Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Thumbnail: aprenda o que é e como fazer uma miniatura otimizada para os seus vídeos

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Você já ouviu falar de thumbnail? Mesmo que você nunca tenha ouvido falar nesse termo, sabe bem do que estamos falando. São aquelas imagens de miniatura usadas em sites, blogs e, principalmente, vídeos!

Os conteúdos audiovisuais estão conquistando cada vez mais espaço na internet e já se são o formato preferido dos usuários. Por causa disso, se destacar dos concorrentes em meio a tantos vídeos é fundamental para atingir a audiência.

E existem diversas maneiras de chamar a atenção dos usuários, como um bom título. Mas um detalhe que muitos produtores ignoram é criar uma thumbnail atraente.

Quer saber mais sobre a thumbnail, suas características e como criar uma miniatura para os seus vídeos? Então continue lendo este texto. Separamos as informações mais importantes para você. Dê só uma olhada no que você aprenderá:

O que é thumbnail?

Thumbnail nada mais é do que uma versão reduzida de uma imagem, ou seja, uma miniatura. Ela ajuda o usuário a reconhecer o conteúdo principal, seja ele uma imagem maior ou um vídeo, por exemplo.

A curiosa tradução, “unha do polegar”, faz referência justamente a essa característica de uma thumbnail: o pequeno tamanho do arquivo.

Além de funcionar como uma prévia desse conteúdo, a thumbnail tem como principal característica ser um arquivo leve, que favorece o carregamento da página em que é utilizada.

Por exemplo, quando pesquisamos por um termo na busca de imagens do Google, vemos uma série de thumbnails. Depois de clicar no melhor resultado, podemos ver a imagem em tamanho maior.

thumbnail

Para que serve uma thumbnail?

Agora que você já entendeu o conceito, deve estar se perguntando qual a real utilidade das imagens em miniatura. Apesar do pequeno tamanho, a thumbnail faz uma grande diferença na hora de atrair novos visitantes para o seu conteúdo.

Olha só:

1. Favorece o carregamento da página

Uma imagem em miniatura, como o próprio nome sugere, é um arquivo menor e, portanto, mais leve. Logo, o seu uso favorece o carregamento mais rápido das suas páginas.

Com isso, você pode usar diversas imagens para ilustrar o seu conteúdo sem medo de deixar a navegação lenta e afastar os usuários.

2. Deixa o conteúdo mais atraente

Um dos maiores desafios de quem trabalha com produção de conteúdo é chamar a atenção dos usuários. Uma imagem de miniatura atraente, bem-feita e que resume com eficiência o conteúdo é capaz de gerar acessos com mais facilidade.

E não é só isso. Uma boa thumbnail mostra ao usuário que você se dedicou ao conteúdo, fortalecendo a autoridade da sua marca.

3. Diferencia conteúdos entre si

Uma thumbnail de qualidade consegue resumir o tema do conteúdo principal. Assim, o usuário consegue saber exatamente o que cada conteúdo aborda sem precisar acessá-lo.

Isso é extremamente importante em plataformas com grande volume de conteúdos, como o YouTube. Os internautas poderão diferenciar os seus conteúdos dos concorrentes com mais facilidade.

4. Transmite informações rapidamente

A internet é um ambiente muito dinâmico e os usuários não querem perder tempo. E como “uma diz fala mais do que mil palavras”, uma thumbnail é capaz de comunicar com mais rapidez.

O usuário não precisará ler uma longa descrição para entender do que se trata o seu vídeo, por exemplo. Com isso, a taxa de cliques e o engajamento do seu conteúdo aumentam.

5. Fortalece a imagem da marca

A thumbnail também permite estabelecer uma identidade visual para os conteúdos da sua marca. Assim, o público poderá identificar os seus vídeos ou conteúdos em meio aos demais concorrentes.

Usar um padrão visual em todas as thumbnails deixa o seu site, blog ou canal no YouTube mais organizado e com uma aparência única.

Onde posso usar uma thumbnail?

Com tantas funções e vantagens, está mais do que evidente que a thumbnail é um item obrigatório na sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Mas você sabe em quais canais essas imagens de miniatura podem ser utilizadas? Então confira a seguir onde você pode usar uma thumbnail e aproveitar todas as suas vantagens:

a) Sites

Em sites e páginas da internet, as imagens costumam ser reduzidas, principalmente para deixar a navegação mais rápida e dinâmica.

