Loading Posts...

Digite seu e-mail para ler o artigo completo.

Compartilharemos este artigo com você.

Seu endereço de e-mail é 100% seguro contra spam! Powered by ConvertKit

Se você acha que o vídeo marketing é a próxima tendência, está muito enganado. Na verdade essa estratégia já é uma realidade e as empresas que estão usando a ferramenta já perceberam os resultados. Inclusive, já existem diversos tipos de vídeo marketing.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Cisco, 94% dos empresários jovens conseguem perceber o vídeo como uma forma de quebrar barreiras, sejam elas linguísticas ou ou comunicativas. Outro estudo feito pela Video Brewery diz que 90% das pessoas entrevistadas revelam que assistir um vídeo foi algo decisivo para que eles concretizassem uma compra.

E se você ainda tem dúvidas sobre como ele será recebido pelo público no futuro, a tendência, segundo o Cisco, é de que 82% de todo o tráfego na internet será gerado em vídeo até 2020. Já conseguiu imaginar a quantidade de conteúdo?

Agora você já entendeu que essa estratégia veio para ficar. Descubra os 7 tipos de vídeo marketing mais atrativos para você usar na sua empresa. Vamos lá?

Tipos de vídeo marketing

1. Entrevistas

Quando a pessoa segue a sua marca, quer dizer que ela se interessa pela área você atua. Utilize essa abertura para trazer ao seu público tudo o que a sua empresa sabe sobre o assunto. Além de mostrar o porquê ela deveria ser referência tanto para pesquisa quanto para compra.

Uma das principais maneiras de construir essa imagem é através da entrevista. Esse  é um dos tipos de vídeo marketing que precisa ser feito com alguma autoridade no assunto. Por isso, se a sua empresa é de TI, convide o gestor da área para responder perguntas do seu público.

Caso a sua empresa seja de creme para rosto, convide um dermatologista para dar dicas de cuidados com a pele. Mas preste atenção no que as pessoas que estão seguindo a sua marca desejam saber. São elas que mandam no conteúdo.

Quanto ao formato da entrevista; você pode fazer o padrão, que acompanha perguntas, respostas, passagens entre outros elementos; ou uma espécie de talk-show, um estilo mais informal e divertido de conversa.

2. Vídeo institucional

O institucional é um dos tipos de vídeo marketing mais comum entre as empresas, já que, através dele você consegue contar a história da sua empresa, mostrar os valores, a cultura organizacional e os seus produtos.

Esse item é versátil, já que pode ser utilizado nas redes sociais; site da empresa; comercial de TV ou até mesmo em uma reunião de apresentação. Mas agora, com o avanço das tecnologias, você pode sair do tradicional e inovar.

Já pensou em fazer um storytelling? Essa técnica consiste em contar uma história e, para isso, o vídeo pode utilizar diversos recursos audiovisuais disponíveis no mercado. Essa estratégia consegue gerar proximidade entre marca e público, já que é capaz de despertar diversas emoções em quem está assistindo.

Uma outra forma, que está super em alta, e que chama a atenção pela criatividade e interatividade são os motion graphics, um vídeo em animação, que pode ser usado para contar a história da empresa ou explicativo, ensinando como usar um produto ou ferramenta.

Você também pode utilizar o vídeo institucional como uma estratégia de comunicação interna. É uma ótima maneira de manter a sua equipe inteirada do que está acontecendo dentro da empresa. Enfim, são várias possibilidades.  Se bem planejado e executado, esse tipo de conteúdo traz muito engajamento para a sua marca.

3. Depoimento

Solicitar depoimento dos seus clientes é uma ótima estratégia para poder demonstrar para o seu público que o seu produto funciona e que as pessoas estão gostando de utilizá-lo.

Mas, quando ele é registrado através um vídeo, a credibilidade é ainda maior, já que o público tem a certeza de que é outra pessoa falando. O case de sucesso dele pode inspirar muitas pessoas a quererem solucionar os seus problemas com os seus produtos.

