VidMonsters
Por VidMonsters

Conheça os 45 tipos de marketing mais usados

VidMonsters
Por VidMonsters

Alguns especialistas definem o Marketing como uma série de estratégias para alcançar o público e para a venda de um produto ou serviço. Porém, não podemos nos limitar apenas a essa definição. Afinal, existem diversos tipos de marketing.

Neste artigo, você vai conhecer os 45 tipos de marketing mais utilizados no mercado. Em nossa lista, você encontrará uma breve explicação sobre cada estratégia e como elas são utilizadas pelas empresas. Confira!

Os 45 tipos de marketing mais utilizados

Antes de iniciarmos a nossa lista com os 45 tipos de marketing mais utilizados, uma dica importante: Em muitos dos tipos listados a seguir, já publicamos artigos em nosso blog que exploram em mais detalhes o exemplo de marketing apresentado. Para conferir, basta clicar sobre o título do artigo!

1. Marketing Digital

Hoje em dia, as pessoas passam mais tempo conectados à internet e em suas redes sociais do que nunca. Por conta disto, o Marketing Digital está no topo da nossa lista.

Em resumo, o marketing digital consiste na divulgação de produtos e serviços em redes sociais, páginas e blogs de empresas. Esses canais são criados com a intenção de atingir o público através da internet.

2. Outbound Marketing

O Outbound Marketing está dentro da lista dos tipos de marketing mais tradicionais e que é mais comum no mundo offline.

No Outbound Marketing tradicional, a estratégia básica consiste na busca da empresa pelo cliente. Por isso, muitas vezes ele se vale da interrupção para abordar o cliente.

Entretanto, isso acaba por comprometer os seus resultados a longo prazo. Afinal, a interrupção ou mesmo invasão do espaço do público tende a gerar uma percepção negativa da marca.

3. Inbound Marketing

Diferente do Outbound, no Inbound Marketing o cliente é quem busca pelo produto ou serviço de uma empresa.

Graças a isso,  esse é um dos tipos de marketing que mais crescem em popularidade. Afinal, não é invasivo na rotina do cliente, preocupando-se mais em atrai-lo de modo natural para a empresa. Por causa disso, o Inbound Marketing também é chamado de Marketing de Atração.

4. Marketing de Conteúdo

Com o crescimento do marketing digital, o Marketing de Conteúdo foi aquele, dentro os tipos de marketing, que mais se aproveitou e acompanhou este crescimento.

Isto porque, através de blogs e redes sociais, pode-se falar com propriedade sobre um ou mais assuntos. E a partir disso, engajar pessoas para que elas se tornem cliente ou passem a acompanhar a empresa.

5. Vídeo Marketing

Outra importante ferramenta aliada ao marketing digital, o Vídeo Marketing também é outro dos tipos de marketing que embarca no crescimento do mundo digital.

Cada vez mais popular, essa estratrégia consiste na aplicação das estratégias de atração e retenção de clientes através de vídeos. Ou seja, é a transformação de toda e qualquer campanha de marketing em conteúdo audiovisual.

6. Marketing Direto

O Marketing Direto é aquele no qual uma empresa faz uso de sua rede de contatos para enviar e-mails, SMS, mensagens por aplicativos de bate papo, entre outros, para pessoas que já se demonstraram interessadas nos produtos ou serviços.

7. Marketing Indireto

O Marketing Indireto é quando o produto ou marca, é apresentado de forma sutil, dentro de algum conteúdo. Dessa forma, o cliente nem percebe que é uma peça de marketing.

Por isso, ele é também conhecido como Marketing Invisível. Nessa estratégia, a apresentação da marca ou produto é muito discreta em um filme ou novela, por exemplo.

8. Marketing de Performance

O Marketing de Performance baseia-se na medição dos dados e resultados das campanhas e o quanto elas agradam ou não o público-alvo. Por isto, neste tipo de marketing, a preocupação principal é o ROI (Retorno sobre o Investimento) das campanhas realizadas.

9. Marketing de Redes Sociais

Apesar de serem redes de relacionamentos (Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn), nada impede as empresas de anunciarem seus produtos, serviços ou marca nas redes sociais. O Marketing de Redes Sociais é muito útil na hora de investir na divulgação de conteúdos e na interação com o público.

10. Marketing de Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é um dos tipos de marketing que visa criar uma conexão emocional entre a marca e o consumidor. Ou seja, usando não apenas o momento da venda, mas também o pós-venda para se aproximar cada vez mais do consumidor.

Com isso, pretende estreitar orelacionamento, até que o consumidor passe a ser um divulgador da marca.

11. Endomarketing

A estratégia do Endomarketing está voltada para os colaboradores da empresa, envolvendo a todos para um único propósito, para que se sintam parte de um processo e, principalmente, do resultado. O objetivo é construir uma boa imagem da empresa, junto aos que fazem parte dela.

