VidMonsters
Por VidMonsters

Aumente o engajamento e autoridade da sua marca com o Vídeo Q&A

VidMonsters
Por VidMonsters

Por transmitir a mensagem de forma mais direta e prática, o conteúdo em vídeo está cada vez mais popular. Seja no formato de vlogs, webinars ou vídeo Q&A, essa mídia se tornou peça fundamental para qualquer estratégia de marketing.

Novos modelos de vídeo aparecem diariamente, criando ótimas oportunidades para que você possa gerar mais autoridade sobre seus serviços e produtos, além de divulgar o seu negócio.

O vídeo Q&A, especialmente, tem ganhado bastante espaço nas estratégias de marketing digital de muitas marcas. Responder às principais perguntas sobre a sua empresa e serviços aumenta a credibilidade e autoridade do seu negócio.

Quer saber mais sobre o vídeo Q&A e como ele pode ajudar a sua marca? Então continue lendo este texto.

O que é um vídeo Q&A

Usada para representar o termo em inglês “Questions and Answers”, a sigla Q&A nada mais é do que um compilado de perguntas e respostas. Em um vídeo Q&A você responderá as perguntas feitas pelo seu público sobre o seu negócio.

E não precisa de muito esforço para criar esse conteúdo. Basta buscar nas mensagens e comentários deixados pela sua audiência. Seja nas redes sociais, no seu site ou até mesmo perguntas recorrentes no setor de vendas.

Se quiser fazer um vídeo Q&A sobre um tema específico, uma sugestão é pedir que seus expectadores mandem perguntas usando uma hashtag. Assim, você conseguirá reunir as informações mais efetivamente, além de poder acompanhar a percepção do público sobre suas ações.

Quais as vantagens desse tipo de vídeo?

O conteúdo audiovisual influencia de forma direta a percepção que os consumidores têm da sua empresa.

E isso pode ser explorado positivamente, como veremos nos tópicos s seguir:

1. Cria autoridade no mercado

A produção de vídeos Q&A tem crescido bastante, já que muitas empresas perceberam o quão eficaz essa categoria de vídeo é. Esse tipo de conteúdo é uma excelente forma de sanar as dúvidas dos seus consumidores sobre a sua empresa e apresentar soluções para seus problemas.

Ao responder as principais perguntas do seus clientes e possíveis clientes, você mostrará que tem conhecimento sobre o assunto tratado, gerando credibilidade e autoridade para sua marca.

Isso influenciará na decisão de compra desses consumidores, ajudando a fidelizá-los com mais facilidade.

2. Aumenta o engajamento e confiança na marca

Como dissemos acima, os vídeos são capazes de fazer com que a marca ganhe muita credibilidade. Por serem mais diretos até mesmo pessoais, é comum que as pessoas prefiram assistir vídeos sobre determinado assunto do que ler sobre ele.

Outro ponto que favorece esse modelo de vídeo Q&A é a mensagem de proximidade que a empresa passa aos consumidores. Os clientes sentem que podem confiar em uma marca que sana suas dúvidas.

Eles percebem que a companhia está focada em entregar uma experiência de compra mais completa ao invés de focar somente na venda dos produtos. E isso só contribui para aumentar o engajamento do público e atrair mais visitantes!

3. Acelera o processo de compra

Novamente, essa categoria de vídeo é uma oportunidade para que a empresa apresente seus produtos e serviços ao público. Com ele, os consumidores terão um entendimento sobre o seu negócio muito maior comparado às mesmas informações passadas de maneira escrita.

Quando você oferece respostas para os questionamentos da sua audiência, as chances de os clientes comprarem seus produtos ou contratarem seus serviços aumentam exponencialmente.

Ou seja, o processo de compra é acelerado e os consumidores passam mais rapidamente pelas etapas do funil de vendas. Afinal, as pessoas só decidirão gastar dinheiro em determinado item após conhecer suas características, funcionalidades e esclarecer qualquer incerteza existente.

