Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Descubra o que é e como aplicar a Transformação Digital na sua empresa

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Transformação Digital é um processo pelo qual empresas usam a tecnologia para otimizar o desempenho e obter melhores resultados. Ou seja, é dar maior destaque à tecnologia na estrutura organizacional da companhia.

Com certeza você já ouviu falar da Transformação Digital. Esse conceito parece estar na moda, ganhando a atenção de muitas empresas. Mas do que ele se trata, exatamente?

Algumas pessoas pensam que esse conceito envolve um grande esforço do setor de TI para melhorar a experiência do cliente. Outras, que é um processo complicado, destinado apenas para grandes negócios.

Porém, a Transformação Digital é essencial para praticamente todos os negócios que queiram sobreviver aos avanços tecnológicos. Por isso, é importante compreender esse fenômeno e saber como aplicá-lo.

E foi pensando nisso que preparamos este texto, com todas as informações que você precisa saber sobe Transformação Digital. Vamos lá?

Veja só o que você aprenderá neste texto:

O que é Transformação Digital?

Muitas empresas que surgiram antes da criação e popularização da internet enfrentam um grande desafio. Afinal, muitas das regras que orientavam o mercado na era pré-internet não são mais válidas.

Logo, para sobreviverem nesse novo cenário, era necessário se adaptarem aos novos tempos. E, felizmente, essa mudança é perfeitamente possível.

A Transformação Digital pode ser definida como o uso da tecnologia para melhorar o desempenho e os resultados alcançados pelas empresas. Trata-se de uma profunda mudança estrutural na organização.

Mas esse processo vai além do que simplesmente criar uma fanpage, disparar uma newsletter ou criar um blog com conteúdos regulares.

A Transformação Digital é uma mudança radical na estrutura da empresa, fazendo a tecnologia ter um papel estratégico, e não apenas uma presença como mera ajudante.

Portanto, ao contrário do senso comum, podemos dizer que a Transformação Digital é um desafio de gestão, e não apenas de tecnologia.

Mas antes de descobrir como iniciar esse processo em seu negócio, é importante compreender o que levou a essas mudanças e os impactos que elas estão causando na sociedade.

Impactos da Transformação Digital na sociedade

Pense em como a sua vida mudou depois do advento da internet e do smartphone.

Serviços que antes eram solicitados pessoalmente ou por meio do telefone passam a ser automatizados. Basta abrir um aplicativo para ter acesso a um mundo de possibilidades, sem burocracia e com muita rapidez.

Ou seja, podemos dizer que houve uma mudança no comportamento dos consumidores. As pessoas querem ter acesso a um volume maior de informações e em um tempo menor. Estão mais exigentes.

Nesse sentido, empresas que conseguem se adaptar a essa nova configuração de consumo, apresentam resultados mais expressivos em termos de alcance e vendas.

Ao mesmo tempo, porém, surgem inúmeros desafios e transtornos para os negócios que não se adaptaram às novas demandas do público. Esses problemas incluem desde uma experiência do usuário negativa até despreparo em relação às reclamações dos clientes.

Com os avanços da tecnologia, surgem soluções e problemas que obrigam as empresas a se adaptarem para satisfazer as necessidades da sociedade.

E é justamente nesse momento que a Transformação Digital pode ajudar. Através dela, é possível otimizar processos e entrar de vez na era digital.

Etapas do progresso tecnológico

Para compreender a Transformação Digital e suas consequências, é importante entender o contexto em que ela está inserida.

Afinal, esse conceito não é apenas uma palavra da moda usada por especialistas para impressionar. A Transformação Digital faz parte de um processo muito maior, conhecido como progresso tecnológico.

Esse processo é composto por três etapas, que você confere em detalhes abaixo:

1. Digilização

A digitação consiste na transformação da informação analógica em dados digitais. Ou seja, sinais, sons, imagens e objetos são transformados em bits e armazenados em dispositivos eletrônicos.

Com isso, tornou-se mais fácil armazenar e proteger informações e dados importantes, economizando tempo e espaço físico.

2. Digitalização

Apesar do nome parecido, a digitalização é um processo mais abrangente que o anterior. Essa etapa consiste em mudanças profundas nas organizações como consequência da tecnologia.

Essas mudanças incluem conceitos avançados como Big Data, Internet das Coisas e blockchain, por exemplo. Todos esses processos incluem transformações profundas na maneira como os negócios se organizam.

3. Transformação Digital

Chegamos à Transformação Digital, que pode ser compreendida como o resultado geral da digitalização na sociedade.

Mas o que isso significa de fato?

Com a digitalização completa, é novas oportunidades de mudanças surgem para as organizações. É possível alterar estruturas socioeconômicas e padrões organizacionais e até derrubar barreiras culturais.

Benefícios da Transformação Digital

Como você já deve imaginar, apostar na Transformação Digital pode gerar inúmeros benefícios para o seu negócio.

