Loading Posts...

Se você é um usuário frequente das redes sociais, já deve ter visto algum amigo ou marca realizando uma transmissão ao vivo no Instagram.

A rede social é uma excelente canal para marcas divulgarem conteúdos, produtos e serviços. Afinal ela já conta com mais de 1 bilhão de usuários. E com os vídeos ao vivo, conhecidos como “lives”, essa tarefa é ainda mais fácil.

Se você quer aprender como fazer uma live no Instagram, veio ao lugar certo! Preparamos um guia completo e ilustrado, com tudo o que você precisa saber para fazer uma transmissão ao vivo na rede social.

Confira o que você vai aprender neste artigo:

Sem mais demora, chegou a hora de aprender como fazer uma live no Instagram de maneira fácil e rápida. Vamos lá?

Transmissão ao vivo no Instagram: como funciona esse recurso

Se você usa o Instagram com frequência, já deve ter recebido alguma notificação de que um perfil que você segue iniciou uma live.

Mas afinal, como funciona essa ferramenta?

Em outubro de 2016 a rede social lançou o Instagram Stories, uma ferramenta que permitia a publicação de vídeos e imagens que sumiam depois de 24 horas.

A novidade foi um sucesso absoluto e hoje em dia já conta com mais de 400 milhões de usuários ativos todos os dias.

Não demorou muito para que a ferramenta fosse aprimorada e, em novembro do mesmo ano, foi lançado o Instagram Live.

Com essa atualização, qualquer usuário pode fazer uma transmissão ao vivo no Instagram através da ferramenta de Stories.

Ao selecionar a opção “Ao Vivo” na câmera do app, o usuário começará uma live e qualquer usuário poderá assistir, curtir e comentar em tempo real.

Instagram Live GIF by Product Hunt

Quando a transmissão terminar, o usuário tem a opção de deixar o registro da live disponível entre suas Stories por 24 horas para que outras pessoas assistam depois.

A facilidade em fazer uma live no Instagram atrai não apenas usuários comuns, mas também empresas. Marcas de diversos setores enxergam nas transmissões ao vivo uma ótima maneira de divulgar produtos e promover lançamentos.

Por que fazer uma live no Instagram

Certo, você já entendeu o que é e como funciona uma transmissão ao vivo no Instagram. Mas por que você precisa investir nesse recurso?

Não pense que apenas adolescentes, celebridades e influenciadores digitais podem se beneficiar das lives.

O formato de vídeos ao vivo caiu no gosto dos internautas. De acordo com uma pesquisa do UBS Evidence Lab, 36% dos internautas assistem a vídeos ao vivo.

Uma live é capaz de engajar os seguidores com mais facilidade do que um vídeo normal. O público pode interagir em tempo real com o conteúdo, enviando comentários, sugestões e até reações.

Além disso, as transmissões ao vivo no Instagram ganham prioridade no feed dos seguidores, aumentando o alcance orgânico do seu conteúdo.

E não para por aí. Quando bem explorado, o formato de lives permite criar conteúdos mais criativos, participativos e atrativos.

Instagram Live para empresa

O Instagram já se consolidou como um dos meios preferidos dos consumidores para se conectarem com suas marcas favoritas. Não é à toa que 80% dos usuários seguem alguma empresa, segundo a própria rede social.

Portanto, é natural que as transmissões ao vivo sejam uma excelente ferramenta de divulgação. De fato, 82% dos internautas preferem transmissões ao vivo de uma marca que posts em redes sociais.

Dê só uma olhada nas vantagens que o Instagram Live oferece para a sua empresa:

  • Fazer uma transmissão ao vivo é mais fácil do que parece e não exige equipamentos caros: basta ter uma conta na rede social e um smartphone com acesso à internet;
  • A sua marca terá destaque no feed dos seguidores, aumentando o alcance do seu negócio e impactando um público ainda maior;
  • Uma transmissão ao vivo gera mais engajamento que conteúdos normais. Assim, o público ficará mais participativo e disposto a realizar alguma ação, como acessar o seu site ou comprar um produto;
  • Conteúdos ao vivo fazem a sua marca ganhar mais autoridade e confiança do consumidor.

