Loading Posts...

O e-mail marketing sempre foi e ainda é uma ferramenta de engajamento muito poderosa. Por algum tempo, muitos profissionais chegaram a divulgar o fim desse canal. Porém, assim como qualquer outra estratégia, precisava ser reinventado. E o uso de vídeo no email marketing são a prova de que é possível inovar utilizando um meio de comunicação antigo e que já foi considerado como obsoleto.

Em busca de oferecer o melhor serviço para os seus usuários, as plataformas de email estão cada vez mais capacitadas para filtrar um conteúdo relevante de um spam. E é nesse momento que você precisa buscar alternativas para entregar ao seu público-alvo um conteúdo diferenciado e atrativo.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pelo EmailMonks mostra que ao colocar conteúdo audiovisual no e-mail, o retorno é 280% superior a um conteúdo tradicional.

A partir de agora, vamos conhecer mais sobre a estratégia de vídeo no email marketing e como utilizá-la na divulgação dos seus produtos.

Mas o e-mail marketing não morreu?

Definitivamente? Não! O e-mail marketing não morreu, mas sim a forma com que ele foi utilizado um dia deixou de ser relevante e proporcionar bons resultados.

O e-mail marketing não morreu porque o e-mail ainda é o meio de comunicação mais utilizado em relações profissionais. A Radicati Group estimou que, no final do ano de 2016, o número de contas de e-mail chegariam a 4,3 bilhões.

O número é tão expressivo que as empresas que não desenvolverem estratégias específicas estarão perdendo grandes chances de atingir os seus clientes.

Outros dados também comprovam a relevância do e-mail marketing para as vendas e negócios. Veja abaixo:

– Segundo dados da McKinsey & Company, 13 horas é a média de tempo que os funcionários utilizam para verificar suas caixas de e-mail.

– Em pesquisa para Pew Research, 92% dos adultos afirmaram utilizar o e-mail, sendo que 61% deles faz isso diariamente.

– Para 72% dos consumidores ouvidos pela MarketingSherpa, o e-mail é o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.

E aí, restou alguma dúvida de que o e-mail marketing não morreu?

O impacto do vídeo no email marketing do seu negócio

Como já dissemos antes, o email marketing é uma ferramenta que precisa ser considerada na hora de montar a sua estratégia de comunicação.

Através dela você consegue atingir pessoas, melhorar a relação com os seus clientes, gerenciar e criar novos contatos, analisar métricas e gerar relatórios e, ainda, economizar uma boa grana.

Porém, ele não pode ser feito de qualquer forma. É preciso planejar conteúdos atrativos e que mereçam o clique do seu público-alvo. Muitas vezes, ao ver que se trata de alguma propaganda, o usuário do email não se dá ao trabalho de abrir a mensagem. Assim, o seu marketing não terá efeito nenhum.

Na hora de montar o seu email marketing, vale soltar a criatividade e buscar elementos que atraiam o potencial cliente. Hoje, com a internet temos diversos tipos de mídias.

É possível que você possa desenvolver um único assunto através de textos, infográficos, fotos, podcasts, gifs ou então os vídeos.

Dados do vídeo no email marketing

O eMarketer fez uma pesquisa e descobriu que os comerciantes que incorporam vídeo no email marketing perceberam uma grande diferença no retorno do investimento. Os resultados foram: 55% relatam que houve aumento na taxa de cliques e 41% perceberam aumento no compartilhamento e reencaminhamentos de e-mails.

Você sabia que 85% das pessoas que assistem vídeos ficam mais inclinados a comprar um produto divulgado? Outro item revela que escrever a palavra “vídeo” no assunto do email pode aumentar a taxa de abertura em 13%. Além disso, adicionar um conteúdo audiovisual no corpo do email aumenta em até 21% as taxas de conversão.

Todos essas informações mostram que utilizar vídeo no e-mail marketing pode fazer uma grande diferença no seu conteúdo e trazer Retorno sobre Investimento – ROI para a sua empresa. Agora vamos descobrir como integrar o vídeo no seu e-mail marketing de forma correta.

6 bons motivos para usar vídeo no email marketing

A internet está repleta de conteúdo, nos mais variados formatos. Tudo que uma pessoa tiver interesse em aprender, descobrir, tirar uma dúvida ou simplesmente consumir para se entreter está disponível na internet.

Com essa avalanche de informações, as pessoas têm ficado cada vez com menos tempo de acompanhar tudo e até com preguiça de ler tanto conteúdo. Isso fez com que o interesse e o consumo de vídeos crescesse cada vez mais.

Nós já falamos em um dos nossos conteúdos que há previsões de que em 2020, mais de 80% de toda a internet tenha apenas conteúdos em vídeos.

Parece assustador, mas é uma ótima alternativa para quem vê potencial nesse formato e quer investir.

Por isso, você não pode deixar de utilizar e-mail marketing com vídeos, o canal mais próximo que uma empresa tem com o seu cliente.