Confira só os benefícios que a sua organização pode ter:

1. Automatiza atividades e aumenta a eficiência

A Transformação Digital é infinitamente mais dinâmica, promovendo rápidas interações entre marca/cliente, a partir da personalização de produtos e serviços.

2. Criação de novos cargos e interações setoriais

Com a Transformação Digital das empresas, também se desenvolvem modalidades de emprego associadas às novas tecnologias e suas interfaces de atuação.

Áreas que monitoram e alimentam redes sociais são exemplos de atividades recentes que estão ganhando ainda mais força conforme as marcas vão entrando no universo digital.

3. Melhoria da comunicação

A aplicação da Transformação Digital nas empresas melhora a relação entre marca e público. Afinal, as novas tecnologias permitem uma comunicação mais assertiva e ágil.

Com isso, os clientes ficam mais satisfeitos e engajados após o contato com a empresa, resultando em mais conversão e fidelização.

4. Otimização de processos

A Transformação Digital também contribui para o Marketing Interno, já que encurta as fronteiras entre os setores da companhia.

E com mais interatividade entre os colaboradores e profissionais de marketing e vendas, os processo internos ganham eficiência e assertividade.

5. Aumenta a vantagem competitiva

Muitos investidores não enxergam esse processo como algo positivo. Mas é preciso considerar que a Transformação Digital das empresas aumenta o leque de informações.

Esse fator conta a favor dos empreendedores na hora de criar uma marca e consolidá-la no mercado.

A competitividade é importante para sair da zona de conforto, e buscar cada vez mais aperfeiçoamento dos modelos de negócio conforme o engajamento com público vai se aprimorando no mercado.

6. Facilidade de acesso à informação

Se sua marca está no estágio inicial no mercado ou passa por esse processo de transição para o digital, aproveite um dos maiores benefícios que as novas tecnologias podem oferecer: conhecimento.

Estude bastante o cenário comercial atual, assim como as novas técnicas corporativas que podem ser aproveitadas para a sua marca. Procure sempre acompanhar a experiência do seus usuários para obter os melhores resultados.

Como iniciar um processo de Transformação Digital

Fazer a transição de um mercado offline para o online não é tão complexo como se imagina. Tudo que você precisa é de algumas dicas para dar esse pontapé inicial e transformar de vez o seu modelo de negócios.

Confira a seguir os quatro principais passos para colocar em prática o processo de Transformação Digital em sua empresa:

1. Tenha o futuro digital do seu negócio em mente

O primeiro passo para aplicar a Transformação Digital corretamente é enxergar todas as possibilidades que o ambiente digital pode trazer para o seu negócio.

Dessa forma, você será capaz de elaborar um plano de ação, especificando cada uma das etapas necessárias até alcançar o resultado esperado.

Nesse momento, é importante contar com o auxílio de outras lideranças na empresa e manter a equipe engajada nas novas diretrizes.

2. Aposte em iniciativas digitais e na inovação

Marketing Digital e Marketing de Conteúdo são apenas algumas das iniciativas que fazem parte da Transformação Digital. Existem outras tendências, que veremos mais para frente, que valem a pena explorar.

E não é só isso. Aproveite para ajudar o seu time a desenvolver uma cultura de inovação. Alie novas técnicas e habilidades com estudos e pesquisas de mercado. Isso trará maior segurança na hora de reestruturar a sua companhia.

A sua marca não pode ficar estagnada em um cenário que exige mudanças constantes e cada vez mais velozes. Dê espaço para que novas ideias e iniciativas sejam incorporadas no processo de Transformação Digital.

3. A Transformação Digital é um processo contínuo

O comportamento dos consumidores muda constantemente. Portanto, a Transformação Digital é um processo que deve ser aprimorado constantemente.

Ou seja, se mantenha sempre atualizado sobre as últimas novidades do Inbound Marketing e suas ramificações. Confira as tendências tecnológicas e não tenha medo de investir em tecnologia.

4. Seja um líder!

Não deixe que a transformação seja responsabilidade dos outros. Lidere a mudança em sua organização!

Tome as rédeas do processo e execute um plano de transformação. Pense na proposta de valor que o seu negócio oferece aos clientes e como garantir a lucratividade e crescimento no ambiente digital.

E não tenha medo de questionar os princípios centrais que regem a sua companhia. O resultado valerá a pena.

6 tendências da Transformação Digital

O ambiente virtual está em constante evolução. Com isso, era de se esperar que a Transformação Digital se adaptasse a essas mudanças.

E, com isso, diversas tendências surgiram. Aprenda um pouco mais sobre elas a seguir:

1. Big Data

O volume de dados que a humanidade produz aumenta a um ritmo assustador, graças ao crescimento das tecnologias de automação e do número de usuários de internet.

Portanto, para ter sucesso em uma estratégia de Transformação Digital, é fundamental analisar todos esses dados corretamente. Com isso, é possível traçar um plano de ação e obter informações relevantes, ganhando mais vantagem competitiva.

