VidMonsters
Por VidMonsters

Conheça os 14 tipos de conteúdo fundamentais para a sua estratégia de Marketing

VidMonsters
Por VidMonsters

Quem trabalha com marketing digital sabe que conteúdo é o carro-chefe de toda estratégia de sucesso. Seja no blog da companhia ou redes sociais, é obrigatório oferecer materiais de qualidade para o público. Por isso, conhecer os tipos de conteúdo mais indicados para cada plataforma é fundamental.

O conteúdo é o grande responsável por atrair tráfego orgânico para os canais da empresa, gerar e nutrir leads, ampliar o alcance da marca e aumentar as vendas!

Mas como produzir materiais realmente eficientes?

Não importa se é um blog post, um ebook ou um vídeo, ele deve ser produzido de acordo com a persona do seu negócio. Além disso, é importante acompanhar o que as marcas concorrentes estão fazendo e entender o que públicos similares ao seu consomem na internet

Com isso em mente, existem alguns tipos de conteúdo que contribuem para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Quer conhecer quais são eles? Então venha com a gente.

4 tipos de conteúdo ideais para blog

Os blogs são uma das ferramentas mais úteis para as empresas que querem ter presença online.

Versátil e prático, o blog permite nutrir uma relação mais próxima com o público, delimitando a voz e o discurso da marca. Mas para que isso se concretize, é preciso publicar materiais relevantes e com certa frequência.

Essa ferramenta oferece inúmeras possibilidades: é possível postar longos textos, imagens, vídeos e até áudio.

Separamos abaixo os melhores tipos de conteúdo para postar em um blog.

1. Blog posts

Esse tipo de conteúdo consiste na publicação regular de textos no blog da empresa. É um dos formatos mais básicos e importantes na atração de visitantes. É o formato de conteúdo que você está lendo nesse segundo!

O principal objetivo é educar o público, mas sem vender. Publique textos objetivos e interessantes e vá aos poucos se aprofundando em um tema, sempre alinhados com os interesses e problemas da sua persona.

Dessa maneira, além de posicionar a sua marca como autoridade em seu segmento, ainda ajuda a guiar os visitantes pelo funil de vendas.

2. Ebooks

Esse tipo de material, disponibilizado em formato PDF, é uma excelente forma de conseguir mais leads e estabelecer a marca como autoridade.

São mais específicos que os blog posts, se aprofundando em um determinado tema ou problema. Por causa disso, também são mais extensos , com aproximadamente duas vezes a extensão média de um texto normal.

Por ser um material tão rico, a sua empresa pode pedir aos visitantes algo em troca. No caso, informações valiosas, como nome, e-mail e telefone. Para isso, basta criar uma landing page e condicionar o download do material a um cadastro.

Assim, você amplia a sua base de contatos e poderá estreitar esse relacionamento posteriormente, nutrindo esses novos leads.

Ah, e você ainda pode transformar o conteúdo desses materiais em um VídeoBook e conseguir resultados ainda melhores.

3. Infográficos

Os infográficos combinam textos e imagens para simplificar ideias mais complexas. São fáceis de consumir e têm grande apelo visual junto ao público.

Dessa forma, você estimula o engajamento e aumenta as chances de o seu conteúdo ser compartilhado e alcançar novos usuários.

O ideal é caprichar na pesquisa de dados e informações para entregar um conteúdo de qualidade. E claro, sem esquecer do visual, que deve ser atraente e chamativo.

4. Cases de sucesso

A sua empresa quer transmitir mais credibilidade e autoridade na rede? Então aposte nos cases de sucesso!

Também chamados de estudos de caso, esse tipo de conteúdo mostra como os seus produtos e serviços ajudaram a resolver problemas reais dos consumidores.

Capriche na hora de contar essas histórias, dando detalhes do problema e como ele foi solucionado. Se algum lead estava em dúvida na hora da compra, não vai hesitar em fechar negócio!

4 tipos de conteúdos incríveis para Instagram

Bastante popular, o Instagram não pode mais ficar de fora de uma estratégia de marketing digital. Afinal, mais de 80% dos usuários seguem perfis de empresas nesse canal, posicionando-o como um ótimo meio para aumentar o alcance e engajamento.

Confira alguns tipos de conteúdo essenciais que você deve explorar no Instagram:

5. Fotos e ilustrações

O mote do Instagram é o visual. Sendo assim, nada melhor do que usar a rede social como uma espécie de vitrine da sua marca.

Poste fotos e ilustrações dos seus produtos, explorando-os em todos os detalhes. Capriche na qualidade do material para atiçar a curiosidade dos seguidores e ganhar likes e comentários.

5. Vídeos “caseiros”

Para impulsionar o engajamento no Instagram, convide o público a conhecer mais a sua empresa. Grave os bastidores dos seus produtos e serviços, mostrando as pessoas por trás da marca.

Poste os vídeos caseiros nos Stories ou faça uma live apresentando a equipe, por exemplo. A ideia é apresentar o lado humano do seu negócio, fortalecendo o relacionamento com os seguidores.

7. Teasers

Os teasers são vídeos curtos, de alguns segundos, que servem para atiçar a curiosidade do público.

