Loading Posts...

A automação de marketing consiste no uso de softwares e outras tecnologias, para automatizar as tarefas e rotinas de marketing de uma empresa.

A inclusão de vídeo na na automação de marketing é mais uma das formas pelas quais é possível inovar e turbinar as campanhas de marketing, utilizando um meio de comunicação que engaja e entretém como poucos outros.

E neste artigo, iremos tratar sobre como e porque incluir vídeos na automação de marketing. Conheça quais são as vantagens do uso deste tipo de conteúdo e quais os passos, para inclui-los em sua estratégia de marketing.

Por que incluir vídeos na automação de marketing?

O vídeos são ótimos por vários motivos. Eles são divertidos, fáceis de serem compartilhados entre os usuários e úteis para a geração de leads.

Combinando vídeos com a automação de marketing, você poderá aproveitar o poder humano do vídeo, junto ao timing e a segmentação perfeitos, que a automação de marketing oferece.

Além disso, ao incluir vídeos na automação de marketing de sua empresa, será possível trazer muitos outros benefícios. Em dispositivos móveis, por exemplo, a incorporação de um vídeo apresenta taxa de clique superior, aumentando a taxa destes em mais de 200%.

Os vídeos também estão entre as ferramentas mais acessadas e consumidas da Internet e, consequentemente, irão aumentar o tempo de permanência do publico no seu site ou blog.

Por ultimo, a inclusão de vídeos também irá ajudar na persuasão e engajamento do seu cliente. Ou seja, mais usuários irão comprar seus produtos ou serviços, devido ao uso dessas ferramentas.

O fato é que os consumidores não interagem mais com os vídeos, somente porque se identificam com a mensagem. Segundo o Google, 4 a cada 5 consumidores entendem que as demonstrações de produtos em vídeos são úteis.

Um dos fatores é porque o vídeo retira do marketing o “fator robôtico”, que contamina muitas campanhas, ao tratar os clientes como leads e nada mais, humanizando o processo de automação do marketing.

Mas é claro, somente se eles forem bem produzidos e adequados à persona de sua estratégia de marketing.

Em quais fases e canais incluir vídeos no processo de automação

Os vídeos podem ser incluídos em quaisquer fases e canais da automação de marketing. A estratégia vai depender da escolha do tipo de vídeo certo, para o publico-alvo certo.

Em cada uma das etapas da jornada de compra ou do funil de vendas da sua estratégia de marketing, o cliente terá informações e necessidades diferentes, acerca dos produtos ou serviços de sua empresa.

Desta forma, ao incluir os vídeos na automação de marketing, é preciso considerar que eles também devem ser diferentes, a cada etapa.

A seguir, listamos para você dicas de como incluir e quais os melhores formatos de vídeo, para cada estágio e canal, da automação de marketing da sua empresa.

Vídeos nas redes sociais

Os vídeos nas redes sociais podem tratar dos mais variados temas. Já que nas redes sociais é possível alcançar um publico bem grande e eclético.

Nas redes sociais, é possível abordar linguagens mais descontraídas e mais leves, até temas mais técnicos, como demonstrações de produtos.

Dentro das principais redes sociais, como Facebook e Twitter, os vídeos já são itens comuns nas timelines dos usuários, sendo consumidos com uma grande frequência e gerando grande engajamento, quando comparados à outros tipos de conteúdos.

Portanto, não tenha medo de incluir vídeos na automação de marketing dentro das redes, sociais, uma vez que a variedade de clientes que podem chegar a ver o seu vídeo é enorme.

Vídeos no email marketing

Na automação do email marketing, a inclusão de vídeos também apresenta um grande potencial. É possível incluir um vídeo de boas vindas, quando o usuário se cadastra na lista de email, por exemplo.

Além disso, é possível incluir vídeos na automação de marketing para campanhas especiais, como por exemplo, o lançamento de um novo produto, incluindo um vídeo de demonstração dele.

Ou mesmo vídeos especiais para festejar datas comemorativas, eventos importantes ou o aniversário do usuário cadastrado na lista de email.

É importante também orientar o usuário a tomar uma ação depois de assistir o vídeo (o famoso call to action), para que este não perca o foco de porque visitou seu site e se cadastrou na lista de email.

Além disso, também realize testes em sua automação de email, para testar e avaliar a eficácia dos seus vídeos e, caso necessário, fazer mudanças.

Vídeos em sites e blog posts 

Incluir vídeos em seu site ou blog, poderá ser um importante diferencial na sua estratégia de marketing.

Em seu blog, inclua vídeos inicialmente nos conteúdos mais lidos, até conseguir expandir para todos os demais. Isso fará com que seus clientes tenham uma nova forma de interação, com o seu conteúdo.

Em sites, que estão nas fases mais fundas do funil de vendas, vale a pena incluir vídeos de cases de sucesso e institucionais, já que estes permitem ao usuário conhecer mais sobre a empresa.

Primeiros passos para incluir vídeos na automação de marketing

Agora que você já conhece a importância e as melhores formas de incluir vídeos na automação de marketing, vamos aos passos iniciais para este processo.

Tenha um primeiro objetivo macro

Toda campanha de automação de marketing deve ter um objetivo claro, para ajudá-lo a determinar qual conteúdo será mais útil a ser incluído.

Seu objetivo, provavelmente, será o de mover seus leads para o próximo estágio do funil.  Se os seus leads estiverem no estágio inicial, o principal objetivo será o de levá-los aos estágios mais avançados do funil.

Definir as metas da estratégia de marketing facilitará a identificação do conteúdo certo a ser enviado e ajudará você a avaliar o sucesso de sua campanha. A decisão de incluir vídeos na automação de marketing deverá passar pela avaliação destes objetivos.

Selecione os primeiros canais que irá trabalhar 

Faça uma pesquisa abrangente, que mostre quais são os seus canais mais propícios para trabalhar com a inclusão de vídeos na automação de marketing.

Procure conhecer qual o engajamento médio e qual o tipo de conteúdo tem mais sucesso, em cada canal. Conheça também como será a experiência do usuário, em cada canal, para consumir vídeos.

Dependendo do canal, o investimento em vídeo na automação de marketing poderá não ser compensador. E este é um ponto que deve ser bem estudado.

Afira os resultados e cresça a estratégia

Uma das grandes vantagens ao automatizar o marketing de sua empresa, é o de poder se focar em avaliar os resultados obtidos e estudar as possíveis melhorias.

Para isso, sempre tenha em mente a necessidade de mensurar e analisar os dados obtidos, ao incluir vídeos na automação de marketing.

O crescimento de sua estratégia, para que seja saudável, deverá ser guiado pelos resultados e números obtidos.

Utilizar os benefícios dos vídeos, na automação de marketing, poderá fazer a captura e conversão de leads aumentar consideravelmente.

Por isso, recomendamos que você leia o artigo a seguir:

Saiba como incluir o vídeo marketing no funil de vendas, estratégia fundamental para aumentar as conversões.

Redação VidMonsters

Loucos por marketing e vídeos!