Agora não restam dúvidas de que o seu negócio precisa investir nesse formato. Mas por onde começar? É o que veremos a seguir.

Como fazer live no Instagram: passo a passo

Se você nunca fez uma transmissão ao vivo no Instagram, não tenha medo. Entrar ao vivo nessa rede social é bastante simples e intuitivo.

Separamos abaixo um passo a passo simples e completo sobre como fazer uma live no Instagram.

1. Acesse o Instagram

Primeiramente, abra o aplicativo e acesse a câmera do Stories. Para isso, clique no ícone em formato de câmera, no canto superior esquerdo do seu feed.

transmissão ao vivo no instagram

2. Configure a sua live

Ao abrir a câmera, selecione a opção “Ao Vivo” localizada no canto inferior.

Nesta tela você pode mudar as preferências da sua transmissão. Basta selecionar o ícone de engrenagem na parte superior esquerda.

As opções permitem, por exemplo, impedir que um ou mais usuários assistam à sua live.

3. Fique ao vivo

Depois de tudo configurado, clique no botão “Iniciar vídeo ao vivo”. O aplicativo checará rapidamente se a sua conexão de internet está boa e dará início à transmissão.

Assim que você começar a live, o Instagram notificará os seus seguidores. Você pode acompanhar o número de pessoas que estão assistindo e quem entrou na transmissão.

4. Interaja com a audiência

Durante a transmissão, fique de olho nos comentários do público. Eles aparecem na parte inferior da tela.

Você também pode escrever mensagens e citar usuários. Se quiser, pode fixar um comentário para visualização de todos. Para isso, basta tocar no comentário já publicado e pressionar por alguns segundos.

Não se esqueça de responder às dúvidas das pessoas e agradecer pela participação.

5. Termine a sua transmissão

Cobriu todos os assuntos planejados e quer encerrar sua live? Clique em “Encerrar”, no topo direito da tela e em “Encerrar vídeo ao vivo”.

Na tela seguinte você poderá ver o número de pessoas que assistiram ao vídeo, fazer o download da transmissão e compartilhá-la nas Stories.

Como fazer live no Instagram com duas pessoas

Recentemente, o Instagram lançou um novo recurso que permite convidar outro usuário para participar de uma transmissão ao vivo

Fazer uma live conjunta é uma ótima estratégia para aumentar o alcance da marca e fortalecer parcerias.

Ao convidar um usuário para ficar ao vivo, o seu conteúdo passará a ser visto também pelos seguidores do perfil parceiro. Assim, o seu negócio consegue alcançar uma audiência ainda maior.

Gostou dessa funcionalidade e quer fazer uma live no Instagram com duas pessoas? Então confira o nosso passo a passo:

1. Inicie a sua transmissão ao vivo

Siga os passos normais para começar uma live no Instagram. Acesse a câmera de Stories e selecione “Ao vivo”.

2. Convide um amigo

Durante a sua live, toque no ícone de “dois rostos”, que fica no canto inferior direito da tela. Em seguida, escolha qual usuário você deseja convidar e clique em “Adicionar”.

Para remover um convidado, clique no ícone “X” que aparece sobre a imagem da câmera dele e confirme.

Viu só como é fácil fazer live no Instagram com duas pessoas? Mas lembre-se que para convidar um usuário é necessário que ele esteja assistindo à sua live.

Além disso, os próprios espectadores podem solicitar participação nas lives, que pode ser aceita ou não pelos realizadores.

Ao terminar sua transmissão ao vivo no Instagram…

Mesmo que você faça um bom trabalho de divulgação da sua transmissão ao vivo, muitos dos seguidores podem não comparecer na data e horário marcados.

Talvez a sua oferta não era interessante para eles naquele momento ou eles tiveram algum compromisso inadiável.

Mas isso não significa que eles não podem mais acessar ao seu conteúdo.

Além de poder salvar o arquivo com a live no smartphone, também é possível disponibilizar o vídeo no Stories.

Para fazer isso é muito simples. Ao encerrar a transmissão, clique na opção “Compartilhar no Stories”. Depois disso, o vídeo ficará disponível para visualização por apenas 24 horas.

Utilize essa alternativa para impactar novos usuários e ter a chance de atrai-los para as suas próximas transmissões.

