Loading Posts...

É importante valorizar seus colaboradores. Ter um bom ambiente de trabalho e um salário compatível com as necessidades desses capacitados são características importantes, mas ainda assim falta algo. Para aprimorar mais a produtividade do seu negócio é preciso dar condições para que eles se desenvolvam e eleve a sua marca a outro patamar. Por isso vamos abordar nesse artigo um recurso essencial para melhorar o ambiente corporativo, muito usado nas estratégias de endomarketing e marketing institucional: os vídeos de treinamento.

Mas antes de aprofundarmos nesse material, vamos conversar sobre a importância de treinar seus colaboradores, antes de mais nada:

Os benefícios do treinamento corporativo

São inúmeras as vantagens de se preparar os funcionários para um determinado tipo de negócio. Vamos analisar alguns desses pontos?

Aumento da produtividade

Os vídeos de treinamento inteiram com mais eficiência os colaboradores de uma empresa. Por isso, em menos tempo, eles sabem como desenvolver seu trabalho. Otimizando a produção em geral.

Melhoria do clima interno dentro e entre equipes

O investimento em vídeos de treinamento também valem para os colaboradores se sentirem mais importantes dentro ambiente corporativo. Assim melhora-se o clima empresarial e a satisfação pela realização do seu trabalho.

Adaptabilidade e cultura organizacional.

Os vídeos de treinamento contribuem para a formação de colaboradores mais seguros na efetivação de suas funções. Com isso também se aprimora a disciplina á cultura corporativa, refletindo em um bom relacionamento com outras equipes de produção.

Redução da rotatividade.

Aperfeiçoar o trabalho de seus capacitados técnicos é imprescindível para a fixação de colaboradores em uma maior escala de tempo.

As estratégias de vídeo treinamento capacitam mais esses indivíduos, dando a eles chances de trabalhar sem tantos erros. Ao ponto em que aumentam a motivação e permanência desses colaboradores na empresa.

Evitar gastos e prejuízos com rotatividade é sempre um ponto importante para o desenvolvimento de um negócio!

Incentivo a inovação.

Colaboradores, quando entendem a sua importância no processo produtivo, sabem fazer a autocrítica correta na suas respectivas áreas de atuação. Propondo melhorias e inovações para desenvolver o negocio em que estão inseridos.

Vantagens de incorporar vídeos de treinamento na rotina de um negócio.

Os investidores podem utilizar inúmeros métodos para aperfeiçoar o desenvolvimento técnico de seus colaboradores. Mas porque os vídeos de treinamento seriam a melhor opção para o seu negócio?

As pessoas já tem o hábito de assistir a vídeos no ambiente de trabalho. Pelo menos foi o que constatou a pesquisa realizada pela Netflix. Onde 67% dos entrevistados relevaram que vêem filmes fora de casa, seja em banheiros públicos ou nos intervalos do serviço.

O vídeo acompanha a vida das pessoas. Literalmente. Segundo a própria Netflix, fora os norte-americanos que assistem a filmes dentro dos escritórios, o resto do mundo acessam a esses conteúdos no caminho para o trabalho e etc.

É perceptível que essa ferramenta já está familiarizada no cotidiano das pessoas em geral. Por quê não unir o útil ao agradável e trazer os vídeos como mecanismo de trabalho para o crescimento da sua marca?

Essa já é a realidade de muitas empresas. Não a toa, vídeos how to, os famosos vídeo tutoriais, aumentaram em 70% na preferência dos usuários. As pessoas preferem aprender por esse conteúdo em relação a outros métodos e meios de comunicação.

Os desafios de treinar equipes.

Montar um plano de treinamento para os colaboradores de uma empresa requer um estudo profundo do seu próprio modelo de negócio.

Por isso é necessário se atar a algumas dicas na hora de se preparar os vídeos de treinamento empresarial para a sua marca. Vamos a elas?

Recorrência.

Vídeos para treinamento corporativo exigem periodicidade. Aplicar toda a capacitação de seus colaboradores em apenas um ou dois dias pode comprometer os resultados desse investimento. E parecerá mais uma reunião de trabalho.

Invista em um plano de treinamento periódico e recorrente. Pois, dependendo do porte da sua empresa, é difícil recorrer a todos colaboradores para se reunirem em um mesmo local.

As vantagens dos vídeos de treinamento são justamente o fato de não exigir fronteiras físicas se seu negócio apresentar setoriais em regiões diferenciadas.

Essa prática otimiza seus custos, promove uma flexibilização do conteúdo abordado além de requerer menos esforço ao ser atualizado,. Conforme seus colaboradores exigirem níveis maiores de aprendizado.

Padronização das informações.