Já pensou quanto tempo levaria para carregar o site de uma loja virtual se as imagens estivessem em tamanho total? É por isso que as thumbnails são utilizadas em sites, acelerando o seu carregamento e facilitando a navegação.

Caso o usuário fique interessado por algum conteúdo, pode clicar na imagem para acessá-la em um tamanho maior. Como exemplo, temos o site da CVC, onde as imagens de miniatura representam os destinos de viagem que a companhia oferece:

thumbnail_cvc

b) Blogs

Ao acessar um blog, é muito comum que a página principal reúna os principais conteúdos ou os mais recentes. Além disso, cada publicação costuma trazer uma imagem de ilustração, para atrair a atenção do usuário.

Essas imagens também aparecem em tamanho menor que a imagem principal presente na publicação. Além de acelerarem o carregamento da página, as thumbnails em blogs ajudam a chamar a atenção dos visitantes, mostrando a eles um resumo do tema de cada post.

Ao clicar em um artigo, o usuário verá a imagem novamente, dessa vez em seu tamanho real ou adaptado para a página do blog.

Abaixo, a página inicial do nosso blog, onde você pode ver as miniaturas de imagem de cada publicação:

thumbnail_vidmonsters

c) Bancos de imagens

Se em algum momento da sua vida você já usou algum banco de imagens, certamente teve contato com uma thumbnail. Quando você pesquisa por algum termo nesse tipo de plataforma, ele entrega uma série de resultados, representados por imagens em miniatura.

Essas thumbnails servem como uma prévia da imagem original, ajudando o usuário a identificar qual o melhor resultado para o que ele está procurando. Assim, ao clicar em uma das miniaturas, o usuário poderá acessar a imagem em tamanho maior, para melhor visualização.

Abaixo, você confere o uso de thumbnails pelo banco de imagens Stock Up:

thumbnail_stockup

d) Vídeos

Não são apenas sites e blogs que precisam de uma thumbnail atrativa. Conteúdos em vídeo também podem se beneficiar dessas imagens em miniatura.

Você já deve ter percebido que em praticamente todo serviço de vídeos online, como o YouTube, os vídeos são representados por uma pequena imagem.

Dessa maneira, o usuário não precisa assistir a todo o vídeo para saber do que ele se trata. Ao mesmo tempo, a thumbnail tem o papel de chamar a atenção da audiência e destacar o conteúdo dos concorrentes.

A thumbnail pode ser tanto uma imagem criada exclusivamente para isso ou um frame do próprio conteúdo. Nesse caso a escolha do melhor trecho depende do tipo de vídeo e do público-alvo da marca.

Em canais do YouTube e redes sociais, a thumbnail representa o primeiro contato do usuário com o conteúdo. Portanto, ela precisa ser atraente e bem planejada.

Abaixo, as thumbnails chamativas e muito criativas do youtuber Davy Jones:

thumbnail_videos

Por que você precisa usar miniatura de vídeos no seu canal?

Já faz algum tempo que o YouTube conta com uma ferramenta de geração automática de thumbnails integrada. Então, por que a sua marca precisaria se preocupar em criar as próprias miniaturas?

É muito simples.

Como você já deve saber, a thumbnail serve como uma prévia do conteúdo que será tratado durante o vídeo. E em um ambiente dinâmico como a internet, é importante que o usuário saiba de antemão o que esperar com o seu conteúdo.

Mas não é só isso. Uma boa thumbnail ajuda a destacar os seus vídeos dos concorrentes. Algo fundamental em um mercado tão disputado como o mundo dos vídeos online.

Lembre-se que aproximadamente um terço das atividades online envolvem o consumo de vídeos, de acordo com dados da Hubspot. Além disso, uma thumbnail personalizada é uma ótima forma de divulgar a sua marca e estabelecer uma identidade visual única para o seu canal no YouTube.

Dessa maneria, quando o usuário botar os olhos na miniatura de um dos seus vídeos, ele vai identificá-lo como seu! Esse processo é chamado de branding e ajuda a fortalecer a imagem de uma marca, fixando ela nas mentes dos consumidores.

