VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra como trabalhar na internet e ganhar dinheiro sem sair de casa

VidMonsters
Por VidMonsters

Atire a primeira pedra quem nunca pensou se seria possível trabalhar na internet! Nada melhor que abandonar a rotina de trânsito e escritório e ser o seu próprio patrão, não é mesmo?

A cada ano que passa, novas ferramentas e oportunidades surgem no mercado digital. E, com isso, novos jeitos de ganhar dinheiro na rede.

Atualmente, milhares de pessoas conciliam seu trabalho comum com o trabalho digital. Afinal, esse ambiente permite que qualquer pessoa com uma ideia atraente consiga investir em seu próprio negócio.

Se você também quer trabalhar na internet, mas não sabe como começar, precisa ler este artigo. Reunimos tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro pela internet. Confira!

Afinal, é possível trabalhar na internet?

SIM!

É possível trabalhar na internet, inclusive como renda principal – e não apenas como renda complementar.

É importante ressaltar, no entanto, que você jamais investirá em um negócio e terá resultados e lucros sem esforço ou dedicação.

Dessa forma, o primeiro passo para que um negócio virtual dê certo é visualizar ele como um trabalho verdadeiro, com horários, pausas para descanso e, principalmente, regras.

Esqueça a lenda do dinheiro fácil. Como qualquer profissão, trabalhar na internet vendendo produtos ou serviços exigirá que você saia da zona de conforto. Mesmo estando em sua própria casa.

4 vantagens de trabalhar pela internet

Muitas pessoas ainda ficam muito desconfiadas quando o assunto é o mundo digital. Afinal, é um mercado relativamente novo.

Mas a verdade é que trabalhar na internet é extremamente vantajoso e pode abrir inúmeras oportunidades para quem quer se arriscar.

Duvida? Veja só os benefícios que esse setor oferece:

1. Horários flexíveis

Talvez a principal vantagem – e a mais levada em consideração por quem quer abrir um negócio digital – é a de ter um horário flexível de trabalho. Isso é verdade, embora não signifique que você trabalhará pouco.

Realmente você não terá, como via de regra, uma agenda fixa, com horário de entrada ou saída.

Porém, por outro, a cobrança de si mesmo será maior. Afinal, você poderá trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar que tiver acesso à internet.

trabalhar na internet
“Eu posso fazer algumas pausas para ler e relaxar um pouco sem sentir culpa. Agora vou ver o horóscopo de hoje!”

2. Ausência de dress code

Ir para o escritório de terno e gravata ou salto alto? Esqueça isso! O chamado “código de vestimenta” também não existirá mais na sua rotina diária.

O dress code é muito comum nas empresas tradicionais. Nelas, o colaborador e até mesmo o dono precisam se vestir adequadamente, de acordo com as regras pré-estipuladas pela empresa.

Não importa o tipo de vestimenta que você usará ao trabalhar em casa. Desde que tenha acesso à internet e domínio das ferramentas digitais.

Afinal, nenhum colega de escritório estará observando você. A menos que resolva fazer uma conferência, é claro!

trabalhar pela internet
“Uhul! Trabalhar de cueca, aí vou eu!”

3. Mais autonomia profissional

Sair do mercado tradicional e ir para o digital significa assumir riscos diante de diversos imprevistos.

Porém, todo e qualquer risco pode ser evitado (ou minimizado) diante do conhecimento com base em suas experiências passadas.

Além disso, as opções de negócios são infinitas no campo virtual. Você tem a liberdade de escolher o negócio com maior sinergia e que seja compatível com suas habilidades.

trabalhar na internet
“Agora eu gerencio o meu próprio negócio e sou meu próprio patrão!”

4. Ter mais tempo para a família

Quem nunca sonhou em trabalhar um pouco menos e ter mais tempo disponível para curtir a vida com o que mais importa: amigos e familiares?

Ao investir no mercado digital, isso será possível!

Você terá mais tempo para estar ao lado dos filhos, do seu grande amor e dos velhos amigos. E claro, poderá fazer aquela tão sonhada viagem para o litoral ou para outro país!

trabalhar pela internet
Agora você terá mais tempo para fazer a tão esperada viagem com a família!

