VidMonsters
Por VidMonsters

Como criar o vídeo de apresentação perfeito para sua empresa

VidMonsters
Por VidMonsters

Seja para a sua audiência, parceiros, ou até mesmo para o público interno, sempre é importante apresentar ideias e posicionar sua empresa. Para fazer isso, nada melhor que apostar no formato de conteúdo que tem mais didática e ganha atenção de todos: o vídeo de apresentação.

Se quiser aprender a impactar e engajar seus expectadores, continue a leitura! Pois hoje vamos te contar o que é um vídeo de apresentação, como fazer um e quais os motivos para produzi-lo para a sua empresa.

O que é um vídeo de apresentação?

Sem um estilo definido, o vídeo de apresentação pode ser conceituado como toda produção audiovisual desenvolvida por uma organização para apresentar algo.

Ele é a tendência inovadora para substituir os slides, cada vez mais monótonos. Além de servir como material de apoio para palestras e eventos.

Acompanhando as atualizações das reuniões empresariais, esse vídeo precisa ser curto, objetivo e, ao mesmo tempo, estimulante e interativo. Aumente a confiança dos seus stakeholders na empresa e mostre profissionalismo.

Veja a seguir alguns tipos de vídeo de apresentação:

Apresentando sua empresa

Seja para os prospects ou investidores e parceiros, é preciso oferecer uma apresentação institucional para desenvolver o branding da empresa. Essa produção funciona muito bem para  fortalece a cultura empresarial e pode inclusive ser usada com o público interno.

Você sabia que quando existem um texto e um vídeo sobre um mesmo assunto, 59% dos executivos escolhem o vídeo?

Além disso, 54% dos gestores compartilham pelo menos um vídeo relacionado ao trabalho toda semana. Crie conexão e mostre o propósito que move a sua empresa, emocione seu público com a apresentação. Ao apresentar a sua companhia por vídeos, você reforça o posicionamento da marca enquanto engaja a audiência.

Apresentando seu produto

Talvez você não saiba, mas a probabilidade de um prospect assistir à uma apresentação de vendas é 98% maior do que ouvir um vendedor. Isso não significa que você deve fazer uma substituição e sim uma atualização. Direcione o time de vendas para o Inbound Sales (vendedores consultivos) e use o vídeo para enriquecer a experiência do cliente.

O vídeo de apresentação do produto pode ser usado para um lançamento ou mesmo para produtos que estão no mercado. Se hoje a maioria dos usuários pesquisa online antes de fazer uma compra, essa é a oportunidade de impulsionar as vendas. Você ainda fortalece a consciência da sua marca e cria uma referência no seu nicho de mercado.

Apresentando sua estratégia

Surpreenda os espectadores com uma apresentação envolvente e eficaz. Conceitos, ideias e projetos que a sua empresa leva para investidores ou até para o público interno serão apresentados rapidamente. Com o vídeo de apresentação estratégica você transmitirá todos os detalhes e informações fundamentais.

Independente da complexidade do que será apresentado, esse formato garante maior atenção e entendimento. Afinal, 95% de uma mensagem é absorvida quando apresentada em vídeo e apenas 10% quando é lida.

Deixe as reuniões mais dinâmicas, com conteúdos que abordam todos os pontos necessários, mantendo a audiência concentrada.

Por que fazer um vídeo de apresentação?

Competir com smartphones para ganhar a atenção do público tem ficado cada vez mais difícil. Uma das soluções viáveis é usar o próprio meio para entregar a mensagem, como os vídeos de produtos.

Por isso é importante investir no mobile, oferecendo páginas responsivas e vídeos que se adaptam aos diversos tamanhos de tela.

Contudo, encontros físicos são importantes em negociações e precisam se atualizar. O vídeo substitui apresentações demoradas e que não envolvem mais o público. Confira os principais ativos com essa estratégia:

Vídeos são mais versáteis

É uma mensagem que pode ser replicada para diversas pessoas ou alcançar o espectador independente da distância e disponibilidade de horário. O vídeo tem um formato flexível de entrega e pode se adaptar a diversas finalidades.

Vídeos geram mais resultado

Além de dinâmico e atrativo, as pessoas estão mais propensas a comprar um produto ou ideia após ver um vídeo. Naturalmente isso se desdobra em resultados, pois você pode direcionar seu espectador para o objetivo que desejar.

Vídeos valorizam seu conteúdo

As informações transmitidas em vídeo oferecem um aspecto mais profissional. Além disso, você gera credibilidade e aumenta a autoridade. Como já falamos anteriormente, o vídeo é a forma preferida dos usuários de consumir conteúdo.

Vídeos vão direto ao ponto

As pessoas não têm mais tempo, nem paciência, para esperar por uma resposta ou para ler e assistir a longas explanações. Com o vídeo é possível apresentar uma mensagem em um curto período, com todo o conteúdo e de forma objetiva.

Como fazer um vídeo de apresentação de forma eficiente?

Talvez você já tenha entendido como o vídeo de apresentação é uma solução que acompanha o mercado e o comportamento do usuário. Depois de ter checado suas vantagens, você deve estar pensando em fazer o seu.

Confira abaixo algumas dicas para ter vídeos eficientes:

Entenda quem é a sua audiência

O primeiro objetivo do vídeo é prender a atenção do público, correto? Então é preciso pensar para quem você está produzindo.

Desenvolva a persona que assistirá ao vídeo. Pesquise detalhes como sonhos e problemas que essa pessoa enfrenta. Em quais mídias ela geralmente consome vídeos?

Depois que você coletar os dados, defina o tipo de linguagem, aspectos que chamam a atenção e palavras que convertem. Cada recorte de público tem suas especificidades e vídeos desenvolvidos para a sua persona são mais verdadeiros.

Cause impacto positivo

Oferecer uma apresentação em vídeo agrega valor à sua proposta, isso porque você mostra que dedicou tempo e energia. O espectador se surpreende e adere com maior facilidade ao que é exposto.

Quando você gera uma emoção positiva na audiência, ela terá maior disposição em interagir. Desenvolva mensagens inspiradoras, conteúdos engraçados ou intrigantes para criar essa conexão.

Use storytelling

Presente na maioria das narrativas, essa técnica não é só usada em livros ou no cinema. O storytelling é a fórmula para criar narrativas que estimulam e, ao mesmo tempo, cativam o espectador. No marketing essa arte é empregada para criar empatia e aproximar a marca.

Contando uma história para apresentar sua empresa, projetos, produtos e serviços, você garante uma audiência mais atenta. Afinal, a ligação afetiva também é muito importante para o relacionamento da empresa com seus diversos públicos.

Sempre insira um CTA

Toda produção de um vídeo de apresentação tem um objetivo. Por mais que ele seja claro para você e todos da sua equipe, motivar seus espectadores a colaborar é fundamental. É para isso que serve o CTA (sigla que em português significa chamada para ação).

Seja usando cards ou anunciando no final do vídeo, lembre-se de encaminhar a audiência para atender a meta da empresa.

Como falamos aqui, o vídeo de apresentação é a solução para mostrar sua empresa, produtos e ideias para a audiência. Dinâmico e atrativo, ele entrega a mensagem sem muitos ruídos, podendo ser consumido no momento e local que o espectador quiser.

Para desenvolver uma produção de sucesso, é preciso alinhar o conteúdo e estilo com o público. Lembre-se de produzir um roteiro que crie engajamento e conexão usando o storytelling e direcione o espectador para alguma ação.

Se você gostou deste texto e viu como o vídeo de apresentação otimiza sua comunicação, temos uma recomendação importante. Descubra como usar o marketing institucional para gerenciar e promover sua marca no mercado!