Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Aprenda a fazer uma transmissão ao vivo no YouTube Live pelo PC, celular e OBS

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Você quer aprender como fazer uma transmissão ao vivo no YouTube? Então hoje é o seu dia de sorte! Este é um guia prático e completo, com passo a passo ilustrado, sobre como fazer uma live no YouTube através de qualquer dispositivo.

E para te ajudar a dominar a plataforma preferida de mais de 70% dos internautas na hora de assistir uma live, reunimos as dicas e ferramentas fundamentais para fazer da sua live no YouTube um sucesso.

Você pode utilizar o sumário de navegação abaixo para se orientar mais rapidamente:

Então chegou a hora de descobrir como fazer uma transmissão ao vivo no YouTube de sucesso. Vamos nessa?

Transmissão ao vivo no YouTube: entenda como funciona

Antes de ensinarmos como fazer uma live no YouTube, é importante entender como essa ferramenta funciona.

Bom, você já deve saber o que é uma transmissão ao vivo, certo? É a evolução do stream de conteúdo na internet.

Através desse recurso, o vídeo é exibido ao mesmo tempo em que é filmado, sem que o espectador precise fazer o download do arquivo.

Antes mesmo de a tecnologia virar febre, em 2011, o YouTube lançou o YouTube Live, seu serviço de vídeos ao vivo. Desde então, o número de transmissões em tempo real e de espectadores na plataforma não parou de crescer.

Tamanho sucesso é explicado pela facilidade de fazer uma live. Basta um dispositivo com conexão à internet e uma câmera para que qualquer usuário realize um evento ao vivo.

E os dados confirmam isso. Somente em 2016, o número de eventos ao vivo cresceu 130% em relação ao ano anterior.

E de acordo com o Think With Google, os usuários do YouTube passam 4 vezes mais tempo assistindo a conteúdos em tempo real do que assistindo vídeos on demand.

5 bons motivos para fazer uma live no YouTube já!

Okay, você já entendeu que as lives são a maior tendência do mundo dos vídeos. E que o YouTube é um dos melhores canais para fazer uma transmissão ao vivo.

Mas você sabe por que a sua empresa precisa investir na transmissão ao vivo no YouTube?

Bom, existem muitos motivos para apostar nessa plataforma. Confira:

1. Mais alcance para a sua marca e canal

Uma das desvantagens dos eventos presenciais é que nem todo mundo pode comparecer ou é preciso encontrar um espaço que comporte todos os participantes.

Entretanto, com uma transmissão ao vivo no YouTube não é preciso se preocupar com nada disso. O seu conteúdo poderá ser acessado por pessoas de qualquer lugar do mundo. E sem que você tenha que gastar a mais por isso.

Assim, a sua marca é capaz de atrair uma audiência maior, alcançando mais usuários do que com eventos físicos.

Duvida? De acordo com o YouTube, canais que transmitem ao vivo pelo menos uma vez por semana apresentam um crescimento de 40% em novos inscritos e de 70% no tempo de exibição do canal.

2. Baixo custo e facilidade

Se você nunca fez uma transmissão ao vivo, pode se sentir inseguro, imaginando que é um processo complexo e que exige equipamentos profissionais.

Mas a realidade é outra. Fazer uma live no YouTube é bastante fácil e não exige muitos conhecimentos técnicos do usuário.

Basta ter um canal, um computador ou smartphone com conexão à internet, uma câmera e uma ideia na cabeça!

Dessa maneira, sem investir muito, a sua empresa tem acesso a uma poderosa ferramenta para atrair e engajar seguidores.

3. Público mais engajado e participativo

Os vídeos online estão entre os conteúdos com maior engajamento no mundo digital. Logo, era de se esperar que os vídeos ao vivo fossem ainda mais envolventes.

Uma live no YouTube faz o público se conectar de maneira mais profunda e positiva com a marca. Afinal, estamos assistindo a pessoas “reais” conversando com a gente ao vivo e sem cortes.

Além disso, esse tipo de conteúdo por si só é um convite à participação. Por meio da caixa de comentários, os espectadores podem enviar mensagens e sugestões durante o evento, participando do conteúdo.