O que você precisa para criar uma thumbnail?

Antes de ensinarmos como criar uma miniatura para os seus vídeos, é importante saber que não basta pegar qualquer imagem. Para explorar todo o potencial da thumbnail e ter acesso a todos os benefícios que ela oferece, é preciso planejar bem o seu conteúdo.

Pensando nisso, listamos abaixo alguns fatores que você precisa considerar:

1. Objetivo

O que você pretende alcançar com o uso de uma thumbnail nos seus conteúdos? Quer deixar o carregamento do seu site mais rápido e a navegação mais leve? Espera atrair mais usuários? Ou se destacar de outros conteúdos parecidos?

A definição de um objetivo vai influenciar diretamente na criação das miniaturas. Afinal, cada elemento visual terá um efeito diferente.

Além disso, a miniatura precisa ser condizente com o conteúdo do vídeo. Caso contrário, o público poderá abandoná-lo, diminuindo o engajamento e a retenção.

thumbnail_objetivo

2. Texto

Embora se trate de uma imagem, uma thumbnail eficiente precisa de texto. Afinal, ele é um dos elementos responsáveis por sinalizar ao usuário qual o assunto do conteúdo.

O texto pode complementar o título, sintetizando o tema abordado, ou ainda vir em numerais, indicando que o vídeo faz parte de uma série ou playlist.

O importante é usar expressões curtas, com poucas palavras, de modo que o usuário, ao rolar a tela do computador ou smartphone, consiga ler o que está escrito rapidamente.

E claro, sempre utilize fontes, cores e tamanho adequados ao que a sua marca usa em outros canais, favorecendo a sua estratégia de branding.

thumbnail_texto

3. Cores

As cores possuem um grande impacto na comunicação visual e não seria diferente no caso das thumbnails, como a psicologia das cores ensina. Elas podem ressaltar as características, atrair a atenção da audiência com mais facilidade e destacar o conteúdo no feed do YouTube.

O ideal é trabalhar com, no máximo, 3 cores, evitando deixar o layout carregado, confuso e poluído. Além disso, caso a thumbnail possua texto, é importante prestar atenção para que a combinação do fundo não atrapalhe a leitura.

E claro, não se esqueça que o esquema de cores precisa remeter à sua marca, fortalecendo a identidade da empresa e ajudando no processo de branding.

thumbnail_cores

4. Ícones diferenciados

Outro fator que ajuda na composição de uma thumbnail é o uso de ícones, emojis e memes. Eles podem servir como uma prévia do conteúdo do vídeo e dizem muito em pouco espaço.

O uso de emojis, por exemplo, tomou uma proporção tão grande que, hoje, já é considerado um tipo de linguagem, sendo estudado por diversos especialistas.

Um emoji de risada (🤣), por exemplo, pode indicar ao usuário que o seu vídeo provavelmente o fará rir. O mesmo acontece com o uso de ícones e memes, dando uma pista do que a audiência pode esperar.

Só tome cuidado para não exagerar no uso desse tipo de elemento, caso contrário pode poluir a sua thumbnail e prejudicar a compreensão do público.

thumbnail_icone

5. Imagem

Por último, um dos pontos mais importantes é justamente a imagem que ilustrará a thumbnail. Uma sugestão é usar um frame do próprio vídeo como miniatura, como um momento engraçado, emocionante ou marcante.

Se o seu vídeo é no formato de apresentação, você pode utilizar um slide importante ou algo que resuma o assunto. Agora, se o conteúdo conta com um apresentador, uma foto nítida é mais recomendado.

Outra dica é estimular a curiosidade do espectador. O truque é usar um frame momentos antes do clímax do vídeo (como a revelação de um segredo ou um momento muito engraçado).

thumbnail_imagem

Como fazer uma thumbnail?

Okay, você já entendeu como funciona uma imagem de miniatura, para que ela serve e as vantagens que ela oferece. Mas como criar a sua própria thumbnail? É isso que vamos explicar agora!

Criar miniaturas para os seus vídeos é muito mais fácil do que parece. Mas para que ela seja eficiente de verdade, é preciso seguir alguns passos:

1. Saiba o tamanho certo

O primeiro passo para criar uma miniatura para os seus vídeos é decidir o tamanho ideal para a imagem. Hoje, as thumbnails não precisam mais ser criadas em baixa resolução, já que a maioria das plataformas de vídeo diminui o tamanho automaticamente.

