Loading Posts...

Já pensou em fazer uma transmissão ao vivo pelo Twitter Live e fortalecer ainda mais a conexão com os seus seguidores?

O Twitter é uma rede social focada na transmissão de informações rápidas e diretas. Não é à toa que a plataforma ainda hoje limita o tamanho dos tweets a 280 caracteres (antes eram só 140!).

Mesmo assim, o serviço procura sempre trazer as maiores novidades do mercado para os usuários. E entre essas novidades está o Twitter Live, ferramenta que permite transmitir vídeos ao vivo pela rede social.

Quer conhecer mais sobre a plataforma e como ela pode ajudar o seu negócio a conquistar e engajar mais os seguidores? Então continue a leitura.

Veja o que você aprenderá neste texto:

O que é Twitter Live?

O Twitter Live é uma ferramenta de transmissão ao vivo criada pela rede social e liberada para o público em dezembro de 2016. Quase 10 anos depois de sua fundação, a plataforma seguiu o exemplo de outros serviços, como YouTube e Facebook.

A funcionalidade permite que os usuários transmitam um vídeo ao vivo para seus seguidores com um simples toque na tela. De muito maneira simples e prática.

A função começou a ser testada em 2016, quando a plataforma começou a desenvolver sua própria tecnologia de live streaming de vídeos.

Nessa época, o Twitter chegou a transmitir diversos eventos, como as convenções dos partidos Republicano e Democrático durante as eleições presidenciais norte-americanas.

Mas e o Periscope?

Para quem não sabe, o Periscope é um serviço de transmissão ao vivo lançado em 2015 e adquirido pelo Twitter logo após o lançamento.

Na época, para fazer uma transmissão ao vivo para os seguidores, era necessário baixar o Periscope e integrar as contas nas duas plataformas.

Com o Twitter Live, a função de live foi integrada ao aplicativo da rede social. Assim, não é mais necessário instalar o Periscope separadamente para começar um vídeo ao vivo.

Entretanto, quem ainda possui uma conta no serviço pode continuar utilizando os seus serviços. Já que, ao iniciar uma transmissão ao vivo no Twitter, qualquer usuário das duas plataformas poderá assistir ao vídeo e interagir.

Por que usar o Twitter Live?

Desde o seu surgimento, o Twitter ficou popular por permitir apenas o envio de mensagens curtas, os chamados tweets, limitados a 280 caracteres.

Mas não demorou para que os vídeos online começassem a invadir a plataforma!

Mas esse movimento não foi aleatório. Afinal, o vídeo é o formato de conteúdo mais popular na web. E, segundo a Cisco, pode representar até 80% de todo o tráfego de dados da rede até 2021.

E quando falamos em live streaming, os dados são ainda mais impressionantes. 81% dos internautas assistiram a mais transmissões ao vivo em 2016 do que em 2015.

Transmitir no Twitter ao vivo pode ser mais vantajoso para o seu negócio do que você imagina. Afinal, essa plataforma ainda é bastante relevante no mundo online e o live streaming veio para ficar.

Confira a seguir alguns motivos para começar a usar o Twitter Live agora mesmo:

1. Aproxima sua marca do público

O Twitter é uma rede social bastante utilizada por empresas para prestar serviços de atendimento ao consumidor, o famoso SAC. Ou seja, é por lá que as marcas tentam estabelecer uma relação mais próxima com os clientes.

Ao usar o Twitter Live para fazer uma transmissão ao vivo, essa relação é potencializada.

Afinal, por meio dos vídeos ao vivo, a sua marca consegue conversar em tempo real com o público, criando um vínculo mais forte e duradouro.

2. Permite usar hashtags

Outra característica que fez o Twitter se tornar uma das redes sociais mais famosas da internet foram as hashtags.

Essas palavras-chave inciados com o símbolo de cerquilha (#) servem para identificar o tema do conteúdo compartilhado no serviço. Ao clicar em uma hashtag, somos direcionados a uma série de tweets que contém esse mesmo termo.

Assim, ao inserir hashtags estratégicas e com alto volume de buscas em seus conteúdos, fica mais para o público chegar até o seu vídeo.

3. Lives ganham mais destaque

O Twitter é uma rede social bastante dinâmica e voltada para os assuntos do momento. Sendo assim, pode ser difícil se destacar entre tantos tweets sendo enviados todos os minutos.

Felizmente, assim como diversos outros serviços, o Twitter também dá mais destaque para as transmissões ao vivo.

Assim, ao começar a transmitir pelo Twitter Live, os seus seguidores serão notificados de que você começará uma transmissão em breve.

Dessa maneira, o seu conteúdo terá um alcance muito maior e a sua mensagem atingirá mais pessoas.

4. Maior engajamento

Reter a atenção dos consumidores é um grande desafio para muitas empresas. Mas com os vídeos ao vivo esse não é mais um problema.

Estima-se que uma transmissão ao vivo apresente um engajamento até 10x maior do que vídeos offline.

E quanto maior o engajamento da sua live, maiores as chances de o conteúdo ganhar os tão desejados retweets. Eles são como uma espécie de compartilhamento na plataforma.

Assim, a sua mensagem impacta mais pessoas e a marca ganha alcance e reconhecimento.

5. Interação do público

Outra grande vantagem de usar o Twitter Live é que, assim como outros serviços, ele permite que o público participe em tempo real da transmissão.

Por meio da plataforma os seus seguidores podem enviar dúvidas e sugestões, além de reagir por meio de emojis.

Já pensou em responder ao vivo às principais dúvidas dos consumidores sobre os seus produtos e serviços? Ou pedir para que eles sugiram temas para próximos conteúdos?

