Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Aprenda a criar um vídeo case de sucesso para converter leads em clientes

Marcos Pereira
Por Marcos Vinicius

Você provavelmente já conhece a importância dos casos de sucesso como prova social de uma marca. Mas você sabia que o vídeo case funciona como grande diferencial e pode valorizar ainda mais o seu negócio?

Mostrar a parceria bem sucedida entre uma empresa e um cliente ajuda a fortalecer a autoridade da marca e aumentar a confiança do público. E transformando esse tipo de conteúdo em um vídeo, é possível explorar ainda mais todas as suas potencialidades.

Se você quer saber o que é e como criar um vídeo case de sucesso para a sua marca, veio ao lugar certo. Veja só o que você vai aprender neste artigo:

O que é vídeo case

De maneira geral, podemos dizer que um vídeo case é uma produção audiovisual que apresenta um caso de sucesso. Ou seja, uma história real sobre o sucesso de uma parceria entre uma empresa e um cliente.

Ele apresenta toda a trajetória desse consumidor, os problemas que ele enfrentava, a busca por soluções, o momento em que entrou em contato com a empresa e como as soluções da marca resolveram os obstáculos que ele enfrentava.

Esse tipo de conteúdo é muito bem visto no mundo corporativo. Ele apresenta um grande poder de convencimento, já que estamos assistindo ao depoimento de clientes reais sobre os produtos e serviços da marca.

Vale reforçar que todo vídeo case só pode ser produzido mediante autorização do cliente satisfeito.

A importância de produzir cases de sucesso

Na hora de fechar a compra, os consumidores querem ter a certeza de que a empresa é capaz de resolver os problemas que eles enfrentam. Afinal, ninguém quer ter surpresas na hora de usar um produto ou serviço recém-adquirido, não é mesmo?

E qual a melhor maneira de se informar se vale a pena ou não fechar negócio? Isso mesmo! Conferindo o depoimento e a opinião de quem adquiriu esse mesmo produto ou serviço.

Os cases de sucesso ajudam a fortalecer a confiança do cliente na empresa, comprovando que as promessas feitas pela marca são verdadeiras.

E dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada, os cases de sucesso são capazes de converter leads em vendas com muito mais facilidade.

Afinal, esse conteúdo comprova todas as promessas feitas pela sua empresa durante a jornada de compra dos clientes.

Por que apostar em vídeo case de sucesso

Não restam dúvidas de que cases de sucesso são essenciais na construção da autoridade da marca. Mas por que transformar esse tipo de conteúdo em vídeo?

Você já deve saber que os vídeos são o formato preferido dos internautas e, principalmente, dos consumidores. Acessar conteúdos fáceis de consumir, informativos e didáticos ajuda, e muito, na hora de tomar a decisão de compra.

Duvida?

Segundo a pesquisa State of Video 2017, 70% dos consumidores do mercado B2B assistem a vídeos antes de adquirir um novo produto ou serviço. Além disso, 85% dos internautas se dizem mais propensos a concluir uma compra depois de assistir a um vídeo sobre um produto.

Mas o que explica todo esse poder dos vídeos? Veja só:

1. Vídeos humanizam a marca

Qual situação passa mais confiança? Um depoimento em formato de texto ou um vídeo onde o próprio cliente conta a sua história?

Obviamente, é mais fácil criar uma relação de confiança e proximidade ao assistir um conteúdo audiovisual com uma pessoa “real”. Isso acontece porque essa relação fica mais tangível e facilita a identificação do espectador.

2. Vídeos valem mais que textos

A Forrester Research realizou um estudo e concluiu que um minuto de vídeo equivale a 1,8 milhões de palavras. É muita coisa!

Mas faz todo o sentido. Os vídeos envolvem muito mais a audiência e conseguem transmitir informações e conceitos com mais rapidez e facilidade do que outros formatos.

3. Vídeos são didáticos

Outro fator que explica o poder do vídeo case é a facilidade com que conteúdos audiovisuais podem ser consumidos.

Como explicamos no tópico acima, a quantidade de informações contidas em um minuto de vídeo é enorme. Mesmo assim, o público é capaz de entender todos esses dados com facilidade.

Afinal, por meio de vídeos a sua marca pode transmitir conceitos e dados complexos de modo didático. E tudo isso sando recursos audiovisuais que facilitam a compreensão do público, como animações e motion graphics.

4. Vídeos emocionam

Por envolverem imagens, voz, cenários e sons, os vídeos ajudam a estimular sentimentos de um jeito que textos e fotos não são capazes.

Com isso, um vídeo case é capaz de aproximar o público, gerando mais engajamento e favorecendo a interação da audiência com o conteúdo.

5. Vídeos são “para sempre”

Outra vantagem de colher depoimentos de clientes em vídeo é que esse tipo de conteúdo é vitalício. Ou seja, não perdem a relevância com o passar do tempo. É o que chamamos de “evergreen“, ou sempre verde.

Por abordar a marca e as soluções que ela oferece, dificilmente esse tipo de conteúdo ficará datado. Afinal, sempre existirão pessoas interessadas em conhecer os produtos e serviços e como eles podem ajudá-las a resolver seus problemas.

Assim, mesmo depois de meses ou anos, o seu vídeo case de sucesso continuará atraindo e gerando leads.

5 dicas para criar um vídeo case

Para produzir um vídeo case, é necessário pensar fora da caixa e prestar atenção nas oportunidades que podem aparecer a qualquer momento.

Por isso, na hora de coletar os depoimentos dos clientes, mostre somente a verdade. Assim, os outros consumidores terão mais confiança na empresa e nos produtos que ela está oferecendo.

