Loading Posts...

Gravar vídeos com webcam ou fazer transmissões ao vivo, utilizando o equipamento, é, hoje em dia, algo muito fácil do que no passado.

O avanço das tecnologias e da qualidade da internet no Brasil, seja em casa ou mesmo nos celulares, alavancou o consumo de vídeos em nosso país.

Muita gente quer produzir seus próprios conteúdos em vídeo, porém, poucos dispõem de equipamentos de captação de áudio e vídeo. Com isso, acabam adotando aquilo que tem à disposição mais facilmente, como uma webcam.

No entanto, a produção de conteúdos em vídeo com a webcam não é das tarefas mais simples e manter a qualidade pode ser um verdadeiro desafio.

Neste artigo, daremos a você algumas dicas e truques, para a gravação de bons vídeos com webcam. Saiba o que fazer e qual equipamento escolher, para manter a qualidade de seus vídeos. Confira!

Capturando um vídeo pela webcam 

Uma dica muito interessante, para quem pretende gravar vídeos com boa qualidade, usando uma webcam, é recorrer à algumas ferramentas disponíveis na internet.

A seguir, separamos algumas destas ferramentas para e montamos um guia de como gravar bons vídeos com webcam:

1. Gravar vídeo com webcam pelo Youtube

Sim, além de poder assistir vídeos bacanas e aprender com conteúdo audiovisual disponibilizado nesta plataforma, você também pode utilizar o Youtube para gravar vídeos com webcam.

Não sabe como fazer? A gente ensina:

  • Monte o cenário e, se for necessário, posicione a webcam e teste o funcionamento do equipamento;
  • Se ainda não tiver uma conta no Youtube, crie uma clicando em “Inscrever-me” informando os dados solicitados. Depois de efetuar a inscrição, faça o login para acessar a plaforma;
  • No canto superior direito da página, irá aparecer um botão amarelo, posicione o mouse sobre ele e escolha a opção “Gravar da webcam”. A plataforma, então, irá mostrar a imagem captada pela webcam;
  • Cenário, câmera e Youtube programado, agora é só clicar no botão central da tela, o REC, para começar a gravar;
  • Terminou o vídeo? Então, pare a gravação, clicando no botão “Stop” e a plataforma irá te indicar os próximos passos, para finalizar a gravação e postar o vídeo.

2. Programas específicos

Outra maneira de gravar vídeos com webcam é utilizar programas específicos, como o Quicktime Player, software gratuito, porém com suporte apenas para Mac.

Outro software muito bom para gravar vídeos com webcam é o Filmora, que é mais acessível, podendo ser utilizado tanto na plataforma Windows, quanto na Mac.

Gravando com o Quicktime

  1. Selecione a opção “Arquivo” e em seguida escolha “Nova Gravação de Filme”;
  2. Caso precise fazer ajustes de câmera, clique na seta ao lado do botão de gravação;
  3. Selecione sua câmera ou dispositivo iOS, o microfone e a qualidade da gravação;
  4. Atenção, gravando! Clique em “Gravar”;
  5. … E corta! Selecione “Gravar” mais uma vez para encerrar a o vídeo.

O Quicktime permite que você monitore o áudio, enquanto o vídeo estiver sendo gravado. Para isso, use o controle deslizante de volume.

Gravando com o Filmora 

  1. Confira se webcam está instalada e configurada no computador e no programa, antes de iniciar a gravação;
  2. Abra o programa, selecione a opção “Gravar” para iniciar o vídeo;
  3. Quando terminar, clique no botão Parar.
  4. Para salvar o vídeo, clique em “OK”. O arquivo será salvo no álbum do usuário.

A qualidade da sua webcam importa (e muito!)

Quem se aventura a gravar vídeos, sabe que a qualidade da imagem influencia, e muito, na percepção geral do conteúdo.

E, em muitos casos, as webcams embutidas nos computadores podem ser uma má escolha. Você já até deve ter percebido isso, quando usou a webcam em algum vídeo ou entrevista online, ou mesmo se pegou distraído, analisando a qualidade da sua imagem.