Portanto, procure criar imagens com tamanho aproximado de 1280×720 pixeis. Assim, você garante miniaturas de ótima qualidade, independente do tamanho de exibição. Apenas certifique-se de manter a proporção 16:9.

2. Escolha um programa para criar a miniatura

Para produzir thumbnails para os seus vídeos, você precisará de um programa de edição de imagens. Separamos algumas opções, entre gratuitas e pagas, para você usar:

  • Flimbo

O Flimbo é uma ferramenta online gratuita e extremamente fácil de usar. Com ela, você pode criar miniaturas rapidamente a partir de diversos templates disponíveis.

Basta clicar e arrastar elementos, como ícones, novas imagens e títulos para criar thumbnails criativas e atraentes.

  • Canva

O Canva é outra plataforma online extremamente útil e fácil de usar. Com recursos bastante intuitivos e vários templates, o serviço permite alterar textos, imagens, cores e disposição dos elementos.

Tudo é feito de maneira intuitiva, bastando o usuário se cadastrar na plataforma para ter acesso a todos os recursos de edição de imagens e criar miniaturas de vídeo incríveis.

  • Adobe Spark

Esse programa da Adobe, mesma desenvolvedora do Photoshop, lançou o Spark, um programa gratuito voltado para a criação de thumbnails para YouTube.

Ele é bastante fácil de usar e já vem com temas pré-definidos. Embora isso possa limitar a criatividade, é uma excelente opção para quem não possui conhecimentos avançados de edição.

  • Adobe Photoshop

Talvez esse seja o software de edição de imagens mais famoso e o queridinho de muitos profissionais. O Adobe Photoshop é mais complexo de usar e exige conhecimentos mais avançados de design e edição.

Entretanto, compensa com uma série de recursos avançados que não são encontrados nas plataformas gratuitas, como filtros e controles mais finos de qualidade e resolução.

3. Escolha uma imagem

Uma thumbnail não estaria completa sem uma boa imagem, não é mesmo? Como citamos mais acima, você pode usar tanto um frame do vídeo ou criar uma imagem do zero.

Sendo assim, analise o seu conteúdo, o perfil do seu público-alvo e decida qual a melhor estratégia utilizar. A imagem precisa resumir o conteúdo do vídeo, ser atraente e ressaltar a identidade do seu canal.

Uma ótima opção é utilizar algum software de edição de imagens para combinar uma ou mais imagens em uma única thumbnail.

Você pode, por exemplo, usar um frame do conteúdo como fundo e incluir uma foto sua. Ou ainda destacar um elemento da imagem, como fazemos em nosso canal do YouTube.

thumbnail_imagem2

4. Insira texto

Agora que você definiu a imagem de fundo, é hora de cuidar da parte textual da sua thumbnail.

A principal dica é nunca se esquecer que a thumbnail é uma imagem em miniatura, que será exibida em tamanho reduzido. Logo, tome cuidado para que o texto fique legível e tente sintetizar a sua mensagem ao máximo.

  • Fonte

Embora não seja necessário copiar a logo da sua empresa, é importante seguir a identidade visual da companhia na hora de escolher a fonte.

Evite também letras cursivas ou com muitos detalhes decorativos. Afinal, a thumbnail será exibida em tamanho reduzido e é fundamental que o texto seja fácil de ler e entender.

  • Cores

Ao selecionar as cores para o texto, tente selecionar as que já são usadas pela sua marca ou tons similares.

Alguns produtores de conteúdo usam sempre as mesmas cores nas imagens, enquanto outros variam entre duas ou três. A escolha dependerá da identidade visual da marca, do tipo do vídeo e das preferências do público-alvo.

Busque criar contrastes entre o fundo e texto, de modo a chamar a atenção dos usuários e atrair mais visualizações. Não adianta inserir texto à thumbnail se ele se não se destacar da imagem e for difícil de entender.

Depois de escolher o texto, a cor e a fonte, aumente e diminua o zoom da imagem e verifique se o texto permanece legível em todos os tamanhos.

