Loading Posts...

Que tal investir em vídeo de demonstração de produto para fazer a sua empresa lucrar mais? Vamos te ensinar tudo que é preciso para isso acontecer!

Com a internet, as pessoas tem acesso a produtos tanto da  mesma região, quanto de outro país. Como consequência, a concorrência praticamente triplicou para as empresas. Por isso, elas buscam inovar para destacar os seus produtos das outras corporações da mesma segmentação.

Embora os produtos que elas oferecem possam ser exatamente iguais, o modo como você vende pode diferenciá-los e atrair o público que você tanto deseja. Mas para que isso ocorra, é preciso montar uma estratégia de comunicação bem definida.

Uma das maneiras mais eficazes é o vídeo de demonstração de produto. Através dele você consegue destrinchar tudo que está sendo oferecido. Além de explicar como ela pode solucionar os desafios que o seu potencial cliente vivencia atualmente. Porém, é preciso tomar muito cuidado com essa tática. Ao mesmo tempo em que ela pode levar a sua empresa ao lucro, também pode queimar a imagem dela. E sabemos que na internet as informações são compartilhadas rapidamente, principalmente as ruins.

Se você não quer participar dessas estatísticas, não se preocupe! Acompanhe o texto de hoje e aprenda a fazer um vídeo de demonstração de produto arrematador para lucrar como nunca.

O que é vídeo de demonstração de produto?

Quem disse que uma imagem vale mais que mil palavras estava mais que certo. Com um vídeo você consegue transmitir uma mensagem completa, com todas as informações necessárias para o entendimento do público sobre o assunto.

Ler instruções de como utilizar um produto pode ser algo chato. Até porque, muitas vezes os desenhos que acompanham o passo a passo podem ser confusos, tomando o tempo do cliente que poderia ser investido em outras coisas. Segundo a Animoto, clientes preferem 4x mais assistir um vídeo sobre um produto do que ler a respeito do mesmo.

Por isso, o vídeo de demonstração de produto aparece como uma tática excelente de sucesso do cliente. Afinal, após a compra você deseja que ele fique satisfeito e vire um cliente fidelizado, não é mesmo?

Fazer esse tipo de vídeo tem por objetivo mostrar ao seu público a utilizar o produto da maneira correta e ensinar como ele pode solucionar os problemas que o aflige de uma forma fácil e eficaz. Mas, como em qualquer outro tipo de comunicação, é preciso tomar cuidado para que o vídeo de demonstração de produto não acabe fazendo o efeito reverso e despenque as suas vendas.

Então, já pegue o papel e a caneta e anote essas dicas que vamos te dar para você obter sucesso nessa estratégia e retorno financeiro.

1. Defina a sua persona

Em primeiro lugar é preciso saber quem é o seu público e o que ele espera das informações que você vai fornecer. É necessário conhecer as principais dúvidas que afligem o seu cliente e como tornar o entendimento mais fácil para ele.

Falando nisso, definir a sua persona vai ajudar você a definir toda a sua estratégia. Já que você vai saber a linguagem que deve ser utilizada, outros elementos que podem ser colocados durante o vídeo, onde divulgar, em qual horário, entre outros itens.

2. Leve em consideração o funil de vendas

Já da para saber em qual etapa do funil o seu cliente está? Ótimo. Se ele já sabe qual problema tem e como resolver, não é preciso ficar entrando em repetição sobre o assunto.

Entender o estágio do seu cliente diante da compra é fundamental para obter sucesso na estratégia de demonstração de vídeo. Por isso, é importante definir a persona e o que ela precisa saber.

3. Fale as características importantes

Já chegou em uma loja e chamaram o atendente mais expert no assunto para te atender? Parece uma ótima forma de vender, não é mesmo? Mas o problema começa quando ele utiliza nomenclaturas rebuscadas e você não entende mais nada. Dá  vontade de sair correndo.

Agora pense na internet, um lugar onde as pessoas desejam entender as coisas rapidamente, em que elas estão com pelo menos 10 abas abertas, celular notificando e a distração pode vir facilmente. Você quer mesmo deixar essa pessoa entediada?

Por isso, você deve falar de coisas que interessam para ela. Por exemplo, ao invés de falar que a fibra óptica é mais rápida do que as outras alternativas, que tal falar que com essa tecnologia o game que seu cliente joga nunca mais vai travar?

4. Ser honesto é fundamental

Não adianta prometer o que o seu produto não é capaz de cumprir, as pessoas detestam se sentir enganadas. Além de que mentiras podem queimar o filme das empresas rapidamente.

Seja sincero sempre. É possível convencer o seu potencial cliente de outras formas. Por isso, identifique os pontos fortes do seu produto e de destaque a eles durante a apresentação.

5. Seja simples e breve

Como já dito antes, não vale a pena utilizar palavras rebuscadas para mostrar que é especialista no assunto. Nesse caso se sobressai aquele que consegue explicar algo difícil da forma mais fácil possível.

O ideal é que o seu vídeo dure somente o suficiente para explicar o que você deseja passar para o público. Não se prolongue no assunto e nem enrole. Se for o caso, você pode disponibilizar um material rico para quem quiser saber do assunto com mais detalhes.

6. Utilize a tecnologia e a criatividade ao seu favor

Com o avanço dos editores de vídeo, ficou muito mais fácil incrementar elementos interativos no seu conteúdo. Imagens, legendas ou até mesmo uma animação conseguem manter o público atento ao seu vídeo de demonstração de produto.

Através de motion graphics, por exemplo, você consegue mostrar de uma maneira dinâmica e divertida como funciona o seu produto. vale fazer também um webinar ou então uma minissérie. Use a criatividade!

7. Faça o seu público interagir

As redes sociais facilitaram a interação entre a empresa e o público, Por isso, é preciso chamar o seu cliente para interagir com você. Peça a ele para deixar as dúvidas nos comentários ou mandar um e-mail.

Não se esqueça de disponibilizar todos os canais de comunicação para que ele se sinta à vontade em solicitar ajuda caso não tenha entendido alguma coisa. Se você estiver fazendo transmissão ao vivo, tente responder todas perguntas feitas na hora.

8. Faça com que o seu produto tenha um valor para o cliente

Um vídeo tem o poder despertar os mais diversos sentimentos em uma pessoa, pode ser empatia, medo, raiva ou até felicidade. Por isso, é preciso que você demonstre o valor do seu produto, assim ele vai se sobressair dos seus concorrentes na hora do seu cliente fazer a escolha de qual da prateleira comprar.

Ao longo do texto você pode perceber que o vídeo de demonstração de produto é uma maneira eficaz de impactar o seu público e fazer com que ele obtenha sucesso tanto na hora da compra, como no uso do produto também.

Mas é preciso fazer isso de uma maneira correta, sempre pensando no conteúdo que você deseja passar, por onde vai divulgar e em como o seu produto poderá ajudar quem está assistindo e como ele vai receber esse conteúdo.

Não pense que você pode parar por aí! Você ainda tem muito para aprender: clique aqui e descubra tudo que você precisa saber para construir o seu vídeo comercial.