VidMonsters
Por VidMonsters

Vídeo Analytics: a importância de analisar os resultados da sua estratégia de vídeo marketing

VidMonsters
Por VidMonsters

Neste conteúdo você aprenderá o que é Vídeo Analytics e qual a sua importância.

Uma excelente forma de dinamizar a comunicação com sua audiência é por meio da produção de vídeos.

Contudo, é preciso fazer muito mais do que apenas divulgar vídeos constantemente e esperar que eles tragam resultados.

Um dos principais passos é tomar decisões para melhorar suas estratégias a partir dos dados fornecidos por esse materiais.

Ao utilizar ferramentas de gestão profissionais e plataformas de vídeos, você conseguirá ter insights valioso para seus conteúdos; fornecidos por estatísticas e números detalhados.

E a partir daí, você saberá como utilizar o Vídeo Analytics para analisar seus materiais correntes e como impulsionar sua estratégia em vídeo.

Criamos este artigo para te explicar como mensurar esses dados e qual a sua importância. Continue acompanhando e confira:

O que é Video Analytics?

Uma forma prática e eficaz de entender como o seu público consome os conteúdos divulgados sobre o seu negócio é por meio dos vídeos. Eles funcionam como um host central, colhendo dados de alto fluxo.

É com essas informações que a estratégia de análise de vídeos trabalhará. Por meio dela, você saberá o desempenho do seu público ativo para tomar futuras decisões relacionadas aos seu conteúdo.

Na prática, essa técnica rastreia os dados de desempenho dos vídeos gerados de maneira centralizada, incentivando a otimização do seu conteúdo para, mais uma vez, acompanhar os resultados táticos.

Analisar os resultados de um vídeo é extremamente importante, pois só assim você saberá se todo o investimento aplicado nas estratégias de vídeo marketing estão gerando bons resultados.

As soluções das análises de vídeo são capazes de segmentar as pessoas, individualizando-as a partir de dados como idade, sexo, preferências e, a partir daí, cruzar essas informações com seus perfis nas redes sociais para acompanhar seus comportamentos de consumo de conteúdo.

Tudo isso é realizado com os dados das investigações de imagens em vídeo dos consumidores.

Cada indivíduo representa um sensor inteligente, que ativa e atrai as câmeras e dispositivos de análise de imagem, que rastreiam os perfis e geram resultados refinados de desempenho a partir de análises detalhadas para fins mercadológicos.

Taxa de clique

A porcentagem estimadas das pessoas que visitaram a sua página e clicaram no vídeo explicativo da sua empresa é medida pela taxa de cliques.

É por meio desses dados que você saberá aceitação do público relacionada aos conteúdos que a sua empresa divulga.

Depois de computar as taxas de clique, você poderá tomar decisões táticas para melhorar os pontos necessários, afinal, quanto mais pessoas clicam para assistir o seu vídeo, mais eficiente é a sua estratégia.

No caso de uma baixa taxa de cliques, vale reconsiderar algumas questões, como, por exemplo, a qualidade do título do vídeo, o local em que ele está hospedado, se o seu conteúdo está bem otimizado para as técnicas de SEO, entre outras.

O mesmo deve ser feito quando seu vídeo gera uma alta taxa de cliques, mas para incentivar os bons resultados.

Taxa de abandono

A taxa de abandono está diretamente ligada com as informações de taxas de cliques.

É como se fosse um segundo estágio do número de acessos; essa métrica analisa a porcentagem de pessoas que assistem o seu vídeo até o final e de pessoas que abandonam o seu vídeo antes do fim.

Saber o tempo médio assistido é imprescindível para que os conteúdos sejam otimizados cada vez mais.

Os pontos que devem ser analisados são diversos; em que momento do vídeo os usuários deixam de assisti-lo?

Procure compreender os motivos desse fenômeno. Se existe um número considerável de expectadores abandonando o vídeo em um mesmo ponto, você deve entender o porquê.

Será que o conteúdo deixa de ser interessante nesse ponto? Ou os usuários param de assisti-lo para realizar uma compra em seu site? Analise essas questões para reduzir gradativamente a taxa de abandono.

Engajamento

Um outro ponto que o Vídeo Analytics rastreia é a taxa de engajamento que o conteúdo gera.

Para saber o quão interessante são os materiais que a sua marca produz, a técnica rastreia a porcentagem das pessoas que assistiram seu vídeo até o fim e o tempo que elas passaram em seu site.

Com esse dados, você saberá como a sua audiência consome esses materiais para trabalhar em formas de melhorá-los.

Se a sua taxa de engajamento está ruim, talvez dividir o tamanho do seu vídeo seja uma boa solução. Boa parte das pessoas não gostam de assistir vídeos muito longos, portanto, reduzir a quantidade de informações contida nos vídeos pode ser uma medida eficiente.

Outra técnica é apostar numa introdução atraente. Isso pode incentivas as pessoas a assistir o seu vídeo até o final. Acompanhe os dados, faça testes e descubra as medidas que funcionam para a sua estratégia.

Quem assiste?

Analisar a audiência dos seus vídeos é uma métrica que não pode ser deixada de lado em hipótese alguma.

Dessa forma, produzir conteúdos de acordo com o perfil dessas pessoas se torna muito mais fácil.

Conhecer o seu tipo de público é a chave para que a estratégia de vídeo marketing seja bem-sucedida. Além disso, a partir dessas informações, você terá a oportunidade de criar um conteúdo segmentado.

O que devo melhorar?

Com o Video Analytics é possível acompanhar os resultados dos vídeos. E assim, entender em qual momento as pessoas perdem o interesse no vídeo. A análise de vídeo serve como um guia para o aperfeiçoamento do time de marketing e produção de vídeos da empresa.

Caso os seus materiais não estejam dando os resultados esperados, significa que, de alguma forma, o público não está sendo cativado.

Descobrir o que está dando errado é o primeiro passo para corrigir a falha e evitar a perda de audiência e o não engajamento do público.

Uma forma de fazer essa investigação é procurar pontos em comum nos vídeos com resultados negativos para entender como esse impacto ocorre.

Dê atenção aos pontos como tipo de conteúdo, qualidade e duração do vídeo para depois averiguar outros aspectos com os canais de divulgação e horário de publicação.

Mude uma coisa de cada vez para saber o que realmente está gerando dados negativos e corrija cada erro para atingir os resultados positivos.

Qual a duração ideal para os vídeos?

Não há uma receita mágica que fale a duração ideal para os vídeos.

O que realmente importa é analisar os interesses do seu público, como dito mais acima.

Às vezes o tema falado em alguns vídeos é complexo demais para explicar em poucos minutos. Uma solução é ir acompanhando como as pessoas reagem às diferente durações dos vídeos.

Por exemplo, se você percebeu que seus vídeos sobre estratégias de vídeo marketing estão tendo mais acessos do que outros assuntos; invista mais nesse tema e crie mais conteúdo relacionado à ele.

O mesmo vale para a duração do vídeo. Se um vídeo de duração maior gera uma alta taxa de retenção, procure produzir mais vídeos nesse formato. Os horários de divulgação, também influenciam nesses resultados e podem ser analisados do mesmo modo.

Evolua sempre!

A partir do Vídeo Analytics é possível melhorar cada vez mais.

Teste diferentes formas de divulgação, horários, sempre acompanhando e investigando se as métricas estão dando certo ou não. Experimente usar diferentes chamadas para ação (call to action) e produzir conteúdos para todas as etapas do funil de vendas.

É obvio que você precisa se manter fiel à essência da sua marca e ao seu público. Mas não tenha medo que cortar o que não está gerando resultados positivos e realizar mudanças que podem contribuir para a evolução do seu negócio.

É por isso que, mensurar os resultados pelo Vídeo Analytics é tão importante. Dessa maneira, aperfeiçoar o conteúdo fica mais fácil e intuitivo.

Mas não pare por aí! Continue aprendendo.  Clique aqui e entenda os erros que você pode estar cometendo na sua estratégia de conteúdo em vídeo!