Como criar miniatura para YouTube

Os passos que listamos acima vão ajudar você a produzir thumbnails adequadas para a grande maioria das plataformas e serviços de vídeo.

Mas como inserir uma thumbnail nos vídeos do seu canal do YouTube?

É bastante simples, mas para que você não se perca no meio do caminho, separamos os passos que você precisa seguir:

1. Fique de olho na concorrência

Pesquisar, assim como planejar, nunca é demais! Então, dê uma olhada no que outros canais e produtores de conteúdo concorrentes estão fazendo. Pode ser uma boa ideia para criar algo novo.

Descubra como canais similares ao seu já trabalham as thumbnails e analise o que mais agrada ao público. Mas atenção: nada de copiar o que esses canais estão fazendo. Você deve analisar as tendências e tentar criar algo novo.

2. Atenção para as configurações da imagem

Para não ter nenhum problema ao realizar o upload da sua thumbnail no YouTube, é fundamental conhecer as especificações que a plataforma exige.

A imagem de miniatura precisa ter resolução máxima de 1280×720 pixels ou proporção 16:9. Os formatos compatíveis são .JPG, .GIF, .BMP OU .PNG. E por último, o arquivo precisa ter tamanho inferior a 2MB.

Fique atento a essas configurações, caso contrário a sua imagem não será carregada corretamente na plataforma.

3. Insira a miniatura no seu vídeo

Thumbnail pronta, chegou a hora de inserir a imagem em um dos vídeos do seu canal do YouTube. Para isso:

  1. Entre no YouTube e faça login com a sua conta;
  2. Agora, clique na foto do seu canal, em seguida “Estúdio de Criação”. Se preferir, use o endereço: www.youtube.com/dashboard;
  3. Escolha o vídeo que deseja inserir a thumbnail e clique em “Editar”;
  4. Clique em “Miniatura Personalizada”, a opção está ao lado da tela de pré-visualização;
  5. Faça o upload da imagem que produziu para sua miniatura e salve as alterações;

Pronto! Agora você já tem uma thumbnail para o seu vídeo e pode fazer o mesmo em todos os outros.

Fácil, né?

5 dicas para criar uma miniatura de vídeos infalível

Agora você já sabe como criar as suas próprias thumbnails e conseguir mais visualizações e engajamento para os seus vídeos.

Separamos abaixo algumas dicas que vão ajudar você a arrasar nessa estratégia.

1. Não crie thumbnails sensacionalistas

Pode ser tentador criar uma imagem muito impactante, mas sem relação alguma com o assunto abordado, o famoso clickbait. Entretanto, se o usuário perceber que a thumbnail é sensacionalista, prometendo mais do que o conteúdo entrega, pode abandonar o vídeo antes do fim.

E quando um internauta acessa um vídeo e não assiste até o final, dificilmente voltará a consumir os seus outros conteúdos. Logo, seja sempre honesto no conteúdo das suas thumbnails e concentre-se em entregar conteúdos de qualidade.

thumbnail clickbait

2. As miniaturas são cartões de visita

Um cartão de visitas é o material que as pessoas usam quando querem impressionar e construir uma identidade para um negócio. Quando bem utilizado, esse recurso tem o poder de fixar uma marca na cabeça dos clientes em potencial.

Com as thumbnails não é diferente. Se ela for atraente, vai fazer com o que a audiência queira saber mais sobre a sua marca e os conteúdos que ela produz.

thumbnail

3. Não economize nas thumbnails

Você economizaria na produção de um cartão de visitas para o seu negócio? Escolheria um material de qualidade inferior ou uma impressão duvidosa? Claro que não! O mesmo deve acontecer com a criação de thumbnail para os seus vídeos.

Já que as miniaturas representam o primeiro contato do público com o seu conteúdo, você precisa caprichar. Por isso, invista na produção, escolha uma imagem incrível, elabore um texto sensacional e pense bem na mensagem que você quer transmitir. Você verá como todo o trabalho valerá a pena!

4. Mantenha a identidade da marca

Mesmo em canais que utilizam diversos modelos diferentes de thumbnails, é possível identificar um certo padrão. E geralmente, esse padrão está diretamente relacionado com a identidade da marca.

