendedor individual), sugestões para se  ter uma empresa sustentável e soluções em serviços digitais. Há um leque de conteúdos que podem lhe servir como fonte de inspiração.

Lembre-se: inspirar não é copiar. Fique atento para não cometer plágio.

Convide pessoas influentes

A pessoa certa na hora certa. É isso mesmo. Não se limite apenas aos membros da equipe. Aventure-se. Convide alguém que seja a cara de seu produto. Isso tornará seu vídeo mais interessante e “humanizado”, capaz de conquistar mais e mais o público.

Divulgação

Depois de ter seguido nossas dicas, está na hora de mostrar seu canal para o mundo. Reúna-se com o departamento de marketing e peça que criem um plano de divulgação que traga retorno para a empresa.

As divulgações podem ser feitas por e-mail marketing, anúncios no Facebook, no Google e até de forma orgânica. É muito importante saber onde o seu público está. A divulgação feita nos lugares certos trará para sua empresa o esperado sucesso no YouTube.

Agora é a hora de preparar conteúdos mais significativos, de interesse do seu público. Assim, você verá que o sucesso no YouTube virá de forma espontânea. Não crie conteúdos de forma aleatória ou porque há muitas empresas  fazendo. Defina muito bem a sua estratégia e faça tudo para alcançá-la.

Aprendeu como fazer um canal de sucesso para sua empresa? Mas que tal transformar seus conteúdos em mais uma fonte de lucro para você? Então, agora você precisa saber como ganhar dinheiro com YouTube!

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!