Assim, você consegue estreitar os laços com o público e aumentar a sua autoridade.

Como fazer uma transmissão ao vivo no Twitter

Agora que você já conhece como funciona e as vantagens do Twitter Live, é hora de botar a mão na massa e fazer um vídeo ao vivo na plataforma.

Para começar uma transmissão, é preciso ter o aplicativo da rede social instalado em um smartphone compatível e, claro, possuir uma conta no serviço.

Confira o passo a passo para usar o Twitter Live:

1. Acesse o aplicativo

Depois de instalado, abra o aplicativo. Caso esteja acessando o serviço pela primeira vez, será necessário fazer login em uma conta existente ou criar uma nova.

twitter-live-1

2. Clique no ícone de “pena”

Depois de aberto, o aplicativo exibirá o feed de notícias, que exibe os tweets dos perfis que você segue.

Para iniciar uma transmissão ao vivo, clique no canto inferior direito no símbolo de pena, como se fosse escrever um tweet.

Em seguida, selecione a opção “Ao vivo”.

twitter-live-2

3. Abra o Twitter Live

Depois disso, a tela do Twitter Live será aberta. Aproveite esse momento para se preparar para a transmissão e escolher o melhor local para o seu vídeo ao vivo.

Quando tudo estiver pronto, clique no botão para iniciar a transmissão.

twitter-live-3

Vale lembrar que o Twitter utiliza a câmera e o microfone do seu aparelho celular. Logo, procure utilizar um smartphone com boa captação de áudio e uma câmera de alta resolução.

4. Interaja com a audiência

Ao iniciar a live, os seguidores vão começar a ser notificados do evento e mais pessoas vão começar a assistir à sua transmissão.

Nesse momento, procure interagir com o público, fazendo perguntas e pedindo sugestões. Dessa maneira, o público se sentirá mais confortável e engajado com o conteúdo.

twitter-live-5

5. Encerre a transmissão

Para encerrar a sua transmissão no Twitter Live é muito fácil. Basta tocar no “X” que se encontra no lado direito da tela e selecionar “Parar transmissão”.

twitter-live-6

Mas antes, não se esqueça de agradecer pela presença de todos que assistiram ao seu evento.

Depois de encerrar a sua transmissão, você terá a chance de editar o nome e a thumbnail do vídeo e acessar métricas de desempenho caso tenha o Periscope instalado em seu dispositivo.

twitter-live-7

5 dicas para ter sucesso com o Twitter Live

Entender como fazer uma transmissão ao vivo no Twitter não é suficiente para ter sucesso no serviço. Afinal, são milhares de conteúdos sendo publicados a todo momento.

Mas não se preocupe. Atrair a atenção dos seguidores e conquistar um grande público é mais fácil do que parece.

Separamos algumas dicas práticas para você ter mais sucesso ao usar o Twitter Live.

1. Deixe o público ansioso pela live

A melhor estratégia para fazer com que mais pessoas se interessem pela sua live é estimular a ansiedade do público.

Por isso, alguns dias antes do evento, comece a divulgá-lo por meio de tweets na plataforma. Você pode usar imagens chamativas ou até vídeos curtos sobre o tem que será abordado.

Mas cuidado, não entregue tudo sobre a transmissão. Deixe a sensação de mistério no ar para que a audiência queira descobrir mais.

Veja só como a Apple costuma divulgar os seus eventos no Twitter Live:

2. Escolha um cenário atraente

Para realizar uma transmissão interessante e que desperte o interesse das pessoas, é importante contar com um cenário agradável e que combine com o assunto abordado.

Assim, escolha um bom cenário e que faça sentido com aquilo que você pretende tratar na live. Lembre-se: um plano de fundo legal mostra que você se preparou para entrar ao vivo.

3. Crie um título atraente

Como em qualquer outro conteúdo, você precisa criar um título que seja chamativo e desperte o interesse de outras pessoas também para suas transmissões no Twitter Live.

Faça uma pesquisa no Google Trends e descubra quais os assuntos de maior interesse de seu público e inspire-se neles para criar o seu título.

4. Crie uma hashtag para o seu evento

Se você deseja aparecer no Twitter, precisará criar uma hashtag  curta e fácil de memorizar.

Isso facilitará a procura pelo seu conteúdo em vídeo, pois o espectador fará a busca por ela. Abuse de sua criatividade e invente uma bem legal, ok?

5. Mantenha a audiência engajada

Como qualquer outro conteúdo em vídeo, você precisa conquistar seu público-alvo logo no início.

Nesse sentido, os três minutos iniciais são cruciais para cativar e prender a atenção do usuário. Caso contrário ele passará para o próximo tweet.

Para evitar que isso aconteça, mantenha a audiência entretida e não se esqueça de interagir com ela por meio de perguntas e pedidos de sugestão.

Dica importante: não demore para começar o seu Twitter Live. Atrasos passam uma imagem negativa da marca e faz com que seus espectadores percam o interesse em seu conteúdo.

Conclusão

Como você pode ver, existem muitas vantagens em usar o Twitter Live. A ferramenta possibilita que a sua marca se aproxime ainda mais do público e entregue conteúdos relevantes.

Para fazer isso, é preciso caprichar na divulgação e deixar o público engajado e interessado pela transmissão ao vivo. Mas seguindo as nossas dicas, isso não será um problema.

Agora que você já sabe como usar o Twitter Live, aproveite para descobrir 5 motivos para publicar vídeos no Twitter e conquistar mais engajamento na rede social.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!