Você pode usar esse tipo de vídeo para anunciar o lançamento de um novo produto ou serviço. Ou ainda replicar trechos de vídeos já publicados no YouTube ou outra plataforma. É ideal para aumentar o engajamento e o alcance dos conteúdos.

8. Stories

O Instagram Stories caiu no gosto dos usuários e também das empresas, que encontraram na popular ferramenta um importante meio de divulgação.

Para ter excelentes resultados com as suas stories, use os recursos de engajamento disponíveis, como enquetes e os novos emoji slider. Essas funcionalidades estimulam os seguidores a interagirem e ainda fazem a sua marca se destacar na plataforma.

3 tipos de conteúdos que funcionam para Facebook

Não dá para falar em marketing digital sem falar em Facebook. Com mais de 2 bilhões de usuários, é um canal obrigatório para toda empresa que queira ter presença digital.

Mas para se destacar em meio a tantas publicações que inundam a timeline, os tipos de conteúdo que separamos abaixo são os que mais funcionam:

9. Vídeos

Os vídeos são a melhor maneira de contar histórias. Atraentes, divertidos e fáceis de consumir, conteúdos desse tipo estão entre os mais compartilhados no Facebook.

O sucesso é tanto que, de acordo com uma executiva da empresa, até 2021, os vídeos serão o único formato que veremos na timeline.

Para que a sua empresa a tenha sucesso na maior rede social do mundo, use o Facebook Vídeos para alcançar um número maior de usuários e gerar mais engajamento. Divulgue produtos e serviços, crie campanhas publicitárias, grave depoimentos de clientes… A criatividade é o limite.

E com as ferramentas de análise de métricas que a plataforma disponibiliza, é fácil acompanhar de perto o número de visualizações, likes, comentários e curtidas dos deus vídeos.

10. Imagens de fácil consumo

Com o dia a dia cada vez mais corrido, o tempo que as pessoas gastam consumindo alguma informação é cada vez menor. Inclusive nas redes sociais. As imagens, mais fáceis de consumir, acabam chamando mais a atenção dos usuários do que os textos.

Por isso, para que a sua mensagem seja vista por um público maior, aposte no compartilhamento de imagens na página da sua marca. Elas devem ser diretas e objetivas, atraindo os seguidores para o seu conteúdo. Memes e até GIFs animados são ótimos para aumentar o engajamento e o alcance, graças ao seu efeito viral.

11. Pesquisas e enquetes

Um recurso bastante interessante no Facebook são as pesquisas e enquetes. Além de serem bastante populares, elas estimulam a interação com os seguidores.

E de quebra, você ainda descobre informações valiosas sobre o comportamento do público. Esses dados são extremamente valiosos e ajudam a criar conteúdos ainda mais alinhados e estruturar novas estratégias de marketing.

3 tipos de conteúdo para o YouTube

O Youtube já é o segundo maior buscador da web e a plataforma de vídeos online mais acessada do mundo. Disponibilizar os conteúdos da sua marca no site é uma oportunidade que não pode ser deixada de lado.

Mas com tantos vídeos sendo postados diariamente, pode ser difícil se destacar. Pensando nisso, listamos os tipos de conteúdo que vão ajudar o seu canal a bombar.

12. Unboxing / Recebidos

Um formato de vídeo que faz muito sucesso no YouTube é o unboxing (desembrulhar, em inglês). Ele consiste em mostrar a abertura de embalagens, exibindo o conteúdo das caixas e os próprios produtos.

Esse estilo de vídeo ficou famoso nos segmentos de tecnologia, games e brinquedos, mas vem conquistando vários outros nichos. Milhares de youtubers se dedicam a abrir encomendas de lojas e marcas e compartilhar a experiência com os seus seguidores.

Trabalhar com vídeos de unboxing é uma excelente estratégia para aumentar o reconhecimento da marca, gerar interesse por um novo produto e melhorar a experiência do cliente.

13. Tutoriais / Como usar

Na hora de aprender como fazer algo ou usar um produto, a grande maioria das pessoas utiliza a internet para pesquisar. E como os vídeos são o formato de conteúdo mais consumido, nada mais natural do que oferecer informações nesse estilo.

Gravar tutoriais em vídeo e mostrar para a sua audiência como usar os seus produtos aumenta a credibilidade e a autoridade da marca em seu segmento.

14. Resenhas e depoimentos de produtos

Uma das ideias de vídeo de maior sucesso são as resenhas e depoimentos de produtos. Eles consistem em apresentar uma descrição em detalhes de algum produto ou serviço, apontando seus pontos negativos e positivos e como é a experiência de uso.

Conteúdos nesse formato são extremamente engajantes e ajudam a aumentar a confiança e credibilidade da marca. Também podem ser utilizados para divulgar lançamentos, com ótimos resultados.

Conclusão

Viu só como existe uma infinidade de tipos de conteúdo para você investir nos canais da sua empresa? Agora que você conheceu alguns deles, é hora de colocar a mão na massa e produzir! E lembre-se sempre de oferecer materiais de qualidade e alinhados com os interesses e expectativas da sua audiência.

E se você gostou desse post, que tal descobrir outras possibilidades de conteúdo para o seu negócio? Conheça quais são os principais tipos de vídeo marketing e aposte no formato de maior aceitação pelo público.