Pense em como abordar o conteúdo para treinamento. Para que as informações não se percam no ar, liste tudo que você pretende publicar, após estudar bem o perfil dos colaboradores que irão receber essas informações. Uma técnica praticamente infalível é montar um “plano de aulas” para dimensionar melhor os objetivos dessa tarefa.

Se esses conteúdos forem apresentados para treinamento local, quanto á distância, a partir de outras setoriais do seu negócio, certifique-se de que todo o treinamento será padronizado.

Dê a mesma importância aos colaboradores de uma mesma área de atuação. Mesmo que eles estejam localizados em diferentes regiões. A princípio, esse fundamento padroniza o processo produtivo, dando mais unidade ao seu modelo de negócio.

Primeiramente deve se estipular quanto tempo durará todo o processo de treinamento.

Após estabelecer essa estimativa, defina quantos vídeos serão necessários para essa finalidade, já enquadrando em cada vídeo os tópicos organizados ao se pensar o conteúdo de treinamento.

Caso julgue necessário, apresente exercícios nos finais de cada conteúdo visando reforçar o aprendizado e solucionar a dúvida de seus colaboradores.

Padronização de processos onboarding

Para quem não conhece, o onboarding de colaboradores são estratégias de RH que visam adaptar rapidamente um novo funcionário á cultura da empresa.

Com os vídeos de treinamento, esse processo pode ser otimizado ao máximo! Prepare vídeos padronizados para esse setor em específico, e certifique que o treinamento em questão não só contribuirá para a capacitação técnica do seus colaboradores, mas também eliminará vícios ruins de experiências passadas.

Como começar a usar os videos?

Antes que você pense a criação de um vídeo para treinamento empresarial é importante considerar alguns pontos. Vamos a eles?

Mapeamento.

Conhecer o seu negócio do início ao fim é essencial para se pensar uma proposta de preparação corporativa.

Foque no modelo de treinamento que sua empresa já realiza no mercado, e esboce os pontos positivos e negativos dessa atuação. Assim você terá uma dimensão melhor de como montar uma produção multimídia de formação para seus colaboradores.

É imprescindível que esse trabalho seja minucioso, cabendo ao profissional responsável aproveitar somente os métodos assertivos da empresa. Todo o cuidado é pouco ao se pensar os tópicos essenciais para o treinamento, buscando evitar exageros.

Sobrecarregar seus colaboradores com muito conteúdo dificulta o aprendizado e compromete a própria produção do vídeo. Não dá para colocar tudo em um só filme. Lembre-se disso!

Também é necessário criar um plano para montar esse conteúdo. Primeiramente deve se estipular quanto tempo durará todo o processo de treinamento.

Após estabelecer essa estimativa, defina quantos vídeos serão necessários para essa finalidade, já enquadrando em cada vídeo os tópicos organizados ao se pensar o conteúdo de treinamento.

Caso julgue necessário, apresente exercícios nos finais de cada conteúdo visando reforçar o aprendizado e solucionar a dúvida de seus colaboradores.

Equipamentos para a gravação.

Um vídeo bem produzido não é nada sem um espaço adequado e os materiais corretos para essa produção. Não estamos falando de nada muito elaborado, só o essencial para que o conteúdo possa ser bem assimilado pelos seus colaboradores. O enfoque é sempre na informação!

Procure um ambiente silencioso e com boa acústica para a gravação, onde o som se reverbere sem a formação de ecos. Utilize uma câmara profissional padrão: pode ser uma DSLR comum contanto que esteja em boas condições.

Um gravador de áudio e um ponto de iluminação podem ajudar a minimizar possíveis imperfeições do local, facilitando o trabalho da edição.

Se todas essas informações tiverem caráter muito técnico, não temos dúvidas de que os três conteúdos abaixo podem ser úteis:

Dois formatos de vídeo treinamento para te inspirar.

Para você se inteirar um pouco mais sobre como os vídeos para treinamento podem ser executados sem altos orçamentos, aqui vai algumas dicas e exemplos.

Vídeos Caseiros

Uma sala mais arrojada pode se transformar em um cenário de gravação. Você pode fazer o vídeo com câmera parada, e dar dinamicidade com a apresentação de slides pela TV.

Ou interagir com os usuários escrevendo em um quadro, semelhante à uma vídeo-aula. Confira como a nossa equipe produz esses conteúdos de uma forma simples e didática!

Animações

Você pode se utilizar de efeitos especiais ou animações em stop motion para complementar o conteúdo. Elementos que só tendem a colaborar com o treinamento sem deixar o vídeo muito engendrado.

Mas tudo fica a critério da empresa. O importante é que os colaboradores saiam das aulas cada vez mais motivados para desempenhar seu papel da melhor forma possível!

Não deixe de se inteirar sobre outras estratégias de marketing de vídeos para otimizar as relações internas do seu negócio. Até o próximo artigo!