12. Marketing de Nicho

A empresa pode optar por trabalhar com um grupo menor de pessoas ou clientes com características em comum, este é o chamado nicho. E o Marketing de Nicho permite que ela crie mais afinidade e fidelidade com um um público mais específico.

Além de economizar nas ações de marketing, ao torná-las mais enxutas e direcionadas.

13. Marketing de Fidelização

Continuando a nossa lista com os tipos de marketing, o Marketing de Fidelização busca transformar o cliente em divulgador da marca da empresa. Isso é possível oferecendo a eles programas de pontos, promoções, entre outro tipos de programas de fidelidade.

O custo destas ações sempre será menor, quando comparado ao da aquisição de um novo cliente, já que fidelizar um cliente é muito mais barato do que conquistas novos.

14. Marketing Promocional

São ações de entrega de brindes e amostras grátis do produto que se quer vender. Geralmente são feitas em shopping, mercados ou blitz de rua promocionais, o objetivo desta estratégia é que o produto seja conhecido por mais pessoas.

15. Marketing de Guerrilha

Outro dos tipos de marketing muito utilizados é o Marketing de Guerrilha. Ele envolve abordagens incomuns para chamar a atenção do consumidor, de modo rápido e com o menor custo possível.

Pode ser utilizada, por exemplo para “cutucar” um adversário da empresa, como no caso da propaganda de Halloween do Burger King, provocando seu rival, o McDonald’s.

16. Marketing de Proximidade

O Marketing de Proximidade é um dos exemplos de Geomarketing. Neste tipo, o consumidor recebe informações de produtos e promoções sempre que estiver próximo a um estabelecimento que usa este tipo de marketing. Este envio pode ser feito através de bluetooth, GPS ou mesmo pela rede Wi-fi da empresa, que é compartilhada com quem passa em suas proximidades.

17. Mobile Marketing

Podemos dizer que é uma extensão do marketing digital e um dos mais novos tipos de marketing. No Mobile Marketing, o produto ou serviço pode ser comercializado por mensagens via geolocalização, via SMS, em anúncios segmentados para celulares ou em páginas visitadas pelo cliente.

18. Marketing Multinível

Também conhecido como Marketing de Rede, é uma evolução dos modelos de venda direta. No Marketing Multinível cria-se uma rede de revendedores, que ganham com a venda dos produtos e com a apresentação de novos representantes. Assim, a rede vai crescendo.

19. Marketing de Afiliados

Empreendedores utilizam o Marketing de Afiliados para promover seus produtos pela internet. O modelo consiste na disponibilização de um link para cada afiliado promover o produto ou serviço. E a cada clique convertido em vendas, o afiliado ganha uma comissão.

É muito popular para a divulgação de infoprodutos, como cursos online, softwares, ebooks, entre outros.

20. Marketing de Exclusividade

Como o próprio nome diz, este tipo de marketing busca criar e oferecer produtos exclusivos para um grupo exclusivo pessoas, e fazer com que eles sintam que este produto ou serviço foi criado apenas para eles.

21. Marketing de Resposta

Também conhecido como Reply Marketing, o Marketing de Resposta é uma estratégia da empresa sugerindo ao consumidor uma ação imediata, indicando que ele compra o produto ou faça contato com a empresa, por exemplo. Por isso, este tipo de marketing faz muito uso das chamadas Call to Actions (CTAs).

22. Marketing Viral

O Marketing Viral ou Buzz Marketing tem por objetivo criar e propagar nas redes sociais de forma positiva uma imagem da sua empresa ou marca, fazendo viralizar alguma campanha produzida por ela.

23. Neuromarketing

Também conhecido como Marketing Científico, esta tipo tem como objetivo entender como as pessoas agem no momento da compra. O Neuromarketing utiliza técnicas científicas para compreender as reações humanas aos estímulos de uma peça de marketing.

24. Marketing Internacional

Para empresa com atuação em outros países, o Marketing Internacional é fundamental. Consiste na compreensão e adaptação as estratégias de marketing às diferentes culturas dos países nos quais a empresa atua.

25. Marketing Boca-a-Boca

Conhecido também como Marketing de Recomendação, esta estratégia se bem trabalhada, faz com que os consumidores fidelizados passem a ser divulgadores e promotores de uma marca.

26. Remarketing

Um dos tipos de marketing digital mais inovadores, o Remarketing faz com que os anúncios do Google Ads apareçam de acordo com uma ação prévia do cliente. O objetivo é atrai-lo de volta para o site de uma empresa, retomando o contato e o relacionamento.

Para exemplificar, quando você está em um site de compras e abandona o seu carrinho e sai da página, com o Remarketing, anúncios irão ser exibidos a você, com os produtos que deixou para trás.