Como começar a ganhar dinheiro na internet

Embora a internet esteja cada vez mais popular, não pense que basta ligar o computador para começar a ganhar dinheiro com ela.

Para trabalhar na internet é muito importante fazer um planejamento minucioso do seu investimento. Caso contrário, corre o risco de perder tempo e dinheiro.

Mas não se preocupe. Listamos abaixo alguns pontos essenciais para iniciar um negócio ou profissão na internet. Olha só:

1. Tenha um produto ou serviço para vender

Parece muito óbvio. Mas é fundamental escolher o que você irá comercializar na web. São dois os tipos de produtos que você pode vender pela internet. Os produtos físicos e os digitais.

Os produtos físicos incluem itens como livros, aparelhos celulares, eletrodomésticos. Trata-se de qualquer produto palpável e que necessita de uma entrega real para o endereço do cliente.

Já os produtos digitais são as videoaulas, e-books, serviços de revisão de texto, entre outros. Trata-se de qualquer produto não palpável, ou seja, comercializados e consumidos diretamente no ambiente virtual.

Perceba que os produtos digitais são mais vantajosos se comparados aos produtos físicos. Afinal, não conta com custos de logística ou a burocracia que envolve os produtos físicos.

No entanto, seja para produtos físicos ou digitais, é preciso ter um plano de negócios. Saber quanto irá cobrar pelo seu produto ou serviço, quais os custos envolvidos e quais as margens de escalabilidade de seu negócio. Tudo isso é muito importante para que ele evolua.

2. Escolha onde comercializar

Okay. Você já tem um negócio em mente para trabalhar pela internet. Agora é hora de decidir o canal onde a venda será feita.

A seguir, listamos os mais comuns:

a) E-commerce

O e-commerce é uma espécie de loja virtual onde uma empresa comercializa produtos e serviços em uma plataforma online própria. Basta lembrar dos sites de grandes varejistas.

Nessa plataforma, os clientes adicionam produtos em um carrinho virtual e efetuam o pagamento diretamente pelo site.

É um negócio em constante crescimento graças à praticidade para o empreendedor. Os principais cuidados que você precisa ter para ser competitivo é oferecer um bom atendimento, entrega rápida, variedade e produtos de qualidade.

b) Produtos digitais

Os produtos digitais, ou infoprodutos, são materiais criados e vendidos exclusivamente pela internet. E incluem e-books, podcasts, videocasts, webinars e videoaulas.

Caso você tenha domínio sobre algum assunto de interesse do público, os produtos digitais podem ser um ótimo negócio. Afinal, as pessoas estão sempre interessadas em aprender algo novo.

c) Marketing place

Muitas vezes, criar um e-commerce pode não ser uma alternativa viável. Afinal, é necessário criar o site do zero, hospedá-lo e cuidar de todas as questões referentes à divulgação.

Uma solução para quem quer vender produtos pela internet é se inscrever em um marketplace. É uma plataforma que reúne produtos de diversas marcas em um único lugar. Como se fosse um shopping center.

Essa é uma oportunidade interessante para quem possui uma variedade menor de produtos e não quer lidar com os desafios de ter uma loja virtual própria.

d) Redes sociais

Quem disse que as redes sociais são lugar de fotos de gatinhos ou mensagens de bom dia? Não! Também é possível ganhar dinheiro nesses canais.

As redes sociais são o principal meio de divulgação de produtos e serviços atualmente. Especialmente o Facebook e o Instagram, duas das plataformas com maior público.,

Além de servir para divulgar produtos, as mídias sociais também servem como plataforma de vendas, dispensando a necessidade de um e-commerce.

Pegue por exemplo o Facebook e o Instagram, que oferecem funções de loja virtual integradas em seus aplicativos.

3. Invista em Marketing Digital

Com o produto em mãos e o canal de venda escolhido, agora é hora de esperar as vendas começarem sozinhas, certo? ERRADO!