7 dicas para ficar ao vivo no Instagram com sucesso

Como deu para perceber, fazer uma transmissão ao vivo no Instagram é mais fácil do que parece. Tudo o que você precisa é de um smartphone com o app instalado e uma boa conexão com a internet.

Mas não basta começar a transmitir de qualquer jeito. Alguns aspectos importantes devem ser levados em conta.

A seguir, listamos tudo o que você precisa fazer para que a sua live seja um sucesso, atraindo novos seguidores e estimulando o engajamento:

1. Planejamento é fundamental

Uma das principais características de uma transmissão ao vivo no Instagram é o improviso e a informalidade.

Mesmo assim, um pouco de planejamento é muito importante para que nada saia errado antes, durante e depois da live no Instagram.

O primeiro passo é determinar o objetivo da transmissão ao vivo. Ela pode servir para divulgar o lançamento de um novo produto, aumentar o alcance da marca ou gerar engajamento, por exemplo.

Com isso em mente, elabore um roteiro simples, apontando todos os assuntos que serão discutidos durante o vídeo.

Existem outros pontos que você precisa definir, como:

  • Marcar a data e horário da transmissão: procure se basear nos dias e horas em que os seguidores estão mais ativos. Nesse sentido, conhecer a sua persona é fundamental.
  • Determinar onde será feita a live: escolha um cenário agradável e que não tire a atenção do público. Caso prefira um ambiente externo, dê preferência por áreas mais tranquilas e silenciosas.
  • Definir quem serão os convidados do seu vídeo: você pode convidar especialistas para participar de sua transmissão ao vivo no Instagram. Não se esqueça de decidir se eles serão entrevistados ou ajudarão a apresentar o conteúdo.

2. Não se esqueça de ensaiar

Toda transmissão ao vivo está sujeita a imprevistos. Afinal, esse formato não dá espaço para edição ou regravações.

Porém, isso não impede você de ensaiar o conteúdo do vídeo com antecedência.

Com base no roteiro que você elaborou, reveja e corrija os principais pontos que serão abordados.

Pratique o seu discurso para ter mais tranquilidade na hora da live e perder o medo da câmera. Aproveite para estimar o tempo que será gasto com a transmissão e reforce a mensagem principal.

Assim você evita pausas desconfortáveis, momentos de silêncio e os temidos brancos na hora da live no Instagram.

3. Divulgue sua live no Instagram com antecedência

Depois de definir os melhores dias e horas da sua próxima live, é hora de divulgar para o seu público nas redes sociais.

Afinal, não faz sentido elaborar um roteiro incrível, pensar em temas relevantes e convidar as maiores referências se ninguém souber da sua transmissão ao vivo no Instagram.

É verdade que o aplicativo envia uma notificação para os seguidores da página alertando sobre a live. Mas é importante divulgar o evento com antecedência para que o público possa se planejar.

Defina os melhores dias, horários e canais para promover sua live stream e garantir participações maiores. Procure alinhar a agenda de divulgação com os hábitos da sua audiência.

Você pode programar publicações nas redes sociais, criar posts no blog da marca e até anunciar o evento por meio do Instagram Stories.

4. Cuide da qualidade da transmissão ao vivo

Não há nada pior para o sucesso de uma transmissão ao vivo no Instagram do que uma qualidade de imagem e som ruim. Além de afastar o público, ainda pode prejudicar a imagem da sua marca.

Para evitar que isso aconteça a sua live, analise com cuidado o ambiente onde será feita a transmissão. Prefira locais calmos e silenciosos para não ter problema.

Caso a live seja feita ao ar livre, evite ruas movimentadas e atente-se para sons de animais e do vento. Tudo isso pode gerar ruído e atrapalhar a compreensão do áudio.

A iluminação do ambiente é outro aspecto fundamental. Procure gravar em locais bem iluminados, de modo a garantir imagens nítida e cores vibrantes.

Caso você não conte com equipamentos de iluminação apropriados, tente usar a luz natural a seu favor.

5. Equipamentos e cenários para a sua live no Instagram

Imprevistos acontecem a todo momento e precisamos estar preparados para agir com rapidez. Ninguém quer ver cenários se desmontando durante o vídeo ou quedas de conexão constantes.