27. Co-Marketing

Também conhecido como Cross Marketing, o Co-Marketing consiste na parceria de duas empresas para atingir o mesmo público, criando juntas conteúdos, produtos ou serviços. Entre as vantagens deste tipo de marketing está a diminuição de custos, alcançando um público ainda maior.

28. Marketing de Utilidade

Nesta modalidade de marketing, as empresas procuram demonstrar que não querem apenas vender seus produtos, mas tornar a vida das pessoas melhores com eles. O objetivo é agregar valor a marca da empresa, fortalecendo o branding.

29. Marketing de Comunidade

O Marketing de Comunidade ocorre quando uma empresa cria um grupo, no Facebook ou LinkedIn, por exemplo, para se manter próxima e interagir com seus consumidores, colaboradores e fornecedores, sempre com a intenção de melhorar produtos e serviços.

30. Marketing de Precisão

A estratégia no Marketing de Precisão é coletar informações sobre os clientes atuais, para oferecer produtos, serviços ou ofertas diretamente para o perfil e necessidades identificadas.

31. Marketing Transacional

No Marketing Transacional, o foco está na venda naquele momento, não tendo a preocupação de fidelizar o cliente.

32. Marketing de Eventos

O Marketing de Eventos consiste no uso de estratégias de marketing no planejamento, organização e promoção de eventos que proporcionem uma experiência positiva ao público. Os eventos geram um forte engajamento com a marca e a empresa pode atuar como organizadora, patrocinadora ou apoiadora.

33. Marketing Institucional

A ideia do Marketing Institucional é fortalecer a imagem de uma empresa ou instituição, junto ao público, e para isso, faz uso de dois tipos de marketing: Social e Cultural. Também é uma ótima forma de fortalecer a marca da empresa.

34. Marketing B2B 

O Marketing B2B (Business-to-Business, ou seja, de negócio para negócio) é uma estratégia de empresas que tem como clientes outras empresas. O que torna vários processos diferenciados, desde a chegada até ao cliente, até a decisão final de compra que ele toma.

35. Marketing B2C

Já o Marketing B2C (Business-to-Consumer, ou seja, de negócio para consumidor) são campanhas voltadas para empresas cujo os consumidores são pessoas. Neste tipo de marketing, ações como a construção de personas são fundamentais, para que a estratégia siga no rumo correto.

36. Marketing de Causa

No Marketing de Causa, uma empresa apoia uma causa ou um projeto, afim de divulgar a sua marca. O objetivo é fortalecer a percepção da marca, junto aos clientes, e, diferentemente do Marketing Social, aqui, o interesse comercial é explícito.

37. Marketing Reverso

De um modo comum, as empresas buscam dizer ao consumidor que eles precisam dos produtos que elas vendem. Já no Marketing Reverso, o conceito é diferente. A estratégia é dizer que ele NÃO precisa de determinado produto, criando uma imagem positiva da marca e, assim, aumentar as vendas indiretamente.

38. Marketing Pessoal

O Marketing Pessoal consiste em várias estratégias de marketing, utilizadas para construir positivamente a imagem de alguém, seja ele famoso ou não. O objetivo é tornar uma pessoa uma referência, na área em que ela atua.

39. Marketing Sazonal

O Marketing Sazonal está associado a datas especificas como Natal, Dia das Mães, por exemplo. Mas também se preocupa com as variações de demandas por um produto ou outro, durante um período específico, para aproveitar os melhores momentos de vendas.

40. Marketing de Influência

O Marketing de Influência visa associar a marca ou produto de uma empresa a algum personagem influente. No Youtube, por exemplo, é comum ver empresas se associando a youtubers com milhões de seguidores para divulgarem seus produtos.

41. Marketing de Experiência

Nesta estratégia, o objetivo é oferecer boas experiências aos clientes, gerando sensações positivas no contato com a marca. Com o Marketing de Experiência, o consumidor precisa se sentir confortável e bem atendido ao longo de sua compra.

42. Trade Marketing

O Trade Marketing consiste em ações dos fabricantes para posicionar melhor seus produtos em stands de venda, para facilitar o acesso do consumidor a eles. Com o e-commerce, esta estratégia precisa também ser considerada em sites de redes varejistas e marketplaces.

43. Marketing de Luxo

O Marketing de Luxo é relacionado ao Marketing de Exclusividade, pois é utilizado por empresas cujo o público é de alto padrão e as marcas são para poucos, tornando seus compradores exclusivos e de luxo.

44. Marketing Ambiental

Também conhecido como Marketing Verde ou Ecomarketing, O Marketing Ambiental se vale do princípio de que os consumidores de hoje se preocupam muito com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

45. Marketing de Emboscada

O Marketing de Emboscada geralmente acontece em grandes eventos, no qual uma marca fica de “tocaia” sobre as ações patrocinadas por uma marca concorrente, esperando o melhor momento para aproveitar um oportunidade de divulgação.