VidMonsters
Por VidMonsters

Descubra como produzir vídeos incríveis com 8 dicas infalíveis

VidMonsters
Por VidMonsters

Se você trabalha com Marketing Digital provavelmente já sabe que uma das maneiras mais eficientes de se comunicar com o público é através de vídeos. Mas como produzir vídeos incríveis e que convertem mais? É exatamente isso que você vai aprender neste artigo.

O mercado de vídeos está cada vez mais concorrido e é preciso fisgar a atenção do público logo no começo do conteúdo. Afinal, os 10 primeiros segundos são cruciais e se o usuário não se conectar com o vídeo, é provável que desista de assisti-lo.

Por isso, criar vídeos incríveis e que a audiência não poderá ignorar, é a chave para o sucesso da sua estratégia. Quer saber como fazer isso? Então continue lendo este artigo e confira as nossas dicas!

O que faz um vídeo ser incrível?

Pare por um momento e pense em um vídeo que marcou a sua vida ou que fez bastante sucesso? O que faz ele ser tão incrível e inesquecível?

Os conteúdos de maior sucesso na internet, apesar de bastante diferentes entre si, apresentam características bastante parecidas. E que podem ensinar muito sobre como produzir vídeos incríveis.

O primeiro aspecto é a história envolvente, capaz de prender o espectador logo nos primeiros segundos. Quando o enredo é interessante e coerente, com início, meio e fim, o usuário não vai querer pausar a reprodução até saber o que acontece no final!

Além disso, a presença de personagens cativantes ajuda na identificação do público. E quando a audiência se sente conectada com um conteúdo, tem mais chance de compartilhá-lo com amigos e conhecidos. E quando o vídeo conta com pessoas reais, essa identificação acontece com ainda mais facilidade.

E não para por aí. Vídeos incríveis também costumam ter qualidade de imagem e som incomparável. E não estamos falando de usar equipamentos caros, mas de saber utilizar a iluminação a favor do roteiro, escolher os enquadramentos certos e usar efeitos sonoros e trilha sonora para criar a atmosfera certa.

Mas será que você é também é capaz de criar vídeos incríveis? Mas é claro! Continue lendo e confira as nossas dicas.

Como produzir vídeos incríveis sem dificuldade?

Ao contrário do que pode parecer, para produzir conteúdos de sucesso para a internet não é preciso ser um perito das câmeras ou ter as ferramentas mais avançadas do mercado.

Tudo o que você precisa é planejar o seu vídeo com cuidado e dar atenção especial para os detalhes. Mas não se preocupe. Separamos algumas dicas que vão ajudar você.

1. Conheça a sua audiência

Vídeos incríveis são aqueles que falam diretamente com o público, usando a mesma língua. E você pode criar conteúdos assim. Para isso, basta definir muito bem a sua persona.

Ela é muito importante para a escolha das suas estratégias e também dos assuntos que serão abordados nos seus vídeos. Esse personagem semi-fictício que representa seu cliente ideal traz informações verdadeiras sobre as dores que sente e o que espera dos seus produtos.

Além disso, você conhecerá os hábitos do seu público. Isso faz toda a diferença para a escolha, por exemplo, do horário que vai disponibilizar a sua live. Lembre-se que você deseja se conectar à sua audiência e que o conteúdo é para eles.

Coloque-se no lugar da sua persona e pense nos possíveis obstáculos para consumir seu produto. Dê especial atenção a este fato, pois não adianta nada produzir um vídeo incrível se não tem uma audiência para consumi-lo.

2. Tenha um objetivo em mente

Qual o resultado você quer atingir com seu vídeo? Observe que a relação desses objetivos estão intimamente ligados àqueles do seu negócio. Entre os resultados que você pode alcançar com uma estratégia de vídeo marketing, estão:

Por causa da diversidade de resultados que você pode conseguir com essa estratégia, você deve se planejar. Não invista nas gravações somente porque a maioria das empresas faz isso. Produza vídeos incríveis para que eles tragam bons resultados para você.

E o foco agora é responder à pergunta do início do tópico. O que você quer com a divulgação do vídeo? Responda claramente essa pergunta para escolher o melhor formato para seu vídeo.

O conteúdo pode ser disponibilizado ao vivo ou em um vídeo evergreen, como um tutorial, por exemplo. Tudo vai depender do seu objetivo alinhado às expectativas da audiência.

3. Defina o formato do seu vídeo

Nos dias atuais, as pessoas não têm mais tempo para ficar lendo páginas e páginas de texto, mesmo que seja interessante. Portanto, os conteúdos em vídeo são uma excelente estratégia, já que são de consumo fácil e garantem o interesse do cliente até o fim.