Caso seja para uma campanha interna, você pode convidar um profissional para contar sobre como ele é grato por trabalhar junto com a equipe, quais são os diferenciais da sua empresa para a que ele já havia trabalhado antes, como eles são tratados pelas chefias e etc.

4. Webinar

As redes sociais, seja Facebook, Instagram ou YouTube, são ótimas plataformas para você realizar o seu webinar. O vídeo ao vivo é um dos tipos de vídeo marketing capaz de trazer muito engajamento e insights interessantes.

Ele tem um local apropriado para o seu público interagir com você enquanto está na live. Assim, você pode responder perguntas e também fazê-las. Vale perceber a reação das pessoas, se elas assistem todo o vídeo, entre outras métricas.

Você pode pedir sugestão ao final do vídeo e encontrar novos assuntos para fazer outros vídeos. E não se esqueça, você precisa manter o seu público engajado após o webinar.

5. Vídeo tutorial

Como dito acima, esse é um dos tipos de vídeo marketing excelente para o sucesso do cliente. Afinal, a gente não deve parar no fechamento da venda, mas sim, buscar mecanismos para a marca se manter ativa na vida do funcionário.

Por isso, para que ele se sinta satisfeito com o seu produto, é preciso que ele saiba como utilizá-lo. Então, nada melhor do que utilizar um vídeo de passo a passo para poder explicar tim tim por tim.

Provavelmente um vídeo interativo pode chamar mais atenção dele do que aquela instrução de produto por escrito. Isso acontece já que as pessoas já não tem tempo nem paciência para ler instruções.

6. Demonstração de produto

No mesmo segmento do item acima, um vídeo de demonstração de produto é como se ele estivesse na vitrine e alguém perguntasse o que ele faz. Para responder a pergunta você leva o produto até o cliente e mostra cada funcionalidade.

Mas o melhor é que ele não precisa sair de casa para isso. E quando ele finalmente for a loja olhar, provavelmente ele já vai estar pronto para a compra. Afinal, já sabe tudo o que o equipamento fez e como pode ser a solução para os problemas dela.

Mas atenção, o vídeo precisa ser claro, objetivo e sem muita puxação de sardinha para o seu lado. O seu público quer uma informação honesta, que retrate o que o produto realmente é.

Prometer mil maravilhas se ele realmente não for pode causar até comentários de usuários frustrados pelo produto não ter cumprido as expectativas prometidas. Esses comentários ruins podem sujar o nome da sua marca para sempre.

7. Teaser

Se você está para lançar algum produto, uma boa pedida é aguçar a curiosidade do seu público com alguns vídeos chamativos e provocantes. Através deles você pode fazer bastante suspense.

Fale de como o produto pode mudar a vida das pessoas, que ela não perde por esperar por essa novidade e convença ela a ir assistindo os outros vídeos até o lançamento finalmente for revelado.

É fato que os vídeos possuem uma forte capacidade de atração e captação de lead. Por isso, é cada vez mais comum a utilização desse tipo de conteúdo pelas empresas, seja nas redes sociais, ou até mesmo nos e-mails.

A internet e as novas tecnologias trouxeram a democratização e hoje é muito fácil produzir um vídeo barato e eficiente. Mas para que ele tenha efeito, a sua equipe de marketing precisa se planejar e montar uma estratégia para o seu objetivo.

Existem muitas possibilidades e o audiovisual, juntamente com a sua edição, traz uma gama de tecnologias para você escolher o que se adapta a sua empresa. Mas, muitas vezes, é difícil saber por onde começar.

Agora que você já conhece os principais tipos de vídeo marketing. Mas está na hora de continuar. Clique aqui e entenda por quê o vídeo marketing é a melhor opção para você gerar leads qualificados.

Fique por dentro de todas sacadas de Video Marketing!

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit