Loading Posts...

Você sabia que os vídeos institucionais são uma excelente forma de comunicação para todos os tipos e segmentos de empresas? Nos dias atuais, é uma questão de sobrevivência e um diferencial saber e poder destacar-se no mercado de trabalho que está cada vez mais concorrido.

As empresas estão precisando se reinventar para atrair mais clientes e parceiros, e com isso, conquistar pessoas dispostas a trabalhar na organização.

O que é um vídeo institucional?

O vídeo institucional é uma excelente forma de apresentação e comunicação da empresa. Ele têm como objetivo apresentar os melhores pontos da instituição, ou até de uma pessoa pública, como marca e atividade. Além disso, têm o intuito de agregar valores positivos à sua imagem.

Geralmente estes vídeos são exibidos em eventos, reuniões corporativas – para clientes ou colaboradores – e em sites institucionais. É imprescindível que antes de divulgar o vídeo, a empresa reflita sobre sua visão, valores e missão, reforçando seu planejamento estratégico.

Os vídeos institucionais podem ser chamados de corporativos, empresarial ou de marketing. Esse formato de conteúdo é bastante usado nas estratégias de comunicação de muitas empresas. Contudo, é preciso ter um departamento ou equipe de marketing criativa para que possam pensar em formatos que fujam do padrão.

Um exemplo de vídeo institucional que foi realizado há pouco tempo, foi o da empresa Coca-Cola. Vocês se lembram do caso do rato dentro do refrigerante? Então, para acabar com a crise e especulações que a empresa estava sofrendo, a marca abriu as portas da fábrica para visitação. A ação evidenciou como funciona o processo interno de preparação do refrigerante até chegar à mesa do consumidor.

Tipos de vídeos institucionais

Produzir conteúdos de boa qualidade faz com que eles se tornem memoráveis e tragam resultados positivos para produtores e anunciantes. O retorno deles podem ser incalculáveis. Em tempos de internet, os vídeos podem até se tornar virais e conquistar mais clientes, parceiros e admiradores para a empresa.

 

1. Depoimento

O depoimento é uma das melhores formas de realizar vídeos institucionais. Através dele, a empresa consegue coletar declarações da equipe, dos gestores e de clientes, mostrando que é parceira e amiga de todos com quem trabalha diariamente. Também é válido chamar colaboradores antigos para dar depoimento. Isso mostra que a instituição tem carinho e boa relação com as pessoas que já fizeram parte de sua trajetória. Esses depoimentos podem ser feitos individualmente ou da maneira como o departamento de marketing achar melhor.

2. Vídeo endomarketing

Os vídeos de endomarketing são normalmente utilizados pelas empresas como forma de abordagem do mercado e para o uso no ambiente interno das corporações. Eles têm como objetivo motivar, inspirar e desenvolver habilidades dos funcionários, estimulando-os à melhoria interna e competitiva da empresa.

3. Videoaulas

As videoaulas vão auxiliar os novos colaboradores e explicar como funcionam os processos de trabalho interno. Além de dar dicas de como conseguir crescer internamente, elas apresentam a empresa de uma forma mais objetiva e prática.

4. Treinamento Corporativo

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais e gestores precisam se destacar para mostrar as qualidades que a empresa onde trabalham possui. Por isso, um jeito simples e fácil de fazer os vídeos institucionais de uma forma B2B são os treinamentos corporativos.

Além de levar um conteúdo de qualidade para outras pessoas com interesse no produto que você está ofertando, é uma excelente maneira de mostrar os pontos de maior destaque da empresa, atraindo assim, mais e mais pessoas interessadas em seu “produto”.

5. Transmissão ao vivo

As transmissões ao vivo mostram a energia real do que está acontecendo na empresa. Além disso, podem apresentar como funciona a rotina de trabalho, os lugares mais divertidos da corporação e quais são os diferenciais dessa empresa dentro do segmento no mercado.

Para fazer esse tipo de conteúdo, a empresa pode usar as redes sociais, ou até mesmo o canal no YouTube. Isso dependerá do público-alvo, isto é, quem você deseja “atingir”. Lembre-se de escolher uma pessoa animada e desinibida, pois a live precisa ser contagiante e transmitir uma energia boa para os seguidores.

6. Convide pessoas influentes para conhecer a empresa

Convide pessoas públicas (digital influencer) para conhecer a empresa. Elas têm um poder de comunicação incrível e podem ajudar a instituição a conversar com o público-alvo desejado.

Lembra-se do caso da Coca-Cola que citei acima? Então, que tal seguir a mesma ideia da marca e convidar um grupo de pessoas para visitar a empresa? Além de ser um jeito diferente, essas pessoas podem fazer postagens em redes sociais que vão ajudar a divulgar involuntariamente a imagem que passou a eles. Capriche na recepção dos convidados, pois a primeira impressão é realmente a que fica. #FicaDica.

7. Vídeos institucionais de final de ano

Aproveite o fim de ano e grave um vídeo institucional onde os membros da equipe estão reunidos com os familiares e divulgue-o nas redes sociais. Mostre que a empresa está conectada ao mundo digital. Além disso, evidenciará que as portas estão abertas para aqueles que são importantes para os colaboradores.

Inclua no vídeo um ou mais membros familiares, amigos, pets… O importante é que o funcionário sinta-se querido e assim, queira mais e mais fazer parte da equipe.

Agora que você já sabe o que são os vídeos institucionais, clique aqui e descubra 5 motivos para sua empresa investir em vídeo institucional.

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit