VidMonsters
Por VidMonsters

Vídeo comercial: tudo que você precisa saber para construir o seu

VidMonsters
Por VidMonsters

O mundo do vídeo marketing oferece vários formatos de conteúdo que podem colaborar para o sucesso de suas estratégias. E em meio a todo esse universo que envolve vídeos institucionais, tutoriais, de treinamento e muitos outros, está também o vídeo comercial. E é sobre ele que vamos falar hoje!

Quando feito seguindo os passos certos e combinado a uma boa estratégia digital, esse tipo de vídeo pode render não só visualizações, mas clientes e, consequentemente, receita.

Por isso, fique esperto e aprenda de vez o que é esse tal vídeo comercial, quais são os seus benefícios e como fazê-lo direitinho!

O que é um vídeo comercial?

Hoje em dia é cada vez mais comum pesquisar um produto antes de realizar a compra. A razão é óbvia: é muito mais fácil acreditar na capacidade de uma coisa quando podemos vê-la em ação. E esse modelo que faz tanto sucesso na atualidade é o vídeo comercial.

Nele, você não só exibe o produto, mas mostra para as pessoas como ele funciona (como aquelas propagandas da Polishop mesmo!), como ele difere dos produtos da concorrência e evidencia todos os pontos fortes. Basicamente, é onde você vende o seu peixe. E, por se tratar de um vídeo, é muito mais fácil de obter sucesso!

Quem pode fazer um vídeo comercial?

Todos! Como vimos, um vídeo comercial só tem a acrescentar na realidade do seu negócio.

Além disso, ele não precisa ser feito nos moldes mais caros para ser efetivo.

Por isso, não se prenda a essa história de que apenas empresas grandes podem utilizar este recurso. Para tirar proveito dele, você só precisa de informação, criatividade e bem, começar!

Quais são os benefícios para o meu negócio?

Utilizando vídeos você tem a chance de captar a atenção de mais pessoas. Tem a chance de apresentar seu conteúdo de maneira mais verdadeira e de construir um relacionamento com quem está do outro lado da tela.

É uma oportunidade de humanizar sua marca e o seu negócio e fazer com que as pessoas o conheçam.

Como criar um vídeo comercial simples?

A vida não está fácil para ninguém e a gente sabe. Por isso, trouxemos o passo a passo para vídeos com orçamentos apertados. Assim, não importa se você é um grande ou um pequeno empresário, ainda vai ter a oportunidade de mostrar seus produtos e crescer até conquistar um orçamento para os seus vídeos.

Se você quer começar no mundo audiovisual agora e não tem (ou não quer) entrar no mercado comprando todos os equipamentos de primeira linha que podem custar uma fortuna, não se apavore. Temos dicas e opções acessíveis que podem fazer um trabalho de qualidade e render resultados incríveis!

Para fazer esse passo a passo você vai precisar de:

Vídeo marketing

1) Um roteiro

Construir um roteiro é um passo muito importante quando o assunto é a produção de vídeos. Assim, você vai ter certeza de quem quer atingir, do que deve ou não aparecer e de como falar. Vale a pena optar por palavras simples e diretas e um vídeo mais objetivo. Afinal, ninguém tem tempo a perder nos dias de hoje.

Seja verdadeiro, fale a realidade do seu produto e mostre o que ele tem de tão especial. Dessa forma, você terá um material valioso em mãos!

2) Um smartphone com uma boa câmera

Nem sempre é fácil conseguir uma câmera profissional. Mas, graças a tecnologia, hoje conseguimos celulares com câmeras que filmam em HD ou 4K. Ferramentas que podem ser utilizadas para criar vídeos com ótima qualidade. Caso não tenha um desses smartphones, vale a pena investir em um. Os preços variam bastante e muitos deles são acessíveis!

3) Uma visita à Play Store ou Apple Store

Hoje em dia, existem vários aplicativos que garantem a você uma melhoria na gravação e dão a oportunidade de editar configurações como o balanço de cor, resolução e enquadramento. E o melhor: muitos deles são gratuitos! Então, antes de pensar em gravar seu vídeo comercial, faça uma visita a sua loja de apps e aproveite!

4) Um software de edição

Você tem dois caminhos: pode pagar por uma edição profissional ou, se conhece os softwares, pode também editar o próprio vídeo.

Vale a pena colocar os benefícios de cada um na balança e também conferir o orçamento. Nossa dica é: se não souber fazer, pague pelo serviço. A edição é uma parte muito importante do trabalho e, se não ficar bem feita, pode causar a impressão contrária no espectador.

Aqui neste conteúdo você conseguirá encontrar 19 opções de editores de vídeos, inclusive gratuitos, caso precise.

5) Testes e mais testes

É sempre bom lembrar de que é importante conferir se o material está mesmo upado por completo, se o áudio está okay e se a qualidade é realmente boa. Não vai querer fazer um post legal, chamar todos para dar uma olhada e acabar a ver navios porque o arquivo não está como deveria, não é?

Como fazer um vídeo comercial mais elaborado?

Se você está mais no clima de “dinheiro na mão é vendaval”, então também temos algumas dicas para dar. Ou melhor, um passo a passo. E, diferente dos panfletos de “trago o seu amor em dois dias” espalhados por aí, seguindo esses procedimentos você realmente terá resultado em sua estratégia. Pode acreditar!

Você vai precisar de:

1) Uma boa produtora

Se você tem condições e disposição de investir um pouco mais no seu vídeo comercial, seu lugar é aqui. Com a verba, você pode contratar os serviços de uma produtora.  Ela vai construir um roteiro, cuidar da execução do trabalho e entregará prontinho para você.

Essa opção é incrível, mas também é necessário ter cuidado. Afinal, quando podemos terceirizar o serviço, corremos o risco de não acompanhar tão de perto quanto em uma produção mais caseira.

Tenha cuidado. Certifique-se de que o vídeo é honesto, que as informações do seu produto não estão sendo expostas de maneira enganosa e de que, apesar de bem produzido, o vídeo continua tendo o lado humanizado que é tão legal. Antes de comprar a ideia, pense: eu compraria este produto?

Certifique-se também de que a produtora pode fazer bem o formato de vídeo que você deseja. Por mais que ela seja uma boa produtora, pode não ter excelência na área de produção desejada.

2) Seguir o trabalho de perto

Tenha certeza de que sua mensagem está sendo passada de forma clara e de que o conteúdo condiz com a missão da sua empresa. Muitas marcas pagam por propagandas e não se atentam a toda a mensagem e, depois de feito, descobrem que o vídeo fere seus valores.

3) Seja criativo

Em conjunto com a produtora, tente esgotar as ideias em uma produção que realmente vai ser divertida, não só um vídeo em que você mostra o seu produto. Apostar no entretenimento é uma forma de cativar o público e tornar seu conteúdo memorável para os clientes!

Não esqueça o feedback!

Independente do modelo escolhido, não se esqueça de que é importante acompanhar o resultado para entender quais foram os pontos fortes e os fracos no seu trabalho. Assim, os próximos vídeos serão melhores!

A lição que fica é: sendo ele simples ou uma superprodução, o vídeo comercial tem uma missão muito importante para a sua empresa. Por isso, ele não pode e nem deve ser ignorado. Então, é hora de levar todo o conhecimento adquirido nesse artigo para a sua realidade e aplicá-lo já em suas produções!

Agora que você já sabe tudo sobre vídeo comercial, já vai colocar em prática na sua empresa? Opções de formatos de vídeos existem inúmeras! É hora de você inovar. Conheça os 7 tipos de vídeos institucionais para fazer na sua empresa.