VidMonsters
Por VidMonsters

Como usar vídeos na estratégia comercial e vender mais

VidMonsters
Por VidMonsters

Você já deve ter percebido que, atualmente, passamos por uma crescente evolução digital, não é mesmo? Já parou para pensar que devido a isso; o uso do vídeo como instrumento de divulgação de serviços e produtos tem se tornado cada vez mais comum? Caso não, fique atento! Inserir vídeos na estratégia comercial pode ser um bom negócio!

Para muitos, os vídeos podem ser vistos como um investimento sem retorno certo ou até mesmo como uma frivolidade. Mas, acredite: quando utilizados da maneira certa, eles podem sim aumentar sua receita e popularizar sua marca de uma maneira que nenhum outro formato consegue.

A relevância dos vídeos no mercado atual

Primeiro, é importante você saber que a febre de poder compartilhar vídeos a todo instante e de qualquer lugar, principalmente por meio dos smartphones, faz com que esse meio de comunicação audiovisual seja uma das melhores estratégias do popular marketing de conteúdo.

Além disso, os vídeos já são uma real preferência como melhor conteúdo disponível na Internet, conforme diversas pesquisas apontam.

O estudo “Guerra das Telas” realizado pela Nielsen por meio de entrevistas com mais de 30.000 internautas em 60 países, por exemplo, diz que em torno de 7 em cada 10 pessoas em todo o mundo, em torno de 69%, acreditam que interações face-a-face estão sendo substituídas por outros eletrônicos.

Sem contar que, outras pesquisas, como uma feita pela Cisco, revela que a previsão é de que, em 2019, 80% de todo o tráfego da Internet seja gerado por vídeos e uma das possíveis razões será devido ao aumento da quantidade de pessoas conectadas.

Tudo indica que nos próximos anos o consumo e o uso da estratégia comercial com vídeo aumente ainda mais.

Outro bom exemplo de que a estratégia comercial com vídeos funciona é o YouTube, que já é a segunda mais acessada no Brasil e palco de inúmeras campanhas virais que rodam com uma facilidade de alcance muitas vezes nem imaginável por uma marca.

No entanto, saiba que mais do que comunicar, o segredo da estratégia comercial com vídeos está em entender o cliente e construir uma relação mais próxima e confiável por meio das facilidades dessa mídia.

Além disso, em meio a tantos avanços digitais e mudanças na forma de consumo, todo e qualquer grau de gestor precisa deixar de lado a divulgação ultrapassada ao entender e investir na estratégia comercial com vídeos.

São muitos números para ignorar, não é? 

Quais as vantagens de usar estratégia comercial com vídeos?

É de suma importância destacar que o uso da estratégia comercial com vídeos só lhe trará vantagens se sua empresa tem seus públicos de interesse, os chamados stakeholders, presentes nos canais que os vídeos serão divulgados.

Além disso, é necessário produzir materiais audiovisuais com conteúdos que, realmente, interesse seus clientes.

Sendo válido ressaltar que, se seu negócio possui esse perfil de públicos presentes digitalmente e sedentos por esse tipo de conteúdo, as vantagens ao adotar estratégia comercial com vídeos são inúmeras.

Então, confira, abaixo, a lista que fizemos com as principais especialmente para você:

Os vídeos:

  1. São mais didáticos e fáceis para fixar a sua marca na cabeça dos públicos de interesse;
  2. Podem ser usados como testemunhos a favor de sua empresa;
  3. Permitem que o seu cliente faça outras coisas ao mesmo tempo em que assiste;
  4. São uma forma inteligente de divulgar as especificações e funcionalidades do seu serviço ou produto;
  5. Agregam valor à sua marca ao demonstrar que a empresa acompanha as necessidades do seu público-alvo e tendências do mercado;
  6. Tem muito mais chance de ser lembrado pelo seu cliente em comparação com uma mensagem escrita;
  7. São assistidos primeiro do que o conteúdo escrito;
  8. Aproveitam e provocam emoções por meio da exibição de expressões faciais, corporais e musicais;
  9. Se configuram como forma de olhar no olho do seu cliente, o que fortalece a credibilidade da sua marca.

vídeo marketing

Quais são as boas práticas da estratégia comercial com vídeos?

Agora, está na hora de conhecer quais são as boas práticas de usar o vídeo na sua estratégia comercial. Entretanto, antes, saiba que a produção de vídeos não envolve nenhum segredo. Basta você ser disciplinado e seguir um direcionamento profissional para que os resultados almejados sejam conquistados.

Ao falarmos em produção de vídeo, a qualidade desse material audiovisual é o ponto mais importante.

