Loading Posts...

É crescente a busca pela aproximação com nossos clientes e com o público. Os vídeos foram fundamentais para isso, principalmente recentemente que o live streaming se tornou de fato viável. A possibilidade das transmissões ao vivo são praticamente infinitas. Oo que deu um novo ar a um mercado já gigantesco e bem estabelecido.

O YouTube, principal plataforma de vídeos na internet, trouxe em 2011 o serviço de live streaming. Naquele tempo, era o primeiro contato do público geral com a nova forma de produção de conteúdo, e foi gradualmente ganhando inúmeros fãs da ideia. Seguindo os passos do YouTube, as plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram foram se adaptando a nova realidade do público.

Não é novidade que o mercado pede cada vez mais proximidade com as marcas e personalidades. A transmissão ao vivo possibilita isso em um ambiente interativo, se tornando uma forma de veículo de mídia. Onde tudo é feito ao vivo e sem qualquer tipo de edição.

Que tal conhecer um pouco mais desse mundo e quem sabe começar a produzir conteúdo ao vivo? Vamos lá!

Streaming x Live streaming

Embora sejam termos muito parecidos, serviços de streaming e live streaming são ferramentas diferentes. Então, está na hora de aprender a diferenciar.

Serviços como Netflix e Spotify utilizam do método de streaming para transmitir os dados para o seu computador. Mas o que isso significa?

Imagine que para ver um episódio de uma série no Netflix você tem que carregá-la até o fim para depois dar o play. Definitivamente não é o que acontece na plataforma, pois ela usa o sistema de streaming que carrega o vídeo ao mesmo tempo em que você assiste.

Já a live streaming não tem nenhuma forma de pré-carregamento, a transmissão de dados acontece ao vivo, logo se houver qualquer tipo de interrupção da conexão em um dos dois lados a live deixa de acontecer no mesmo momento.

Por que fazer uma live streaming?

A história das lives começou em 1993 com uma banda transmitindo trechos de um ensaio e apesar da demora para chegar ao ponto de ser viável, agora é presente na vida de grande parte das pessoas.

Isso acontece por conta de alguns pontos que são exclusivos das transmissões ao vivo.

Proximidade com o público

Trazer o espectador fisicamente para o seu lado é impossível dentro da internet. Mas a live streaming cria novas possibilidades utilizando essa ideia.

Captar momentos que se tornam únicos, ler e responder mensagens em tempo real, e até transmitir eventos para outras pessoas, são exemplos de formas para criar proximidade com o público.

Tudo isso gera um engajamento grande entre os espectadores, conversando com outros usuários ou com o próprio streamer. Caso essas interações forem bem alimentadas, momentos marcantes acontecerão e se tornarão únicos para quem assiste.

Facilidade para começar

A live streaming possui um processo muito mais simplificado para iniciar. Hoje, nós temos tudo a um simples toque no celular, e não seria diferente na hora de abrir uma transmissão. Uma boa conexão, um aplicativo no celular e disposição já são suficientes para você iniciar seu vídeo online.

Mas vale lembrar também, que assim como os vídeos, uma live de qualidade precisa de planejamento. É necessário planejar o roteiro, além de verificar se o equipamento, ambiente e a conexão estão bons.

Aproveitar essa facilidade pode ser o grande momento para sua marca se aproximar mais de seus clientes e até gerar vínculos de confiança.

Na plataforma VidMonsters você tem a possibilidade de realizar suas transmissões ao vivo enquanto elas são espelhadas no Facebook e no Youtube, de forma simultânea ou individual, além de ter controle sobre a sua audiência e ter mais segurança para fazer sua live.

Possibilidades

Existem inúmeras aplicações quando o assunto é live streaming, principalmente quando gera tanto engajamento e interesse do público. São algumas delas:

  • Transmissões de shows
  • Demonstração de produtos e serviços
  • Interações na rua com o público
  • Eventos dentro da sua empresa
  • Interações digitais dentro da própria live
  • Sorteios

Todas essas estratégias são utilizadas com frequência dentro das lives, o que torna o ambiente muito atrativo para quem assiste e consequentemente para quem quer mostrar sua marca dentro das plataformas.

Como começar?

Até agora te falamos da importância e das vantagens de incluir o live streaming na estratégia de marketing do seu negócio, mas como dar os primeiros passos para começar a transmitir ao vivo?

Criando um roteiro

É fácil se perder nas ideias quando você quer começar algo novo. Se isso não for colocado no papel o conteúdo da sua live pode ficar sem direção.

Para evitar isso coloque tudo no papel – as ideias e as partes técnicas – para que na hora da transmissão nada passe em branco. O roteiro tem que servir como um guia para seu conteúdo, o que não impede que você saia um pouco dele caso haja necessidade.

live-streaming

Temos mais algumas dicas importantes na hora de fazer seu roteiro, confira aqui.

Qualidade da transmissão

Por mais que esteja cada vez mais fácil fazer uma live streaming, não deixe de dar atenção à qualidade da live.

Para que seu conteúdo tenha valor, é importante conhecer os limites do seu equipamento e da sua internet. Em celulares dê preferência para gravar na horizontal, e não se esqueça de usar microfones sem fio ou o fone de ouvido do celular. O microfone nativo do aparelho pode sofrer muitas interferências sonoras.

Além disso, não deixe de escolher bem o lugar em que irá fazer a transmissão. Uma boa iluminação pode dar mais qualidade e clareza ao seu vídeo. Já um lugar mais calmo diminui as possibilidades de ruído no som da sua live.

Se precisar, em algumas plataformas – como o Facebook – é possível testar sua transmissão sem que ela seja publicada. Isso pode evitar que você não esteja todo preparado para entrar ao vivo.

Prepare seu público

Por mais que o público já esteja interessado na sua live, não deixe de de divulgá-la.

Uma imagem chamativa e principalmente um texto bem escrito ajudam criar a expectativa necessária no público. Cada vez mais eles querem saber o que será falado, principalmente para evitar “tempo perdido”. Então procure ser o mais claro possível, mas sem entregar algo especial da sua transmissão! Deixar algo no ar cria o efeito inesperado que muita gente procura na live streaming.

É importante fazer um cronograma de divulgação da sua live. Vale comunicar o público pelas redes sociais, por e-mail e até mesmo pelo seu blog. Envie alguns comunicados durante uma semana e um lembrete assim que a transmissão for começar. Dessa forma, todos estarão cientes do evento.

Entrando ao vivo

Chegou a hora de realizar a transmissão ao vivo, então respire fundo!

Interaja sempre que possível com o público, eles são o coração da sua live e toda conversa que você tem com eles cria um maior engajamento e proximidade. Uma boa dica é sempre perguntar algo para os espectadores responderem. Isso movimenta sua live, criando uma interação deles com o conteúdo e entre os próprios usuários.

Com um bom planejamento e estrutura, com certeza a sua live será um sucesso. Sempre peça ao público que compartilhe a live e chamem amigos para assistir caso tenham interesse no assunto abordado. Essa é uma ótima forma de aumentar o número de visualizações na sua live.

E lembre-se: por ser ao vivo, uma live streaming pode ser suscetível à alguns erros e problemas técnicos. Mas sem desespero, ok? Caso algo de errado aconteça, contorne a situação com bom humor e um pouco de improviso!

Agora que você conhece diversos aspectos sobre o live streaming e os processos de preparação para começar uma transmissão, que tal se aprofundar um pouco mais e aprender sobre como fazer uma live a partir do computador com o programa OBS?

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit