Loading Posts...

As equipes de marketing e vendas de sua empresa atuam de modo conjunto e harmonioso? Se você não tem certeza disso, nos processos de sua empresa, é hora de repensar algumas coisas. E nisso, o vendarketing irá te ajudar!

Pense nas seguintes questões:

  • A maioria dos leads com quem o time de vendas conversa são realmente qualificados?
  • O ticket médio das vendas realizadas em sua empresa é satisfatório?
  • Ambos os times, de marketing e vendas, comemoram as mesmas vitórias? E repensam juntos as mesmas derrotas?

Se para qualquer uma destas perguntas, a resposta for não, você precisa repensar alguns de seus processos internos.

As equipes de marketing e vendas precisam estar alinhadas e a junção entre essas duas áreas gerou o termo Vendarketing.

Pode até parecer algo novo à princípio, mas é uma prática adotada há anos por grandes empresas. Se você ainda não sabe o que é este termo, este artigo é para você!

Nele, explicaremos o conceito de vendarketing. Saiba como criar um alinhamento estratégico entre as equipes de vendas e marketing de sua empresa, e como isso irá ser benéfico para os resultados de seu negócio. Confira!

Vendarketing: entendendo o conceito

O termo Vendarketing originou-se a partir da junção das palavras Marketing e Vendas, assim como as ações que definem e caracterizam cada um dos termos.

Em outros países, o vendarketing já é uma prática bem conhecida. Porém, diferentemente daqui, lá fora o conceito é denominado como Smarketing, uma junção das palavras sales (vendas) e marketing.

O vendarketing é uma estratégia que visa manter os times de marketing e vendas alinhados, conseguindo obter o máximo de proveito nas atividades e ações das duas equipes. Gerando, assim, um potencial maior de receita para o negócio.

Por que integrar os times de marketing e vendas

É muito comum que uma empresa possua as áreas de marketing e vendas, funcionando de maneira distinta. Nestes cenários, elas geralmente realizam ações em comum, mas não com um propósito alinhado.

Em suma, vemos um setor desejando veemente vender a qualquer custo. Já o outro, atuando na construção da marca, de como ela é apresentada, assim como os produtos.

Apesar de possuírem um foco em comum, como as áreas podem alcançar o mesmo objetivo, se atuam de forma dissonante, sem planejamento e alinhamento?

O esforço das duas áreas pode até ser grande, mas se não for direcionado, poderá não proporcionar os resultados esperados.

Para compreender melhor a importância da integração entre as áreas, veja alguns dos benefícios obtidos com o vendarketing.

a) Um mesmo time, um mesmo resultado em foco

Os grupos e áreas de vendas e marketing devem atuar unidos, realmente como um time integrado. Os objetivos e metas individuais de cada equipe devem ser deixados de lado e o guia central deve ser o planejamento estratégico do negócio.

As ações devem estar alinhadas e com o objetivo de um resultado único. Desta forma, as forças são somadas e com o foco potencializado, atingir a meta será uma missão mais assertiva e com resultados mais eficientes.

Existem empresas e negócios que, por não seguirem um mesmo direcionamento nas áreas de marketing e vendas, acabam internamente atrapalhando seus serviços.

É preciso que o planejamento seja feito em conjunto e buscando o mesmo resultado. Afinal, você deve somar as forças e não dividi-las.

b) Todos falam a mesma língua com os clientes

Com as duas equipes atuando em sintonia, isto também irá se refletir na relação com os clientes.

Lembre-se que ambas áreas estarão em contato direto com o consumidor, em determinado momento do funil de vendas. Afinal, a comunicação deve ser contínua e a mensagem de uma equipe, complementada pela da outra equipe.

Ao estarem de fato alinhados, o marketing poderá iniciar o processo de captação de leads, educando-os sobre sua marca e seu negócio.

Posteriormente, a partir de um interesse identificado, a área de vendas poderá iniciar o assunto comercial, como complemento daquilo que foi iniciado pelo time de marketing.

c) Investimento em oportunidades de negócio assertivas

Falando em leads, para que as vendas realmente aconteçam, é necessário que seja os leads gerados sejam verdadeiramente qualificados.

Portanto, o time marketing deve ter a demanda de analisar a persona certa, aquela que realmente pode consumir o produto final da empresa.

Com esta informação mais qualificada em mãos, e com as ações direcionadas e em conjunto, a equipe de vendas poderá trabalhar, se concentrando em atingir leads mais qualificados, enviados pela equipe de marketing. O que irá resultar em oportunidades de negócio mais assertivas.