Por isso, procure produzir vídeos em ambientes adequados e condizentes com a mensagem a ser transmitida. Invista em uma boa iluminação e conteúdo relevante, por exemplo.

Mais uma excelente dica é sobre a escolha do conteúdo. Sempre produza conteúdos diferenciados, inovadores, inspiradores. O objetivo tem que ser o de despertar o desejo no seu cliente em consumir a mensagem e compartilhar para amigos e familiares.

Outro ponto que precisa ter atenção ao adotar uma estratégia comercial com vídeos é trabalhar a objetividade. Produza vídeos curtos e pensando que, diariamente, cresce o número de usuários que preferem smartphones para acompanhar as informações da internet.

Ou seja, esse público prefere acompanhar vídeos rápidos e que não consumam muito tempo e bateria. Além disso, foque esforço em relação aos canais de divulgação que irá escolher para promover seus vídeos.

Divulgue-os de forma estratégica ao levar em consideração que deve pensar em quais páginas terão maior alcance, considerando blogs, sites e outras mídias sociais.

Qual o engajamento minha estratégia com vídeos pode conseguir?

Ainda é válido lhe ensinar que o vídeo é uma comunicação que tem um alto poder engajador e, assim, favorece as estratégias de SEO, já que, naturalmente, se destacam nos mecanismos de buscas.

Por fim, também não se esqueça do direcionamento do conteúdo dos vídeos. Foque a produção conforme o perfil do público-alvo.

E, se for algo direcionado para jovens, por exemplo, o uso de animações, roupas mais descoladas e ambientes mais descontraídos cabe super bem.

Entretanto, por outro lado, se seu objetivo é levar a mensagem até empresários ou empreendedores, opte por utilizar conteúdos mais sérios e inspiradores, como depoimentos e cases de sucesso.

Viu como que, com pouco investimento e muito planejamento, você pode produzir vídeos focados nos mais variados objetivos, sejam eles publicitários, explicativos ou interativos?

Basta direcionar sua estratégia comercial com vídeos na oferta de conteúdos totalmente diferenciados para públicos que correm contra o tempo e buscam alternativas rápidas e objetivas para estar perto das marcas preferidas, além de estar antenado ao que está acontecendo no momento.

Afinal, nos dias atuais, nem sempre as pessoas têm tempo e disposição para ler um texto.

Mas, com o vídeo, a história é outra! Por ser um conteúdo muito mais dinâmico, é possível produzir um material extremamente atraente. E, com isso, fazer da sua estratégia comercial com vídeo um verdadeiro sucesso.

Você sabia?

  • 91% dos internautas consomem vídeos online. No Brasil, temos a maior taxa de espectadores de vídeos da América Latina, segundo ComScore;
  • 52% dos consumidores ficam mais confiantes em comprar após ver um vídeo do produto, diz Invodo;
  • 62% das buscas do Google incluem vídeos. Os resultados em vídeo tem 41% maior taxa de cliques, conforme Marketing Land;
  • Os visitantes ficam 2 minutos a mais nos sites que possuem vídeos, de acordo com ComScore;
  • 90% dos compradores na internet afirmam que vídeos ajudam na decisão de compra, afirma FastCompany;

O poder do marketing para construir uma estratégia comercial

Hoje em dia, a internet tornou possível que todos os pequenos e grandes empreendedores tenham um espaço reservado para falar de seu negócio. Por isso, usar a criatividade para garantir que você será reconhecido em meio ao mar de oferta é essencial para todos os que querem conquistar o sucesso em sua jornada comercial.

Investir em vídeos na estratégia comercial é uma das maneiras de conquistar esse destaque. E, para mostrar a você como os vídeos criam essa janela de oportunidade, pontuamos algumas de suas vantagens abaixo. Vamos conferir quais são:

Faz com que a marca seja conhecida por seus clientes mais rápido

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Qual você acha mais interessante: um texto padrão ou um vídeo como introdução da sua marca?

A segunda, é claro, é mais interessante e tem muito mais chance de despertar a atenção de seus futuros clientes para o seu negócio. Produzir um vídeo como introdução para a sua empresa te garante alguns minutos da atenção de quem está do outro lado e, quando bem feito, pode ser a chave de entrada para a fidelização deles!

Apresenta seu produto de uma forma mais criativa

Aqui vale o mesmo princípio: se você pode apresentar seus produtos ou serviços de um jeito mais interativo e divertido, por que fazê-lo do mesmo modo que a maior parte das empresas faz?

Pense fora da caixa! Lembre-se de que, hoje em dia, apenas quem tem a capacidade de se reinventar permanece no topo.