Uma audiência participativa fica mais disposta a concluir as ações que você pedir, como baixar materiais ou concluir uma compra. Esses são detalhes que melhoram a experiência do público, aumentando a sensação de proximidade com as empresas.

4. Geração de leads qualificados

Conseguir leads qualificados fica mais fácil com a realização de transmissões ao vivo.

Através de uma live, você é capaz de explorar e se aprofundar em um determinado assunto com mais facilidade.

Desse modo, o conteúdo passará mais credibilidade para o público, que conseguirá adquirir informações relevantes sobre o tema.

E uma audiência mais educada avança pelo funil de vendas com facilidade, chegando ao momento da compra rapidamente.

5. Monetização pelo YouTube

Você sabia que o seu canal pode ganhar dinheiro fazendo transmissões ao vivo no YouTube?

Pois é! Quem tem o recurso de monetização ativado pode inserir anúncios durante a transmissão da live. Dessa maneira, sempre que um usuário clicar no anúncio, você ganhará uma pequena quantia.

Outra opção é usar o Super Chat do YouTube, recurso lançado recentemente pela plataforma. Ele permite aos fãs pagarem determinadas quantias para destacarem suas mensagens dentro da live.

Além de elevar a interação a outro nível, você ainda financia as suas produções e pode trazer conteúdos ainda melhores nas próximas transmissões ao vivo.

Mas antes de fazer uma live no YouTube, é fundamental:

Fazer uma transmissão ao vivo no YouTube é mais fácil do que parece. Não é preciso ter uma estrutura profissional ou equipamentos caros.

Mas para começar, é importante estar atento a alguns detalhes:

a) Planejamento de conteúdo para a live

Embora um vídeo ao vivo tenha como principal vantagem a espontaneidade e o improviso, um mínimo de planejamento é fundamental.

Assim, antes de ligar a câmera, procure definir o tema da sua transmissão e como ele será abordado.

Além disso, elaborar um breve roteiro pode ajudar a não se perder durante o evento e dar mais segurança ao gravar.

Outra dica é definir as melhores datas e horários para a transmissão, de acordo com os hábitos e preferências da audiência.

E não se esqueça de dar atenção ao cenário da sua live. Escolha um ambiente tranquilo e agradável e monte um cenário que faça sentido para o seu vídeo. Só tome cuidado para que o plano de fundo não rivalize com os eu conteúdo.

b) Equipamentos básicos para transmitir ao vivo

Como falamos lá no começo, não é preciso ter um estúdio ou materiais profissionais para fazer uma transmissão ao vivo no YouTube.

Mas para que a sua live no YouTube tenha sucesso, é fundamental conhecer e investir nos equipamentos certos, como:

  • Câmera. É possível fazer uma transmissão no YouTube com uma câmera profissional, uma webcam ou até mesmo com um smartphone. Basta que ela tenha uma boa qualidade de imagem.
  • Microfone. A qualidade do áudio é outro fator para o sucesso de uma live. Sendo assim, procure utilizar um microfone que capte bem a voz de quem está falando. Se o orçamento estiver curto, até mesmo um fone de ouvido com microfone pode ser utilizado.
  • Iluminação. Um vídeo mal iluminado pode prejudicar a eficiência da sua transmissão ao vivo. Por isso, procure por locais bem iluminados para evitar imagens borradas, escuras ou com ruído. Caso seja necessário, equipamentos mais simples e baratos, como a China Ball, garantem um bom resultado.
  • Computador ou smartphone conectado à internet. Certifique-se de que o computador, notebook ou celular esteja funcionando corretamente e que a sua conexão de internet está boa. Assim você pode evitar travamentos e quedas de conexão durante a live, prejudicando a experiência do usuário.

c) Criar um canal no YouTube

Parece óbvio, mas para fazer uma transmissão ao vivo no YouTube a sua marca precisa ter uma conta e um canal na plataforma.