Desta forma, a equipe de vendas terá um alinhamento claro do que deve ser feito, sem gastar tempo e recursos com leads pouco qualificados, que não irão consumir seu produto.

Como criar e aplicar o vendarketing na prática

O primeiro ponto para tornar o vendarketing uma realidade na sua empresa, é uma mudança da mentalidade e dos processos internos.

As equipes de vendas e marketing precisam entender que os resultados só serão obtidos com o trabalho em conjunto, deixando o ego de lado.

Para iniciar a estratégia em seu negócio, tenha em mente que o marketing deve funcionar como um gerador de oportunidades e as vendas como o finalizador dessas oportunidades.

Veja, agora, como adotar de forma prática essa estratégia na rotina de trabalho de sua empresa.

Estabeleça um SLA entre os times

SLA é a sigla para Service Level Agreement, que nada mais é do que um documento formal, com todas as entregas e definições que foram acordadas entre os times. Nesse caso, marketing e vendas.

O texto deve ser apresentado de forma clara, para que não ocorram problemas de interpretação.

É importante que o documento contenha as jornadas de compra, definição de persona, as atividades de cada time, quais as métricas serão analisadas, entre outros aspectos que forem pertinentes.

Não tenha pressa para elaborar este documento. Busque criar o mais completo possível, para que seja o norte dos trabalhos dos times.

Vale ressaltar que é de suma importância que ele esteja alinhado com o planejamento estratégico da empresa.

Estabeleça as metas de cada time com base na meta da empresa

Todo o trabalho e esforços das equipes devem visar alcançar um objetivo final. Este objetivo deve ser o mesmo que o global da empresa.

As ações das equipe não podem estar baseadas em vontades individuais. Mas sim, naquilo que é definido e trabalho como um objetivo comum para toda a companhia. Tudo que for realizado deve ser baseado e fundamentado em seu SLA, que, por si só, tem como base o planejamento da empresa.

O caminho possivelmente será longo, mas deve ter progressos constantes. Crie ou estabeleça quais as metas serão verificadas e busque validar a qualidade do trabalho de cada equipe, mostrando se os resultados estão sendo positivos ou não.

Além disso, não se esqueça de registrar essas metas em seu SLA.

Determine reuniões de alinhamento constantes

Para acompanhar o desenvolvimento do vendarketing em sua empresa, é preciso estar sempre de olho nas métricas e no planejamento.

Reúna os times com frequência e analise os resultados, para verificar quais melhorias devem ser feitas, para seguir nos objetivos que foram acordados anteriormente.

O mercado, de um modo geral, é muito instável. Por isso, é bem provável que ao longo do percurso as equipes precisem mudar estratégias e realinhar as ações.

Qualquer alteração deve ser feita em conjunto, visto que alterará o projeto como um todo.

Para manter este alinhamento, procure marcar reuniões periódicas entre as equipes e que sejam de fato relevantes para os participantes.

O acompanhamento deve ser feito de perto, visando sempre melhorar o trabalho e não apenas criticar possíveis erros. É essencial que as equipes entendam que são um único time.

Comemorem e chorem juntos

Agora que as equipes de marketing e vendas já entenderam que são um time, é importante que elas também comemorem cada vitória conquistada também juntas.

Porém, nem sempre elas conseguirão alcançar resultados positivos. Quando algo der errado, é preciso que ambas lembrem-se que ainda são um time.

Por isso, vitórias e derrotas devem ser vividas, pelas equipes de marketing e vendas, como um verdadeiro time único.

É sempre importante que as equipes analisem em conjunto as métricas, para que vejam o que deu errado e o que precisarão melhorar para as próximas oportunidades.

Conclusão

Ter uma estratégia alinhada e bem planejada entre as equipes de marketing e vendas, como é proposto do vendarketing, poderá garantir o sucesso de seu negócio.

Estas equipes desalinhadas poderão resultar em processos de atração e conquista de clientes muito demorados, caros e ineficientes.

Por isso, se a sua empresa ainda não adota o vendarketing como processo comum nos processos internos, é hora de rever esta realidade.

Procure fazer com que estas equipes caminhem juntas, mesmo que sejam conduzidas por pessoas diferentes.

Os objetivos devem ser os mesmos, bem como as vitórias e derrotas devem ser vividas e analisadas em conjunto, para que a sua empresa possa conquistar cada vez mais clientes.

Este é o grande diferencial que o vendarketing irá trazer para o seu negócio.

Agora que você já está por dentro da importância de manter todos do seu time com o mesmo foco, não deixe de ler sobre uma ação de marketing capaz de unir a todos e trazer ótimos resultados: vídeo marketing.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!