Loading Posts...

Digite seu e-mail para ler o artigo completo.

Compartilharemos este artigo com você.

Seu endereço de e-mail é 100% seguro contra spam! Powered by ConvertKit

Possuir uma boa oratória é de suma importância para qualquer discurso ou apresentação em público. Uma boa fala é capaz de envolver e engajar a audiência, fazendo com que ela queira permanecer consumindo o seu conteúdo. Com o formato audiovisual isso não é diferente, seja ele gravado ou uma vídeo transmissão ao vivo. Sua interlocução pode fazer toda diferença no tom e recepção da mensagem, ou até se seu vídeo será assistido completamente.

Ao contrário do que muitos acreditam, uma boa oratória não é apenas um dom ou habilidade natural. Fazer um bom discurso em público não é algo restrito a quem possui um talento único. Para começar, é preciso apenas um bom planejamento e alguma prática. Portanto, na postagem de hoje oferecemos cinco dicas de oratória para você adotar em sua vídeo transmissão ao vivo.

O que é uma vídeo transmissão ao vivo? Por que devo investir nela?

Antes de tudo, é preciso entender a vídeo transmissão ao vivo e sua força como ferramenta de comunicação. Também conhecido como “live”, esse recurso vem sendo cada vez mais usado por diversas marcas e influenciadores. A live já se estabeleceu nas principais redes sociais, como o Facebook e Instagram, conquistando cada vez mais usuários.

O principal diferencial da vídeo transmissão ao vivo para um vídeo gravado se dá na interação. A live tem maior capacidade de incentivar o engajamento dos usuários, em relação a outras mídias de comunicação. Isso se dá pela forma prática de se produzir ou consumir esse formato, cada vez mais simples e acessível. Além disso, ela permite uma interação dinâmica e quase instantânea com os usuários por meio de seus comentários, participando ativamente no vídeo.

Vídeo transmissões ao vivo chegam a receber até dez vezes mais comentários e interações do que conteúdos gravados e editados. Tudo isso evidencia o seu forte poder de atração e engajamento. Porém, toda essa atenção pode ser perdida em um vídeo de apresentação ruim, com um discurso pobre.

Uma vídeo transmissão bem feita e de sucesso pode aumentar a força de mercado de seus negócios, sendo uma importante ferramenta do marketing digital. Logo, é preciso aprimorar sua oratória para que o seu conteúdo ao vivo não apenas atraia a audiência, mas a mantenha entretida e envolvida. Confira nossas recomendações a seguir.

5 dicas de oratória para o sucesso de sua vídeo transmissão ao vivo

Faça planejamento e elabore um roteiro

 

Como dito anteriormente, o primeiro passo para o aprimoramento da oratória está no planejamento. Portanto, nunca se esqueça de elaborar um bom roteiro de vídeo. Uma maneira simples de iniciar o planejamento de seu vídeo consiste somente em responder a algumas perguntas básicas sobre ele. Algumas delas são: “para quê?”, “para quem?”, “com quem?” “onde?”, “quando?”, “como?”, “quanto?”, entre outras.

As respostas para cada um desses tópicos podem ser grandes aliadas para nortear o seu roteiro e todo o processo de produção. Identifique interesses do público, defina com clareza os seus objetivos e todos os elementos necessários para a sua produção. Com essas informações reunidas, é possível fazer um bom planejamento, que garanta uma vídeo transmissão mais organizada, eficiente e assertiva.

O roteiro deve conter o texto a ser falado, resumindo as principais informações a serem apresentadas de forma organizada. Memorizar as partes mais importantes e a mensagem geral do vídeo é fundamental para garantir a fluidez e espontaneidade de sua apresentação. Porém, o roteiro não precisa ser seguido à risca, devendo servir como uma orientação. Decorar cada fala e enunciá-las igual ao texto pode deixar o seu discurso cansativo e menos autêntico.

vídeo transmissão

Não se esqueça também de se organizar bem antes de dar início à transmissão. Além dos preparativos técnicos, como com equipamentos de gravação, cuide de cada elemento importante antes de começar a transmitir. Divulgue sua live com antecedência, verifique a qualidade do ambiente para filmagens, revise o texto, pratique falas, etc. Tudo isso é crucial para que você não se preocupe com nada além da apresentação, garantindo sua qualidade.

