VidMonsters
Por VidMonsters

Vídeos com drones: como criar vídeos incríveis (dicas e exemplos)

VidMonsters
Por VidMonsters

Os drones são uns dos equipamentos tecnológicos mais queridos da nossa geração. Eles dão “asas” ao sonho eterno do homem em voar. E a gravação de vídeos com drones é apenas mais uma das muitas possibilidades destes equipamentos.

As filmagens realizadas com drones possuem aspectos incríveis e, são, de modo recorrente, utilizadas em diversos vídeos, quando o intuito é enriquecer a paisagem.

Seja para vídeos em grandes eventos, que desejam captar o poderoso horizonte, ou mesmo dar uma nova perspectiva sobre um local, os vídeos com drones permitem este novo campo de visão.

No entanto, para criar vídeos com drones, que sejam incríveis e agradem o público, é preciso alguns cuidados e técnicas, tanto quanto o equipamento, quanto com a filmagem.

E isso, é o que ensinaremos neste artigo. Nele, ensinaremos a você algumas dicas e cuidados necessários, para a gravação de vídeos com drone. Conheça, também, exemplos de uso de drones para vídeos, para inspirar você, na criação de seu conteúdo. Vamos lá?

O que é e como funciona um drone, na prática

Por definição, o drone é uma aeronave não tripulada, controlada à distância. Inicialmente foram pensados para serem utilizados por organizações de inteligência militar.

Entretanto, não demorou muito para chegarem até os usos por civis e se adaptarem as diferentes formas de uso, desde na agricultura, até na produção de imagens e vídeos.

A facilidade em capturar imagens com os melhores ângulos e mantendo a câmera estável, tornaram os drones equipamentos atrativos para quem deseja criar vídeos incríveis.

Existem hoje, no mercado, infinitas opções destas aeronaves. Como os nano, que cabem na sua mão, ou as aeronaves de oito hélices e que pesam, no mínimo, 10 quilos.

Ainda existem aqueles movidos à bateria, os compostos por um “minicomputador” (processador, memória, sensores, software e outros componentes), motores e hélices (geralmente dois pares), câmeras, estabilizadores, placas e outros controladores.

Ou seja, um mundo de opções para quem quer produzir vídeos com drone, o que tornam estes equipamentos ótimas opções para a produção de conteúdos inovadores.

Dicas e cuidados antes de gravar vídeos com drones

Os vídeos com drone são muito diferenciados. No entanto, assim como em qualquer outra gravação, com qualquer outro dispositivo, é preciso estar atento à alguns detalhes, para que o seu vídeo tenha boa qualidade.

Pensando nisso, montamos um passo a passo, com algumas dicas, para que os seus vídeos com drone tenham um resultado incrível.

Crie, previamente, um check list da filmagem

A regra básica, para qualquer filmagem, é: conheça o que e qual ambiente é retratado. E a mesma máxima é válida para vídeos com drone.

Visite o local antes, se possível, para analisá-lo. Esquematize o seu roteiro de filmagens e o tempo do vídeo, adaptando-o para o local aonde ele será filmado.

Monte um cronograma para a captura de imagens e etapas de produção. Faça um check-list, isto é, uma lista, para você acompanhar quais as etapas do projeto estabelecidas no cronograma foram cumpridas e quais ainda precisam ser feitas.

Esta é a parte vital do seu vídeo, você precisa saber o que quer e quanto tempo tem disponível para a criação dele.

Em seguida, crie um check-list para os equipamentos. Para os vídeos com drone, a lista ainda deverá conter questões técnicas, tais como:

  • Baterias totalmente carregadas;
  • Baterias extras;
  • Estado dos componentes;
  • Encaixe e funcionamento das hélices;
  • Estado do trem de pouso;
  • Regulagem da bússola;
  • Funcionamento e configuração da câmera;
  • Cartões SD – formatado e instalado;

É interessante também montar um check-list para o local de filmagem:

  • Presença de outras pessoas ou animais;
  • Eventuais interferências eletromagnéticas, que podem afetar a bússula e as conexões do drone;
  • Analise se haverá interferência sonora, ruído, ou qualquer vibração anormal.

Com essas informações organizadas, você já pode dar seguimento a sua produção dos vídeos com drone que desejar.

Explore todas as perspectivas da cena 

A particularidade interessante dos vídeos com drone é a de poder usar lentes de ângulos abertos, o que facilita a captura de uma imagem mais geral.

Portanto, use o drone explorando outras perspectivas, como imagens 360º, ou então, revele novos elementos, saindo do tradicional modo horizontal, e adotando o módulo vertical.

Outro ponto a explorar é a iluminação, controlando a velocidade do obturador. Para ter um efeito na iluminação estilo “strobing”, aqueles rastros na imagem, como o do brilho do Sol, posicione a câmera rente ao chão, utilizando a velocidade do obturador menor que 1/30 por segundo.

Em locações ao ar livre, como paisagens, esse efeito cria imagens não uniformes e artisticamente esplêndidas.

