VidMonsters
Por VidMonsters

Vender com Webinar: como criar seminários que geram vendas

VidMonsters
Por VidMonsters

O marketing digital transformou os processos de vendas. Agora é possível entregar suas soluções para um público que realmente vê valor e tem interesse nos seus produtos e serviços. Nesse sentido, uma das estratégias que está mais em alta é o webinário. Além de ser um sucesso entre os mais diversos tipos de público, fica muito mais fácil vender com webinar.

Se você está procurando uma técnica para aumentar o engajamento com a audiência ao mesmo tempo em que fortalece sua autoridade no seu nicho de mercado, continue lendo este artigo. Você vai conferir as vantagens de fazer um webinar e os maiores segredos para você criar uma verdadeira máquina de vendas para o seu negócio!

Por que investir na produção de webinars para a sua marca

Vídeos convertem. E se você usa estratégias de vídeo marketing, já deve ter escutado isso. Claro, essa afirmação precisa ser mesmo destacada, porque esse é o formato com mais chance de viralizar, além de ser mais convincente e compatível com a maioria das redes sociais. Por isso, o webinar tem o potencial que você deve estar buscando.

Afinal, um webinário consiste em um seminário online, onde você pode reunir a audiência para discutir um tema específico. Esse seminário pode ser transmitido ao vivo ou ser gravado. É como se você tivesse a chance de conversar com o seu cliente diretamente do PDV.

Veja a seguir alguns dos benefícios de vender com webinar:

1. Relação com o público mais próxima

Essa vantagem serve para todos os nichos de mercado. Aproximar sua marca da audiência com um relacionamento positivo e impactante é uma tendência para aumentar as conversões.

E mesmo que um webinar seja gravado, o vídeo já é um formato que aproxima. Além disso, existe espaço para que seus leads façam perguntas, interajam, se engajem e se sintam pertencentes a uma comunidade.

No caso dos webinários ao vivo, essa característica conta com um grande segredo: uma live se parece muito mais com uma conversa. Você entra no ambiente do seu prospect e este sabe que você está se dedicando à transmissão no mesmo momento em que ele assiste.

2. Mais autoridade para a marca

Você já ouviu o pensamento de que “quem sabe, faz ao vivo”? O webinar permite que você coloque isso em prática sem precisar se deslocar para alcançar o público ou fazer altos investimentos. Alguns caminhos usados para aumentar a autoridade são ferramentas e gatilhos do próprio webinário como:

  • apresentar originalidade, posicionando a empresa de uma forma única e mais pessoal;

  • entregar algo de valor para o público, de preferência que dê para ser praticado, comprovado;

  • criar um conteúdo específico, montado especialmente para aquele público.

3. Jornada de compra acelerada

Você já ouviu falar em processos enxutos ou otimizados? A ideia é encontrar o caminho mais simples e, ao mesmo tempo, eficaz para realizar determinada ação. O ciclo de vendas costuma ser demorado, ter várias etapas e contar com baixas taxas de conversão.

Em um webinário você reúne o público certo e usa os gatilhos mentais ideais para caminhar com o lead pelos diversos estágios do funil de vendas.

Além disso, você ainda pode identificar em que ponto cada lead está e colocá-los no fluxo de nutrição certo para melhorar o relacionamento e aumentar o desempenho. Enquanto uma compra normal tem um estágio de decisão de compra mais flexível, o webinar é um formato que cria um senso de urgência na persona.

4. Mais vendas

Se você conhece estratégias de marketing como a fórmula de lançamento, já deve ter observado os picos de vendas que uma apresentação e a venda exclusiva podem causar (inclusive usando o webinário em alguns modelos).

Com o webinário, o cenário é ideal porque você:

  • cria um contexto com o público, gerando um sentimento de exclusividade;

  • gera outras emoções como curiosidade e necessidade;

  • entrega algo de grande valor para depois fazer a venda;

  • aproveita o sentimento de grupo para aumentar os picos de vendas.

4 dicas para vender com webinar

Talvez você já faça webinários e queira melhorar os seus números ou pode ser que essa seja a sua primeira pesquisa para montar um script sensacional. Independentemente de qual for o caso, essas dicas podem aperfeiçoar na venda dos seus seminários usando essa ferramenta. Confira!

1. Planeje o conteúdo com antecedência

Quanto mais espontâneo o seu seminário for, mais fácil será vender com webinar. Entretanto, para que isso aconteça, é importante trabalhar antes da sua transmissão.

É importante que você tenha um calendário e anote tudo o que precisa ser feito em cada fase, principalmente no mês que antecede o seminário. Assim você não se esquecerá de nenhum detalhe fundamental e poderá desenvolver soluções mais criativas.

a) Um mês antes do webinar

Quando faltarem aproximadamente 4 semanas para o grande dia, é hora de pensar sobre o tema do webinário. Pense na sua persona e sobre o que o seminário se trata. Vale uma boa pesquisa para definir o que terá relevância e demonstra valor para a audiência.

Lembre-se, quanto mais afinidade o público tiver com o assunto, melhor serão os resultados.