 

Cuidado com a duração e a objetividade

 

Tão importante quanto saber o que falar é saber por quanto tempo falar. Vídeos com informações excessivas e conteúdos repetitivos se alongam de forma desnecessária. Com isso, tende-se à perda de interesse e atenção por parte do usuário, que pode desistir de assistir a transmissão até o fim. Logo, também é necessário se preocupar com esses aspectos na etapa de planejamento.

Saber sintetizar sua fala de forma clara e objetiva é fundamental para o sucesso de sua estratégia de comunicação. A vídeo transmissão deve evitar durações muito curtas, já que sua audiência cresce progressivamente. Muitos espectadores vão entrando ao longo da live, então formatos curtos poderiam acabar perdendo boa parte da audiência. Dessa forma, é preciso investir em conteúdos ricos, que despertem o interesse dos usuários.

Portanto, evite informações repetidas, dados desnecessários e quaisquer outros elementos que possam tornar seu vídeo cansativo e maçante. Sua apresentação deve ser simples, em uma linguagem clara, direta e em comum com o seu público. Assim, é possível manter a atenção dos espectadores, bem como garantir o seu engajamento, sem ter que pedir por isso.

Interaja e engaje o público

 

O principal diferencial da vídeo transmissão ao vivo em relação a outros formatos audiovisuais está na interação com a audiência. O seu grande potencial de engajamento se dá pela forma rápida, simples e dinâmica de comunicação com o público. Sendo assim, esteja sempre atento aos espectadores, respondendo aos seus comentários e dúvidas deixados na transmissão.

Selecione comentários e perguntas, cite seus autores e leia em voz alta para que todos saibam o que está sendo discutido. Além de reforçar e esclarecer o tema da dúvida, repetir a pergunta também pode te ajudar a pensar melhor em como respondê-la. Dê também boas-vindas aos novos participantes e ressalte o assunto ou causa da transmissão periodicamente. Assim, você garante que quem entrou durante a live não se sinta perdido ou desinteressado.

Se você tiver suas próprias perguntas, não tenha medo de compartilhá-las com o público, pois isso também incentiva sua interação. Atente-se também para as mensagens com críticas, elogios ou sugestões sobre o conteúdo, bem como comentários sobre possíveis problemas técnicos.

Convide os espectadores a curtir uma página, assinar um canal ou a assistir a seus vídeos relacionados, por exemplo. Assim, você pode se aproximar ainda mais da audiência e incentivar seu engajamento para além da live em si. Todos esses aspectos tornam o público participativo na produção do vídeo e na elaboração de seu conteúdo. Isso faz com que o espectador se sinta valorizado, impulsionando ainda mais o seu engajamento.

Invista em diferenciais

 

O recurso de vídeo transmissão vem sendo cada vez mais difuso entre diversas marcas e pessoas. Logo, é preciso apostar em conteúdos com um diferencial, que possam se destacar entre as outras lives. Portanto, durante o planejamento, procure soluções criativas e distintas para a sua produção. Pense em quais diferenciais para uma transmissão podem ser proporcionados pelo seu negócio, seja em sua mensagem ou no formato.

Formas criativas e inovadoras de interação, imagens atraentes, informações novas, exclusivas e interessantes são ótimas maneiras de se destacar em meio a outras vídeo transmissões. Para isso, não tenha medo de usufruir todas as vantagens que o audiovisual proporciona. Invista em histórias e experiências envolventes, explore as emoções dos espectadores e utilize tudo o que for possível para uma experiência mais original e única.

Conclusão

Uma boa oratória é capaz de nos aproximar ainda mais com o público, e pode fazer muito mais do que despertar seu interesse na vídeo transmissão. Por meio dela, também é possível gerar mais vendas para o negócio, especialmente caso um produto ou serviço seja oferecido. Portanto, não se esqueça que o seu sucesso passa diretamente pela qualidade de seu discurso.

Gostou das nossas dicas de oratória para vídeo transmissões ao vivo? Então não pare por aí, clique aqui e aprenda tudo sobre como fazer transmissão ao vivo!

Fique por dentro de todas sacadas de Video Marketing!

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos <3 Powered by ConvertKit

Cresça agora os resultados dos seus vídeos

Aprenda tudo o que é necessário para alcançar resultados reais com seus vídeos:

Nosso objetivo é aumentar o seu ROI com vídeos <3 Powered by ConvertKit