Os problemas podem ser desde a falta de foco, excesso de brilho ou mesmo uma imagem mal angulada. Enfim, tudo o que contribuiu para tirar a retenção do que conteúdo que estiver sendo transmitido, desconcentrado a pessoa que estava o assistindo.

Em muitos casos, mesmo com os ajustes de imagem das webcam disponíveis, o problema não é resolvido. A solução, então, é investir em uma webcam externa, que preferencialmente filme em HD.

Uma opção acessível é a Webcam – HD 2300 da HP, encontrada em lojas online com preço mínimo de R$ 109,00, ou a LifeCam Studio HD da Microsoft, que chega a custar R$ 449,70, em alguns lojas virtuais.

5 dicas para gravar bons vídeos com webcam 

Agora que você sabe que existem programas que ajudam a capturar os seus vídeos com webcam e que a qualidade da imagem capturada pela webcam exerce grande influência, é hora de botar a mão na massa e gravar o seu conteúdo.

A seguir, separamos cinco dicas, para quando você for gravar seus vídeos com webcam. Foque nos seguintes pontos, para ter um excelente vídeo:

1. Atenção ao posicionamento da sua webcam 

O posicionamento ideal da webcam é na altura dos seus olhos. Utilizando ou não um cenário, a distância ideal entre você e a webcam é de até 60 cm, ou seja, quase a distância do seu braço.

Esse espaço cria uma imagem mais aberta, ampliada, que valoriza o cenário e é muito mais harmônica.

Deixe um espacinho entre a parte superior de sua cabeça e a parte superior do enquadramento. No mundo dos vídeos, esse espaço é chamado de “headroom”.

2. Ajuste corretamente seu enquadramento

Para ajudar a ter um bom enquadramento de imagem, aplique a regra dos terços. Esta regrinha consiste em um exercício mental de dividir o visor da imagem em três terços, horizontais e verticais.

A partir desta divisão, você terá nove quadrados e eles revelarão aonde está o foco do olhar de quem visualiza a imagem.

Calma, você não precisa fazer essa conta manualmente, programas de gravação de vídeo já o fazem. Portanto, a sua parte é se concentrar em encontrar as áreas “foco de atenção’’ do objeto filmado.

Para saber mais, a nossa recomendação é deste artigo aqui, para que você entenda como funciona o enquadramento em tela, a partir de cenas de filmes famosos.

3. Ilumine seu rosto 

Brilhe, deixe a luz iluminar o seu rosto. Como as webcam tem a tendência de captar menos luz, utilize recursos naturais, como gravar o vídeo perto de uma janela.

Mas atenção, para esta tática ser eficiente, grave com a janela à sua frente e não atrás de você.

Agora, se o vídeo está sendo gravado em uma sala fechada ou a noite, não confie apenas na lâmpada comum.

Use o “Softbox” – luz artificial que reproduz a natural. Se você não tiver este dispositivo de iluminação, poderá conseguir o mesmo efeito se colocar um monitor extra, de frente para você, como fonte de luz.

4. Atenção ao cenário

Parece uma bobagem, mas invista em um cenário. Se o vídeo estiver sendo gravado no escritório, certifique-se que está tudo em ordem e que nada vai tirar a atenção do seu telespectador. Se for na sua casa, procure um lugar calmo e silencioso para evitar ruídos.

Procure gravar os vídeos em cenários que se adequem ao contexto do conteúdo que será transmitido. O cenário deve ser um aliado da sua mensagem e não um fator de distração do espectador.

5. Cuidado com o áudio 

O áudio é fundamental na compreensão da mensagem que será passado pelo vídeo e para a eficiência do objetivo ao qual ele se propõe.

Por isso, uma das mais importante dicas, ao gravar vídeos com webcam, é ade evitar lugares ruidosos.

Entretanto, se a sua única opção de local para gravação te impossibilitar de escapar do barulho, a solução, para ter clareza na audição, é o microfone.

Aqui, sugerimos o microfone de lapela. Aquele que possui um clipe para ser fixado na roupa e que fica próximo da boca, tornado o áudio compreensível.

No site do Mercado Livre, por exemplo, você encontra opções com entrada USB, eliminando a necessidade de adaptadores. Se a sua questão for urgente, outra opção mais viável é o microfone, que vem acoplando aos fones de ouvido do celulares.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!