Veja abaixo 6 ótimos motivos que vão te convencer sobre isso!

1. Aceitação

Esse motivo não poderia faltar. Falamos logo ali em cima que o público prefere assistir vídeos a ler conteúdos em texto. Se você enviar um e-mail marketing com vídeos a chance da sua audiência se interessar por aquele conteúdo é muito maior do que se você enviar apenas um texto corrido, principalmente se for um e-mail longo.

Que tal trocar aquele e-mail de divulgação de um novo produto, cheio de informações sobre suas características e diferenciais por um vídeo onde você mostra tudo isso?

2. Engajamento

O público interage melhor com conteúdos que contém vídeos. O Email Monks divulgou, que e-mail marketing com vídeos têm um retorno 280% maior do que qualquer outra mensagem que tenha só texto. É muita coisa, não é mesmo?

3. Utilidade

Os clientes não interagem mais com os vídeos só porque se identificam com a mensagem. Segundo o Google, 4 a cada 5 consumidores entendem que as demonstrações de produtos em vídeos são úteis.

Ver como o produto funciona, seu tamanho, proporções, etc, é muito mais realista por meio de um vídeo do que com a explicação em texto.

4. Tempo

A sensação que um vídeo transmite é de que perderemos menos tempo assistindo do que lendo um texto. Você pode perder 2 minutos lendo uma descrição e 3 vendo um vídeo, mas por ser uma mídia mais dinâmica, o vídeo vai te transmitir a ideia de que você perdeu pouquíssimo tempo assistindo.

Quantas vezes você não compartilhou um vídeo com alguém e disse “Assiste Aí, São Só 2 Minutinhos?”. 

5. Lucro

O investimento em vídeo no email marketing retorna mais lucro para empresa do que e-mails com texto.

A Alberdeen revelou que os times de marketing que usam vídeo em suas estratégias, aumentam seu faturamento 49% mais rápido do que times que não adotam vídeo em suas estratégias.

Além disso, 73% dos consumidores ficam mais propensos à compra depois que assistem a um vídeo. E tem mais, 12% compraram o produto específico do anúncio.

6. Quase ninguém faz

Apesar de tantas vantagens, o e-mail marketing com vídeo ainda é uma estratégia pouco utilizada. Uma pesquisa do eMarketer revelou que apenas 25% dos profissionais de marketing estão usando vídeos em suas campanhas de e-mail marketing.

Muitos deles acreditam que essa estratégia exige um investimento muito alto, mas nós já mostramos que é possível produzir vídeos com baixo orçamento. 

3 formas de incorporar vídeos no email marketing

Apesar do vídeo impactar bastante no email marketing e gerar ótimos resultados, muitas pessoas ainda não utilizam a estratégia. Essa decisão acontece por diversos motivos, falta de estrutura para criar um vídeo marketing e dificuldade em incorporar o vídeo no corpo da mensagem são alguns deles.

Por isso, vamos dar algumas dicas para você ter sucesso na hora de montar e colocar vídeo no seu email marketing:

1. Criar um conteúdo de marketing relevante

As empresas já estão aprendendo que aquele marketing tradicional que jogam preços e incentivam de maneira apelativa o consumidor a comprar não estão mais dando certo. Por isso, o vídeo marketing vem como uma forma mais sutil. Ele traz proximidade e pessoalidade com o cliente. Mostrando a ele que a empresa entende os seus problemas e que quer ajudar a resolvê-los.

Por isso, o conteúdo precisa ser bem pensado para ter o impacto desejado e o retorno que você espera, seja ele em compras ou então em novos visitantes para o seu blog ou página. Nós da VidMonsters fizemos um post contando o que é o vídeo marketing  e como conseguir visibilidade através da produção de vídeos que te ajudará na hora de criar o conteúdo em vídeo perfeito.

Outra limitação na hora de criar um vídeo é a falta de recursos. Muitas pessoas acham que precisam de investimentos em equipamentos caros para poder gravar e editar os conteúdos. Porém, com os avanços da tecnologia, é possível produzir vídeos de ótima qualidade até mesmo com o próprio celular.

2. Use imagem de miniatura na mensagem

Atualmente, não é possível adicionar vídeos ao corpo do email. Já que o inscrito sempre terá que clicar para ser direcionado a uma outra página. Só assim ele conseguirá assistir. Mas, então, como acrescentar um vídeo no email? Uma outra estratégia é colocar uma imagem com o símbolo de play no corpo da mensagem direcionando para onde o seu conteúdo está.

No MailChimp, por exemplo, existe uma forma de acrescentar diretamente o vídeo utilizando o link do Facebook. Mas, como já sabemos, ele encaminhará para que o vídeo seja reproduzido em outro local.

