Autor convidado
Por Autor convidado

9 técnicas de Copywriting para melhorar o desempenho de seus conteúdos

Autor convidado
Por Autor convidado

Sabia que por trás de um texto encantador que você leu existem algumas técnicas para que o leitor seja fisgado? Estamos falando aqui das técnicas de Copywriting.

Já parou para questionar o motivo pelos quais alguns textos de blogs, por exemplo, ganham mais relevância do que outros do mesmo assunto? Provavelmente existe ali um diferencial no Marketing de Conteúdo.

Se a sua empresa ainda não usa o Copywriting para atrair mais clientes de forma efetiva, não se desespere. Continue a leitura agora mesmo e saiba como se destacar nesse quesito.

O que é Copywriting?

O conceito principal de Copywriting é bem simples. Trata-se de uma produção de conteúdo que tenha como objetivo algum tipo de venda, seja ele produto ou serviço, de uma maneira estratégica.

Porém, o Copywriting é muito mais do que isso, ele deve ser muito bem planejado e levar em conta algumas técnicas (que vamos mostrar neste artigo) para que a jornada do cliente tenha realmente alguma ação positiva.

Qual a importância do Copywriting?

Se coloque no lugar do seu cliente. Você tem um problema que precisa resolver rapidamente, o que você faz? Recorre aos mecanismos de busca. Em qual você vai encontrar as melhores respostas? Naquele que toca exatamente na sua dor. Por isso, é essencial que dentro do Copywriting você saiba onde seu cliente está.

Em uma era em que todas as pessoas parecem viver uma vida muito corrida, que não podem perder tempo nem com uma leitura, o seu principal desafio é prender a atenção delas.

São muitas informações disponíveis e a sua empresa precisa se destacar de maneira positiva. É por isso que o Copywriting é tão importante: saber usar os meios certos de atração para que eles tenham afinidade com seus conteúdos e retornem o contato.

As 9 melhores técnicas de Copywriting

Se você chegou até aqui esperando aprender recursos de texto para ofertas, sinto informar mas este não é o conceito de Copywriting. Agora você vai entender de uma vez por todas como criar textos persuasivos sem ficar apenas falando sobre a empresa.

Confira as melhores técnicas agora!

1. Conheça o seu público

Para iniciar todo seu plano de atingir mais leitores por meio do Copywriting, é essencial que conheça o seu cliente e a jornada dele até o ponto de conversão, ou seja, a compra.

Comece criando um perfil da sua persona e trabalhe todos os seus conteúdos voltados para ela. Quanto mais informações sobre ela você tiver, melhor, pois vai conseguir produzir conteúdos altamente relevantes.

Trace uma estratégia baseada nas etapas do funil de vendas para que você consiga planejar os materiais a serem produzidos em cada uma dessas etapas. Siga esse planejamento, mas mensure os resultados e se for preciso troque o plano.

2. Tenha uma linguagem adequada e poderosa

Ao criar o conteúdo adequado à persona, leve em consideração o tipo de linguagem do material.

Criar uma conexão por meio da escrita é o que você precisa ter em mente a partir de agora. Lembre-se que seu site está competindo com outros milhares de blogs, portanto use palavras persuasivas e encante seus leitores logo de cara.

Comece criando títulos matadores e introduções cativantes a cada produção. Sem contar com o restante do texto, é claro. Mantenha o mesmo padrão para não perder o leitor no meio do caminho.

3. Use storytelling

Storytelling nada mais é do que contar histórias de maneiras relevantes e atrativas para os leitores. Ou seja, transforme o jeito que transmite uma ideia para ganhar a atenção de quem está na sua página.

Encantar por meio de uma história que gere identificação com o leitor pode atrair tráfego orgânico e gerar boas vendas. Experimente!

4. Seja claro e objetivo

De nada adianta criar um artigo com 3 mil palavras se isso não prender a atenção do seu leitor. Se o texto for cansativo, vai perder o cliente antes mesmo de ele chegar ao final da leitura.

Por mais que seja um conteúdo completo, como guias, seja claro e objetivo. Ele não quer perder tempo, precisa resolver algo rapidamente, mas com um material de qualidade.

É possível, sim, prender atenção com assuntos complexos. Desperte o interesse em seu leitor!

5. Não prometa aquilo que não pode cumprir

Muito cuidado com as promessas durante seu texto ou até mesmo no título.

Não prometa aquilo que o material não vai entregar, ou isso pode baixar a qualidade do seu artigo. Se o leitor entra pela promessa mas sai sem ela, volta ao Google e procura o próximo, seu site está sendo penalizado por essa atitude.

Não esqueça que os mecanismos de busca também ajudam você a se destacar.

6. Use dados e pesquisas

Para escrever bem um conteúdo e chamar a atenção dos leitores, usamos dados, números e pesquisas.

Essas informações fazem parte das melhores estratégias de Copywriting, passam credibilidade e autoridade, pois mostram que você entende do assunto e tem como provar isso a partir de resultados de pesquisas. Não tem erro!

7. Fique de olho na concorrência

Aprender com quem já está fazendo e tendo resultados positivos pode lhe ajudar a pensar em como criar conteúdos superiores. Avalie os pontos positivos e negativos, teste em seus conteúdos e veja o que melhor se encaixa.

8. Faça testes

Assim como testar a partir da sua concorrência, testar as suas ideias de Copywriting também é essencial. Não existe uma fórmula correta, senão todos produtores estariam fazendo o mesmo tipo de material.

Por isso, testar os diferentes métodos e acompanhar como seus clientes reagem vai ajudar a produzir os melhores conteúdos.

9. Não esqueça o SEO

Além de todas as táticas apresentadas neste artigo, é importante também que seu site esteja alinhado com as otimizações necessárias para ser bem-sucedido. Afinal, estar entre as melhores buscas do Google para chegar a mais clientes é o que você busca.

Essas estratégias vão ajudar você a ter mais sucesso em atração nos seus textos, mas saiba que essas ações demandam paciência, teste e mensuração dos dados, por isso esteja disposto a aplicar as 9 técnicas de copywriting em todos os seus conteúdos para ver a evolução a cada um deles.

Os estudos e atualizações sobre o assunto não param por aqui. Assista a uma série com materiais complementares sobre métodos de Copywriting agora mesmo!