Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Descubra como a Marvel usou um teaser de vídeo para esconder spoilers de Vingadores: Ultimato

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Você já assistiu Vingadores: Ultimato? Ainda não? Então não se preocupe, não vamos soltar nenhum spoiler sobre o filme.

O assunto hoje é como a Marvel Studios utilizou teasers de vídeo para esconder detalhes da trama dos fãs.

Afinal, esse era um dos filmes mais aguardados de 2019 e ninguém gostaria de ser bombardeado por detalhes da trama. Principalmente se eles fossem liberados pelo próprio estúdio!

A solução encontrada pela Marvel foi usar esse formato de vídeo não apenas para esconder os spoilers, mas também para “enganar” o público e surpreendê-lo!

Quer saber mais sobre o assunto e se inspirar com as estratégias de marketing da Marvel? Então continue lendo!

Antes de tudo, o que é um teaser de vídeo?

Você já deve saber o que são teasers de vídeo, certo? São conteúdos audiovisuais que tem como objetivo provocar o público e instigar a curiosidade por algum lançamento.

É como se fosse uma amostra do produto final. Ou seja, uma “isca”, levando mais pessoas a se interessarem por aquilo que a marca está produzindo.

No caso da indústria cinematográfica, esse recurso é bastante utilizado antes do lançamento de filmes.

São vídeos curtos, coma té 2 minutos de duração, que apresentam ao público momentos de destaque do filme e que podem chamar a atenção do espectador.

Usando um vídeo teaser para esconder os spoilers

Se você ainda não assistiu aos teasers de Vingadores: Ultimato, dê só um olhada (novamente, eles não têm spoilers!):

  • Primeiro teaser trailer de Vingadores: Ultimato:

  • Segundo teaser trailer de Vingadores: Ultimato:

Muitas vezes, os trailers acabam entregando informações demais sobre o roteiro. E isso acaba deixando muitos fãs bastante chateados.

Basta lembrar de casos famosos, como Batman vs Superman. O trailer entregava justamente o conflito final do filme, estragando totalmente a surpresa.

Ao produzir as peças de marketing para Vingadores: Ultimato, a Marvel decidiu inovar e poupar os fãs dos temidos spoilers.

Para isso, resolveu incluir cenas falsas, modificadas ou que não aparecem no produto final. Com isso, a empresa conseguiu esconder detalhes das dezenas de reviravoltas da trama.

Um bom exemplo é a cena em que vemos Bruce Banner observando hologramas de desaparecidos. Acontece que essa tomada não aparece no corte final de ultimato. Pelo menos não dessa forma.

teaser trailer vingadores: ultimato

Agora, uma cena cortada. Nela, a Viúva Negra é vista praticando tiro ao alvo na base dos Vingadores. Essa tomada, provavelmente ambientada antes da viagem do tempo, não faz parte do produto final.

teaser trailer vingadores: ultimato

Em outra tomada, a Marvel resolveu alterar digitalmente o conteúdo para preservar a trama. Na cena, vemos todos os heróis reunidos, prestes a tomar uma grande decisão. Porém, o estúdio utilizou efeitos digitais para esconder Thor.

teaser trailer vingadores: ultimato

Esses foram apenas alguns exemplos de como a Marvel utilizou um teaser trailer para esconder o máximo de detalhes da trama do filme.

O que você pode aprender com a estratégia da Marvel?

Se você trabalha produção de vídeo, deve saber que produzir teasers para divulgar conteúdos inéditos é uma estratégia que estimula o engajamento do público e o alcance da marca.

O problema é evitar que esses teasers de vídeo mostrem mais do que o necessário e entreguem a cereja do bolo.

Você pode se inspirar na estratégia utilizada pela Marvel e inserir cenas que não aparecem no produto final. Ou ainda utilizar programas de edição de vídeo para modificar um pouco as tomadas.

Mas claro, tudo isso sem mentir, apresentar informações faltas ou enganar o público. Caso contrário, você corre o risco de queimar o filme da sua marca.

A intenção é apenas surpreender quem for assistir ao vídeo finalizado com materiais inéditos, que não eram esperados.

E tudo uma forma de alcançar esse objetivo sem trair a confiança do público é planejar o teaser com muito cuidado e não se esquecer de elaborar um roteiro. Assim, você terá controle sobre cada detalhe do conteúdo.

Quer saber mais sobre o que é um teaser de vídeo e como usar esse formato na sua estratégia de vídeo marketing? Então leia agora o nosso artigo COMPLETO sobre o assunto e confira exemplos incríveis!