VidMonsters
Por VidMonsters

5 tendências de conteúdo em vídeos para sua empresa investir

VidMonsters
Por VidMonsters

Você quer levar a produção de conteúdo do seu negócio para outro nível? Então precisa descobrir as principais tendências em vídeos para investir! E a gente conta quais são elas para você.

Os vídeos não param de crescer e se transformaram em um dos formatos de conteúdo preferidos do público. De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, 43% das pessoas entrevistadas querem ver mais conteúdos de vídeo no futuro.

Com esse mercado que não para de crescer, é importante conhecer e aproveitar todas as possibilidades que este segmento pode oferecer. Para isso, separamos cinco tendências em vídeos para você conhecer e se inspirar. Vamos nessa?

5 tendências em vídeos para se inspirar

1. DIY (Do it yourself): Faça você Mesmo

O método DIY surgiu por conta da necessidade de fazer economia. Geralmente, quem busca por ele, tem o objetivo de reduzir custos. Ou seja, optam por fazer seus próprios produtos ao invés de comprá-los. Afinal de contas, fazer algo – quase sempre – é mais barato do que comprar.

Existem vídeos DIY sobre as mais diversas temáticas: culinária, decoração, artigos de moda e beleza, artesanato. Esse exemplo de tendências em vídeos é um modelo de conteúdo que precisa levar informação de qualidade para o público. Por isso, é essencial escolher um tema de interesse dos seus leads.

Investir nos conteúdos de faça você mesmo é uma boa ideia de tendências em vídeos. Basta considerar que o YouTube é uma das principais ferramentas de pesquisa da atualidade, além da necessidade que quase toda pessoa tem de descobrir e entender como fazer coisas novas.

2. Video case

Um vídeo case é um formato de conteúdo que conta um case de sucesso de uma empresa. Ao invés do relato do cliente satisfeito ser apenas escrito, o vídeo case permite que o cliente seja entrevistado. Então ele pode contar na frente das câmeras toda sua experiência com a marca.

Ele é uma excelente forma de apresentar cases de sucesso porque passa ainda mais veracidade sobre a satisfação do cliente. Fora que, para uma empresa aceitar gravar um vídeo falando de outra, ela realmente precisa estar feliz.

3. Tutoriais: Ensine algo e mostre sua marca

A diferença entre vídeos tutoriais e DIY está – principalmente – no formato. Com os tutoriais não é necessário que alguém fique em frente às câmeras para explicar e mostrar o conteúdo.

Como parte desse segmento, alguns formatos ganham destaque. O screencast, por exemplo, foca em apresentar um conteúdo por meio da tela do computador. Ideal para apresentar funcionalidades em softwares ou gameplays.

Videoaulas também funcionam muito bem para alguns temas. Esta é uma forma de  garantir que o público interessado possa ver o conteúdo quando quiser e dialoga diretamente com quem prefere uma linguagem mais professoral no momento de conhecer algo novo.

Também é possível criar conteúdo em animação, trabalhando com técnicas como stop motion e diversas outras funcionalidades que auxiliem na explicação do conteúdo. Uma boa ideia para tópicos que precisam ser ilustrados com mais detalhes, como montagem de um equipamento e temas mais técnicos.

Vale destacar que o objetivo principal do tutorial é ensinar a realizar um procedimento do início ao fim. Esse modelo de conteúdo em vídeo costuma ser muito aplicado em receitas, maquiagem e dicas do dia a dia. Temáticas que geram boa taxa de engajamento, por causa da variedade de conteúdo e das inovações constantes.

4. Transmissões ao vivo: Contato direto com seu público

Entregar conteúdo ao vivo também é uma das tendências em vídeos que mais crescem na comunicação entre marca e público. A demanda por fazer e ter acesso a este tipo de conteúdo gerou ferramentas nativas e gratuitas para Facebook, Twitter, Youtube e Gmail.

Então, nada mais interessante para o planejamento de marketing do que criar conteúdo que possa ser transmitido ao vivo para o público. Esta é uma tendência em vídeo que pode ser utilizada para qualquer segmento, seja para apresentar um novo produto, criar percepção de marca, mostrar usos diferentes de algo que já está no mercado e etc.

Atualmente essa modalidade de interação é essencial para chegar de forma direta ao público e garantir engajamento real com o conteúdo. As transmissões ao vivo têm se tornado indispensáveis para empresas de todos os portes. Justamente por acabar com intermediários e fazer com que seu público se sinta mais próximo da experiência da marca.

5. Webinar: Conteúdo sob medida para engajar seu público

Como parte da estratégia de transmissões ao vivo, o webinar é uma das mais populares, atualmente. Essa tendência em vídeo garante interação em tempo real. Conjuntamente com a abordagem de temas de complexidade distintas de maneira direta e sem intermediários.

Além disso, os webinários funcionam muito bem para converter leads, graças a essa interação e a realização de um CTA (Call To Action) mais específico. No entanto, é importante traçar um planejamento detalhado para que a realização do evento chegue até as pessoas interessadas e aborde temas interessantes.

Para que o conteúdo seja relevante para os interessados, é importante realizar um planejamento prévio que compreenda a escolha do tema, a criação do roteiro, seleção do lugar onde será realizado, quem irá apresentar, entre outros detalhes. 

Outro detalhe interessante sobre essa modalidade de vídeo é a possibilidade de fazer com que ela permaneça relevante por um longo período. Para isso basta utilizar o webinar para criação de um blog post e também conteúdo relacionado que possibilite o retorno do público ao tópico abordado.

Minha estratégia está dando certo?

Saber e entender quais objetivos precisam ser alcançados; como o conteúdo será distribuído; e como as métricas serão aferidas, é essencial. Somente com objetivos bem delimitados é possível aferir se a estratégia adotada está dando certo. Se precisa de mudanças e onde essas mudanças precisam ser realizadas.

Isso tudo é importante, principalmente, porque mesmo apostando em uma tendência de mercado que deve continuar crescendo, a alta concorrência exige tomadas de decisões acertadas. Por isso, pensar nos pontos que precisam ser conquistados em pequeno, médio e longo prazo é de extrema importância para garantir que a comunicação da empresa caminhe sempre na direção correta.

Que tal aperfeiçoar sua estratégia? Entenda mais sobre Marketing de Conteúdo em vídeos e descubra quais são os benefícios que essa prática pode trazer para sua marca!