Outro ponto importante que precisa ser feito até esse prazo é o calendário de divulgação. É hora de sinalizar se você usará mídia orgânica, tráfego pago, quais canais serão os principais da campanha. Faça uma tabela com a descrição da atividade, o responsável pela sua realização e o prazo para a entrega. Assim, você garante que tudo será realizado no prazo certo.

b) Duas semanas antes do webinar

Agora começam as divulgações mais intensas, cadastrando as pessoas interessadas na sua lista do webinário. Você pode divulgar a transmissão para os seus contatos, fazer um barulho nas redes sociais e contar com a indicação e apoio de parceiros.

Por isso, confira se sua landing page de cadastro está funcionando corretamente e use testes A/B para otimizar a performance dos e-mails e também das páginas de destino. Caso você escolha usar algum tipo de mídia paga, aqui devem começar os anúncios, aguçando a curiosidade do público para participar do webinar.

c) Uma semana antes do webinar

Imagine que você está produzindo um grande evento e agora é hora de promover as melhores promessas. Na hora de vender com webinar o processo é o mesmo.

Você já tem uma lista de pessoas que disseram ter interesse em participar da transmissão. Então lembre ao grupo que o grande dia está chegando e aproveite a oportunidade para pedir que eles indiquem o evento para outras pessoas que possam se interessar.

Atrás das cortinas, está na hora de montar um roteiro para webinar. No formato de tópicos talvez seja mais dinâmico para que você memorize e tenha segurança na hora da apresentação. Aproveite para coletar dados estatísticos e outros números, essa é uma estratégia muito forte para aumentar a credibilidade no que você for falar.

d) No dia anterior

Às vésperas do grande dia, a aquisição de novos leads já deve seguir no piloto automático ou mesmo terminar. Para evitar surpresas justo na hora da transmissão, é importante fazer um teste com todas as ferramentas e pessoas escaladas para operá-las. Simule a transmissão e use o momento para alinhar também as pessoas que trabalharão no webinar.

Já com a audiência, está na hora de montar um bom e-mail, gerando um sentimento de urgência e escassez (sem exagerar, é claro), convidando as pessoas na sua lista que ainda não se cadastraram, que confirmem a participação para o dia seguinte.

e) No dia do webinário

Basicamente são duas as ações para essa data: enviar os e-mails com lembrete (geralmente com 30 minutos) para o início do seminário. Como dica, você pode programar o envio, escrevendo a mensagem com antecedência e focando exclusivamente no webinar.

Agora é hora de partir para o show. Procure engajar a audiência e entregar algo realmente diferenciado. Você pode aplicar diversas técnicas, como o uso de gamification para engajar a audiência. Lembre-se de ser pontual, caso contrário, os índices de abandono podem aumentar. Para facilitar a lembrança do script, você ainda pode criar apresentações com slides para lembrar o caminho.

Outra dica importante é ter um acesso claro e visível para a página de vendas. Além disso, montar uma oferta irrecusável para o seu lead.

f) Após o webinar

O maior pico de vendas já aconteceu e agora é o momento certo de otimizar os resultados. Por um lado, você precisa garantir que o que foi prometido será entregue e atenderá às expectativas do seu público. Além disso, é bom saber o que os participantes acharam do webinário para melhorar as próximas lives.

Monte um e-mail para nutrir os participantes da transmissão. Coloque links de conteúdos ricos e que agreguem valor ao assunto tratado. Assim, você alimenta seu funil de vendas e reaquece os leads.

2. Entregue um conteúdo de valor

Para fazer isso com excelência, o primeiro ponto é conhecer a sua audiência. Imagine que você vai fazer uma transmissão sobre gastronomia. O que será importante e chamativo para um público leigo, talvez não interesse os profissionais. Na via contrária, pode ser que um conteúdo para chefs apresentado a iniciantes não seja aplicável e também não chame a atenção.

Observe as principais dúvidas que a audiência normalmente carrega a respeito do seu produto, pense em algo realmente útil e que, ao mesmo tempo, complemente a solução que você oferecerá.

3. Deixe a audiência engajada

Esse é o maior segredo, ainda mais em tempos onde esse tipo de transmissão é cada vez mais usado. Para manter o engajamento no seu webinário, lembre-se de respeitar a audiência e iniciar no horário combinado, sem enrolações.

Outro ponto importante é em relação à duração do seminário, que não deve se alongar. Mas também não pode ser muito curto, pois pode parecer que você não tinha conteúdo suficiente para cobrir toda a aula. Algo entre 40 e 60 minutos é o ideal.

4. Não se esqueça de usar um Call to Action

Também conhecido como chamada para ação, ou CTA, é aquele momento em que você direciona seu público com clareza para o que você deseja. Normalmente é o convite para a página de vendas, mas pode ser que você quer que todos se cadastrem na versão freemium da sua plataforma. Isso depende do objetivo do seu webinar.

Como você percebeu, ajustando alguns detalhes você consegue vender com webinar, gerando muito mais oportunidades para o seu negócio. É fundamental que você consiga se destacar da concorrência e os vídeos são excelentes ferramentas para promover isso. Procure assuntos que são dúvidas frequentes e normalmente não são abordados e saia na frente da concorrência.

Se você gostou deste texto e está em busca do que há de melhor sobre vídeo marketing e estratégias de vídeo, então assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos toda semana para você destacar o seu negócio!