Fazer isso é bastante simples. Basta ter um endereço de e-mail no Gmail e fazer login no site do YouTube.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o processo, a própria plataforma disponibiliza um tutorial bastante explicativo, que pode ser acessado aqui.

d) Escolher entre as opções de transmissão ao vivo no YouTube

Depois de planejar o seu conteúdo, escolher os equipamentos e criar um canal, você terá acesso a quatro opções de transmissão:

  • Transmitir agora. Nesta opção, você começará a transmitir o seu conteúdo em tempo real. Entretanto, terá acesso a menos opções de configuração. Durante o vídeo, o próprio YouTube se encarregará de adaptar a resolução do conteúdo. Assim, espectadores poderão acompanhar a transmissão até mesmo de dispositivos móveis.
  • Eventos. Com um evento programado, é possível ter acesso a mais opções de configuração e edição para a transmissão ao vivo. É possível definir um horário de início e até testar a qualidade da transmissão antes de iniciar a live.
  • Dispositivos móveis. Com esta opção, o usuário pode transmitir ao vivo através do aplicativo do YouTube em aparelhos Android e iOS.
  • Webcam. Permite transmitir através de uma webcam, eliminando a necessidade de um codificador. Esta opção está disponível apenas para o navegador Chrome.

Como fazer uma live no YouTube pelo PC

Com todos os equipamentos prontos e o tema na ponta da língua, é hora de começar a sua transmissão ao vivo no YouTube. Mas como é possível fazer uma live nessa plataforma a partir de vários dispositivos, vamos focar em um por vez, começando pelo PC.

Confira o passo a passo que preparamos para você:

webinar

1º passo

Faça login em sua conta do YouTube e clique no ícone localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, basta clicar em “Estúdio de Criação”.

transmissão ao vivo no YouTube

2º passo

Na nova página, clique no item “Transmissão ao vivo”, na parte lateral esquerda.

transmissão ao vivo

Você poderá escolher entre duas opções: “Transmitir agora” e “Eventos”. Recomendamos selecionar a segunda opção.

transmissão ao vivo no YouTube

3º passo

No canto superior direito da tela, clique na opção “Novo evento ao vivo”.

transmissão ao vivo no YouTube

4º passo

Uma nova página será carregada, onde é possível preencher as principais informações sobre a transmissão.

O primeiro campo que você deve preencher é o título. Escolha com cuidado, afinal será esse nome que aparecerá para o público.

transmissão ao vivo no YouTube

Depois de nomear o seu vídeo, escolha o dia e horário em que a transmissão será realizada. Se preferir, também pode adicionar um horário de término para o seu evento.

transmissão ao vivo no YouTube

Em seguida, acrescente uma descrição para a transmissão. Coloque as informações que você julgar importantes para o público, como os tópicos que serão abordados.

transmissão ao vivo no YouTube

Depois disso, adicione algumas tags para a sua live. Escolha palavras-chave relevantes e relacionadas ao assunto tratado.

Escolher os termos corretos é fundamental em uma estratégia de SEO para YouTube eficiente. Assim o seu vídeo aparece entre os primeiros resultados de pesquisa e alcança mais pessoas.

transmissão ao vivo no YouTube

Por fim, você pode alterar as opções de privacidade entre “Público”, “Privado” e “Não listado”.

transmissão ao vivo no YouTube

5º passo

Na aba de configurações avançadas, é possível alterar outros pontos da transmissão ao vivo, como ativar ou desativar o bate-papo, mudar a categoria do evento ou bloquear mensagens de spam.

transmissão ao vivo no YouTube

6º passo

Com todas as configurações realizadas, clique no botão de “Criar evento”.

transmissão ao vivo no YouTube

Caso você tenha programado a transmissão para começar imediatamente, clique em “Ao vivo agora” e pule para o 9º passo.

7º passo

Depois de finalizar o passo anterior, você será direcionado para uma página similar a esta:

transmissão ao vivo no YouTube

Para editar um evento já existente, basta selecioná-lo e clicar em “Ações” e escolher uma das opções disponíveis, como “Privacidade”, “Licença” e “Excluir”.