E a melhor maneira de conseguir isso é através do Big Data. Essa estratégia permite analisar e interpretar grandes volumes de informação, dando mais agilidade e eficiência aos processos.

2. Internet das Coisas

A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), em inglês, se refere à conexão de diversos dispositivos e objetos com a internet, além de smartphones e computadores.

Esses objetos, em conjunto com a automatização, ajudam a coletar e analisar informações em tempo real e traçar planos de atuação com base nesses dados.

Ou seja, o conceito vai além da simples conexão de objetos comuns à web. Trata-se de usar os benefícios da internet para revolucionar os usos e funções de qualquer tipo de equipamento.

Inclusive em sua organização. Segundo o IDC 2016 Global IoT Decision Maker Survey, 31,4% das empresas pesquisadas já aplicavam soluções de internet das coisas.

3. Realidade Virtual e Aumentada

Outras duas tendências que promete revolucionar o local de trabalho são a Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR). Com elas, será possível criar novas maneiras de criar e entregar produtos e serviços ao público.

Essas tecnologias permitem aos consumidores observarem a real escala dos objetos. Por exemplo, é possível usar óculos de VR para passear por um apartamento decorado virtual. Ou ainda usar um app de AR para testar como um novo móvel ficará na sala de estar.

Essa possibilidade resolveria um dos maiores problemas enfrentados por quem compra online. Afinal, nesse tipo de transação não é possível experimentar o produto pessoalmente antes de adquiri-lo.

4. Inteligência Artificial e Machine Learning

A Inteligência Artificial está revolucionando a maneira como as empresas fazem Marketing. Com a diversidade de dados coletados sobre os clientes, as companhias podem traçar estratégias e criar soluções mais personalizadas e assertivas.

E com a Aprendizagem de Máquina, ou Machine Learning, o processo fica ainda mais eficiente, pois não requer mais a análise humana.

Um dos usos mais populares dessas duas tecnologias é através dos chatbos, robôs que conversam com as pessoas através de mensagens. Além disso, dispositivos podem usar a Aprendizagem de Máquina para aprender com o usuário e adaptar suas funções.

5. Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) consiste em analisar aspectos e estratégias que podem ajudar na tomada de decisões do seu negócio.

E quando essa estratégia é acompanhada do Big Data, a coleta de dados e a mensuração de resultados ganha mais eficiência, dando maior vantagem competitiva para a empresa.

E não é só isso. Os softwares de BI permitem acompanhar o trajeto dos clientes pelo funil de vendas em tempo real, identificando padrões de comportamento e acelerando o ciclo de vendas.

6. Automação de Marketing

A tecnologia também pode ajudar os times de Marketing a ganharem mais eficiência em suas ações por meio da Automação de Marketing.

Por meio de ferramentas específicas, é possível automatizar e otimizar diversos processos, como agendamento de publicações em redes sociais, envio de e-mails personalizados, acompanhamento de leads e mensuração de métricas de desempenho.

Dessa maneira, os profissionais têm acesso a dados mais precisos sobre os clientes e podem traçar estratégias mais direcionadas, melhorando a experiência do usuário e a eficiência de suas ações.

Um case de sucesso para inspirar

A Disney Word investiu pesado na Transformação Digital após perceber que a experiência do usuário estava apresentando uma queda considerável.

Para prevenir um declínio ainda maior, o parque temático lançou o MyMagic+. Um pacote digital que conta com um site, aplicativo e uma pulseira personalizada.

Dessa maneira, o usuário pode agendar a sua estadia com antecedência pelo endereço eletrônico ou app. Em seguida, ele recebe uma pulseira digitalmente identificável. A pulseira dá acesso a hotéis, restaurantes e também serve como bilhete de entrada para o parque e Fastpass.

Essa inovação também aperfeiçoou o relacionamento personalizado com o cliente. A partir do chip identificável presente nas Magicbands, a marca pode rastrear as aquisições de seus usuários. Com base nesses dados, os times de Marketing e Vendas oferecem um atendimento mais personalizado.

Por exemplo, se um cliente está em uma fila cheia, personagens da Disney podem ser chamados para interagir com o público ou convidá-los para outras atrações. O mesmo ocorre em aniversários, onde a Disney proporciona uma experiência especial para esses usuários.

Confira no vídeo abaixo:

Conclusão

A Transformação Digital é um tema que atrai o interesse de muitos empreendedores e as marcas que não se adaptarem correm o risco de ficar para trás.

Mas repensar um modelo de negócios e reestruturar uma organização, deixando-a pronta para as novas tendências de consumo requer liderança e coragem.

Porém, como vimos, esse processo não é tão complicado quanto parece. Usando as tecnologias certas e apostando no planejamento, é possível revolucionar a sua empresa e colher os benefícios que essas transformações podem oferecer.

E agora que você sabe como utilizar a Transformação Digital para alavancar os seus negócios, não pare por aí. Aproveite para descobrir como esse conceito se relaciona com o Inbound Marketing e aprimore ainda mais a relação da sua marca com os clientes.