Três tipos de Q&A para sua empresa apostar

Assim como as distintas categorias de vídeo, também existem as subcategorias de cada modelo. E com o vídeo Q&A não podia ser diferente:

1. Vídeo FAQ

Em suma, a sigla FAQ representa o termo em inglês “Frequently Asked Questions”, que, numa tradução geral para o português, significa “Perguntas Mais Frequentes”.

Esse tipo de conteúdo consiste em um apanhado com as respostas para as perguntas mais feitas pelos consumidores. Manter uma aba com um FAQ em sua página facilita a experiência do cliente.

Como as maiores questões já estão respondidas em um único tópico, ele não precisará entrar em contato e passar por todo um processo, por vezes cansativo, para ter suas dúvidas sanadas.

Geralmente, a construção desse conteúdo é feita em texto. Entretanto, a abordagem mais efetiva tem sido realizá-la em vídeo, assim como fez a Apple. Devido à facilidade e rapidez em que as informações são passadas para o público.

Além disso, já dissemos que o vídeo é mídia mais consumida pelas pessoas atualmente.

Isso aumentará o engajamento dos seus clientes, o que levará à conquista de consumidores fiéis, resultando no crescimento das vendas. Elaborar seus conteúdos em vídeo trará mais sucesso para a sua marca.

2. Webinar

O webinar nada mais é do que um seminário realizado online e ao vivo. Essa é outra ótima forma de se conectar com o público por meio dos vídeos e conseguir mais credibilidade para sua empresa.

Como se trata de uma apresentação em vídeo, a grande vantagem aqui é que os seus expectadores não precisarão se deslocar para assistir à sua palestra. Basta acompanhá-la virtualmente, por meio de smartphones, tablets, computadores etc.

Você também pode abrir um espaço de perguntas e respostas no seu webinar. Dessa maneira, poderá mostrar ao seu público que está aberto a esclarecer quaisquer dúvidas.

Um bom exemplo dessa abordagem é o webinar realizado pela SEBRAE.

A companhia elaborou uma live respondendo as dúvidas de empresas e funcionários sobre as novas leis trabalhistas, além de contar com um especialista para falar sobre o assunto, criando mais autoridade para a marca.

3. Entrevista

Aqui não existe muito mistério, afinal, todos sabemos do que se trata uma entrevista.

E no âmbito corporativo, esses vídeos são normalmente realizados com líderes ou especialistas em um determinado segmento. Explicando conceitos e esclarecendo dúvidas sobre o assunto.

Esse é outro tipo de vídeo que gera bastante credibilidade para a sua marca e confiança para a sua audiência. Eles não são difíceis de produzir e trazem diversos benefícios, além dos citados, para o negócio.

Dell, por exemplo, é uma empresa de autoridade que também utiliza esse formato de conteúdo.

Como fazer um Q&A de sucesso?

A melhor dica para fazer um bom vídeo Q&A é ficar de olho no comportamento do público, especialmente nas redes sociais e até mesmo nas redes dos concorrentes.

Descubra quais são as principais dúvidas que eles apresentam e sobre quais assuntos eles mais se interessam. Peça também, para que o próprio público mande suas perguntas.

Compilando essas informações, você terá altas chances de produzir um vídeo de qualidade para atrair mais clientes e ganhar relevância no mercado.

3 exemplos de Q&A para você se inspirar

O fato de que as maiores marcas de diferentes segmentos do mercado utilizam essa estratégia só comprova o quanto ela é eficiente. Por isso, trouxemos exemplos de algumas delas para que você se inspire e crie o seu próprio vídeo Q&A:

1. Magazine Luíza

A companhia elaborou um vídeo de perguntas e respostas acerca de um dos seus produtos comercializados:

2. RD Station

O vídeo da empresa de marketing digital consiste em responder as perguntas sobre seus novos serviços:

3. Livraria Saraiva

A livraria elaborou um vídeo com especialistas durante um evento de games. No qual eles respondem as dúvidas do público sobre o segmento:

Quer melhorar ainda mais a sua relação com seu público? Então invista em marketing de conteúdo com vídeos! Clique aqui e saiba como.