Caso o seu canal possua a opção de monetização ativada, você também poderá configurar a exibição de anúncios em sua transmissão.

transmissão ao vivo no YouTube

Também é possível retornar para a tela de edição completa. Clique no item “Editar” localizado abaixo da miniatura do evento.

transmissão ao vivo no YouTube

8º passo

Este passo é bem simples. Clique no nome do evento para acessar a página de visualização da sua transmissão. Ela é parecida com a imagem abaixo:

É essa tela que será exibida para o público. No lado direito podemos identificar o “Bate papo ao vivo”, onde o público poderá interagir enviando comentários.

transmissão ao vivo no YouTube

Abaixo do vídeo, se encontra o botão “Compartilhar”. Clicando nele, você terá acesso ao link da sua transmissão.

transmissão ao vivo no YouTube

Ao clica em “Incorporar”, você terá acesso ao código embed do vídeo e poderá adicionar a sua transmissão ao vivo no site ou blog da sua marca.

transmissão ao vivo no YouTube

9º passo

Quando a sua transmissão estiver no ar, você terá a cesso a uma tela parecida com esta abaixo:

Nela, é possível acessar a sessão de bate-papo e interagir em tempo real com o público.

transmissão ao vivo no YouTube

Outra opção é a inserção de cards durante a sua transmissão. Com eles você pode direcionar os espectadores para o seu site, sugerir outros vídeos do canal, divulgar canais similares, entre outras opções.

transmissão ao vivo no YouTube

Você também pode visualizar e analisar as métricas de desempenho da sua transmissão. A ferramenta exibe em tempo o número de visualizações da sua live.

transmissão ao vivo no YouTube

10º passo

Para interromper a sua transmissão ao vivo no YouTube, basta clicar no botão “Interromper transmissão”.

Caso tenha escolhido a opção “Transmitir agora”, primeiro será necessário finalizar a transmissão através do software codificador de vídeo.

Como fazer uma live no YouTube pelo celular

Você sabia que também é possível fazer uma transmissão ao vivo no YouTube usando apenas um celular?

Pois é! O aplicativo da plataforma para Android e iOS permite fazer uma live sem gastar com câmeras ou outros equipamentos. Basta uma conexão de internet estável e um smartphone compatível.

Essa é uma ótima opção para quem não tem acesso a um computador ou quer transmitir ao vivo de ambientes externos ou muito movimentados.

Quer saber como entrar ao vivo no YouTube pelo celular? Então confira o nosso passo a passo:

1º passo

Abra o aplicativo do YouTube para Android ou iOS e toque no ícone de câmera, localizado no canto superior direito da tela.

live no youtube

Caso necessário, permita que o aplicativo acesse a câmera, o microfone e o armazenamento do aparelho.

2º passo

Na nova tela que se abrir, selecione a opção “Transmitir ao vivo”.

live no youtube

3º passo

Em seguida, crie um título para a sua live no YouTube. Tenha cuidado nessa hora e escolha um título atraente.

Nessa mesma tela, ainda é possível alterar as configurações de privacidade entre “Público” e “Não listado”.

live no youtube

Ainda na tela de configurações, você pode adicionar uma tag de localização, informando de onde a sua live está sendo transmitida, como a sua empresa.

live no youtube

Selecionando “Mais opções” você tem acesso a outras configurações para a sua transmissão ao vivo no YouTube.

Entre elas está a possibilidade de adicionar um pequeno resumo sobre o seu conteúdo. Além disso, você pode programar a live para mais tarde, selecionando a melhor data e horário para o evento

live no youtube

Em “Configurações avançadas” você pode permitir o bate-papo, ativar a restrição de idade, indicar se o stream possui promoção paga e ligar a monetização.

live no youtube

4º passo

Depois de configurar a sua live, selecione “Avançar” para tirar uma foto e usá-la como miniatura para a sua transmissão.

Você também pode refazer a miniatura ou fazer o upload de uma imagem da galeria do celular.

live no youtube

5º passo

Depois de configurar todos os detalhes da sua live, você pode compartilhar o evento nas redes sociais através do botão de compartilhar, localizado no canto superior direito da tela.

Caso queria, também é possível transmitir a partir da câmera frontal do dispositivo. Para isso, toque no símbolo de câmera no canto superior direito.

live no youtube

6º passo

Chegou a grande hora. Toque em “Transmitir ao vivo”. Agora a sua live já está no ar! Só não se esqueça de deixar o celular na horizontal.

