VidMonsters
Por VidMonsters

4 melhores vídeos tutoriais de edição no Adobe Premiere

VidMonsters
Por VidMonsters

Você já sabe que a etapa de pós-produção do vídeo é essencial e requer certos conhecimentos e dedicação. Então, para auxiliá-lo nesse processo, vamos explicar 4 técnicas de edição de vídeo usando tutorial de edição de Adobe Premiere Pro. Vamos falar sobre:

  • Correção de cores;
  • Corte;
  • Ajustes de ganho no áudio;
  • Exportação.

É importante conhecer todas elas e dominá-las, para que o resultado final seja excelente, com um tom bem profissional!

E claro, para que você obtenha resultados cada vez mais eficazes na sua estratégia de vídeo marketing.

Acompanhe!

 

 

É hora de aprender usando vídeo tutorial de edição

1. Correção de cores

Valor falar sobre o tutorial de edição feito pela produtora Gambiacine.

O vídeo começa falando sobre como fazer uma correção e um tratamento de cores muda totalmente a perspectiva do vídeo. Este pode ficar bem mais interessante, e obter visuais diferentes em uma mesma imagem.

Quanto ao tutorial de edição de Adobe Premiere, o Jean Bros, da Gambiacine, explica algumas ferramentas básicas para a edição.

O efeito Lumetry Color serve para o reajuste de cor. Você pode simplesmente arrastar o efeito em cima do arquivo e trabalhar usando a barra de controles de efeito.

Você também pode só ativar o workspace de cor. A ferramenta abrirá automaticamente, e mostrará os gráficos.

A partir daí, você pode checar como está o Balanço de Branco (White Balance) na imagem, para ver se está mais amarelada, azulada ou avermelhada. Uma sugestão é usar o item de conta-gotas em alguma área branca do vídeo, que você perceberá que o gráfico vai se alterando.

Ele mostra os seguintes parâmetros desse efeito, os quais você pode ir alterando:

  • Exposure; se está muito escuro ou claro.
  • Contrast; no caso desta edição, ele não usou muito o contraste porque usará os dois parâmetros abaixo.
  • Highlights; aumentar o branco na imagem.
  • Shadows; aumentar o preto na imagem

Na aba Creative, você pode usar o faded film, para acrescentar um filtro na imagem. O sharpen, para dar nitidez na imagem; e vibrance.

Logo, para alterar de fato as cores individualmente, use o Color Wheels. Aqui, suas opções são: shadow (cor das sombras), midtones (meios tons) e highlights (áreas mais claras).

2. Corte

Para falar sobre corte de vídeo, escolhemos o tutorial de edição do canal The Nerd Tech.

O corte é essencial na produção do vídeo. Afinal, você não vai precisar usar todo o seu material bruto, não é mesmo?

No vídeo, alguns truques simples são mencionados, para realizar cortes no Premiere Pro. Dois jeitos são ensinados:

  • Vá no painel Source, no lado esquerdo da tela. Mexa a agulha para selecionar as partes do vídeo que você quer cortar. Selecione por onde quer começar, e pressione a letra “I”. Vá até onde quer terminar o corte e pressione “O”.

A parte entre os “colchetes”, que está mais clara, será exportada para a timeline, no lado direito. Para fazer isso, clique no painel e arraste o vídeo para a linha do tempo.

  • Para fazer cortes diretamente na timeline, use a ferramenta Razor. Serve para realizar determinados cortes em apenas uma parte do vídeo. Para isso, posicione a agulha e vá fazendo cortes.

Se quer quer fazer um corte geral em muitas faixas, sejam de vídeo ou áudio, pressione Shift + Razor. Posicione no lugar ideal, e você poderá fazer um corte geral nas tracks.

Se quer cortar apenas algumas tracks, use Ctrl + K para selecionar a primeira parte, e pressione novamente aonde quiser que termine o corte.

Para fazer o corte geral, sem ter que clicar na ferramenta: Ctrl + Shift + K.

3. Ajuste do ganho de áudio

No canal Take1, eles fizeram um tutorial de edição de áudio com 6 dicas imperdíveis.

São elas:

  • Fill Right/Left; um plug-in que você pode ativar para transformar o áudio de mono para stereo.
  • Normalize; botão direito no áudio > Áudio Gain > Normalize Max Peak To > 0 dB. O arquivo aumentará um pouco. Isto é, o ganho do áudio aumentará.
  • Multiband Compressor; selecione esse efeito e arraste-o para a track. Dentro do “Effects”, vá em Edits. Abrindo a caixa, você terá o grave, médio grave, médio agudo e agudo. Aqui, você pode aumentar ou diminuir cada um desses canais, de acordo com a necessidade.
  • Treble; leve-o para o áudio, para acrescentar, de um modo mais rápido, um som mais agudo, aberto.
  • Denoiser; essa ferramenta remove o ruído no áudio. É ideal para quem usa microfone ligado na câmera.Syncrhonize: para sincronizar os áudios gravados, por meio de um plug-in. Marque as tracks que você quer juntar > botão direito > Synchronize > Ok.

4. Exportação

O vídeo do Héber Simeoni mostra como renderizar o vídeo.

A renderização, ou exportação, é, segundo suas palavras, pegar o que você fez durante toda a edição e transformar em algo viável de ser assistido.

Portanto, assim que o projeto estiver finalizado, clique na sequência que você quer usar. Vá em File > Export > Media. A tela de configuração de exportação se abrirá.

Lá existem muitas opções, e muitas delas já vem configuradas de acordo com o seu vídeo. Algumas que o Héber comenta são:

  • Source Range; você pode escolher o que você quer renderizar. Se estiver tudo certo na sua sequência, vá em Entire sequence.
  • Export Series; tem Format (formato do vídeo), e geralmente é usado H.264 (MP4).
  • Output Name; direciona aonde você quer salvar o arquivo.
  • Export Video e Export Audio; você quer enviar só vídeo ou só áudio? Pode, então, desmarcar a opção que não deseja. Ou deixe ambos selecionados para enviar um vídeo completo.
  • Video; nesta aba, há as configuração de largura e altura, que se referem à resolução do vídeo.
  • Bitrate Settings; para ver a qualidade da imagem, quantos bits a imagem vai ter. Use Maximum Render Quality para aumentar mais ainda a qualidade.
  • Audio; recomenda-se colocar tudo ao máximo.

Clicando em “Export”, o vídeo vai ser renderizado. Logo, aparecerá na pasta de destino escolhida.

Espero que esses tutoriais tenham te ajudado a aprender mais sobre o Adobe Premiere. Se você quiser saber mais sobre pós-produção de vídeos, basta clicar aqui!