Movimento de dois eixos

A ideia desse ajuste é capturar imagens fazendo o drone voar para trás e para baixo, ao mesmo tempo.

As imagens ganham ares de produções hollywoodianas, no entanto, para o movimento de dois eixos render o efeito esperado, controle o drone com cuidado, para que os movimentos sejam suaves.

Movimento lateral

Se a sua locação for uma paisagem e você quiser capturar toda a beleza do ambiente, use o recurso de movimento lateral.

São movimentos aéreos para frente e para trás e que trazem um maior apelo visual e mais detalhes para o seu vídeo de paisagem.

Órbita 

Sabe quando a imagem área é feita em movimento circular a partir de um ponto específico?

Este é o modo órbita e, para conseguir esse efeito, o drone deve ser controlado para fazer movimentos laterais para a esquerda e direita, inclinado para a direção oposta do ponto de filmagem.

É importante deixar claro que a direção para a esquerda é a do controlador e tem a função de direcionar a rotação da aeronave.

Sempre cheque os níveis de bateria do drone

Essa aqui é a dica fundamental para vídeos com drone, tanto que já mencionamos como parte do checklist pré-filmagem.

Tomando este cuidado, você irá garantir que terá tempo para fazer as filmagens que pretende e não irá correr o risco de ter que encerrar, antes do desejado, por conta de um drone descarregado.

Fique atento as rajadas de vento 

Esse é um fator externo das filmagens e que não podem ser controlados. Porém, ao fazer vídeos com drone, é fundamental acompanhar as informações meteorológicas e evitar filmar durante ventanias.

Isto porque os drones aguentam ventos com até 30 km/h. Mais do que isso, poderá prejudicar a sua gravação ou até mesmo o drone em si.

Uma dica profissional, para vídeos com drone e em ambientes com pequenas rajadas de vento, é utilizar o Estabilizador de Distorção, para corrigir pequenos defeitos na imagem.

Já ouviu falar na Golden Hour? 

Ah, o Sol! O nosso Astro Rei, que fornece calor e luz! E essa luz é a fonte da Golden Hour, ou hora de ouro, em tradução literal.

O termo é usado para se referir às imagens gravadas no nascer ou no pôr do sol e que realçam bastante as cores e volumes das imagens, criando tomadas espetaculares.

Os vídeos com drone da Golden Hour são espetaculares e irão oferecer uma visão ainda mais rica e impressionante, do ambiente e da localidade que estão sendo filmados.

Treine! Pois não é tão simples quanto parece

Tenha em mente que a prática leva a perfeição. A regra também vale para entender e aplicar as técnicas de filmagem utilizando drones.

Essa dica é fundamental até para conhecer as funcionalidades do seu equipamento e melhorar as suas habilidades com a gravação de vídeos.

Seja para controlar o equipamento, ou para captar imagens de qualidade impressionante, o processo de gravar vídeos com drone é algo que demanda tempo e não será perfeito, do dia para a noite.

3 tipos de vídeos com drone para te inspirar

Agora que você conhece as dicas, cuidados e possibilidades da gravação de vídeos com drone, é hora de conhecer, também, tipos de uso de drones, que irão inspirá-lo na criação de seu próximo conteúdo.

Veja três exemplos de possibilidades de uso de drones em vídeos, que são comumente utilizadas em vídeos que impressionam, e muito, os espectadores.

1. Filmagem em grupo 

Quando a intenção é produzir um vídeo institucional ou de eventos, a filmagem ideal é em grupo. E para este tipo de vídeo, os drones são grandes auxiliares.

Ela possibilita que as pessoas se reconheçam nas imagens, gerando conexão com quem esteve nele e transforma o vídeo em algo memorável. Além de mostrar a quantidade de pessoas presentes no evento ou que fazem parte da empresa.

Em vídeos empresarias, uma sacada visual que transforma o modelo tradicional de vídeo deste segmento, é convidar as pessoas a saírem dos locais de trabalho. Assim, você vai poder usar imagens aéreas para mostrar a equipe e a fachada da empresa.

2. Filmagem estabilizada 

Um avanço tecnológico dos vídeos com drones foi incorporar a estabilização nas filmagens.

Isso é uma vantagem para capturar imagens de qualquer ângulo, aspectos e perspectivas da locação, com personagens em movimento.

É ideal para usar em ambientes fechados, como empresas e festas. E fica legal também nas filmagens aéreas de eventos esportivos, como uma prova de ciclismo ou uma partida de futebol.

3. Filmagem panorâmica em ambiente externo 

Dentre todas técnicas de filmagem, a panorâmica, ou em 360 graus, é a mais conhecida. Ela consiste em um sobrevoo, mostrando toda a locação.

Para criar um efeito visual maravilhoso neste tipo de filmagem, experimente começar com o máximo de zoom, deixando o drone mais perto do objeto central da filmagem e, aos poucos, reduza, afastando o drone e abrindo a imagem.