A tela da transmissão exibe um contador com o tempo da sua live, um contador de espectadores e o número de curtidas no vídeo.

live no youtube

7º passo

Para encerrar a sua transmissão, basta tocar no “X” localizado na parte superior direita da tela e depois em “OK”.

live no youtube

8º passo

Depois de encerrar a transmissão, uma tela com os estatísticas do vídeo serão exibidos. Entre os dados estão duração da live, quantidade de espectadores, tempo médio de exibição e o número de novos inscritos.

live no youtube

9º passo

Um arquivo com a gravação da transmissão ao vivo será criado em seu canal. Você pode editar as configurações de privacidade e definir esse arquivo como privado ou excluí-lo na página “Meus vídeos”.

live no youtube

Como fazer uma live no YouTube pelo OBS

Se você quer fazer uma transmissão ao vivo e ter acesso a recursos mais avançados, como compartilhar a tela do computador ou usar a webcam, pode usar um software chamado Open Broadcast Software, ou OBS.

Ele é responsável captar as iamgens e sons gerados pela câmera e compactá-los no formado necessário para a live.

Para fazer uma live no YouTube pelo OBS, siga os passos abaixo:

1º passo

Para começar, baixe e instale o OBS. O download do programa pode ser feito através deste link.

 

2º passo

Depois de instalar e abrir o programa, a tela principal será exibida. Clique em “Opções”, no canto direito da janela.

como usar obs apresentação

 

3º passo

Na nova janela, procure pela opção “Stream” e clique nela.

 

 

 

4º passo

Agora é hora de configurar o seu stream no OBS. Para isso, clique em “Tipo de Stream” e em seguida em “Servidor de Streaming Personalizado”

5º passo

O próximo passo é inserir a URL e chave de stream. Eles são responsáveis por conectar o OBS com o YouTube.

Para acessar esses dados, entre em seu canal no YouTube e clique no ícone no canto superior direito da tela e depois em “Estúdio de Criação”.

transmissão ao vivo no YouTube

Na nova página, acesse a opção “Transmissão ao vivo”, no painel lateral esquerdo.

transmissão ao vivo no YouTube

No final da página de transmissão, você notará o campo “Configuração do codificador”. Selecione e copie a URL e a chave de stream e cole nos campos correspondentes no OBS.

transmissão ao vivo no youtube

Depois de concluir esse passo, clique em OK.

6º passo

Agora que o OBS já está conectado aos servidores do YouTube, basta selecionar “Iniciar Transmissão” para que o seu vídeo entre no ar.

transmissão ao vivo no youtube

Quando você terminar a sua live no YouTube, basta abrir novamente o OBS e clicar em “Parar Transmissão”.

transmissão ao vivo no youtube

Como fazer uma live no YouTube e no Facebook ao mesmo tempo

Se o seu negócio possui um canal no YouTube e uma página no Facebook, pode realizar uma transmissão ao vivo simultaneamente nos dois canais.

Existem muitas vantagens em fazer uma live no YouTube e no Facebook ao mesmo tempo. Além de aproveitar as funções únicas de cada plataforma, ainda é possível alcançar um público ainda maior sem investir a mais.

Existem três maneiras de colocar um conteúdo ao vivo no ar em mais de uma plataforma ao mesmo tempo. Vamos conhecer cada uma?

1. A gambiarra

O primeiro método para fazer uma live no YouTube e no Facebook simultaneamente não exige nenhum programa ou equipamento adicional.

Tudo o que você precisa é de um smartphone e de um computador (ou notebook) com webcam. E um pouco de criatividade. Vamos lá?

  1. Com a ajuda de algum suporte, como um tripé ou uma superfície plana e alta, posicione o seu celular atrás da webcam. Dessa maneira, você poderá olhar para a mesma direção;
  2. Abra o app do Facebook e configure a sua transmissão ao vivo;
  3. No computador, acesse o site do YouTube e configure a live na plataforma. Aproveite para ajustar o enquadramento da webcam;
  4. Clique em “Iniciar transmissão ao vivo” em ambas as plataformas. Pronto, você já está no ar.