Assim, procure manter uma linearidade nas imagens usadas como miniatura dos vídeos e tente usar sempre as mesmas cores, fontes e tamanhos.

Esse ponto é muito importante, pois é por meio dessa identidade que o público identifica o seu canal e o seu conteúdo. Trabalhar com temas que fogem muito do padrão da marca pode confundir o público e prejudicar a imagem do seu negócio.

5. Faça testes

Não há outro jeito para saber o que funciona ou não com o seu canal: é preciso testar! Principalmente no começo, quando você ainda tem poucos vídeos ou ainda não tem muita experiência na produção de thumbnails.

Dessa maneira, crie miniaturas com e sem texto, experimente novas combinações de cores, estilos e tamanhos de fontes. Enfim, teste diferentes formatos e padrões para saber o que traz mais resultados para o seu canal.

E claro, não se esqueça de documentar todos os testes e analisar as métricas de cada vídeo. Dessa maneira você terá material suficiente para fazer uma comparação mais eficiente.

thumbnail

4 exemplos de thumbnails de sucesso

Com todas as informações que apresentamos neste artigo, você será capaz de produzir miniaturas para os seus vídeos de sucesso.

Mas não poderíamos deixar de trazer alguns exemplos do uso de thumbnail para você se inspirar. Confira os canais do YouTube que melhor utilizam esse recurso:

1. Tastemade Brasil

O Tastemade Brasil é um canal de conteúdos sobre culinária, decoração e viagem bastante popular no YouTube.

O grande carro-chefe do canal é ensinar receitas para o público de maneira simples. Por isso mesmo, os vídeos são rápidos e dinâmicos. E as thumbnails utilizadas refletem isso, resumindo com eficiência o conteúdo abordado.

Além disso, os vídeos do canal nunca são iguais. As miniaturas também seguem essa linha, às vezes destacando o apresentador, em outras um ingrediente, um convidado etc.

thumbnail_tastemade

2. Porta dos Fundos

O Porta dos Fundos é um dos maiores canais de humor do YouTube no Brasil. Os vídeos são engraçados, bem produzidos, com uma pitada de ironia e leve crítica.

Para ilustrar os conteúdos, o canal conta com thumbnails bastante características. É só bater o olho para que o usuário saiba na hora que se trata de um vídeo do canal.

Em suas miniaturas, o Porta dos Fundos utiliza frames dos personagens em cenas marcantes do episódio. O complemento, que permitirá ao público saber do que se trata o vídeo, fica por conta dos textos.

3. Omelete

O Omelete é um dos maiores portais de entretenimento e cultura pop do país, voltado principalmente para o universo nerd. Em seu canal do YouTube, publicam conteúdos diversos, como análises de filmes, notícias do mundo nerd, webcasts, entrevistas e coberturas de eventos.

Os vídeos são muito diferentes entre si e as miniaturas também. Apesar disso, cada thumbnail segue um padrão visual que deixa o canal mais uniforme e com uma identidade mais evidente.

thumbnail_omeleteve

4. VidMonsters

Em nosso canal no YouTube, publicamos conteúdos com orientações e dicas sobre produção de vídeos e estratégias de marketing Para que o assunto que o usuário vai encontrar em cada vídeo fique bem claro, reforçamos na thumbnail a palavra-chave principal do conteúdo.

Dessa maneira, quando o internauta estiver passando o olho em nosso canal ou na timeline do YouTube, encontrará facilmente o que está procurando ou um tema de seu interesse.

thumbnail_vidmonsters

Conclusão

Como você viu neste texto, a thumbnail é um dos elementos mais importantes de um vídeo. Uma boa imagem é capaz de acelerar o carregamento da sua página e atrair a atenção do público para os seus conteúdos.

Portanto, não deixe de investir na criação de thumbnail. Planeje bem o seu conteúdo e mantenha sempre a identidade visual do seu negócio. Dessa maneira, você aumenta o reconhecimento da marca, atrai mais visualizações e estimula o engajamento dos usuários.

Seguindo as nossas dicas de como fazer thumbnail, você será capaz de deixar os seus conteúdos ainda mais atrativos e eficientes. Mas não pare por aí. Clique aqui e descubra 5 aplicativos de celular para fazer a edição dos seus vídeos.