Por isso, separe um tempo antes da live para organizar os cenários e testar os equipamentos. Assim, você pode realizar alterações sem prejudicar o cronograma.

Ao arrumar o local da transmissão, mantenha o ambiente organizado, de modo que o foco do público esteja no conteúdo e no apresentador.

Não se esqueça de testar todos os equipamentos que serão utilizados na live no Instagram, especialmente o smartphone e a conexão de internet.

Faça testes com a câmera do dispositivo e verifique se o app do Instagram está atualizado e funcionando corretamente.

Aproveite para se assegurar de que a internet está funcionando e com velocidade suficiente para evitar quedas e atrasos na transmissão.

6. Não deixe de se apresentar

O grande dia da sua live no Instagram chegou. Depois de conferir todos os detalhes, é hora de dar início ao seu conteúdo ao vivo.

Mas antes de ir direto ao tema da sua live stream, não se esqueça de se apresentar aos espectadores.

Conte quem é você, quais os produtos ou serviços que a sua marca oferece e os temas que serão abordados no evento.

Essa estratégia ajuda a dar tempo para que mais pessoas acessem a sua transmissão, aumentando o seu alcance. Além, é claro, de aumentar a identificação do público com a marca.

7. Estimule a participação com o público

O contato direto com o público é um dos grandes diferenciais de uma transmissão ao vivo. Assim, durante a sua live, procure incentivar a participação dos seus seguidores.

Uma das melhores dicas para aumentar a interação e o engajamento é disponibilizar um espaço para perguntas e comentários.

Além disso, esteja sempre disposto para responder dúvidas, citar mensagens e agradecer aos usuários que participarem.

Fazer com que a audiência note o seu retorno e sinta-se presente na transmissão pode ser decisivo para o sucesso.

E não tenha vergonha de pedir que deixem curtidas, compartilhem a transmissão, marquem amigos e visitem sua página.

Fale naturalmente e aja com espontaneidade. Concilie o tempo para equilibrar as informações centrais da live com a participação dos espectadores.

3 ideias de conteúdo para o Instagram Live

Você aprendeu tudo sobre como fazer uma live no Instagram e já pode começar a transmitir ao vivo para os seus seguidores.

Mas antes de ir embora, que tal conhecer um pouco sobre as possibilidades de uso desse formato?

Por ser bastante versátil, a sua marca pode explorar o vídeo ao vivo de diversas maneiras. Reunimos alguns dos conteúdos que mais se encaixam no formato ao vivo.

1. “Por trás das câmeras”

Embora vídeos elaborados sejam interessantes e façam muito sucesso, todo mundo adora descobrir o que acontece nos bastidores de uma empresa.

Mostrar para o público quem está por trás de sua marca preferida ajuda a criar uma relação mais íntima com a empresa.

Mostre como é o processo de produção dos produtos, apresente a sua equipe e dê um tour pela empresa. Apresentar o dia a dia da companhia pode aumentar o interesse pelos seus produtos.

2. Perguntas e respostas

vídeo Q&A, é bastante utilizado em transmissões online, estimulando a participação e o engajamento entre a audiência.

Graças à ferramenta de comentários das lives do Instagram, é possível ler e responder às dúvidas do público em tempo real.

O segredo é avisar sobre a transmissão com antecedência. Dessa forma, as pessoas que têm dúvidas ou curiosidade sobre a marca podem preparar previamente algumas perguntas.

3. Cobertura de eventos

Os eventos corporativos já fazem parte do cotidiano de muitas empresas. Seja para anunciar novidades ou lançar novos produtos, são excelentes oportunidades para se aproximar do público.

Fazer uma transmissão ao vivo no Instagram durante esses eventos permite que o público, mesmo à distância, acompanhe e interaja com a empresa.

Você pode estruturar o vídeo como se fosse uma cobertura jornalística, apresentando o local do evento e mostrando as principais atrações.

Pronto, agora você já sabe como fazer uma transmissão ao vivo no Instagram. Com as nossas dicas e informações, a sua live será um sucesso.

Mas não pare por aí. Que tal aprender a anunciar nessa rede social e aumentar o alcance dos seus produtos? Preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o Instagram Ads.

Marcos Pereira

Jornalista e redator