Os vídeos são disponibilizados em diversos formatos, veja alguns tipos a seguir e escolha qual o mais adequado para você.

a) Tutorial

Este formato de vídeo é bem conhecido e provavelmente você já deve ter assistido algum. Trata-se de “como fazer”. O vídeo tutorial demonstra para os clientes como um produto funciona ou como montar um objeto. Por exemplo, um vídeo que ensina como montar o berço do bebê é um tutorial.

O conteúdo do vídeo é interessante, logo, vai engajar a audiência que compartilha o vídeo e comenta sobre o mesmo. A eficiência do tutorial é alta, mas tudo depende do seu objetivo.

b) Webinar

Os webinars se transformaram em um verdadeiro fenômeno na internet, já que ajudam as marcas a conversarem com o público e aumentam a autoridade de mercado. Realizar um seminário online traz diversos benefícios, como:

  • Baixo custo de produção;

  • Atende o público, onde quer que esteja;

  • Cria relacionamento com a audiência;

  • Transforma você em referência no mercado;

  • Utiliza os canais das mídias sociais.

c) Entrevistas

Esse modelo de vídeo é bem parecido com programas de televisão, onde o apresentador faz perguntas e um convidado as responde. Você pode convidar um especialista no assunto que vai divulgar para responder perguntas elaboradas por você ou por sua audiência.

4. Tenha os equipamentos certos

Você não é um produtor de vídeo? Tudo bem. Você também será capaz de gravar um vídeo incrível. Não precisa gastar todo o seu dinheiro, mas terá que adquirir os equipamentos de produção mais adequados.

Invista em ferramentas básicas que vão lhe atender. Entre eles estão:

5. Conte uma (boa) história

O storytelling é a capacidade de contar histórias que são interessantes e, ao mesmo tempo, envolventes. Ele é usado para atrair, engajar e fidelizar os clientes.

A narrativa é sobre uma personagem que sofre com dificuldades muito parecidas com as da sua persona. E, no fim da narrativa, a vida da personagem se transforma após consumir o seu produto.

Com o storytelling é possível criar uma ligação afetiva com a sua audiência que fica mais propensa a adquirir seu produto. Você cria autoridade da sua marca e o público vai conhecê-lo e também o posicionamento da marca perante os assuntos.

Aproveite sua própria história, ou invente um “herói” para uma narrativa interessante cheia de altos e baixos. Com as dificuldades da vida e as superações obtidas com o uso do seu produto.

6. Os primeiros segundos são fundamentais

Já ouviu aquela frase: “A primeira impressão é a que fica”? É a mais pura verdade.

Por isso você deve criar uma introdução que instigue seu espectador a assistir o vídeo até o fim. A introdução são os primeiros segundos em que o cliente entra em contato com você. Para que faça uma boa introdução você deve:

  • Contextualizar o leitor sobre o caminho que o vídeo vai seguir;

  • Apresente uma informação relevante;

  • Desperte a curiosidade do público;

  • Seja breve;

  • Mostre os benefícios de assistir o vídeo até o fim.

7. Não se esqueça da pós-produção

A pós-produção engloba tudo que é realizado após a gravação do vídeo. É nesse momento que você deixa o material mais atraente para a audiência. Essa fase é composta de quatro fases:

a) Desmontagem

Esse é um momento muito importante, pois você vai organizar e guardar todo o material utilizado na produção. Essa atitude aumenta a vida útil dos equipamentos e cenários.

b) Edição de vídeo

Neste instante você vai selecionar os conteúdos mais importantes para o vídeo. Além disso, são realizados ajustes de som e imagem para que seu vídeo seja incrível.

c) Análise do conteúdo final

Veja e reveja o vídeo algumas vezes antes da publicação.Essa atitude garante que não há nada errado. Verifique se seu vídeo segue os mesmos passos do roteiro, se não existem cenas fora de ordem. Lembre-se que um bom conteúdo gera autoridade da sua marca.

8. Escolha o melhor lugar para postar seus vídeos

Depois de exportar o vídeo, você deve escolher uma plataforma de hospedagem mais adequada ao conteúdo e seus objetivos. Você pode optar pelas mídias sociais ou por uma plataforma profissional.

Crie uma agenda de divulgação baseada nos hábitos da persona. Assim você escolhe os melhores dias e horários.

Conclusão

Como você viu, é possível fazer vídeos incríveis de forma simples. Tenha foco na sua persona e nos resultados que deseja alcançar com essa estratégia. Lembre-se que o assunto deve ser relevante e cativante para a audiência. E não se esqueça de seguir nossas dicas para entregar conteúdos fantásticos.

Agora que aprendeu um pouco mais sobre produção de vídeo, que tal entender sobre onde hospedar seus conteúdos? Assim sua estratégia trará excelentes resultados.