Para ajudar você a criar um case de sucesso em vídeo, separamos 5 dicas práticas para orientar o seu trabalho. Confira:

1. Conte uma história completa (e verdadeira)

Para que a sua marca seja capaz de produzir um bom vídeo case, é importante contar uma história completa. Ou seja, o vídeo deve guiar o público desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda.

Nessa parte, você deverá contar quais as dificuldades que o cliente apresentada e o que foi feito para ajudar a resolver esses problemas.

Como sugestão, responda às perguntas abaixo:

  • Qual era o problema ou problemas enfrentados pelo cliente?
  • Como o cliente conheceu a sua marca?
  • Por que a sua marca foi escolhida entre diversas opções?
  • Como foi o processo de compra?
  • Como o seu produto ou serviço melhorou a vida ou o trabalho do cliente?

Mas atenção, essa história precisa ser verdadeira. Caso contrário, o objetivo do vídeo case, que é apresentar casos reais, não será alcançado. Além do risco de afetar negativamente a imagem da marca, caso o público descubra que o case de sucesso não é verídico.

2. Elabore um roteiro

Antes de começar a gravar o seu vídeo case de sucesso, é importante ter em mente tudo o que será falado.

Nesse sentido, elabore um roteiro com as informações mais relevantes. Esse documento ajudará a não deixar detalhes importantes de fora do vídeo e guiará o trabalho de pós-produção e edição do conteúdo.

E lembre-se: a história precisa ser interessante o bastante para prender a atenção dos espectadores.

3. Busque referências

Se você estiver sem saber como e por onde começar a gravar o vídeo case, busque por referências. Existem na internet uma infinidade de vídeo cases de sucesso para você se inspirar.

Tendo como exemplo um vídeo de uma empresa que o cliente admira, fica mais fácil produzir uma história convincente para os espectadores.

4. Escolha a pessoa certa

Escolha a dedo quem será a pessoa escolhida para estrelar o seu vídeo. Essa pessoa precisa ser desinibida e passar credibilidade no que está sendo falado. Afinal, ele será como um porta-voz da empresa e será vista por centenas de pessoas.

Mas lembre-se: convide clientes satisfeitos para participar! A satisfação deles é a maior arma que você pode usar para alavancar seu negócio. Afinal, nada melhor do que ter um consumidor elogiando sues serviços, não é mesmo?

5. Fique de olho na qualidade

Um vídeo case de sucesso será como uma vitrine dos seus produtos e serviços. Logo, não economize na qualidade na hora de gravar o conteúdo.

Procure por bons equipamentos de gravação e invista pesado na edição do vídeo. Afinal, não adianta nada ter uma ótima história se ela for mal executada.

5 exemplos de vídeo case de sucesso

Existem diversos exemplos de cases de sucesso em vídeo na internet para você se inspirar na hora de gravar o seu conteúdo. Afinal, nada melhor que conferir as estratégias que estão dando certo com outras empresas, não é mesmo?

Por isso, conheça 5 marcas que estão apostando nesse formato de vídeo:

1. Brahma

A Brahma teve como ideia levar o cantor Zeca Pagodinho para a rede. Com isso, várias pessoas começaram a pesquisar pela cerveja na internet.

A ideia deu tão certo que a marca se tornou uma das mais pedidas nos bares de todo o país. Confira o vídeo:

2. Mundi

O Mundi foi um dos primeiros buscadores de viagens do Brasil e da América Latina. O objetivo da estratégia era fazer ocm que mais pessoas conhecessem a plataforma de comparação de preços de passagens aéreas e hotéis.

Para que a plataforma ganhasse mais reconhecimento, o gerente de marketing da companhia, Thiago Flores, investiu em links patrocinados pelo Google Adwords. Após os anúncios, o site apresentou um crescimento de 500% em 2010 em comparação com o ano anterior.

3. Beleza na web

Alexandre Serodio, dono do site Beleza na Web, diz precisar ter cartas na manga para fazer seu empreendimento decolar. O empresário conta que sua história com o mercado de cosméticos começou com o pai.

Depois de algumas tentativas com lojas físicas, o empresário decidiu começar a vender pela internet. Serodio passou a investir em campanhas de links patrocinados para gerar tráfego para o site da marca.

Com isso, epserava atrair mais visitantes e, futuramente, clientes para o novo portal de beleza.

4. Treinee Nestlé

Em 2017, a Nestlé resolveu mudar a forma como recruta treinees. Ela passou a investir em aplicativos onde os usuários respondiam a testes online e participam de reuniões por videoconferência.

A empresa contou com a ajuda da Cia de Talentos para implementar esse novo modelo de escolha. Com isso, a contratação de novos funcionários na companhia foi facilitada.

5. Smartalk

A SmartTalk é especialista em apresentações, vídeos e desenvolvimento de discursos com foco em melhorar a comunicação entre marcas e clientes. A empresa convidou Peçanha, CEO da Rock Content, para compartilhar sua experiência com o serviço.

Durante o vídeo, os pontos mais importantes foram destacados em forma de palavras-chave. Com isso, a compreensão do conteúdo é facilitada, além de ajudar a prender a atenção do público.

Conclusão

Produzir um vídeo case de sucesso é uma estratégia cada vez mais necessária. Principalmente em um mercado cada vez mais competitivo.

E para não errar na hora de investir nesse formato, não se esqueça de contar histórias reais e ser sempre transparente com o seu público.

Preparado para criar um vídeo case para a sua empresa? Com as nossas dicas, você não tem desculpa para não apostar nesse conteúdo. Mas não pare por aí e descubra as principais tendências de vídeo para investir.