No RD Station, há a opção de acrescentar uma imagem. Então, siga esta dica sobre colocar o símbolo do play. Assim, fica ainda mais nítido que se trata de um conteúdo em vídeo. Como nesta imagem abaixo direcionada para o conteúdo em vídeo através de um link.

video no email marketing

Assim, quando o leitor clicará na imagem pensando que vai reproduzir o conteúdo. Mas ele automaticamente será guiado para ter acesso ao seu vídeo. Se você utilizar o autoreplay, essa técnica vai ser uma maneira de você ter certeza de que o seu conteúdo está sendo consumido pelo seu público-alvo.

Essa também é uma ótima maneira de atrair visitantes para a sua página principal. Por lá, eles poderão conhecer mais da sua empresa e também dos seus produtos. Por isso, é importante que todas as informações que ele precise estejam no site.

3. Use a tecnologia multimídia ao seu favor

Como dissemos anteriormente, os avanços da tecnologia trouxeram diversas possibilidades para a criação de um conteúdo. Por isso, você pode mesclar vídeos e textos no seu e-mail marketing, por exemplo.

Outra estratégia bem descontraída, é transformar trechos dos seus vídeos em gifs. Isso pode deixar o seu email marketing mais interativo, além de prender a atenção do seu potencial cliente.

Como fazer e-mail marketing com vídeos

Agora que você já entendeu o quanto pode ser importante utilizar e-mail marketing com vídeos em sua estratégia falta saber como fazer da maneira correta.

1. Redirecionamento

Muitos servidores de e-mail ainda não permitem que o vídeo seja incorporado ao corpo da mensagem. O recomendado, nesses casos, é utilizar uma Thumbnail, ou seja, uma miniatura de uma imagem para atrair atenção e fazer uma prévia do conteúdo do vídeo, e adicionar o link de redirecionamento para o vídeo.

Como um dos objetivos dessa imagem é atrair a atenção do público, ela deve ser atrativa e estar relacionada com o conteúdo do vídeo.

2. Tempo do vídeo

Nós falamos mais acima que por mais que o tempo do vídeo seja equivalente ao tempo que o usuário gastaria lendo um texto, a sensação é de que o vídeo seja mais rápido de ver. Ainda assim, não é recomendado o uso de vídeos muito longos em estratégias de marketing.

O ideal é que o vídeo tenha 30 e 90 segundos para públicos que ainda estão iniciando em seu funil.  No caso de vídeos para clientes que já conhecem sua marca, o indicado é 1 minuto para vídeos curtos e 30 minutos para vídeos longos.

3. Autoplay

O autoplay não é uma estratégia muito recomendada pelos profissionais de marketing. Porém, no caso de você redirecionar o cliente para uma landing page onde estará o seu vídeo, o mais indicado é fazer com que ele rode automaticamente. Afinal, o cliente está lá para assisti-lo.

4. Call to action

Oriente o leitor a uma ação depois de assistir o seu vídeo. A ação deve ser definida de acordo com o objetivo do e-mail como se inscrever no canal, na lista de e-mails, conhecer o produto, comprar, etc.

5. Teste

O teste A/B vai identificar qual e-mail está convertendo melhor. Você pode testar o tempo do vídeo, variações do conteúdo, etc.

Vídeo no email marketing: entenda como fazemos

Quando fizemos um conteúdo sobre como usar duas câmeras para gravar e enviamos por email, fizemos da seguinte forma;

No assunto do email colocamos: [Vídeo] Aprenda a simular duas câmeras no vídeo! Dentro da mensagem, após explicar do que se tratava o assunto, adicionamos um gif. Ele serve para mostrar do que se tratava essa simulação. Assim os inscritos que tivessem interesse em aprender também, clicariam. Veja como ficou o gif abaixo:

simular duas câmeras vídeo no email marketing

Conseguir leads através dos vídeos também é uma ótima alternativa para o email marketing. Imagine que quando for divulgar um vídeo, o espectador receba uma interação pedindo para que ele se cadastre em sua newsletter.

Ou até que se transforme em um lead mais qualificado, em que indique informações sobre a empresa dele. Assim, você consegue utilizar a estratégia do vídeo para aumentar a sua base e, claro, vender ainda mais.

Isso já pode ser utilizado na VidMonsters através da transmissão ao vivo. Dessa forma, quando o usuário interagir fazendo perguntas, ele precisará adicionar o email. Assim, será integrado a sua base para receber as novidades da empresa.

Como vocês puderam perceber, para acompanhar a nova era do marketing, é preciso sair da zona de conforto. E, claro, se basear em como os seus consumidores querem receber o seu conteúdo.

Por isso, o vídeo no email marketing passa a ser uma alternativa promissora para o sucesso. Além de ser um ótimo veículo para acompanhar o recebimento das suas informações.

Viram como o vídeo é capaz de ser integrado de maneira eficiente em sua estratégia? Mas, para isso é muito importante que sua estratégia esteja muito bem alinhada. Por isso, clique aqui e descubra as melhores dicas para sua estratégia de Vídeo Marketing.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!