VidMonsters
Por VidMonsters

Aprenda como encontrar a trilha sonora perfeita para o seu vídeo

VidMonsters
Por VidMonsters

Vamos fazer um exercício simples. Pare por um momento e pense em um bom filme ou um vídeo que ficou marcado em sua mente. Agora liste as características que o tornam tão marcante. Provavelmente você pensou em coisas como o roteiro bem estruturado, os personagens marcantes, a fotografia incrível e, por que não, a trilha sonora. Acertamos?

E não é por menos. A escolha da trilha sonora para os vídeos é uma das decisões mais importantes na hora de criar um vídeo para a sua empresa.

Quando se fala em produção de vídeos, muitas vezes a atenção acaba se voltando quase que exclusivamente na captação e edição de imagens. Pouco se fala sobre o uso de sons na criação de uma atmosfera atraente.

Não basta pegar uma trilha aleatória apenas para preencher o silêncio. A música tem o poder de criar sentimentos no público e pode ajudar os vídeos da sua empresa a fazerem mais sucesso.

Por isso, antes de usar o hit do momento no seu vídeo, é preciso tomar alguns cuidados para escolher a música mais indicada para os seus objetivos.

Quer saber como encontrar a trilha sonora ideal para o vídeo da sua empresa? Neste artigo vamos lhe ensinar!

Qual a importância da trilha sonora para vídeo?

Podemos dizer que os vídeos são compostos por duas partes fundamentais: imagem e som.

O som inclui a sonorização, que são os ruídos, sons ambientes e outros barulhos, e a música, que é o que nos interessa neste texto.

A importância da trilha sonora na criação da atmosfera em uma produção já é conhecida há bastante tempo. Basta ver o exemplo de peças de teatro ou até mesmo dos antigos filmes mudos, que eram acompanhados de orquestras. Tudo mudou com a revolução do cinema sonoro, na década de 1930.  As trilhas sonoras ficaram mais complexas e passaram a ajudar a criar emoções no público.

Quem não se lembra da famosa cena do chuveiro no filme Psicose, do mestre do suspense Alfred Hitchcock? Ou ainda a marcha imperial que acompanha as aparições de Darth Vader na série Star Wars? Consegue imaginar outra música sendo utilizada nessas cenas? Claro que não!

E não foi apenas o cinema que se interessou pelo poder da trilha sonora.

Logo a publicidade também começou a explorar os efeitos da música e dos sons em suas propagandas. Grandes empresas, como a P&G, utilizavam temas dramáticos para atrair a atenção do consumidor.

Assim, conseguiam induzi-lo a uma determinada resposta emocional e o seu produto e marca eram memorizados com mais facilidade.

Hoje em dia, a ciência já sabe como e porque a música é capaz de nos afetar. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, descobriram que quando ouvimos uma música, um grupo específico de neurônios do córtex auditivo é ativado.

Segundo os especialistas, isso indica que a música é tão importante no desenvolvimento humano quanto a fala, já que possui uma área especializada no cérebro. Não é à toa que a música possui tanto poder sobre o espectador.

Por isso, na hora de criar um vídeo para a sua empresa, a escolha da trilha sonora deve ser feita com muito cuidado.

É ela quem vai ditar a atmosfera da produção, fazendo o público se emocionar, rir e até chorar.

Mas, se mal utilizada, pode causar efeitos indesejáveis e até mesmo prejudicar o sucesso da sua produção.

Como elevar a qualidade do conteúdo usando trilha sonora?

Para produzir um bom vídeo para a sua empresa não basta apenas usar as melhores câmeras, capturar imagens nítidas e com enquadramentos perfeitos.

Não importa se você pretende produzir um vídeo institucional, uma campanha publicitária ou vídeos para um canal no YouTube, o som é um aspecto essencial de toda produção audiovisual.

Assim como um erro de digitação em um texto, uma música que não casa bem com o tom do vídeo ou cujo volume se sobrepõe à fala dá a impressão de inexperiência e falta de qualidade. Por isso, na hora de produzir o seu conteúdo, preste bastante atenção no áudio.

Ao escolher uma trilha sonora, busque canções bem gravadas, sem ruído e com som nítido. Fuja de fontes desconhecidas!

Um único deslize pode comprometer a sua produção e colocar em dúvida a credibilidade da sua mensagem.

Outra dica importante para criar conteúdos de qualidade é usar mais de uma trilha durante o vídeo. Os efeitos sonoros e trilhas podem ajudar a delimitar os cortes e a velocidade do vídeo.

Escolha uma música lenta e discreta para os momentos com fala e outra mais climática para o ápice da sua história. Assim você potencializa a mensagem que quer passar e ainda evita que o conteúdo fique monótono.

Mas cuidado com exageros! Ao invés de criar um conteúdo dinâmico pode acabar deixando o vídeo incômodo e confuso.

Como escolher a trilha sonora ideal para o seu vídeo?

Agora que você já sabe como uma boa trilha sonora para vídeo é importante, deve estar se perguntando: como encontrar a música ideal para a minha produção?

É mais fácil do que você imagina, mas alguns cuidados são necessários para não prejudicar o seu conteúdo.

Em primeiro lugar, é muito importante que a trilha sonora ajude o vídeo a passar uma mensagem. Pergunte-se: como eu quero que o público se sinta ao assistir o meu conteúdo? Ele deve relaxar, se sentir alegre, emocionado ou tenso?