Essa espécie de gambiara é uma boa solução para quem precisa muito de realizar uma live em mais de um canal, mas não possui equipamentos ou conhecimentos técnicos. É bastante fácil de fazer e o resultado é satisfatório.

A principal desvantagem desse método é que ele não dá acesso a recursos avançados, como uso de slides, gráficos e compartilhamento de tela.

Além disso, como você usará duas câmeras ao mesmo tempo, pode se atrapalhar na hora da apresentação. Afinal, serão dois pontos de foco e isso pode prejudicar a experiência do público.

2. Serviços de multistreaming

Uma outra opção é utilizar um dos serviços de multistreaming disponíveis na internet. São programas ou sites que se conectam ao Facebook e YouTube e exibem a sua live nos dois canais ao mesmo tempo.

Existem opções gratuitas, como o site Restream.io, e pagas, como o software ManyCam.

Dependendo do serviço utilizado, é necessário utilizar um codificador de áudio e vídeo, como o OBS, para fazer a conexão e transmissão de dados do computador para a plataforma de multistreaming, que então fará a retransmissão para o YouTube e Facebook.

3. VidMonsters

Agora, se você quer ter acesso a recursos avançados sem apelar para gambiarras ou itens adicionais, a VidMonsters é a melhor opção para você fazer uma live no YouTube e no Facebook ao mesmo tempo.

Com a nossa plataforma você pode:

  • fazer uma transmissão ao vivo simultânea no YouTube e no Facebook com um único link;
  • transmitir ao vivo sem necessidade de instalar qualquer programa adicional. É só clicar e entrar no ar;
  • compartilhar conteúdos ricos com a audiência, como a tela do seu computador, gráficos, arquivos em PDF e apresentações de slides;
  • inserir gatilhos nos seus vídeos, como contagem regressiva, cupons de desconto, captura de emails etc;
  • interagir com o público em tempo real através do chat ao vivo;
  • integrar as suas lives com ferramentas de automação de marketing.

2 últimos passos ao final da transmissão ao vivo no YouTube

Viu só como é fácil fazer uma live no YouTube através de qualquer dispositivo?

Mas não pense que o trabalho acaba depois que interromper a transmissão. Existem algumas coisas que você pode fazer para continuar a ter resultados com o seu conteúdo:

a) Disponibilize a live em seu canal

Depois de encerrar a live, o conteúdo é postado automaticamente no seu canal. Assim, mais pessoas terão acesso a ele.

Durante o processo, é possível alterar as configurações do vídeo, como descrição, palavras-chave e qualidade de imagem.

É importante ressaltar que transmissões com mais de 12 horas de duração para o tipo “transmitir agora” e 8 horas para “eventos” não são arquivados pelo YouTube.

b) Acompanhe as métricas de resultado

Depois que a sua live é encerrada você tem acesso a uma série de estatísticas e métricas sobre o desempenho do conteúdo.

Além de dados completos sobre o público, também estão disponíveis informações sobre envolvimento e desempenho da sua live. Esse relatório fica disponível para download de 48 horas a 72 horas após o fim da transmissão.

Use essas estatísticas para ver o que deu certo ou não na sua live e se o seu conteúdo conseguiu engajar o público.

Com essas informações, as suas próximas transmissões ao vivo no YouTube serão ainda melhores.

Dê um passo além!

Pelo que deu para ver neste texto, a transmissão ao vivo no YouTube é uma poderosa ferramenta para atrair, engajar e converter clientes.

Realizar uma live no YouTube permite que o seu negócio se aproxime dos seguidores, criando uma imagem mais humana para a marca.

Mas não basta apenas ligar a câmera e sair gravando. Para ter sucesso com vídeos ao vivo, é preciso planejar o conteúdo com cuidado.

E não para por aí. Compreender o que deu certo ou não durante a transmissão ao vivo no YouTube pode ajudar você a entregar conteúdos ainda mais relevantes e úteis para os espectadores.

Dessa maneira, é fundamental saber analisar as métricas de desempenho dos seus vídeos no YouTube. Mas você sabe quais dados são os mais importantes?

Para ajudar você a corrigir e aprimorar as suas lives, preparamos um guia com as métricas e relatórios do YouTube que você deve monitorar. Confira!