Para que o seu canal tenha acessos e, como consequência vendas, é fundamental traçar estratégias de marketing para divulgar o seu negócio.

E como estamos falando de internet, o Marketing Digital é a escolha certa. Através dessa estratégia, você consegue atingir as pessoas que estão realmente interessadas nas suas ofertas, aumentando o número de acessos e vendas.

Existem diversas ferramentas online que você pode usar para divulgar o seu negócio virtual. Entre os principais, estão os blogs e as redes sociais.

5 ideias para trabalhar na ganhar dinheiro na internet

Para ajudar você a começar o seu negócio digital, separamos 5 ideias de produtos para você se inspirar. Confira a lista:

1. Cursos online

A internet revolucionou o mundo da educação. De repente, bastava ter um dispositivo com acesso à internet para ter acesso a muito conhecimento.

Nesse sentido, o mercado de cursos online está cada vez maior. Afinal, a a praticidade de se especializar e aprender coisas novas de qualquer lugar é muito atraente.

Se você dominar um assunto e tiver facilidade em ensinar outras pessoas, pode organizá-lo em forma de curso e colocá-lo à venda.

Existem diversas plataformas especializadas em cursos e educação à distância que ajudam você a vender seu conteúdo para o público.

2. Serviços de freelancer

A transformação digital revolucionou o mercado de trabalho. Se você tem alguma habilidade, como escrita, programação ou até tradução, pode oferecer os seus serviços para pessoas e empresas interessadas.

É o trabalho de freelancer, uma tendência profissional que não para de crescer em todas as áreas e nichos de mercado. Esse profissional pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, bastando estar conectado à internet.

Esse tipo de atividade é mais livre, já que não exige nenhum tipo de vínculo empregatício. O freelancer, por vezes, consegue remunerações melhores que as de empregos formais para a mesma área.

Além disso, esse profissional possui mais liberdade para trabalhar em diversos projetos, sem cair na monótona rotina de um escritório.

Existem dezenas de plataformas que unem esses profissionais a empresas interessadas em contratá-los. O importante é saber organizar o tempo e divulgar o trabalho de freelancer corretamente.

3. Clubes de assinatura

Outro mercado que tem ganhado bastante força nos últimos anos no país são os clubes de assinatura.

Em tempos de crise econômica, esse modelo de negócio é bastante requisitado por pessoas que não querem abrir mão de determinados luxos, mas sem gastar muito.

Normalmente, os serviços incluem entrega regular de cosméticos, produtos para bebês, produtos para animais de estimação, bebidas alcoólicas, higiene pessoal, alimentos, entre outros.

4. Venda de produtos físicos

Outra oportunidade de negócios para quem quer ganhar dinheiro na internet é apostar na venda de produtos físicos. Essa opção se baseia na venda online de produtos, que, em seguida, são entregues no endereço escolhido pelo cliente.

É possível vender roupas, acessórios (bolsas, cintos e colares), calçados, produtos de higiene e beleza, entre outros.

5. Programa de afiliados

E se a gente contasse para você que é possível trabalhar pela internet mesmo sem ter um produto para vender? Pois é isso que acontece com o programa de afiliados.

Nesse sistema, você se transforma em divulgação de produtos digitais oferecidos por outros empreendedores. E ganha uma pequena porcentagem por cada venda que conseguir. Grandes empresas, como a Amazon e Hotmart, oferecem sistemas de afiliação.

Para isso, basta que você tenha um canal de divulgação de grande alcance, como um blog, um canal no YouTube ou redes sociais. Em seguida, basta escolher o produto que melhor se encaixa com o seu público alvo e divulgar!

Conclusão

Trabalhar na internet deixou de ser apenas um sonho distante para quem quer mais liberdade e comodidade. É uma excelente maneira de conseguir a independência financeira, sem deixar de lado a vida pessoal e a praticidade.

E como vimos, essa modalidade de negócio oferece diversas opções para quem quer investir, como a venda de serviços e os programas de afiliados.

Gostou das informações deste texto e quer descobrir mais dicas para trabalhar na internet? Então saiba tudo sobre a produção e venda de infoprodutos.