Com isso em mente, é hora de buscar canções que estejam em sintonia com esse objetivo. Prefira músicas lentas e instrumentais quando quiser que o espectador se sinta triste ou emocionado.

Agora, se você quiser que as pessoas fiquem alegres e empolgadas, opte por músicas mais animadas e com ritmo marcante.

Mas atenção, é muito importante respeitar os direitos autorais na hora de escolher a trilha sonora para vídeo. Procure utilizar músicas de uso livre, sem direitos autorais. Assim você evita problemas judicias e prejuízos financeiros.

Se você não tiver tempo ou recursos disponíveis para lidar com a burocracia de adquirir os direitos de uso de uma canção comercial, pode optar pelos bancos gratuitos. Existe uma infinidade de sites que disponibilizam músicas e efeitos sonoros de uso livre para download.

Confira os principais:

1. BenSound

Um dos bancos de músicas mais utilizados pelos editores de vídeos, o BenSound disponibiliza várias músicas prontas para serem utilizadas em seus projetos. O site é fácil de usar e permite pesquisar por palavra-chave ou gênero.

Clique aqui para ler a licença de uso do BenSound!

2. YouTube AudioLibrary

Para minimizar os problemas com direitos autorais, o próprio YouTube disponibiliza uma plataforma com sons e músicas de uso livre, o YouTube AudioLibrary.

O site é fácil de usar e permite pesquisar por humor da música, como feliz, triste, calmo e dramático. Ah, e a plataforma só permite usar as trilhas em vídeos no próprio YouTube, okay?

Só não se esqueça de ler as políticas de uso de áudio do YouTube para evitar problemas.

3. Coleção de Sons do Facebook

A maior rede social do mundo continua estimulando a produção de conteúdo em vídeo para a plataforma. Seguindo o exemplo do YouTube, o Facebook lançou a Coleção de Sons.

Lá é possível pesquisar as canções por gênero, estilo, duração e até com ou sem vocais. O site também conta com efeitos sonoros, ótimos para deixar suas produções mais criativas.

4. dig.CC Mixter

O dig.CCMixter funciona como uma plataforma de descoberta musical. As músicas são enviadas pelos próprios artista. Basta acessar o site, fazer uma busca, ouvir o preview e baixar.

Mas antes de baixar as suas faixas favoritas, leia a política de licenças do site para saber como creditar cada música.

5. Josh Woodward

Esse site é um pouco diferente dos anteriores. Josh Woodward é um compositor americano que disponibiliza todas as suas músicas em seu site. Lá é possível pesquisar por álbum, gênero, humor, temas, duração e até BPM.

Todas as canções são gratuitas para baixar e o compositor ainda aceita doações pelo seu trabalho.

Alguns vídeos onde a trilha sonora fez toda a diferença

Depois de conferir todas as nossas dicas sobre como encontrar trilha sonora para vídeo, que tal se inspirar com alguns casos famosos onde a música fez toda a diferença? Separamos 3 vídeos para você.

1. Campanha Cabelos – Instituto Mario Penna

O Instituto Mario Penna é uma instituição filantrópica especializada no tratamento de câncer que sobrevive através de doações. Em uma de suas campanhas, o Instituto utilizou a música “The Scientist”, do grupo britânico Coldplay.

A canção fala de temas como separação, com uma forte mensagem de esperança e superação. Foi a escolha ideal para o vídeo, que busca emocionar o público e fazer com que todos acreditem que a cura para o câncer é possível.

2. Marilândia – Aquarius Fresh

Com o tema “faça uma festa em você com Aquarius Fresh”, esta campanha apostou em uma regravação da música “Age of Aquarius”, do grupo americano The Mamas & The Papas.

Por mais que a canção não tenha sido criada para a campanha, somente o fato de ela citar o nome Aquarius foi suficiente para que ela ficasse associada à bebida até os dias de hoje.

3. It’s All About you Nescafé – Nescafé Dolce Gusto

A Nestlé é bastante conhecida pelos seus chocolates, cereais e café. A marca também criou a Nescafé, líder mundial na venda de cafés instantâneos.

Para promover a sua linha Dolce Gusto, a empresa resolveu utilizar a música “Get Up”, do lendário James Brown. O comercial é bastante divertido e aproveita o ritmo e a letra da música para ditar os cortes e movimentos do vídeo.

4. Test Drive Claro

A Claro criou uma campanha para divulgar o serviço “Claro Teste”, que permitia ao cliente testar os planos oferecidos pela operadora. Caso não ficasse satisfeito, ele poderia cancelar o serviço sem ônus algum.

A música usada no anúncio foi “Should I Stay Or Should I Go”, da banda inglesa The Clash. Foi a escolha certeira, já que a letra brinca com com as escolhas e indecisões da vida. Justamente a mensagem que o vídeo busca transmitir.

Lembre-se! Na hora de produzir o seu conteúdo, não se esqueça da importância da trilha sonora para vídeo.

Seguindo todas as nossas dicas, a sua produção ficará mais profissional e será mais fácil atrair o seu público.

Que tal aprender mais sobre produção de vídeos e descobrir como encontrar ótimos efeitos sonoros para os seus conteúdos? Basta clicar aqui e boa leitura!