Cria proximidade entre seus clientes e a sua marca

O vídeo tem várias vantagens. E uma das principais delas é que ele pode trazer a sensação de proximidade entre o cliente e as marcas. Além disso, esse formato permite inúmeros caminhos e um deles é fazer o conteúdo na forma de storytelling. Essa é uma maneira de conquistar e fidelizar clientes, porque você cria uma relação com eles.

Diferencia seu produto e posicionamento da concorrência

Quem nunca pensou em ligar para um dos canais de Teleshop depois de assistir a um vídeo sobre uma frigideira mágica ou uma poltrona especial, que atire a primeira pedra!

Sabe por que isso acontece? Porque um vídeo demonstrativo faz mais efeito quando o assunto é falar de um produto, por exemplo. Quando você visualiza o que a tal panela ou poltrona podem fazer, seu interesse é despertado. Esse é o resultado que seus vídeos podem alcançar!

Apostando em vídeos na estratégia comercial, você tornará clara a ideia do seu produto ou serviço para o espectador e terá mais chances de fazer com que ele veja o potencial e invista naquilo. Viu só como o vídeo pode facilitar a tarefa de vender?

Leva sua estratégia de comunicação a um outro nível

Levar uma mensagem também é uma missão que os vídeos cumprem com facilidade. Você pode colocar em prática uma infinidade de ideias e tornar mais fácil a compreensão do que quer passar para seus clientes, parceiros e até mesmo seus colaboradores.

E aí, depois de todos esses benefícios, se convenceu ou não a investir também nos vídeos em sua estratégia comercial? Se ainda não está pronto para dizer o tão esperado sim, fique tranquilo. Vamos te mostrar quando você pode optar por esse formato.

4 formas de incluir vídeos na estratégia comercial e vender mais

Na VidMonsters, um vídeo vale mais que 1.200 palavras. Por isso, trouxemos aqui alguns exemplos para você se convencer de vez. Confira:

Vídeo corporativo

Falar da sua empresa e da missão que ela carrega pode ser mais impactante com o uso de vídeos na estratégia comercial. Temos aqui um exemplo que tornou tudo mais interessante. Dá o play:

Vídeo de demonstração de produto

Um vídeo de demonstração visa atrair toda a sua atenção para o produto. Não é mais fácil ter interesse por algo que você viu em execução?

Vídeos tutoriais

Vamos combinar que explicar como funciona uma coisa tendo que descrever cada etapa pode embaralhar a cabeça de muita gente.

Por isso, um tutorial pode tornar a sua missão mais simples e assertiva. Separamos um vídeo bem simples para exemplificar:

Vídeos para treinar o time comercial

Investir na capacitação de nossos colaboradores tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. Isso porque as empresas finalmente descobriram que quando o funcionário adquire mais conhecimento, ele pode fazer o seu trabalho de maneira ainda mais satisfatória. Além disso, ele se sente mais valorizado.

Com os treinamentos em vídeo, você pode manter uma rede de conhecimento ao alcance de todos os colaboradores. Isso torna mais fácil que eles acessem e consumam o conteúdo. Além disso, pode acompanhar as métricas para entender quantos minutos de vídeo eles assistem, quando param, qual o tipo de conteúdo que mais os interessa e vários outros detalhes que podem facilitar muito a sua vida!

São vários usos e várias maneiras de utilizar os vídeos na estratégia comercial de sua empresa!

E-mail marketing com vídeos

A missão de manter o contato com o cliente após a venda é complicada, né? Mas pode ser feita de maneira mais natural com o envio de um bom e-mail marketing. O uso de vídeos na utilização desse recurso é uma boa forma de garantir o clique no conteúdo e, com isso, manter a sua relação.

Fazer o processo de onboarding do cliente

Por último, mas não menos importante, temos o processo onboarding, que também pode ser feito por meio da utilização de conteúdo audiovisual. Já pensou em como seria mais fácil ensinar tudo sobre os seus produtos e serviços em vídeoaulas? Com certeza você tornaria o processo mais fácil e interativo para o espectador.

Não faltam provas de que investir em vídeos na estratégia comercial é uma forma de impulsionar seus esforços e conquistar maior rentabilidade. Aliás, depois desse artigo, é bom que você também tenha percebido que com a produção desse formato de conteúdo você provoca o crescimento da marca e, consequentemente, sua autoridade.

Por esses e todos os outros motivos já citados é que reforçamos a importância de combinar estratégias de marketing e produção de vídeos. Acreditamos que o formato audiovisual só tem a crescer no mercado.

E o quanto antes as empresas perceberem isso, mais rápido elas se adaptarão e se beneficiarão com a mudança. Esperamos que, depois de ler tudo isso, a sua seja uma delas. Veja 5 motivos para usar vídeos no treinamento de vendas e melhore a produtividade da sua equipe!